Total de visualizações de página

sábado, 28 de outubro de 2023

PRONTO, FALEI! — O "IR" À [UMA] IGREJA X O "SER" A IGREJA

Eu estava dando uma espiada no Instagram, — coisa, aliás, que raramente faço, pois, não sou muito de perder meu tempo, que é preciosíssimo, com futilidades em redes/mídias sociais/digitais —, quando deparei-me com a seguinte postagem abaixo:
Então, arrisquei-me em ler alguns comentários e vi que, felizmente, a maioria absoluta dos comentaristas, se opunham ao grave, porém, muito comum equívoco, cometido pelo autor da postagem.

Baseado nesta postagem, que pode até parecer correta e que reflete a crença comum da maioria absoluta dos crentes, comecei a pensar sobre o tema e o escolhi para ser mais um capítulo da minha série especial de artigos, Pronto, Falei!
No que tange ao contexto do cumprimento do mandamento messiânico de se congregar, a frase na postagem não está de todo errada. Não estou questionando, absolutamente, que seja necessário e espiritualmente vital, que nós, enquanto cristãos, congreguemos. 
Na congregação é que iremos poder exercer em essência o princípio divino da comunhão (Hebreus 10:25). Entretanto, este tipo de afirmação da postagem em questão, se descontextualizada, alimenta ainda mais a crença equivocada da maioria.

A Igreja, sob a ótica de Jesus

"...e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela" (Mateus 16:18b).
Sob os ensinamentos de Jesus, o que significa ser Igreja? Qual o significado deste dogma bíblico? Antes de mais nada, devemos lembrar que ao sermos aceitos por Jesus Cristo passamos a integrar a família de Deus. Além disso, passamos a fazer parte do Corpo de Cristo, que é a Igreja.
Como está escrito: 
"Vocês não sabem que são santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês?" (1 Coríntios 3:16)
Com isso em mente, devemos entender que ser Igreja significa ser membro deste corpo espiritual. Além disso, devemos lembrar que Deus habita em nós.
"O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há é o Senhor dos céus e da terra e não habita em santuários feitos por mãos humanas" (Atos 17:24).
Em segundo lugar, devemos destacar que ao falar de Igreja não estamos falando do templo.
A igreja não é um prédio, não é uma instituição de caridade, apesar de fazermos o bem, não é um clube social, para entendermos a igreja precisamos saber o que Jesus fala sobre ela.
Quando nós entendemos quem Jesus é para nós, automaticamente vamos entender quem somos nEle.

Com o passar dos séculos, nos vemos governos tentando acabar com a Igreja, os governos passam e a Igreja permanece; nós vemos filosofias se levantando contra a Igreja, as filosofias passam e a Igreja permanece. Coisas se levantam e caem, mas a Igreja continua avançando, 
mesmo com falhas, imperfeições, limitações, debilidades... a Igreja continua derrubando as portas do inferno, e nós fazemos parte disso.

Entendendo a Ekklesia


A palavra que Jesus usou se referindo à igreja foi Ekklesia. Esta palavra significa "ajuntamento", mas não num mero ajuntamento para decidir coisas; a Ekklesia Romana era um grupo de cerca de 300 pessoas, e o império romano uma vez que conquistava um território tinha a missão de colonizar aquele território com a cultura romana.

Os romanos perceberam que não bastava conquistar os territórios, eles precisavam infiltrar os valores de Roma na região. E assim, estabeleciam a Ekklesia, para fazer com que o povo deseje a cidadania romana, entendendo que ela era um privilégio. 

Assim, eles montavam um time de elite para se infiltrar em todas as esferas da sociedade, para que eles pudessem tocar aquela sociedade com cultura romana. E sob esse contexto, Jesus diz 
"Eu vou levantar a minha Ekklesia e as portas do inferno não vão prevalecer contra ela".
Contextualizando, o Mestre disse:
"Eu vou montar o meu time de elite e as portas do inferno não vão prevalecer contra ele".
Ekklesia
estava num contexto militar. Ekklesia era um grupo que ia para uma região para mostrar a cultura de um reino que era superior. 
A Igreja não deve estar limitada nas quatro paredes, a igreja deve se infiltrar em todos os âmbitos da sociedade, para representar os valores do reino.
Assim como o barco foi feito para a água, o crente foi feito para estar no mundo. Enquanto, o barco está na água, está tudo bem, mas se começar a entrar água no barco ele vai afundar. 

Em síntese, fomos chamados para estar no mundo, mas o mundo não é para estar em nós. Se começarmos a influenciar o mundo rapidamente as nossas congregações vão dobrar não só de tamanho e quantidade, mas de qualidade.

A Igreja, no ensimento apostólico


A bíblia diz que a igreja é a casa de Deus e, esta casa comunica valores para nós.
Mateus 5:14, de novo sobre a Igreja, Jesus diz:
"Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte".
A igreja precisa ser relevante, precisa ser atrativa para as pessoas. Alguém vai chegar deprimido nesse lugar e vai sair com a alegria do Senhor; alguém vai chegar sem perspectiva e vai sair sabendo o seu propósito.

Não tem ninguém aqui mais inteligente do que todo mundo junto, não tem ninguém aqui mais ungido do que todo mundo junto…

Imagina que eu chegasse para o Pr .Joãozinho Bíblia (nome fictício) e dissesse 
"eu gosto muito do senhor, quero que o senhor vá à minha casa, mas tem uma coisa eu não gosto da sua esposa". 
Você iria para a minha casa no lugar dele? Não! Pois é, alguns acham que podem se relacionar com Jesus odiando a esposa dEle. Só se pode receber da cabeça se estiver conectado ao corpo. E este corpo — quer queiram ou não — se chama IGREJA.

Uma pesquisa separou dois grupos de recém nascidos, os dois grupos recebiam os mesmos cuidados, a mesma alimentação. A única diferença entre os dois grupos era, um grupo recebia o leite direto da mãe, a mãe poderia tocar, afagar, dar carinho; mas, o outro grupo recebia também o leite materno, mas pela mamadeira, não recebia o toque da mãe. O grupo que estava recebendo o toque ganhou peso, cresceu mais rápido, do que o grupo que não estava recebendo o carinho. E eles perceberam que um dos principais componentes para o desenvolvimento do recém nascido é o toque.

Que é a igreja?

Entendendo 1 Pedro 2

"Vós, porém,". 
Nos versículos de 1 a 8 (1 Pedro 2), o apóstolo estabelece um contraste entre aqueles que obedecem à Palavra e os que não obedecem a ela; entre os que aceitam e os que rejeitam a Cristo (1:22;2:8). Daí o motivo de ele começar o versículo 9 com a conjunção adversativa "porém".

Cada descrição feita pelo autor revela uma face da natureza da Igreja, respondendo à pergunta: que é a igreja?
  • 1- Raça Eleita
No grego, é genos eklekton — povo escolhido. A humanidade está dividida em várias raças, e muitas sentem orgulho de seus ancestrais e os feitos no presente. A igreja deve sua existência ao fato de Deus a ter escolhido. Isso nos remete a Deuteronômio 7:7,8. Todos os méritos da existência da igreja devem ser dados ao Senhor que a elegeu;
  • 2- Sacerdócio Real
O sacerdote era alguém que ocupava uma posição honrosa e de responsabilidade, e que estava revestido de autoridade sobre os outros. O sacerdote era representante do homem perante Deus. Tinha o especial privilégio e responsabilidade de aproximar-se de Deus e de falar e agir em favor do povo.
Aqui, ainda é acrescentado algo novo a este sacerdócio: é um sacerdócio real. É real porque serve ao Rei, e assim participa de sua natureza real. É real porque é serviço em prol do Reino de Deus.
No livro de Apocalipse, os cristãos são apresentados como participantes da realeza de Cristo (1:6; 5:10), em consância linear com o registro no AT, em Êxodo 16.

Esses filhos do Rei não devem viver ociosamente nem exultar com a glória de sua honra. Antes, são vocacionados para o ministério pontificial (do latim: ponte, mediador). A missão sacerdotal de Israel na velha aliança que Deus constituiu como nação foi a de servir de ponte entre o Todo-Poderoso e as nações do mundo (19:6).
"Hoje, todos os que participam do sacerdócio em virtude da adoção da família real de Deus devem servir mediante a intercessão (ponte de oração), mediante a evangelização (ponte de comunicação), mediante o serviço (ponte da realização) e mediante a demonstração do amor de Deus na prática" (Russel Shedd, "Nos passos de Jesus", Vida nova. p.45-46);
  • 3- Nação Santa
A palavra "nação" refere-se a um grupo de pessoas, isto é, um conjunto de pessoas que pertencem a uma comunidade humana por falarem a mesma língua e compartilharem uma cultura e uma história comum. 

Aos Efésios, o apóstolo disse que a igreja tem 
"um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos" (4:5-6). 
Sendo assim, a Igreja compartilha de muitas coisas em comum e, por isso, pode ser chamada de nação.
Essa nação é santa porque o Deus que a escolheu é Santo. A ideia bíblica de santidade é dupla. Primeiro, Ele é absolutamente distinto de todas as Suas criaturas e exaltado sobre elas em infinita majestade (Eclesiastes 5.2); segundo, Ele não tem comunhão com o pecado (Jó 34:10; 1 João 1:5);
  • 4- Povo de Propriedade Exclusiva de Deus
Quando é que algo nos pertence? Quando ganhamos, herdamos ou compramos esse "algo". Certo? Seguindo essa ideia, a Igreja é propriedade do Senhor porque Ele a comprou; não com ouro ou prata, mas com Seu precioso sangue (1 Pd 1:18,19). 
"Cristo comprou os homens para Deus da terra" (Ap 4:3), 
de maneira que eles se tornem propriedade de Deus, livres da escravidão do pecado e da morte, do mal e do sofrimento que importunou a sua existência terrena. O preço da compra é o sangue de Cristo.

O Senhor Jesus Cristo disse: "edificarei a minha igreja" (Mt 16:18). Portanto, não pertencemos a nós mesmos, somos exclusivamente dEle;
  • 5- Povo de Deus, pela Misericórdia de Deus
Russel Shedd (✰1929/✞︎2016) escreveu: 
"Nenhum pecador perdoado pode absolutamente imaginar que alguma virtude em si mesmo ou boas ações de sua parte poderiam explicar por que Deus o levantou do poço da iniquidade para ser lavado e vestido como príncipe. De fato, a iniciativa da nossa salvação pertence inteiramente a Deus. 'No princípio Deus...' (Gênesis 1:1); 'Mas Deus...' (Ef 2:4). Toda obra da salvação é sempre uma iniciativa de Deus."
Calvino (✰1509/✞︎1564) escreveu: 
"Não há qualquer outra razão pela qual o Senhor conta o seu povo, exceto que Ele, tendo tido misericórdia de nós, nos adotou por sua graça".

A Missão da Igreja


Na visão de Pedro, qual é a principal tarefa da igreja? 
"...afim de proclamardes as virtudes..." — 
Proclamar é propagar, anunciar. A palavra de força adicional de declarar coisas desconhecidas. Virtudes, no grego, é arete, que significa "excelência moral", os feitos maravilhosos de Deus (NTLH), "seus atos maravilhosos", "maravilhosa luz" — a palavra significa admirável, notável, aquilo que causa admiração e respeito, devido a sua grandiosidade, poder ou raridade.

Jesus disse: 
"Eu sou a luz do mundo..." (Jo 8:12). 
E Ele mesmo disse aos seus discípulos: 
"...vós sois a luz do mundo..." (Mt 5:14). 
Portanto, não podemos ser preguiçosos, negligentes ou relutantes em proclamar atributos tão louváveis. O apóstolo Paulo não se envergonhou de anunciar o Evangelho em Roma porque afirmou que ele é o poder, a salvação e a justiça de Deus para todo aquele que crê (Romanos 1:16,17).
Em síntese, sob o contexto dos ensinamentos apóstolico, a Igreja mística é o corpo espiritual de Jesus Cristo. Ou seja, nós fazemos parte dos planos de Deus para a humanidade. Assim, cada indivíduo que aceita a Jesus Cristo se torna parte da Igreja. 

No entanto, essa Igreja precisa se reunir para adorarem juntos, edificarem uns aos outros e terem comunhão uns com os outros. Portanto, ser Igreja não é apenas frequentar o templo, mas permitir que Deus habite em nossas vidas.

Conclusão


Irmãos, quando nascemos de novo, desejamos o leite espiritual e isso nos traz crescimento. Mas, também precisamos uns dos outros para crescer. Se sujeitando uns aos outros no temor de Cristo, precisamos estar conectados. Graças a Deus pela Bíblia, mas também precisamos dos nossos irmãos.
Ninguém foi salvo para sentar, você foi salvo para servir no corpo de Cristo. As pessoas estão acostumadas a ser clientes da igreja. 
E aí, como um bom consumidor você analisa se a igreja atendeu às suas conveniências e especificações… a igreja não é um produto no supermercado que está na prateleira esperando uma avaliação sua.
Existem pessoas que são compatíveis com o seu passado e, existem pessoas que são compatíveis com o seu futuro. A igreja é compatível com o seu futuro.

Como vimos nos ensinamentos de 1 Pedro 2:9-10, o apóstolo vê a Igreja como grupo, como comunidade, dando uma descrição da "identidade corporativa" dos cristãos. 

Ele vê a Igreja como um corpo. As palavras utilizadas para descrever essa identidade foram usadas no Antigo Testamento para o povo de Israel (Êx 19:5,6). Pedro mostra que a nação escolhida não mais será limitada aos descendentes físicos de Abraão. Judeus e gentios compartilham por igual, da mesma fé, quando creem em Jesus Cristo como Senhor e Salvador.

A Igreja do Senhor Jesus Cristo precisa conhecer melhor a sua verdadeira identidade. Uma das coisas belíssimas que nos acontecem por pertencermos à Igreja é o reconhecimento de que somos escolhidos. Você não é deixado de fora, está dentro. O Senhor escolheu você também!

Algumas ponderações:

  1. Como você está vivendo esse “sacerdócio real” na igreja local?
  2. De que maneira a santidade de Deus pode ser vista em sua vida?
  3. Em qual quarto escuro de sua vida Deus acendeu uma luz?
  4. Qual tem sido a sua prática de proclamar as virtudes de Deus?
[Fonte: 8ª IPBH, original por Pb. Denilson Maia; Verbo da Vida, original por Edilson de Lira; Gospel Prime]

Ao Deus Perfeito Criador, toda glória.
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade.
E nem 1% religioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário