Total de visualizações de página

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

A BÍBLIA CONTÉM ERROS? NÃO, NÃO E NÃO!

Os críticos afirmam que a Bíblia está cheia de erros. Alguns falam, até mesmo, em milhares de erros. A verdade é que não há nem mesmo um só erro no texto original da Bíblia que tenha sido demonstrado. Isso não quer dizer que não haja dificuldades em nossas Bíblias. Dificuldades há, mas com certeza não há realmente erros nas Escrituras. Por quê? Porque a Bíblia é a Palavra de Deus, e Deus não pode errar.

Vamos raciocinar. Vamos tratar isto de uma forma lógica examinando as premissas:
  • Deus não pode errar.
  • A Bíblia é a Palavra de Deus.
  • Portanto, a Bíblia está isenta de erros.
Como qualquer estudante de lógica sabe, este é um silogismo (uma forma de raciocínio) válido. Assim, se as premissas são verdadeiras, as conclusões também são verdadeiras. Como vamos mostrar, a Bíblia declara sem rodeios ser a Palavra de Deus.

Ela nos informa também que Deus não pode errar. A conclusão, então, é inevitável: a Bíblia está isenta de erros. Se ela estivesse errada em qualquer coisa que afirma, então Deus teria cometido um erro. Mas Deus não pode cometer erros.

Deus não pode cometer erros


As Escrituras declaram enfaticamente que "é impossível que Deus minta"(Hb 6:18). Paulo fala do "Deus que não pode mentir" (Tt 1:2). Ele é um Deus que, mesmo que não sejamos fiéis, "permanece fiel, pois de maneira nenhuma pode negar-se a si mesmo" (2 Tm 2:13). Deus é a verdade (Jo 14:6) e assim também é a Palavra dEle. Jesus disse ao Pai: "a tua Palavra é a verdade" (Jo 17:17). O salmista exclamou: "As tuas palavras são em tudo verdade" (SI 119:160).

A Bíblia é a Palavra de Deus


Jesus referiu-se ao AT como sendo a "Palavra de Deus", que "não pode falhar" (Jo 10:35). Ele disse: "Até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra" (Mt 5:18). Paulo acrescentou: "Toda a Escritura é inspirada por Deus" (2 Tm 3:16). 

Ela veio "da boca de Deus" (Mt 4:4). Embora tenham sido homens aqueles que escreveram as mensagens, "nunca, jamais, qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo" (2 Pe 1:21).

Jesus disse aos líderes religiosos de seus dias que eles vinham "invalidando a palavra de Deus" pela sua própria tradição (Mc 7:13). Jesus chamou-lhes a atenção para a Palavra de Deus escrita quando repetidamente afirmou: "Está escrito ... está escrito ... está escrito ..." (Mt 4:4, 7,10). 

Esta frase aparece mais de noventa vezes no NT. É uma forte indicação da autoridade divina da Palavra de Deus escrita. Dando ênfase à natureza inerrante da verdade de Deus, o apóstolo Paulo referiu-se às Escrituras como "a palavra de Deus" (Rm 9:6). O autor de Hebreus declarou que: "A palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração" (Hb 4:12).

Como mostrar que a Bíblia é Verdadeira?


1. Profecia Cumprida Demonstra a Verdade.

"A profecia do futuro é uma das maiores evidências para demonstrar que a Bíblia é verdadeira." 

Por exemplo a profecia contra Tiro (Ez 26:3-5,12,14). No ano 590 aC. Nabucodonosor capturou Tiro e destruiu os muros, mas a profecia diz que lançarão a cidade "no meio das águas". 240 anos passou até Alexandre atacar a cidade e descobrir que os cidadãos tinham passado a uma ilha de distancia de 2 km no mar. Alexandre tomou as pedras, madeiras, e pó da cidade destruída e construiu uma ponte até a ilha. Agora a ponte está sendo usada para enxugar as redes, exatamente como a Bíblia profetizou. Há 2.000 profecias já cumpridas na Bíblia com precisão. A Palavra é fiel. 

2. Profecias Messiânicas e Os Manuscritos do Mar Morto.

No ano de 1.947 alguns beduínos árabes descobriram rolos numa caverna perto do Mar Morto. Estes manuscritos tem profecias sobre Jesus Cristo e são mais velhos do que todos os manuscritos que tivemos antes. Todos estes manuscritos são mais velhos do que, ou antedatam, o tempo de Cristo. Alguns são mais do que 300 anos antes de Cristo. Dentro destes manuscritos foi descoberto um rolo completo de Isaias, que inclui 55 profecias a respeito de Cristo.

De acordo com a lei de probabilidade, se um fato é profetizado, tem probabilidade de 50% que vai acontecer ou não. Se tem duas profecias, a probalidade é 4 a 1. (Os dois acontecerão, os dois não acontecerão, um acontecerá e o outro não, ou o outro acontecerá e o um não). Para 11 profecias, a probabilidade para todas de acontecer é 2.048 a 1. Para 25 profecias a probabilidade é 33.554.532 a 1. Sendo que o rolo de Isaías tem 55 profecias cumpridas, a probabilidade para isso acontecer é 36.028.797.018.963.968 a 1 (Isso é apenas com o livro de Isaías).

Há mais de 300 profecias com referência a Cristo já cumpridas. A Bíblia é a verdade.

3. Outras Religiões e Seitas Não Tem Profecia.

Todas as outras religiões faltam profecia (budismo, hinduismo, etc.). Mohammad, o líder dos muçulmanos, fez uma profecia - que voltará à Meca (profecia auto-cumprida). Há muitas seitas que também profetizaram grandes erros. Por exemplo: 
  • Igreja de Deus Mundial (Armstrong) - profetizou que Hitler venceria os Russos em 1941.
  • Testemunhas de Jeová - profetizaram que Abraão, Isaque, Jacó e todos os profetas voltarão no ano de 1925.
  • Os Mormons - profetizaram que Jesus nascerá em Jerusalém (Alma 7:10). 
Religiões falsas não fazem profecias ou profetizarão em falso. Só a Bíblia tem 2.000 profecias cumpridas.Você ainda dúvida da Bíblia?


Conclusão lógica: A Bíblia é isenta de erros


Sim, Deus falou, e ele não titubeou. O Deus da verdade nos deu a Palavra da Verdade, e ela não contém inverdade alguma. A Bíblia é a inerrante Palavra de Deus.

[Fonte: Manual Popular de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia - Norman Geisler - Thomas Howe.]

Nenhum comentário:

Postar um comentário