Total de visualizações de página

sexta-feira, 11 de março de 2016

A IMPORTÂNCIA DE CULTIVAR OS RELACIONACIMENTOS

A Universidade Harvard - um dos mais conceituados e respeitados centro de estudos e pesquisas no mundo (embora a maioria das pessoas pense que a Universidade de Havard fique em Boston, ela está localizada na cidade de Cambridge, que faz parte da grande Boston, mas do outro lado do rio Charles, que corta Boston e separa as duas cidades) - tem conduzido uma pesquisa bastante peculiar nos últimos 75 anos acompanhando quase 800 pessoas em busca de resposta à pergunta: qual o segredo de uma vida longeva feliz? Os resultados apontam, com segurança, que o que produz felicidade na velhice não é dinheiro, fama, nem realização no trabalho. Identificaram que as pessoas que experimentam uma velhice feliz tem o mesmo segredo: cercaram-se de relacionamentos de qualidade (e aqui não se incluem os relacionamentos virtuais, pois estes são frios e impessoais).

A questão do bom relacionamento entre os seres humanos é algo que sempre preocupou a Deus. Encontramos em sua Palavra inúmeros preceitos regulamentadores das relações entre as pessoas. Basta lembrar que os quatro primeiros dos dez mandamentos se referem à relação do homem com Deus e os outros seis mandamentos se referem à relação do homem com seu semelhante (Deuteronômio 5:7-21).

Um bom relacionamento com o próximo é tremendamente necessário e, ao mesmo tempo, muito difícil, mas não é impossível. Como discípulo de Jesus Cristo, algumas atitudes nos ajudam profundamente a melhorar nosso relacionamento. Vejamos algumas:

1. Desenvolva uma atitude de humildade


O oposto de humildade é soberba e arrogância. Pessoas arrogantes não conseguem conviver bem. O arrogante, ou é enfrentado ou evitado, mas dificilmente aceito ou suportado. Pessoas humildes são bem mais agradáveis.

A humildade é tremendamente necessária para que possamos exercitar o perdão. Devemos aceitar as palavras do apóstolo Paulo : "Antes, sede bondosos uns para com os outros, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus perdoou em Cristo" (Efésios 4:32).

2. Aceite as pessoas como elas são


Para conviver bem com as pessoas é fundamental desenvolver uma atitude de aceitação.Todo ser humano necessita tremendamente de aceitação. Aceitar uma pessoa significa reconhecer a legitimidade dos seus sentimentos e de suas relações. Qualquer pessoa sentirá rejeitada se nós lhe dissermos :"Não entendo por que você está triste". "Você não devia agir assim". Jesus aceitou as pessoas que a sociedade rejeitava. Conviveu com elas, transformou suas vidas e restaurou sua dignidade.

Evitemos criticar e condenar as pessoas; é melhor valorizá-las com elogio pelo que elas têm de bom. Assim evitaremos graves problemas de relacionamento com o nosso semelhante.

3. Viva com honestidade e sinceridade


Uma pessoa honesta é alguém que não está dividido contra si mesmo. A pessoa sincera não usa máscara. É autêntica, e não tenta parecer aquilo que não é. Ela é transparente em suas relações.

No livro Tornar-se Pessoa, Carl Rogers assim se expressou: 
"Em minhas relações com as pessoas descobri que não ajuda, afinal de contas, agir como se fosse algo que não sou. Não adianta agir calma e agradavelmente quando estou realmente zangado e crítico. Não ajuda agir como se soubesse as respostas quando não é assim. Não adianta agir como se eu fosse uma pessoa afetuosa se realmente, no momento, me sinto hostil. Não me ajuda atuar como se eu estivesse cheio de segurança, se realmente estou amedrontado e inseguro..."

A Bíblia ensinando [em] Havard


Bastaria ler a Bíblia para chegar a essa conclusão. As Escrituras valorizam em abundância a amizade e o desenvolvimento de laços de amor e respeito nos relacionamentos em todos os níveis. Particularmente, o livro de Provérbios traz ensinamentos importantes sobre amizade, classificados, aqui, em três grandes instruções: faça, preserve e usufrua dos amigos.

Faça amigos


Por quê? Porque é sábio fazê-lo: Uma pessoa correta traz bênçãos para a vida dos outros; quem aumenta o número de amigos é sábio (Provérbios 11:30). Porque alegra o coração e nos faz sentir bem: Um olhar amigo alegra o coração; uma boa notícia faz a gente sentir-se bem (Pv 15:30). O amigo quer o nosso bem, mesmo quando nos fere; mas, quando um inimigo abraçar você, tome cuidado! (Pv 27:6). Porque nos faz amadurecer: Como o ferro com o ferro se afia, assim o homem ao seu amigo (Pv 27:17). Porque molda nossa atitude: Quem anda com os sábios será sábio, mas o companheiro dos insensatos se tornará mau (Pv 13:20). Não faça amizade com pessoas grosseiras ou violentas; você poderá pegar os seus maus costumes e depois não conseguirá livrar-se deles (Pv 22:24-25). Não tenha inveja dos maus, nem procure ter amizade com eles (Pv 24:1). O homem violento alicia o seu companheiro e guia-o por um caminho que não é bom (Pv 16:29).

Preserve amigos


Como? Sem jamais ofender e discutir: É mais difícil ganhar de novo a amizade de um amigo ofendido do que conquistar uma fortaleza; as discussões estragam as amizades (Pv 18:19). Perdoando: Quem perdoa uma ofensa mostra que tem amor, mas quem fica lembrando o assunto estraga a amizade (Pv 17:9). Sem falar mal dos outros: Os maus provocam discussões, e quem fala mal dos outros separa os maiores amigos (Pv 16:28). Nunca os abandonando: Não abandone o seu amigo, nem o amigo do seu pai. Se você estiver em dificuldades, não peça ajuda ao seu irmão. Vale mais um vizinho perto do que um irmão longe (Pv 27:10). Sendo sempre sincero: Quem bajula os seus amigos está armando uma armadilha para si mesmo (Pv 29:5). A resposta sincera é sinal de uma amizade verdadeira(Pv 24:26).

Usufrua dos amigos


Quando? Em tempos de adversidade: O amigo ama sempre e na desgraça ele se torna um irmão (Pv 17:17). Em momentos de decisão: Como o óleo e o perfume alegram o coração, assim, o amigo encontra doçura no conselho cordial (Pv 27:9). Quem é direito serve de guia para o seu companheiro (Pv 12:26a). Até de amigos mais inesperados: Quem ama a sinceridade e sabe falar bem terá a amizade do rei (Pv 22:11). Para toda a vida: algumas amizades não duram nada, mas um verdadeiro amigo é mais chegado que um irmão (Pv 18:24).

Deus leva a sério a amizade: detesta e não pode tolerar ... a pessoa que provoca brigas entre amigos (Pv 6:16,19). Leva bem a sério a ponto de querer nos ajudar nas amizades: Se a nossa maneira de viver agrada a Deus, ele transforma os nossos inimigos em amigos(Pv 16:7). Leva tão à sério, que ele mesmo quer nos fazer seus amigos: Pois o Senhor Deus detesta os que praticam o mal, mas é amigo dos que são direitos (Pv 3:32). Esse desejo, expresso no Antigo Testamento, cumpriu-se em Jesus Cristo na nova aliança quando declarou: "Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor, mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer" (João 15:15). Só seremos "direitos" para nos tornarmos dignos da amizade de Deus através da obra de Jesus na cruz.

Conclusão


"Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós a eles; porque esta é a lei e os profetas" (Mateus 7:12). Neste versículo Jesus nos traz aquilo que ficou conhecido como Regra de Ouro dos relacionamentos. Significa que, nos relacionamentos, nós haveremos de definir exatamente como nós gostaríamos de ser tratados. Sabendo que nós gostaríamos de ser tratados com bondade, justiça, honestidade, respeito, consideração, lealdade, tolerância... dessa forma nós trataremos as outras pessoas. Esta é a "Lei Áurea" dos relacionamentos entre os filhos de Deus. Peçamos ajuda de Deus para que possamos segui-la.

O nosso sucesso e possibilidade de crescimento como discípulo de Jesus Cristo, no lar, na igreja, no trabalho, na escola e na vida de modo geral, dependerá de termos um bom relacionamento com as pessoas. O cristão deve manter um bom relacionamento não apenas com os seus, mas também com os de fora. Uma boa família ou boa igreja é aquela em que seus membros sabem desenvolver relacionamentos sadios. As ideias expostas podem ajudar-nos se estivermos dispostos a procurar entendê-las e praticá-las. Peçamos ao Senhor que nos ajude nesse sentido.

Harvard confirma em 75 anos de estudo o que a Bíblia ensina há milênios. O que Harvard ainda não descobriu é que, além da alegria na velhice, quando nos cercamos com relacionamentos saudáveis, temos a promessa de vida eterna usufruindo da amizade do Senhor, nosso melhor amigo. Mas nós já sabemos, não é verdade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário