Total de visualizações de página

quarta-feira, 11 de outubro de 2017

PERSONALIDADE RELIGIOSA - BENNY HINN (O "HOMEM DO PALETÓ UNGIDO")

"E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos" (Mateus 24:11).
Famoso no Brasil principalmente por conta de suas obras mais vendidas, os horripilantes "Bom dia Espírito Santo" e "Bem-vindo Espírito Santo", Benny Hinn se tornou um dos pastores mais conhecidos (e mais ricos) no mundo.

Pastor, escritor e televangelista, Hinn possui um programa de televisão chamado "Esse é o Seu Dia" (o nome original do programa é "This is Your Day"), onde são veiculadas, entre outras coisas, suas "Cruzadas de Milagres". Aqui no Brasil, ele firmou parceria com o inominável "apóstolo" Agenor Duque, o inexpugnável líder da Igreja [neo-pentecostal] Apostólica Plenitude do Trono de Deus e seus programas são exibidos pela Rede Plenitude, filiada à dita igreja. Hinn é conhecido mundialmente por conta delas, viagens onde ele afirma realizar curas de diversas enfermidades e ministra conferências.

O homem


Benny Hinn nasceu como Toufik Benedictus Hinn, em Jaffa, Israel, em 3 de dezembro de 1952 (65 anos). Ele foi educado na tradição ortodoxa oriental, seguindo a linha de seu pai, que era membro da Igreja Ortodoxa Grega de Jerusalém. Após a Guerra dos Seis Dias de Israel, em 1967, ele e sua família se mudaram para Toronto, no Canadá. Na adolescência, Hinn se converteu ao pentecostalismo, ingressando de forma intensa à nova crença. 

Nesse período, ele cita os cultos de milagres da pregadora Kathryn Kuhlman como uma grande influência. Mais tarde, Hinn se mudou para os Estados Unidos, local em que, no ano de 1983, ele fundou o Centro Cristão de Orlando. Foi no início dos anos 1990 que Benny Hinn estreou seu programa, pela emissora Trinity Broadcasting Network. Assim que seu ministério passou a crescer mais e mais, sua antiga igreja mudou de nome para Faith World Church (Igreja Mundial da Fé), com Clint Brown como pastor.

Além dos já mencionados "Bom Dia Espírito Santo" e "Bem-vindo Espírito Santo" — livros horríveis, sob todos os aspectos aos quais se propõe —, outros títulos famosos do autor são "Tocou-me", "A Tua Vontade Senhor, não a minha", "A Unção", "Senhor, eu Preciso de um Milagre", "O Sangue", "Este é o Dia de Seu Milagre" (todos um verdeiro compêndio de heresias), e os que ainda não foram traduzidos: "The Biblical Road to Blessing", "Miracle Of Healing", "Going deeper with the Holy Spirit" e "Prayer that gets Result".

O mito


Além da manifestação estranha do irmão, Benny Hinn sempre usa suas ministrações para o povo receber a Unção de Deus e cair tudo no chão, uns sobre os outros, inconscientes, às vezes rindo, chorando, uns babam, outros somente caem e dormem, enfim, manifestações que para muitos é unção e para outros é confusão. Isto sem contar a suposta unção que há em seu inseparável paleto, o qual levanta em direção aos outros, que "caem de poder" (veja no vídeo abaixo).

O que pensar de um homem que abertamente diz que Deus não o permite pregar (clique ➫ aqui e veja essa absurda e controversa afirmação no vídeo no final, 10:59-11:02mm.) — sem mencionar seus outros ensinos heréticos, por exemplo? Ora, se é a pregação o método por intermédio do qual Deus chama seus eleitos (Marcos 1:38, Romanos 10:14; 1 Coríntios 1:21) e edifica a fé destes (Rm 10:17), como posso abraçar tal declaração como se viesse do próprio Deus?! 

O ministério de homens como Pedro, Paulo, Apolo estavam solidamente edificados sobre a pregação do evangelho. Vejamos Paulo, que de cidade em cidade anunciava o evangelho (Atos 13:16-41; 14:1-7; 16:13,14; 17:10-31; 18:5-11), procurando persuadir os seus ouvintes (2 Co 5:11). O escritor aos Hebreus afirma que 
"nestes últimos dias, nos falou Deus pelo Filho" (1:1). 
Cristo é a própria Palavra inegavelmente (João 1:1), sem mais revelações posteriores. E o trabalho do Espírito Santo, tão mencionado pelo pastor em comento, é glorificar a Cristo (16:14), dando-Lhe testemunho (15:26). Logo, seria no mínimo ilógico glorificar a Jesus sem pregar o próprio Jesus, que é a Palavra. 

Benny Hinn também sofreu diversas críticas e controvérsias. Suas cruzadas, devido às alegações de unção de cura, foram alvos de algumas reportagens investigativas que passaram a questionar essas curas. Ele também fez algumas profecias religiosas que não se cumpriram, em especial na década de 1990, que incluía a morte de Fidel Castro, terremotos na costa leste dos EUA, a destruição da comunidade homossexual americana e uma visão que o teria dado a informação de que milhares de mortos voltariam à vida com a programação da emissora Trinity.

Outros meios de comunicação e organizações confrontaram as alegações de Hinn, como, por exemplo, a HBO, a revista Skeptical Inquirer, o Fifth Estate do canal CBC e o Ministry Watch, uma organização evangélica que avalia os gastos de ministérios. O ministério de Hinn também foi investigado, em 2007, pelo Senado americano para determinar se houve lucro pessoal com doações de fiéis.

Raking Benny Hinn de heresias


Listar as heresias pregadas por esse senhor não tarefa fácil, não por elas não serem explícitas, mas pela quantidade. Ele já afirmou inúmeras vezes que quando é "tomado pelo Espírito de Deus", perde completamente a consciência, ao ponto de não saber o que fez e nem onde está. 

Eu, uma pessoa que quando sou tomado pelo Espírito Santo de Deus, não perco a consciência, antes, muito pelo contrário, tenho total condições de controlar as manifestações de Deus em mim. Se alguém quiser me perguntar quem somos nós para limitar Deus, que brigue com Paulo, não comigo. 

Foi Paulo quem disse isso. Se você quer ser teimoso, vá em frente, mas jamais afirme que fui eu quem disse isso. Essas pessoas caem no chão e ficam como se estivessem fora de si, se batem, choram, rolam, enfim, tudo aquilo que prova que ela perdeu a consciência. Digo isso porque é simples. Paulo nos exortou: 
"Porque todos podereis profetizar, uns depois dos outros; para que todos aprendam, e todos sejam consolados… E os espíritos dos profetas estão sujeitos profetas. Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos" (1 Co 14:31,32,33 — grifo propositalmente acrescentado). 
Veja que no verso 32, Paulo fala que o profeta sujeita seu espírito de profecia.

Prosseguindo com a abordagem sobre Benny Hinn, tecerei alguns comentários a seguir. Quero antes frisar que minha opinião aqui é irrelevante. Mas, se você é inteligente, aproveite para tirar suas conclusões.

Vamos a elas, então:

1) Ele declarou que Jesus 
"…assumiu a natureza de Satanás, para que todos quantos tinham a natureza de Satanás pudessem participar da natureza de Deus". 
Esta declaração é citada no trabalho de Hank Hanegraaff, Cristianismo em Crise, editado pela CPAD (p.166).

2) Afirmou que o Espírito Santo lhe revelou que as mulheres foram originalmente criadas para dar à luz pelo lado. Todavia, por causa do pecado, passaram a dar à luz pela parte mais baixa de seu corpo (idem, p.373).

3) Ensina que o homem é um pequeno deus. E afirmou: 
"Eu sou 'um pequeno messias' caminhando sobre a Terra" (idem, p.119).
4) Asseverou que o homem, em princípio, voava da mesma forma que os pássaros. Segundo ele, Adão podia voar até à lua pela sua própria vontade: 
"Adão era um super ser (…) costumava voar. Naturalmente, como poderia ter domínio sobre as aves, sem ser capaz de fazer o que elas fazem?" (idem, p.128).
5) Hinn costuma visitar os túmulos de duas santas mulheres, Kathry Kuhlman e Aimee S. McPherson, para receber a "unção que flui de seus ossos" (idem, p.373).

6) Em seu livro "Good Morning, Holy Spirit" ("Bom Dia Espírito Santo", p.56), Hinn afirma que, em uma de suas supostas conversas com o Espírito Santo, o Consolador teria implorado para que ele ficasse em sua presença: 
"Hinn, por favor, mais cinco minutos; apenas mais cinco minutos". 
Não somos nós que devemos implorar pela presença do Espírito? Isso foi algo que começou a chamar a minha atenção quanto ao Ministério Benny Hinn. Puxa, o Espírito Santo pede para alguém mais 5 minutos? O que você acha? Se não acredita, pegue o livro e verás isso lá.

7) Ele ensina que a Trindade é composta de nove pessoas, pois o Pai, o Filho e o Espírito Santo possuem, cada um, espírito, alma e corpo (citado em Cristianismo em Crise, p.375).

8) Ao ser criticado, disse que gostaria de ter "uma arma do Espírito" para explodir a cabeça de seus críticos. Além disso, profere palavras funestas contra aqueles que refutam suas heresias. As ameaças abaixo, extraídas do livro supracitado (p.376), foram dirigidas ao Instituto Cristão de Pesquisas dos EUA:
"Agora eu estou apontando meu dedo para vocês com o tremendo poder de Deus sobre mim… Ouçam isto! Existem homens e mulheres no sul da Califórnia me atacando. É sob a unção que lhes falo agora. Vocês colherão o que estão semeando em suas próprias crianças se não pararem… E seus filhos e filhas sofrerão" (…) 
"Vocês estão me atacando no rádio todas as noites — vocês pagarão e suas crianças também. Ouçam isto dos lábios dum servo de Deus. Vocês estão em perigo. Arrependam-se! Ou o Deus Altíssimo moverá a sua mão. Não toqueis nos meus ungidos…"
9) Hinn concordou em tirar alguns erros do livro "Good Morning, Holy Spirit" ("Bom Dia, Espírito Santo"), depois de uma conversa com Hank Hanegraaff (presidente do ICP dos EUA), em 1990. No ano seguinte, admitiu seus erros e prometeu fazer alterações em seus escritos. Entretanto, depois de algumas semanas, retornou às suas velhas práticas (idem, p.375).

10) Defendendo a teologia da prosperidade, pela qual afirma que a pobreza é uma maldição, disse que Jó era carnal e mau (idem, p.103), ignorando o enfático testemunho de Deus acerca de seu servo: 
"Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem sincero e reto, temente a Deus, e desviando-se do mal" (Jó 1:8).
Por fim, veja este vídeo e formule sua opinião:
Ufa!...

Conclusão


Atualmente, Benny Hinn vive com sua família em Orange County, na Califórnia, onde também apresenta o "Esse é Seu Dia". A interpretação teológica que o pastor apresenta através de suas doutrinas e práticas são aceitas por igrejas não tradicionais, como pentecostais e neo-pentecostais. Ele também é professor bíblico e prossegue com suas Cruzadas de Milagres até os dias de hoje.

Contudo, na doutrina pregada por Hinn e seus pares há um convite despudorado a um cristianismo místico e esotérico que privilegia a experiência em detrimento da Escritura, como induz o referido pastor. Devemos provar os espíritos (1 Jo 4:1). E qual é o critério? Invariavelmente a Escritura, cujo conhecimento liberta (Jo 8:32). 

A nobre virtude dos cristãos de Bereia residia em seu hábito de não receber cegamente tudo quanto ouviam de um "avivalista" qualquer, mas em analisar avidamente as Escrituras a fim de comparar o conteúdo de um sermão com aquilo que estava escrito (At 17:11). 

Portanto, a experiência deve se conformar à Escritura, e não o contrário. Se assim não fosse, qual seria o critério para validar uma experiência anterior com uma posterior? E quando a comparação se der entre a experiência de um cristão e a de um budista ou de um hinduísta? Voltamos à mesma proposição: a baliza é a Escritura, a verdade que liberta, santifica e pavimenta a nossa comunhão com Deus. A fé cristã é essencialmente racional. Citando John Stott, "crer é também pensar".

A Deus toda glória.
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://circuitogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade 
E nem 1% religioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário