Total de visualizações de página

quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

OS ATRIBUTOS DE DEUS SÃO REVELADORES DA ESSÊNCIA DELE EM NÓS

"Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis; porque, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe renderam graças, mas os seus pensamentos tornaram-se fúteis e o coração insensato deles obscureceu-se" (Romanos 1:20,21).
Esse texto do apóstolo Paulo causa muito temor — e controvérsias teológicas — devido a expressão "indesculpáveis". Paulo deixa claro que somos indesculpáveis ao olhar para os atributos de Deus e não lhE render graças. 

Mas, o que seriam esses atributos que o apóstolo fala? Atributos são as qualidades pertencentes à natureza de Deus, qualidades que nos são reveladas na Bíblia.

Quais são os atributos de Deus?


Podemos dividir os atributos de Deus em duas classes:
  • 1 — Atributos naturais ou incomunicáveis — são aqueles que envolvem a essência de Deus e, por isso, são exclusivos dEle como: eternidade, onipotência, onipresença, onisciência, imutabilidade, soberania, infinitude e etc. 
  • 2 — Atributos morais ou comunicáveis — são aqueles que revelam a sua vontade para a humanidade, são qualidades do caráter de Deus que Ele compartilha com os homens, como: santidade, justiça, bondade, benignidade, verdade, misericórdia, o amor e etc.
A diferença das duas classes é que a primeira por não ser um atributo comunicável, ou seja, Ele não compartilha as qualidades a nenhum ser criado, torna Deus um ser supremo. 

Já a segunda, por ser um atributo comunicável aos seres criados, nos tornam responsáveis por representá-lO através desses atributos. Somos criados a imagem e semelhança de Deus, e por isso, devemos demonstrar os atributos comunicáveis dEle para as pessoas ao nosso redor.

Deus revelado através de nós


A Bíblia tem vários versículos que falam sobre os atributos comunicáveis de Deus e nos exorta a sermos como Ele é, vejamos:
  • 1 — Santidade — "Pois está escrito: Sejam santos, porque eu sou santo" (1 Pedro 1:16). 
  • 2 — Amor — "Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor" (1 João 4:8). 
  • 3 — Sabedoria — "Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida" (Tiago 1:5). 
  • 4 — Bondade — "Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo" (Efésios 4:32). 
  • 5 — Misericórdia — "Sejam misericordiosos, assim como o Pai de vocês é misericordioso" (Lucas 6:36). 
  • 6 — Justiça"Ao contrário, é preciso que ele seja hospitaleiro, amigo do bem, sensato, justo, consagrado, tenha domínio próprio" (Tito 1:8). 
  • 7 — Paciência — "Exortamos vocês, irmãos, a que advirtam os ociosos , confortem os desanimados, auxiliem os fracos, sejam pacientes para com todos" (1 Tessalonicenses 5:14).

Conclusão


Poderíamos citar aqui centenas de atributos comunicáveis de Deus, mas quero finalizar somente com estes, para entendermos que ao sermos chamados de imagem e semelhança de Deus, temos a responsabilidade de apresentar as pessoas ao nosso redor, as características que Deus confiou a nós para que o Seu nome seja engradecido e glorificado. 

Fomos criados para sermos sal e luz da terra, para resplandecermos o caráter de Deus, e as pessoas ao olharem para nós, renda-se ao Único Senhor de nossas vidas. Manifestar a glória de Deus é o maior de todos os nossos privilégios como filhos Seus.

[Fonte: Texto inspirado pela leitura do livro "Os Atributos de Deus (The Atributes of God)"; Pink, A. W.; 157 pg; 2012; PES (Publicações Evangélicas Selecionadas)]

A Deus toda glória.
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade.
E nem 1% religioso.
O uso correto da máscara não precisava ser obrigatório, por se tratar de uma proteção individual extensiva ao coletivo. É tudo uma questão não de obrigação, mas de consciência.
Respeite a etiqueta e o distanciamento sociais e evite aglomerações. A pandemia não passou, a guerra não acabou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário