Total de visualizações de página

sábado, 2 de outubro de 2021

PAPO RETO — VOCÊ É O QUE VOCÊ FALA?

“Pois nele vocês foram enriquecidos em tudo, em toda palavra e em todo conhecimento, porque o testemunho de Cristo foi confirmado entre vocês” (1 Coríntios 1:5,6).
Se tem uma coisa que está cada vez mais subjetiva é o conceito de privacidade. Isto se deve ao fenômeno da popularização das mídias digitais, pois, ao mesmo tempo em que as pessoas dizer querer manter sua privacidade, muitas delas são céleres em usar as redes sociais como uma verdadeira vitrine pública de tudo o que fazem. E, aí vem o dilema, pois, a partir do momento que me exponho nessas mídias públicas, menos privado estou me tornando.

Um outro grande problema enfrentado nesse paradoxal aspecto do comportamento social, é o que tange à tão aclamada e evocada liberdade de expressão. Afinal, ela é limitada ou não? Nesse ponto, a maioria se dá ao livre direito de falar o que quer, quando quer, a quem quer, do jeito que quer, mas, entretanto, quando é sua vez de ouvir, aí a coisa engrossa. Eu costumo dizer que o perfil criado em uma rede social, pode até ser pessoal, mas, seu domínio é público.

O fato é que vivemos mais do que nunca sob o alcance das lupas dos outros, tanto no que falamos (ou escrevemos, postamos, compartilhamos...), quanto, principalmente, no que fazemos. Daí vem a análise proposta no texto deste artigo, mais um capítulo da série especial Papo Reto: será que nossas atitudes são correspondentes ao teor dos nossos discursos?

Entendendo o significado de testemunho 

(sin. "exemplo")


O testemunho principalmente de um servo de Deus é extremamente importante. Mas o que significa testemunho? É uma declaração, um depoimento.

No dicionário, a palavra "testemunho" significa: 
“afirmação fundamentada e comprovada”. 
Já a palavra "testemunha" nos diz que é: 
"alguém que assiste a um fato e atesta com veracidade ou validade legal"
ou seja, o testemunho deve ser feito por alguém capacitado para esclarecer os fatos, caso contrário, tal testemunho não poderá ser comprovado, não gerará confiabilidade ou veracidade. Quando Jesus deu essa incumbência aos discípulos, Ele estava certo que esta seria mais uma ferramenta que ajudaria no avanço do Evangelho.

Testemunho cristão


É uma declaração ao mundo de quem Jesus é através do nosso viver. As pessoas precisam olhar para você e ver o verdadeiro testemunho de um cristão, pois elas, através de sua vida, verão e dirão: 
"Cristo é isto o que estou vendo neste cristão e Cristo pode ser isto para mim".
Ou seja, é uma leitura de Cristo que as pessoas farão através não apenas das nossas palavras, mas, principalmente do nosso modo de viver (1 Coríntios 3:1-3)

Saiba que tem muita gente nos observando. Não só os que são de fora da Igreja (família, parentes, amigos, vizinhos) como os próprios irmãos de outras igrejas/religiões estão de olho em nossa vida. 

Percebeu o peso de um testemunho, do exemplo? Testemunhar não é algo que fazemos porque é um "programa" ou uma mera doutrina de nossa igreja local. Mas sim é o resultado natural de nossa conversão e dedicação a Jesus.

Os efeitos do testemunho


O testemunho pode gerar duas reações nos observadores: ou ele afasta ou atrai. Dependendo da qualidade do seu testemunho, você pode atrair as pessoas para o Evangelho, ou você pode afastá-las. 

Às vezes você quer muito que uma pessoa venha para o Evangelho, mas o seu testemunho a está afastando. Por outro lado, muitas vezes não precisamos nem pregar, pois nosso próprio testemunho vai atrair a pessoa. 

E o que você quer, ou melhor, quem você quer ser para o Reino de Deus? Afastar as pessoas ou atraí-las? Se faz necessário que estejamos fazendo uma constante análise dos nossos exemplos dados diariamente. 

E, não se assuste ou desista, pois, como estamos em um processo paulatino de aperfeiçoamento, sempre chegaremos à conclusão de que tem algo a ser mudado, abandonado ou aprimorado. É importante frisar também que nosso testemunho não pode ser forçado.

Um exemplo nós temos em Jesus: 
"Eu tenho um testemunho maior que o de João; a própria obra que o Pai me deu para concluir, e que estou realizando, testemunha que o Pai me enviou" (João 5:36). 
Em outras palavras, Jesus disse que Suas obras — em consonância e concordância com Suas palavras — davam testemunho de que Ele era de Deus! Então, as pessoas ouviam e olhavam para Jesus, viam Suas obras e diziam: 
"Aquele homem ali é de Deus". 
E Jesus não precisava fazer nenhum esforço para isso, era algo que fluía normalmente dEle. Por que Jesus vivia cercado de pessoas? Porque Suas palavras e obras atraíam as pessoas. Ou seja, o exemplo e o testemunho de Jesus atraíam! O testemunho dEle era uma expressão do exemplo que dava e vice-versa.

Vamos ver outro exemplo que Jesus nos deu: 
"Os chefes dos sacerdotes e todo o Sinédrio estavam procurando depoimentos contra Jesus, para que pudessem condená-lo à morte, mas não encontravam nenhum" (Marcos 14:55). 
Isto tem que ocorrer com você também. Responda para si próprio: 
"Se alguém procurar testemunho contra você, vai achar?". 
Veja o exemplo de Jesus: Os legalistas procuravam algo para acusá-lo e não achavam nada!

Como meu exemplo pode ser uma descrição do meu testemunho?


Existem duas formas de você dar testemunho: é forma como se vive e a forma como agimos nas situações da vida. Então, no geral, — mais do que simplesmente ouvir os nossos discursos, por mais eloquentes e rebuscados que eles sejam — as pessoas estão olhando a nossa forma de viver e a nossa forma de agir na vida. 

Veja o que Paulo disse ao jovem pastor Timóteo em início de sua carreira ministerial: I Timóteo 3:7
"Também é necessário que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em opróbrio, e no laço do diabo" (1 Timóteo 3:7).
  • Opróbrio — significa desonra, vergonha pública. Temos que ter bom testemunho para com os que estão de fora. Senão, caímos no laço do diabo. 
  • Laço do diabo — Paulo está falando de pessoas que estavam prontas a acusar os crentes. 
Então, o "laço do diabo", significa "acusação". Logo, "cair no laço do diabo", no texto em concordância com seu contexto, quer dizer "cair em acusação alheia". 

Na época de Paulo tinha muito isso (e tem até hoje). Por isso ele, já experimentado, recomendou a Timóteo que os obreiros tivessem bom testemunho! 

Irmãos: como têm pessoas hoje em dia caindo no laço do diabo. Inclusive muitos pastores, líderes, crentes etc., estão trazendo acusação para a obra de Deus, porque não têm bom testemunho!
"...porque para Deus somos o bom perfume de Cristo entre os que estão sendo salvos e os que estão perecendo" (2 Coríntios 2:15). 
Não podemos cair em desonra pública. Ao contrário, nós temos que ser o bom perfume de Cristo. Onde você passar, as pessoas têm que sentir o aroma de Jesus. Sabia que as pessoas querem sentir um bom perfume em nós! Que aroma você tem exalado? Do diabo ou o cheiro de Cristo? Essas são perguntas que devemos nos fazer o tempo todo!

O modo como vivemos trás, inclusive, resultados para nós mesmos em nossa vida diária e não só para o Reino — quando temos bom testemunho, nós vamos bem na escola, no emprego, na faculdade, na vida financeira, na vida emocional, na vida espiritual... As pessoas confiam em nós. Então, não é só a questão do Reino.

Não devemos permitir nosso exemplo cale o nosso testemunho


O seu falar também trás valores ao seu testemunho — Tem gente que é — ou que, pelo diz ser — cristão, mas só fala: em desgraça, só faz fofoca, só profere palavrões, só grita e diz o que não deve. 

Nossas palavras devem revelar o amor de Deus em nossos corações. A conversa do crente deve ser cativante, agradável, pura, amável E não adianta vivermos de aparências, pois Deus está de olhos abertos: 
"…E não há criatura alguma encoberta diante dele" (Hb 4:13). 
Nós temos é que fazer a diferença, pois as pessoas estão saturadas. Quando vamos falar do Evangelho, as pessoas não querem mais ouvir, zombam da Igreja, por causa do mau testemunho do sistema religioso.

Tipos comuns de mau testemunho do crente


  • No lar — Brigas, gritos, confusões, mentiras, falar mal (pessoas/irmãos). 
  • Na rua — Companhias, vestes, falar, proceder, comentários sobre vida alheia. 
  • No comércio — Compras e não pagamento, trambiques. 
  • Na igreja — Vestimentas, falar, proceder, respeito, amor e prática. 
  • Na escola – Companhias, conversações, piadas, abjuração, negação. 
  • No trabalho — Conversações, procedimentos, pontualidade, assiduidade e respeito, como trata colegas e chefia. 
  • Na vizinhança — Procedimentos, brigas, desrespeito, comentários da vida alheia.

Testemunhos fiéis da glória de Deus


Agora, levando para outra parte do significado de "testemunho" Seus contínuos feitos por nós servem como apenas alguns por centos ao afirmar sermos verdadeiras testemunhas diante os céus, a terra e debaixo dela. Pois ser testemunha não significa falar somente das realizações divinas e sim pregar com o exemplo pessoal o fato de sermos imitadores de Cristo.

O poder do testemunho é gerar fé de Deus nas pessoas, ele é capaz de fazer com que a confiança delas estejam nAquele que faz o impossível acontecer. Bem, esta é apenas uma de várias passagens na Bíblia cujo o testemunho foi o ponto chave para o avanço do Reino de Deus, podemos ver nas narrativas do evangelhos e no livro de Atos.

Já parou para pensar que muitas pessoas podem ser impedidas de receber sua cura, libertação ou salvação por não terem o conhecimento de Alguém que já levou sobre si as doenças, miséria, pecado e morte a mais de 2000 anos atrás? 

Falando sobre eu e você, ambos discípulos de Cristo, devemos reconhecer essa incrível estratégia e buscar testificar sobre a vida, morte e ressurreição do Salvador. Embora não sejamos testemunhas oculares durante Seu ministério terreno, somos capazes de comprovar a veracidade da Sua palavra em nossas vidas.

Conclusão


Façamos, portanto, valer com nossa vida o proceder e as obras do nosso Senhor. Sabe, o bom testemunho é tão importante quanto as demais qualificações. O que fazemos não deve ser bom apenas aos nossos olhos, porque muitas vezes só atentamos para o que queremos. 

Engana-se quem acredita que não deve satisfação dos de fora com seu proceder, pois além de nossa palavra, o que nos habilita para sermos testemunhas é nosso estilo de vida e consequentemente nossas experiências testificando a Palavra e ação do Espírito em nós e através, consequentemente, através de nós. 

Será que encaixamos nesta qualificação? Será que podemos ter a ousadia de Pedro com o coxo na porta Formosa do templo (At 3:4 — para compreensão do contexto, é aconselhável a leitura da passagem completa, de 1-8), e dizer aos que nos ouvem:
"- Olhem para nós!"
Ou continuaremos a usar o subterfúgio religioso, disfarçado de "humildade", dizendo:
"- Não olhem para nós, olhem para Deus!"?
A Deus toda glória.
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade.
E nem 1% religioso.
O uso correto da máscara não precisava ser obrigatório, por se tratar de uma proteção individual extensiva ao coletivo. É tudo uma questão não de obrigação, mas de consciência.
Respeite a etiqueta e o distanciamento sociais e evite aglomerações. A pandemia não passou, a guerra não acabou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário