Total de visualizações de página

sexta-feira, 20 de maio de 2022

QUAIS VOZES VOCÊ TEM DADO OUVIDOS?

  • O texto deste artigo é uma adaptação do esboço da mensagem que eu ministrei em culto realizado no dia 06 de março de 2022, na congregação onde sirvo no exercício ministerial.
Todos os dias ouvimos muitas vozes, desde o momento que acordamos até a hora em que nos deitamos. Tem sempre alguém falando algo que pode afetar de maneira positiva ou negativa o dia e até mesmo a vida de quem paut nossas escolhas em opiniões alheias. Essas vozes podem vir de alguém do círculo familiar, de colegas de trabalho, de amigos e até pessoas desconhecidas na internet.

Há quem seja tão dependente de vozes de terceiros que não consiga dar um passo na vida sem antes consultar alguém para saber p qie a pessoa acha a respeito ou o que faria no lugar dela.

No meio desse mar dessa hecatombe de vozes e opiniões são lançadas palavras de dúvida que agem diretamente contra a Fé. Por isso, a questão que não deve ser ignorada é em relação à voz de Deus: será que a temos ouvido? Essa é a única voz que traz a grantia que, se for obedecida, trará bons resultados. Cabe a cada pessoa escolher a voz que o guiará, mas é importante destacar o que diz a palavra de Deus:
"E todas estas bênção virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do Senhor teu Deus" (Deuteronômio 28:2).

Cuidado com as vozes que tem ouvido


Conforme já dito acima, diariamente estamos sujeitos a ouvir várias vozes. Ainda mais nos tempos atuais, onde todos se julgam no direito de falar o que querem, quando querem, a quem querem, sem, contudo, estarem dispostas a ouvirem na mesma proporção.

Uma das coisas que mais vemos atualmente, principamente nas redes sociais, são pessoas exigindo o direito à chamada liberdade de expressão, que, diga-se de passagem, é um direito constitucional:
"IX – É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (Constituição Federal, Artigo 5º, inciso IX).
A partir do enunciado, podemos concluir que, no Brasil, todos têm o direito de expressar suas ideias, opiniões e sentimentos das mais variadas formas, sem que essa expressão seja submetida a um controle prévio, por censura ou licença.

Por isso, é importante ter cautela ao dar mais atenção a determinada voz. Isso exige certo cuidado e estar alerta, já que é preciso ter dedicação naquilo que se faz, além de muita concentração.

Ainda que quando não ouvimos a voz de Deus, corremos o risco de darmos ouvidos até aos problemas. De repente até vamos à Igreja, mas depois nos envolvemos a tal ponto com os problemas que toda aquela força que encontramos na Fé se evapora. Por quê? Deus diz:
"Escutai a minha lei, povo meu; inclinai os vossos ouvidos às palavras da minha boca" (Salmo 78:1).
Isso revela que Deus está vendo quem escutamos e a quem nos inclinamos. Ele, como Deus, não pode interferir em nossas escolhas. Ele sabe o que é melhor, mas, muitas vezes, achamos que as coisas são muito dependentes de nós e que, se não nos ocuparmos primeiro com aquilo, vamos perecer.

Como reconhecer a voz de Deus?


Quando somos próximos a uma pessoa é fácil reconhecermos sua voz. O mesmo ocorre com o relacionamento com Deus: quem tem intimidade com Ele O reconhece.

O sumo sacerdote Eli já era velho quando Samuel foi servir e morar com ele no templo. Embora seus filhos devessem assumir o sacerdócio quando Eli morreu, eles não tinham interesse em servir a Deus. 

Em vez disso, eles trataram as leis e rituais judaicos com desprezo e Eli não tinha força ou vontade para puni-los por sua maldade (1 Sm 2:12-17). Como resultado, Deus não foi capaz de se comunicar de coração a coração com Eli da maneira que ele fazia com os outros, como Moisés.

Quando o pequeno Samuel chegou ao templo, Deus estava prestando muita atenção. A mãe de Samuel prometera levar Samuel ao templo para que ele pudesse servir a Deus desde a infância. Deus se lembrava disso, e estava apenas esperando o momento certo para falar com Samuel de uma maneira que ele não era capaz de fazer com Eli e seus filhos.

O jovem Samuel, no templo, estava destinado a um imaginário sobre o que estava sendo desenvolvido para acordar aos chamados de seu nome (3:4) Três vezes ele se apresentou diante de Eli, o sumo sacerdote. Somente na terceira vez que Eli discerniu que era o Senhor. A palavra do Senhor era rara naquele tempo (v.1) e o povo não estava em sintonia com a Sua voz. Mas Eli instruiu Samuel sobre como responder (v.9).

Ouvindo a voz de Deus hoje


O Senhor fala muito mais agora do que nos dias de Samuel. A carta aos Hebreus nos diz: 
"Havendo Deus, outrora, falado […] aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias, nos falou pelo Filho…" (1:1,2). 
E, em Atos 2, lemos sobre a vinda do Espírito Santo no Pentecostes (vv.1-4), para nos orientar sobre o que Cristo nos ensinou (João 16:13). Mas aprender a ouvir a Sua voz e responder agora. 

Assim, devido ao mar de vozes estranhas, podemos ouvir como se estivéssemos submersos. Por isso, é importante testar se o que pensamos ser a orientação do Senhor com a Bíblia com outros maduros. Como filhos amados de Deus, nós ouvimos a Sua voz. Ele ama pronunciar vida sobre nós.

É fundamental recordarmos que ouvir Deus é um convite contínuo nas Escrituras. Dentre diversos benefícios de tal disciplina espiritual, está o fato de que o conhecimento livra o cristão de pecados que o afastam da boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

No Novo Testamento, nos ensinamentos de Jesus, ouvir a voz de Deus é muito importante. Jesus fala em linguagem metafórica sobre o relacionamento entre Ele (o Pastor) e as pessoas que pertencem a Ele (as ovelhas): 
"As ovelhas ouvem a sua voz […] ele vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, pois conhecem a sua voz" (Jo 10:3,4).
Ouvir o que Deus quer nos dizer exige um relacionamento pessoal com o Senhor. Deveríamos ler Sua Palavra, sintonizando nEle. O Espírito Santo abre nossos olhos para a Palavra viva e nos guia diariamente: 
"Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus" (Romanos 8:14). 
O verbo grego usado no texto original é um tempo presente que enfatiza que somos levados continuamente. Em obediência a Ele, deixamos que Ele guie nossas vidas. Sabemos que Deus dará o Espírito Santo àqueles que Lhe obedecem (At 5:32).

Confirme o que você ouve


Como podemos ter certeza de que entendemos bem a voz de Deus e em que direção Ele deseja que nossas vidas sigam? As seguintes verificações são extremamente importantes.

Primeiro, temos que verificar nossa convicção interior contra a Palavra de Deus, pois a orientação de Deus nunca contradiz Sua Palavra. Como existem muitas vozes ao nosso redor, existe o perigo de se enganar. Isaías 8:20 contém um aviso importante: 
"Se eles não falarem de acordo com esta palavra, nunca verão o amanhecer".
Se estamos vivendo de acordo com a vontade de Deus, pode ser que vejamos uma confirmação de nossas escolhas em determinadas circunstâncias. Desse modo, o Senhor quer mostrar que estamos no caminho certo.

Um tipo importante de confirmação de nossa convicção interior de que Deus falou conosco, recebemos de nossos irmãos (Provérbios 11:14). É sensato pedir conselhos a pessoas que andam com o Senhor há muito tempo.

Quando finalmente temos que tomar uma decisão, se estamos em uma encruzilhada e nos perguntamos qual caminho devemos tomar, a experiência da paz é crucial. 
"Que a paz de Cristo reine em vossos corações" (Colossenses 3:15). 
A palavra traduzida como regra significa algo como um árbitro que toma uma decisão.

Obviamente, ouvir a voz de Deus pode causar certa inquietação. Por exemplo, se for necessária uma mudança radical em nosso estilo de vida. Mas, no final, as palavras de nosso Pai celestial levarão a uma profunda paz interior. 

Portanto, não mude a direção de sua vida se você ainda não recebeu essa profunda paz interior
"...a paz de Deus, que supera todo entendimento" (Filipenses 4:7).

Conclusão

Promessa de Deus


Deus quer o melhor para nós, se seguirmos Suas orientações; se ouvirmos a Sua voz no silêncio da nossa adoração: 
"Somente em Deus a minha alma espera em silêncio" (Salmo 62:1). 
Essa é uma atitude de humildade e de estar aberto à correção. 
"Mas este mandamento lhes dei: obedeçam à minha voz, e eu serei o vosso Deus, e vocês serão o meu povo. E anda por todo o caminho que eu te ordeno, para que corra bem contigo" (Jeremias 7:23, grifo acrescentado). 
Que promessa incrível de nosso Pai, se obedecermos à Sua voz e direcionarmos nossos caminhos de acordo! 

Leitor(a), se o seu desejo é ouvir a voz de Deus, analise se você não tem se distraído com as vozes ao redor. Deus é o maior interessado em falar conosco, mas Ele só falará se estuvermos em Espírito, ou seja, se tivermos a mente conectada a Deus e à meditação em Sua palavra.

A voz de Deus deve ser ouvida com ouvidos espirituais, porque 
"...Deus é Espírito..." (Jo 4:24a).
Procure desenvolver um relacionamento com Ele para não depender mais de vozes de terceiros, mas da voz do Espírito Santo. 

O primeiro passo é abaixar – e/ou mesmo eliminar – o volume de outras vozes, ou seja, se dedicar a momentos a sós com Ele e buscá-lO em oração. Quando Deus fala em nossa mente, Ele traz uma certeza tão grande que não resta a mínima margem para quaisquer tipos de duvídas.

A Deus toda glória.
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade.
E nem 1% religioso.
Apesar da flexibilização no uso da máscara, onde o uso do acessório já não é mais obrigatório nos ambientes abertos em muitas regiões da Federação, o bom senso e a concientização individual, ainda é uma premissa para a segurança e a proteção coletiva.
Respeite a etiqueta e o distanciamento sociais e evite aglomerações. Não confunda avanço na vacinação e flexibilização com o fim da pandemia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário