Total de visualizações de página

segunda-feira, 21 de abril de 2025

TEOLOGANDO — JESUS: O QUE ESTE NOME SIGNIFICA PRA VOCÊ?

"Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; ¹⁰ Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, ¹¹ E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai" (Filipenses 2:9-11).
Para início de conversa, quero deixar bem claro a quem pretende ler este texto, que minha intenção aqui, não é entrar no enfadonho e improdutivo imbróglio acerca do nome de Jesus.

Quem quiser participação nesse tipo de polêmica inútil, basta "dar um Google" que o que não falta são fartos conteúdos de "especialistas" em narrativas, cada uma mais criativa (e inverossímel) do que outra. O meu texto é simples, para os simples.
Passada a comoção causada pelo período da Páscoa, no texto deste artigo, vou falar um pouco sobre a importãncia do nome de Jesus. Jesus Cristo é a figura principal do Cristianismo, o Filho de Deus. Seu nome, de origem hebraica (Yeshua), significa Salvador.

A vida e obra de Jesus é conhecida mundialmente, relatada nos quatro Evangelhos Canônicos, presentes no Novo Testamento da Bíblia, que relatam desde o Seu nascimento até Sua morte. Segundo as Escrituras Sagradas, Ele é o redentor da humanidade.

Para o Islamismo, é conhecido como Isa, ou Isa ibn Maryam (Jesus filho de Maria) e é considerado um dos principais profetas do Islã. Para um segmento do Judaísmo, Jesus é um profeta; para outro é considerado um apóstata.

Vários nomes são usados para designar Jesus, entre eles: Cristo, Senhor, Filho de Deus, Mestre, o Profeta, o Messias, o Cordeiro de Deus e Rei dos Judeus.

Jesus era judeu e teria nascido em Belém, na Palestina. Filho de Maria e José, teria vivido por 33 anos, até ser crucificado por Pôncio Pilatos, governador da Judeia, por suas ideias revolucionárias para a época.

Do ponto de vista religioso, Jesus é o fundador de uma das principais religiões monoteístas do mundo, o Cristianismo, e teria se sacrificado para salvar a humanidade dos pecados.

Já para a História, não há provas materiais da existência de Cristo, entretanto, acredita-se que tenha realmente vivido, devido ao seu forte legado. Inúmeras fontes cristãs, judaicas e pagãs evidenciam a historicidade de Jesus Cristo.

Um nome sobre todo o nome


O apóstolo Paulo, conduzido pelo Espírito Santo, disse: 
"Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome..." (Fp 9:9). 
Ou seja, Jesus é exaltado, soberanamente, e isso quer dizer que quem se sujeitar a Ele e aceitá-lO como Senhor na sua vida será abençoado, salvo, liberto e terá direitos e privilégios diante do Pai.

Deus deu um Nome que é sobre todos os nomes, para que todo joelho se dobre a Ele: o joelho da doença, do diabo, do inferno, dos adversários, dos inimigos, etc. Então, quando você passar por alguma situação que o aflija, faça o teste e diga: 
"Meu Deus, se em Nome de Jesus nós temos acesso à Tua Presença e o Senhor nos ouve, não por nossos méritos, mas pelos méritos dAquele a Quem o Senhor exaltou soberanamente, então me dê uma resposta em relação a essa situação".
Essa é uma dica para você usar sempre que estiver vivendo um aperto, porque perante o Nome de Jesus todo joelho se dobrará.

Sempre que tiver alguém ameaçando a sua vida ou qualquer que seja a situação, invoque o Nome de Jesus. Faça isso e você vai se surpreender. Você verá o poder do Nome dEle, mesmo que você não mereça. 
 

A importância de honrar e representar o Nome de Jesus


A Fé que honra, exalta e engrandece a Deus é a confiança. Você liga na Terra a sua Fé com a de Deus, concorda com Ele em Nome do Senhor Jesus Cristo e o que você pede acontece. Isso é para que toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor.

Lembra da oração que o Senhor Jesus nos ensinou?
"Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o Teu nome..."
(Mateus 6:9-13).
Quer dizer: honrado seja o Nome dEle. Então, habitue-se em honrar o Nome do Senhor todo tempo que você puder na sua mente e no seu coração. Você se surpreenderá.

Por meio de sua conduta, cada pessoa pode evangelizar ou vacinar alguém contra o Evangelho do Senhor Jesus. 
 
E entendendo a importância disso, o propósito voltado para Obreiros e Colaboradores da Obra de Deus, neste mês de janeiro, terá o objetivo de mostrar como santificar o Nome de Jesus diante dos que não O conhecem.
 
Muitos zelam pelo seu próprio nome, mas negligenciam a responsabilidade de santificar o Nome do Senhor.
 
Há pessoas que dizem que têm um nome a zelar e valorizam muito seu nome, mas quando a gente se converte, a gente aprende a valorizar o Nome do Senhor Jesus e não se preocupa tanto com a honra do próprio nome. 
 
Mas, sim, de se conduzir de uma forma correta, pois sabemos que as nossas ações e nosso comportamento, podem glorificar ou envergonhar o Nome do Senhor Jesus.

O seu nome vai passar, mas o Nome de Jesus não. Então, a nossa conduta pode evangelizar os ímpios, como foi o caso de Faraó em relação a José, ou a nossa conduta pode vacinar alguém contra o Evangelho. A pergunta é: você é motivo de honra para o Senhor Jesus ou de vergonha?

Assim, compreendemos que o fato de a mensagem do Evangelho não ser mais tão eficaz como antes, são os escândalos que envolvem aqueles que se dizem de Deus. 
 
O mundo não lê a Bíblia, mas lê a nossa vida. A referência de Deus é a vida de quem fala de Deus. Então, nós temos que viver aquilo que pregamos e é isso que fazer como representantes do nome de Jesus.

Conclusão

Como se escreve Jesus em aramaico?
Durante o período de perseguição da igreja, não parar de invocar o nome do Senhor em meio àquele ambiente hostil, foi um enorme desafio para os apóstolos. Isso porque, Saulo, que viria a ser o mais importante deles, um jovem judeu zeloso da lei, conseguiu autorização dos principais sacerdotes para prender aqueles que invocavam o nome do Senhor. Nessa época, ele assolava as igrejas e mandava os cristãos para o cárcere (Atos 9:13,14, 21).

Quanto aos cristãos que foram dispersos, há um registro encorajador: eles iam por toda a parte pregando a Palavra (8:4). Graças a Deus, eles não pararam de invocar o nome do Senhor e estavam cheios do Espírito, que os capacitava a pregar o evangelho.

O Senhor já nos revelou que precisamos perseverar invocando Seu nome. Ele nos comissionou para isso. Mesmo que já tenhamos transmitido essa revelação a outros, nós mesmos devemos continuar a praticá-la. 
 
Ainda que as circunstâncias ao nosso redor sejam desfavoráveis, vamos perseverar nesse ministério e ser fiéis até o fim, invocando o nome do nosso amado Senhor Jesus para estar bem próximo a Ele (Salmo 145:18; Lamentações 3:57)!

Amado leitor, espero que este breve relato sobre a importância do nome de Jesus, nos encoraje a praticar aquilo que mais foi marcante na vida dos cristãos daquela época: o invocar o nome do Senhor.

Não cansemos de invocar esse nome: SENHOR JESUS! Ele nos salva e tem poder para salvar outros. Vamos promover este ministério, o de invocar o nome do Senhor.


[Fonte: Folha Universal; Instituto Vida Para Todos]


Ao Deus Todo-Poderoso e Perfeito Criador, toda glória.

Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blogue https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade.
  • O blogue CONEXÃO GERAL presa pelo respeito à lei de direitos autorais (L9610. Lei nº 9.610, de 19/02/1998), creditando ao final de cada texto postado, todas as fontes citadas e/ou os originais usados como referências, assim como seus respectivos autores.

E nem 1% religioso.