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sábado, 15 de abril de 2017

A VOLTA DE JESUS - CONHEÇA AS TRÊS POSIÇÕES TEOLÓGICAS QUANTO AO ARREBATAMENTO

Retorno à série especial [sobre] A Volta de Jesus. O estudo sobre Escatologia - teoria relativa aos acontecimentos do fim do mundo e da humanidade, ou seja, as últimas coisas que devem acontecer antes e depois da extinção da vida na Terra, e/ou a interpretação do Apocalipse - é por si só um tanto quanto complexo e há tempos se discute nos círculos teológicos um ponto escatológico sobre a questão do arrebatamento. Afinal, onde estará a igreja no período conhecido como o da Grande Tribulação? Na teologia, as discussões sobre esse tema são conhecidas como pré, meso e pós-tribulacionista.

Nesse artigo, adotarei a posição pré-Tribulacionista para o momento do Arrebatamento, que é considerada a posição mais biblicamente correta e condicente com a sequência dos acontecimentos pertinentes ao final dos tempos. A preocupação é estar sempre de acordo com a Bíblia no tocante à sequência cronológica dos eventos que marcam a Volta de Jesus Cristo. Quero deixar claro que respeito outras posições quanto ao Arrebatamento, porém adotarei esta como a mais sensata para a sequência dos acontecimentos no final dos tempos. 

Apresentarei, a seguir, as posições pré, meso e pós-Tribulacionista para a ocasião do Arrebatamento e em que se baseiam. 

O Arrebatamento pré-Tribulacionista 


O Arrebatamento pré-Tribulacionista se baseia no cumprimento da 70ª. semana de Daniel, quando o anticristo fará um acordo de paz com Israel, imediatamente iniciando o período de sete anos de Tribulação. Antes desse período, a Igreja de Jesus Cristo é ressuscitada e arrebatada com todos os seus santos vivos e levada à casa do Pai (João 14:1-3), julgada e recompensada por suas boas obras (2 Coríntios 5:10). 

Após os sete anos de Tribulação, Jesus Cristo retorna em seu Aparecimento Glorioso e destrói o anticristo e o falso profeta, prende Satanás por mil anos (Apocalipse 20:3) e estabelece o governo milenar. 
Arrebatamento algum tempo logo antes da Tribulação (1 Tessalonicenses 4:13-17) ⇒ Era da Igreja ⇒ Tribulação ⇒ Milênio ⇒ Eternidade

3 1/2 anos ⇒ 1/2 semana de Daniel (9:27) = 1 tempo + tempos + 1/2 tempo (Ap 12:14)

Primeira vinda de Cristo ⇒ O anticristo quebra o acordo de paz, profana o templo (2 Ts 2:3,4)

Começa a Grande Tribulação ⇒ A acordo do antricristo com Israel (Dn 9:27)

O aparecimento glorioso de Cristo (Ap 19:11).
Seguem alguns dos motivos que justificam que o Arrebatamento Pré-Tribulacionista é a posição mais correta de ser aceita: 

A Palavra nos diz claramente em Mateus 3:7, Lucas 3:7 e 1 Tessalonicenses 1:10 que os cristãos são salvos da "ira futura" (um dos termos usados para denominar a Tribulação). A Palavra também nos diz em Apocalipse 3:10, Romanos 5:9, 1 Tessalonicenses 1:10 e 5:9 que os cristãos serão protegidos da "hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra". 

Essa tentação ainda não aconteceu, mesmo sabendo que atualmente o mundo viva sob uma opressão como nunca antes houve na história da humanidade. A igreja ainda está aqui na terra, orando e guerreando. A tentação referida nos versículos acima se refere a uma opressão ainda mais intensa, que só ocorrerá depois que a Igreja for retirada da terra, por ocasião do Arrebatamento.

O ponto de vista pré-Tribulacionista é o mais lógico da Bíblia no que se refere à Segunda Vinda de Cristo sempre que tomamos o significado das profecias de maneira simples e literal. A posição pré-Tribulacionista do Arrebatamento é a única que distingue claramente a Igreja de Israel. A Igreja aparece até Apocalipse 4:3, depois o livro de Apocalipse mostra o foco principal durante a Tribulação, que é Israel. Somente em Apocalipse 18:24 vemos a Igreja retornando (após os sete anos de Tribulação).

Apenas a posição pré-tribulacionista preserva o poder motivador do retorno iminente de Cristo, que era o grande desafio da Igreja primitiva. Em João 14:1-3, Atos 1:11, 1 Coríntios 15:52,53, Filipenses 3:20, Colossenses 3:4, entre outras passagens, os apóstolos ensinaram que Cristo poderia retornar a qualquer momento. Sem tal expectativa, a Igreja perde o foco espiritual e tem a tendência de se tornar morta. A posição pré-tribulacionista é a única distingue claramente entre Israel e a Igreja. O ponto de vista pré-tribulacionista mantém a certeza da Palavra de que os cristãos serão guardados da Tribulação. 

Existem ainda mais razões pelas quais se justifica o Arrebatamento pré-Tribulacionista como a posição mais correta biblicamente de ser aceita. 

O Arrebatamento meso-Tribulacionista 


O Arrebatamento meso-Tribulacionista é parecido ao pré-Tribulacionista, porém assume que o Arrebatamento ocorrerá no meio da Tribulação, tomando como base Mateus 24:15,21 e Apocalipse 11:12

Neste ponto de vista, a Igreja passaria pela ira e a perseguição do anticristo na primeira metade da Tribulação. A posição meso-Tribulacionista usa a profecia das duas testemunhas em Apocalipse 11 para apontar que o 
  • Arrebatamento ocorreria no meio da Tribulação 
Apocalipse 11:12
"E [as duas testemunhas] ouviram uma grande voz do céu, que lhes dizia: Subi para aqui. E subiram ao céu em uma nuvem; e os seus inimigos os viram." 

Era da Igreja ⇒Tribulação ⇒ Milênio ⇒ Eternidade ⇒ 3 1/2 anos ⇒ 1/2 semana de Daniel (9:27) ⇒ Primeira vinda de Cristo ⇒ Arrebatamento ocorreria no meio da Tribulação (1 Ts 4:13-17). ⇒ Há o acordo do antricristo com Israel (Dn 9:27) ⇒ O aparecimento glorioso de Cristo (Ap 19:11). 
Porém, a posição meso-Tribulacionista tenta se justificar usando os seguintes argumentos:

O termo "Subi para aqui" de Apocalipse 11 seria o momento do Arrebatamento da Igreja, mas nesse versículo fica claro que quem sobe são somente as duas testemunhas, e não a Igreja como um todo Apocalipse 12:14 estaria em sequência cronológica a Apocalipse 11 quando diz "um tempo, tempo e metade de um tempo" (42 meses = 3,5 anos) e seria a justificativa de que após o Arrebatamento haveriam somente mais 3,5 anos de Tribulação. Tal conclusão é incorreta porque a Igreja já não é mencionada entre Apocalipse 4 e 18 (o Arrebatamento já ocorreu). Apocalipse 12 marca o meio da Tribulação, mas já sem a Igreja nesse cenário 

A posição meso-Tribulacionista não é considerada biblicamente correta pois nega vários versículos bíblicos que garantem que Deus guardará a Igreja da Sua Ira durante a Tribulação. Clique ➫ aqui para saber quais são estes versículos. Outro fator importante é que a Bíblia jamais afirma em lugar nenhum que o anticristo deveria vir primeiro para que o Arrebatamento acontecesse. Basta olhar o gráfico acima para concluir que se a Igreja fosse arrebatada no meio da Tribulação, o anticristo já estaria presente e governando. 

Portanto, a posição meso-Tribulacionista para o Arrebatamento não é a mais correta de ser aceita. 

O Arrebatamento pós-Tribulacionista 


No conceito pós-Tribulacionista, o Arrebatamento e o Aparecimento Glorioso de Cristo se fundem em um só evento. Em outras palavras, a posição pós-Tribulacionista não considera o Arrebatamento e o Aparecimento Glorioso de Cristo como dois eventos distintos. 

O conceito do pós-Tribulacionismo se apóia na identificação incorreta da Igreja como sendo os santos da Tribulação, sendo que os santos da Tribulação se referem aos convertidos após o Arrebatamento, quando não há mais Igreja sobre a terra. Ou seja, para a posição pós-Tribulacionista, a Igreja passaria por todo o período de Tribulação, mas em seu final seria arrebatada, com a segunda Vinda de Cristo. Não existe nenhuma passagem bíblica que justifique este argumento e por isso, esta posição tem sido frequentemente refutada. 
  • Posição pós-Tribulacionista 
⇓Era da Igreja ⇒ Tribulação ⇒ Milênio ⇒ Eternidade
⇓3 1/2 anos ⇒ Primeira vinda de Cristo
⇓Há o acordo do antricristo com Israel (Dn 9:27) ⇒ Arrebatamento ocorreria somente no fim da Tribulação(Ap 19:11). 
O pós-Tribulacionismo ensina que, como a Igreja é avisada de que sofrerá perseguições e tribulações, então fatalmente ela passaria pelo período de Tribulação. Tal fato nega as promessas do Senhor de livrar a Igreja da Tribulação e além disso também não distingue a Igreja de Israel. Entre Apocalipse 4 e 18, a Igreja está claramente ausente e o foco de perseguição do anticristo passa a ser Israel. 

Portanto, a posição pós-Tribulacionista não é biblicamente correta para ser aceita. 

Conclusão 


Apenas estou explicando aqui os argumentos bíblicos para se adotar o Arrebatamento pré-Tribulacionista como sendo o mais biblicamente correto. Mas tudo isso não é o mais importante. 

Seja qual for a posição do Arrebatamento (pré, meso ou pós-Tribulacionista), fato é que estamos na iminência de Jesus voltar, e temos muito trabalho a fazer, que começa por santificarmos nossas próprias vidas, restaurarmos a Noiva (a Igreja) e pregar o evangelho a todo ser humano que ainda não teve a oportunidade de escutar o evangelho uma vez sequer. Temos que adornar e preparar a Noiva para receber o Noivo dignamente em sua volta. 
  • Nota: Este artigo foi com base nas seguinte obras bibliográficas: 1) LAHAYE, Tim. Motivos para crer no arrebatamento pré-tribulacionista - Bíblia de Estudo profética. 1.ed. São Paulo: Editora Hagnos, 2006. p.1271-1274. 2) BENWARE, Paul. A ocasião do arrebatamento - Bíblia de estudo profética. 1.ed. São Paulo: Editora Hagnos, 2006. p.1114. 
A Deus toda glória.

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2 comentários:

  1. olá não acredito em nenhum dos tres.. nem mesmo o pré-tribulação tem base bíblica.... pois como provar o reino milenar na terra....

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  2. Meu nobre Muito obrigado, pela sua colaboração, eu em particular luto pela minha salvação Não importando a posição é igual você disse temos que nos santificar todos os dias Amém mais uma vez muito obrigado Deus abençoe e continue te iluminando sempre

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