Total de visualizações de página

sábado, 21 de maio de 2022

DIRETO AO PONTO — REDES SOCIAIS, SUAS AMIGAS OU INIMIGAS?

As redes sociais são uma excelente alternativa para divulgar ações e interagir com o público-alvo. Fato! Quando as redes sociais surgiram, elas serviam para estimular o pensamento, porque todos em tese teriam uma voz. Porém, claramente algo está errado. Apesar de seus defeitos, as redes sociais e os ambientes online têm benefícios claros que também vale a pena preservar.

Não há dúvida de que as plataformas, por exemplo, aumentam o acesso a uma vasta quantidade de conhecimento, criam valiosas comunidades auto-gerenciadas e estimulam movimentos culturais importantes. Você conhece os cuidados necessários nas redes sociais? Sabia que sua vida profissional e pessoal pode estar exposta demais? Veja mais detalhes no texto deste artigo.

Vida na vitrine midiática


Existem alguns cuidados necessários nas redes sociais que não podemos abrir mão, tais como evitar passar informações pessoais para terceiros, manter nosso número de telefone em segredo, e até recusar alguns pedidos de amizade.

Hoje, uma organização que não apresenta um perfil no Facebook ou Instagram, por exemplo, está perdendo grandes oportunidades de aumentar a visibilidade dos serviços.

Outro fator importante é que uso inadequado pode causar um grande prejuízo para a imagem tanto pessoal, quanto de uma instituição. Por isso, muitas são as empresas que orientam que seus colaboradores tenham uma conduta adequada não apenas no ambiente de trabalho, mas também na internet.

Inclusive — e isso é muito importante que se saiba —, há muitas corporações, que já incluíram como regra de seleção, as pesquisas nas redes sociais de seus candidatos.

Não ignore os limites impostos pelo bom senso


Um exemplo recente de como a falta de bom senso no mundo virtual pode prejudicar uma organização foi um post publicado sobre o curso de formação de agentes penitenciários do Distrito Federal. 

O conteúdo apresentava um vídeo com uma paródia daquela música pavorosa, que virou hit mundial, a tal "Despacito", cuja letra chamava os detentos de "burros" e mencionava o uso de armas letais e de gás nas celas.

Compartilhado nas redes sociais, o vídeo teve uma grande repercussão negativa e foi notícia em vários veículos de comunicação em nível nacional. O caso, inclusive, foi alvo de apuração pela Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social do Distrito Federal (SSP-DF) e os servidores responsáveis pela publicação foram passíveis de punições.

Outro exemplo bem recente do quanto as redes sociais são um terreno pantanoso, foi o fato envolvendo uma conhecida psêudo-cantora pop, que foi casada com um também psêudo-humorista — ambos, obviamente, influciadores digitais, com um universo de fãs/seguidores.

A tal moça, de um view a outro, foi transformada de musa a bruxa, sofrendo verdadeiro linchamento virtual, quando foi acusada por uma orda de pessoas que devem ter um número negativo de neorônios, de ser a culpada pelo fato do tal psêudo-humorista e sua então nova esposa, terem perdido o filho que esperavam. Um verdadeiro absurdo, que só revela o quanto as redes sociais, se não forem bem usadas, podem ser nocivas.

O que pode ser feito?


Se você quer evitar problemas com o que divulga em uma mídia social, é melhor adotar as seguintes ações:
não faça críticas sobre a empresa e os colegas de trabalho, mesmo que já tenha saído da organização;

cuidado com as opiniões ou comentários que você faz sobre diversos assuntos (política, religião, esportes, etc.);

●evite postar fotos, vídeos ou informações que demonstrem uma postura inadequada;

● atenção para não escrever posts com erros ortográficos e linguagem ofensiva;

●faça posts que chamem a atenção dos seus amigos e de outras pessoas de maneira positiva, mas não exagere na exposição;

● esteja atento para não participar de discussões inúteis e que não te agreguem nenhum valor;

evite ao máximo discussões e debates de cunhos políticos e religiosos, tais discussões, não raramente acabam em polêmicas vazias que em absolutamente nada agregam e/ou edificam;

e, por último, analise bem as publicações que você está comentando, compartilhando e curtindo.

Benefícios das redes sociais

Como usar as mídias digitais ao seu favor


Tanto profissionalmente quanto pessoalmente, as redes sociais podem proporcionar vantagens para os usuários. Além de ser um canal para encontrar boas oportunidades de contratação e de qualificação, é viável ampliar o networking e conhecer as principais tendências do mercado de trabalho.

No aspecto pessoal, manter o contato com os parentes e encontrar amigos são algumas das vantagens de ter um perfil em uma mídia social. Com bom senso e sabedoria, é possível evitar problemas, ficar bem informado e se divertir bastante ao publicar, curtir e compartilhar posts.

Essas medidas podem nos livrar de:
● Pessoas mal-intencionadas, que só usam as redes sociais para realizar golpes e cibercrimes; 
● Ter nossa identidade roubada, principalmente para uso em robôs que atuam na internet; 
● Invasão de seu perfil na rede social, seja por páginas de acesso falsas, força bruta ou por dispositivos infectados; 
● Uso de informação contra nós mesmos, como uma má interpretação de algo que foi publicado em nossa página, e que pode render uma ação penal; 
● Redução de nossa privacidade, pois é normal publicarmos coisas de nossos interesses na internet, mas devemos sempre evitar divulgar informações pessoais ou meios para obtê-las; 
● Mensagens maliciosas disseminadas por bots (robôs), que é uma prática "na moda" atualmente; 
● Danos a sua imagem ou a de terceiros, visto que informações se propagam muito rapidamente pelas redes sociais e, em alguns casos, torna-se impossível excluir todo o conteúdo disseminado.

Nosso comportamento dentro das redes sociais


Algumas atitudes que parecem inocentes na verdade podem causar problemas de privacidades perigosos.

Um outro fato recente, também gerou polêmica e deu o que falar no universo onilne. Um certo pastor e influenciador digital — ele também, que se diz "coach", acumula seus milhares de seguidores em redes sociais —, em viagem de férias para um paraíso litorâneo no norte do Brasil, resolveu tirar e postar uma foto usando apenas uma minúscula sunga de banho, ostentando seu corpo bronzeado e bombado.

O que ele não esperava, mas aconteceu, foi alguém chamar a atenção para sua protuberância genital na tal foto. Bastou isso para que os sites gospel de fofocas (Sim, existem essas aberrações!) começarem a fazer matérias escabrosas, dando ênfase ao volume sob a sunga do tal pastor. O triste foi quando ele gravou um vídeo para se explicar. A emenda saiu incomparavelmente pior que o soneto.

A análise aqui é: mesmo sendo lícito ao tal pastor fazer a postagem da famigerada foto — a princípio, a rede social é dele e ele, portanto, posta o que bem entender (não é assim que a maioria de nós pensa?) , será que foi uma atitude conveniente?

Dessa forma, é bom ficar atento a alguns comportamentos dentro das redes sociais. Veja os principais:
Sempre aja como se estivesse em um lugar público. Dessa forma, cuidado com o que posta em sua rede — na verdade, as redes sociais são mesmo de domínio público, a maioria das pessoas parece se esquecer disso
● Cuidado ao divulgar alguma coisa nas redes sociais, pois pode não ser possível voltar atrás, no futuro, nossa memória pode ser curta, mas a dos arquivos da internet, não; 
● É importante usar as configurações mais restritivas possíveis dentro do site, pois irá manter suas informações guardadas com zelo; 
● Não disponibilize seu e-mail pessoal. No entanto, caso sinta a necessidade de ser encontrado por e-mail, crie um somente para isso; 
● Tenha cuidado em dobro ao aceitar pessoas em sua rede de amigos, assim como aceitar convites para grupos; 
● Evite divulgar sua localização, e isso significa até mesmo fotos em locais conhecidos; 
● Não divulgue viagens que irá realizar no futuro, pois isso pode significar um período de ausência em sua residência, facilitando o trabalho de bandidos; 
● Evite ao máximo realizar check-in, mas caso não seja possível, só o faça depois que saiu do local; 
● Se estiver interessado em algum evento organizado na rede social, marque as informações pertinentes em algum lugar físico, evitando usar a opção de "marcar presença" da rede social.

Conclusão


Estes são alguns cuidados que se deve ter ao navegar pelas redes sociais e internet. Uma maneira simples para ponderar se você está exagerando na exposição de sua vida e família nas postagens é pensar da seguinte maneira:
● Ao comprar algum novo bem para sua casa ou família, abriria as portas da sua casa e ficaria convidando a todos que passassem para entrar e ver o que acabou de comprar? 
● Colocaria fotos de sua família em eventos que fizeram expostas na calçada para que todos pudessem ver, e se quisessem pudessem levar embora?
Quando não se toma os cuidados necessários com as postagens é exatamente isso que se faz, estamos expondo nossa vida a qualquer um, pois você não sabe quem está do outro lado e muitas vezes nem mesmo que a pessoa é quem diz ser.

Vou terminar este artigo, citando a orientação do apóstolo Paulo:
"Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas covêm. Todas as coisas me são lícitas, ma eu não me deixarei dominar por nenhuma. [...] Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam. [...] Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para a glória de Deus" (1 Coríntios 6:12; 10:23,31).
[Fonte: Prodest; Estilo AP, por Anderson Pinheiro; Ciberfly]

A Deus toda glória.
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade.
E nem 1% religioso.
Apesar da flexibilização no uso da máscara, onde o uso do acessório já não é mais obrigatório nos ambientes abertos em muitas regiões da Federação, o bom senso e a concientização individual, ainda é uma premissa para a segurança e a proteção coletiva.
Respeite a etiqueta e o distanciamento sociais e evite aglomerações. Não confunda avanço na vacinação e flexibilização com o fim da pandemia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário