Total de visualizações de página

domingo, 15 de outubro de 2023

BÍBLIA ABERTA — SOBRE MATEUS 12: A RELIGIOSADADE X O RELACIONAMENTO COM DEUS

Vamos a mais um capítulo da minha série especial de artigos Bíblia Aberta. Neste capítulo, veremos um breve estudo sobre o capítulo 12 do Evangelho sob a narrativa do apóstolo Mateus.

Numa perspectiva geral, no evangelho sob a narrativa de Mateus, Jesus traz o reino celestial de Deus à terra e, por meio da sua morte e ressurreição, convoca os seus discípulos a viverem um novo estilo de vida. E ninguém melhor que um publicano para fazer a narrativa do evangelho de Jesus sob este viés.

O que era um publicano


Os publicanos eram cobradores de impostos para o império romano. Eles eram desprezados pelo povo porque muitos eram corruptos. Jesus foi criticado por conviver com publicanos.
Os publicanos cobravam impostos aos seus compatriotas para a manutenção do império romano. Os impostos do império eram pesados e os publicanos muitas vezes cobravam demais, enriquecendo à custa da miséria do povo. Os judeus, que não gostavam do domínio romano, sentiam-se traídos pelos publicanos.
Os publicanos tinham uma reputação muito ruim. O publicano era conhecido como ladrão, avarento, sem coração. Os fariseus e outros religiosos se recusavam a conviver com publicanos, para não serem contaminados.

Jesus e os publicanos


Jesus nunca rejeitou ninguém que quisesse segui-lO. Jesus não sentia repugnância pelos publicanos; Ele via que eram pessoas que precisavam muito da salvação. Por isso, Ele fazia amizade com publicanos, visitava suas casas e até comia com eles.
Jesus não aprovava de sua conduta mas Ele oferecia perdão e uma chance para mudarem de vida (9:11-13).
Jesus uma vez contou uma parábola sobre um publicano e um fariseu. O fariseu agradeceu a a Deus por ser muito melhor e "mais santo" que o publicano. Mas o publicano reconheceu que era pecador e pediu perdão. Deus perdoou o publicano arrependido mas não o fariseu arrogante (Lucas 18:13-14).

Alguns publicanos se tornaram seguidores de Jesus. Além de Mateus, que se tornou um dos apóstolos (Mt 10:2,3), tem também o registro sobre o fenomenal e transformador do Senhor com Zaqueu, o chefe dos publicanos, que também se converteu. O povo ficou escandalizado porque Jesus comeu na casa de um "pecador". Mas Zaqueu prometeu — e cumpriu — dar metade de seus bens aos pobres e devolver quatro vezes mais a qualquer pessoa que tivesse extorquido.

Vamos ao sábado


Muitas vezes trazemos dentro de nós conceitos arraigados com relação a fatos e pessoas, porque assim aprendemos e dependendo das circunstâncias favoráveis a nós, ou não, podemos agir de forma diferenciada.

Neste registro de Mateus 12, é possível ver que a maioria dos cristãos e as pessoas em geral dão mais valor à crença religiosa do que o que a religião realmente significa. Além disso, os advogados questionavam continuamente a cura e o ensino de Jesus no sábado, alegando que a lei o proibia.

E é um ledo engano pensar que esta realidade está longe do contexto atual, pois, a vivência nos diversos círculos cristão contemporâneos em suas variadas vertentes, revela-nos que esse apego religioso está cada vez mais latente e paupável.

Os fariseus — regra geral — assim procediam e Jesus que conhece os corações sabia que em determinadas ocasiões eles não agiam como aparentavam ser e em certa discussão sobre as Tradições, Jesus os chama de "Hipócritas!" (15:7,8).

A "eterna" polêmica sobre o sábado


No texto estudado, observamos que os discípulos não são censurados por colherem espigas ao passarem por um campo alheio (Deuteronômio 23:25 o permitia), mas por fazê-lo em dia de sábado. Os casuístas viam nisso um "trabalho" proibido pela lei (Êxodo 34:21).

Ademais, a lei que proibia não trabalhar no sábado tinha um propósito definido.
As pessoas deviam parar e ouvir a palavra de Deus, orar e ter intimidade com o Senhor. Era o Shabat! O cunho é essencialmente espiritual e não cerimonial/religioso, conforme ainda insistem muitos em afirmar.
Diante disso, o propósito não era transformar o sábado em um "deus" a ser adorado, mas dar às pessoas a oportunidade de estar com seu Deus. Ao analisarmos as Escrituras Sagradas, vimos que o Evangelho relata numerosos incidentes em que Jesus é acusado de violar a lei do sábado.

Mas, como bom judeu que era, Jesus nunca profana a santidade desse dia (Marcos 1:21; João 9:16). Antes, Ele dá-nos com autoridade a sua autêntica interpretação:
"O sábado foi feito para o homem e não o homem para o sábado" (Mc 2:27).
Movido por compaixão, Cristo se permite no dia de sábado fazer o bem de preferência ao mal, salvar uma vida de preferência a matar (3:1-3). Entretanto, os mestres da lei nos dias de Jesus e muitos que ainda hoje adoram o sábado não entendem o verdadeiro propósito das proibições da lei.

Conclusão


O sábado é o dia do Senhor do amor, da graça e das misericórdias da honra de Deus (Mt 12:5; Jo 7:23). O Filho do Homem é Senhor até do sábado (Mc 2:28).

Mais uma vez Jesus nos mostra que Amar a Deus acima de todas as coisas, é amar o próximo também em todas as circunstâncias: porque o mais importante, é a Graça, a Misericórdia, o Perdão, que nos levam a praticar o Amor e sermos solidários e fraternos com os irmãos, como Jesus nos ensinou.

Portanto, é muito importante que entendamos os princípios de Deus e que muitos de nós estamos no caminho da piedade sem entender o verdadeiro propósito e caráter de Deus.

Além disso, as profecias sobre Jesus indicavam que ele não seria um político ou um encrenqueiro.

Ademais, Sua escala é muito maior do que isso e todos os servos amados vêm trazer esperança às nações, pois Ele tem sido a âncora da fé de bilhões ao longo dos anos e, o mais importante, Jesus não frustrará a esperança de saúde.

Reflexão


O coração enfurecido do faraó provocou a ira de Deus! (Êx 11:10; 14:4). O coração obscurantista dos fariseus, fez com estes, não percebessem a graça de Deus: Jesus Cristo, o Messias esperado, no meio deles! (Mt 27:54). 
E, infelizmente, não falta ainda hoje em nosso meio, pessoas com o espírito de faraó e a essência dos fariseus. Olhemos para dentro de nós e respondamos com devida sinceridade: tenho sido eu um destes?
[Fonte: Estudo Bíblico Online, por Lázaro Correia — Teólogo; Respostas Bíblicas]

Ao Deus Todo-Poderoso e Perfeito Criador, toda glória.
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blogue https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade.
E nem 1% religioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário