Total de visualizações de página

terça-feira, 16 de novembro de 2021

SEITAS E HERESIAS — A IGREJA DE JESUS CRISTO DOS SANTOS DOS ÚLTIMOS DIAS

Joseph Smith Jr., fundador do mormonismo
"Então, se alguém vos disser: 'Eis que o Cristo está aqui, ou ali', não lhe deis crédito; porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos" (Mateus 24:23,24).
No terceiro capítulo da série especial sobre Seitas e Heresias (os outros dois são: "Verdade Suprema" e "Testemunhas de Yehôshua"), vamos conhecer mais sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, ou, popularmente, a Igreja dos Mórmons.

Apesar da denominação e da estratégia de abordagem que sugerem uma linha segmentária da teologia cristã, a religião dos mórmons tem em seu bojo doutrinário, discrepâncias teológicas que não só chocam frontalmente, mas divergem explícitamente do que nos ensina a Bíblia Sagrada. Tal sutileza, pode levar a muitos ao pântano das seitas e afundá-los num mar de heresias, cercado por areia movediça.

Quem são os mórmons? Qual a sua origem?


Os mórmons são um grupo religioso que se considera restauracionista. Ou seja, eles pretendem resgatar o cristianismo primitivo. A princípio, essa religião começou nos Estados Unidos, no século 19. Nesse sentido, teve como primeiro líder Joseph Smith Jr. (✰1805/✞1844), considerado por seus discípulos o primeiro Profeta deste período. Ademais, seguem as revelações e ensinamentos de Joseph.

Desse modo, ao descrever o caráter dos mórmons, a revista Newsweek escreveu:
"Não importa onde os mórmons vivam, eles encontram-se inseridos em uma rede de preocupação mútua; na teologia mórmon todos são ministros de alguma forma, todos são investidos de poder para fazer o bem e de receber o bem feito por outros. É o convênio do Século XXI, cuidar do próximo".

"Como igreja, estendemos a mão não somente para os de nosso povo, mas também para as pessoas de boa vontade em todo mundo imbuídos do espírito de irmandade que vem do Senhor Jesus Cristo",
disse Thomas S. Monson (✰1927/✞2018), o penúltimo presidente da Igreja.

A "Primeira Visão"


De acordo com seu líder, ele foi presenteado pelos céus com uma visão de Deus e de seu filho Jesus. Na visão, Joseph recebia orientações para fundar sua própria igreja e iniciar o grupo religioso. Já que as outras estavam no "caminho errado", representando uma ameça aos ensinamentos divinos.

Esse evento ficou conhecido como a "Primeira Visão". Os ensinamentos de Joseph estão no Livro de Mórmon — que onde se baseia toda a linha doutrinária do grupo. A origem da escritura se deu a partir da descoberta de Smith: várias placas aparentemente de ouro, gravadas com hieróglifos, traduzidos para o inglês, por ele. Ao que tudo indica, os hieróglifos representam a história dos americanos pré-colombianos.

De acordo com a história, a palavra mórmons é designada para os seguidores de Mórmon. Que foi outro profeta, um predecessor na reunião de textos sagrados da religião. Entre os preceitos doutrinatórios, passados de geração para geração, está a crença de que Deus não é espírito e que, portanto, possui corpo tão material quanto o homem, bem como seu filho Jesus.

Além da existência de três deuses, e não uma trindade. Para os mórmons, homem é igualado a Deus. E Jesus é filho de Deus, não do Espírito Santo — significando que Ele foi criado como qualquer um de nós.

Outra crença é a de que, depois de ressuscitar, Jesus teria voltado à América do Norte, selecionado doze seguidores e criado uma igreja que durou 200 anos, mais ou menos.

Para eles, o reino dos céus é resguardado somente para os mórmons, e os que contraíram seu matrimônio no templo e dignificaram a união e a vida, atingiram a divindade.

O assassinato de Joseph


Depois de ter sido reestruturada em 1830, a igreja e o grupo religioso como um todo cresceu intensamente. Evento que provocou perseguição e morte, resultando no assassinato de Joseph, em 1844.

Mesmo com a morte de Smith, a religião continua crescendo. Seus seguidores são extremamente leais aos seus princípios, sabendo de cor e salteado a doutrina, além de pagar fielmente o dízimo.

A vida dos mórmons


No dia a dia os mórmons são pessoas muito severas, metódicas, regradas e disciplinadas. Para os estudiosos, essas características atraem muita gente, já que vivemos em um mundo cada vez mais caótico.

Eles não consomem café, chá preto nem álcool. Não fumam e consideram um propósito sagrado entrar em recintos enquanto são efetuados casamentos e batizados, porque só aqueles que conduzem sua existência com dignidade têm permissão para serem incluídos nestes locais.

Os pecadores só alcançarão sua redenção através de mérito próprio, se esforçando para mudar sua maneira de agir. E, para isso, é preciso admitir seus erros, tentar consertar seus pecados e pedir a Deus e ao prejudicado que perdoem seus pecados.

O paraíso celestial


Os mórmons acreditam que já existiam antes da vida terrena e que, aqui, precisam se esforçar para poder retornar ao paraíso celestial. Enquanto esperam o retorno de Jesus, que terá sua vinda anunciada através de sinais, mas apenas aqueles que são extremamente obedientes receberão esses sinais.

Outro traço destes religiosos é que eles não adoram a cruz, porque ela simboliza o sofrimento de Jesus. Os matrimônios, para eles, são eternos, vencem inclusive a morte. Os mórmons são evangelizadores por natureza, e para tal fim eles são muito bem preparados.

Os adeptos não só aprendem os ensinamentos de Jesus na teoria, mas são estimulados a praticá-los desde cedo, quando frequentam as Escolas Dominicais.

Esta religião dá muita ênfase à convivência com a família, dedicando uma obra de 346 páginas à orientação dos seus fiéis no quesito familiar.

Curiosidades sobre os mórmons


Em primeiro lugar, Mórmon é também o nome do profeta que compilou os relatos e passagens de Jesus Cristo pela América. Além disso, documentou as informações sobre os antigos hebreus. Ou seja, estima-se que os mórmons acreditem no aparecimento de Cristo na América após sua ressurreição.
  • 1. Politeísmo — Os mórmons ensinam que todos seus seguidores se tornarão como Deus tendo um mundo para que eles próprios governem. A Bíblia diz o contrário (Jeremias 10:6).
  • 2. Poligamia — Os mormons ensinam que Jesus era poligamo e a raiz de sua seita ensinava livremente a poligamia. Porém a Bíblia ensina que o casamento é heterossexual e monogâmico (Mateus 19).
  • 3. O Mormonismo ensina que Cristo e o Diabo são irmãos — 
"Que Lúcifer, o filho da alva, é nosso irmão mais velho e o irmão de Jesus Cristo..." 
("Doutrina Mórmon por Bruce McConkie", páginas 163,164). Porém, a Bíblia ensina que Jesus Cristo é o unigenito Filho de Deus (João 1:17.18, 3:16) que Criou todas as coisas (Jo 1:1-4, Hebreus 1-2) é tanto Deus como o Pai. E chama apenas os crentes de irmãos (Hb 2).
  • 4. Exclusivistas — Como todas as seitas, eles ensinam que sua seita é o baluarte da verdade: O Mormonismo ensina que a verdadeira igreja deixou de existir até que foi restaurada por Joseph Smith. (Dot. e Cov. 20:1).
  • 5. Batismo pelos mortos — Os mormons ensinam que podem salvar os mortos através do batismo em seu favor.
  • 6. O Mormonismo ensina que Joseph Smith é um sacerdote e profeta — O mormonismo reivindica que Joseph Smith recebeu o Sacerdócio Araônico de João Batista. O Sacerdócio de Melquisedeque e o Apostolado foram restaurados por Pedro, Tiago e João logo após em 1829, (Dot. e Cov, Seç. 13).
  • 7. Salvação por obras — Mormonismo ensina que a salvação depende de boas obras 
"Os homens tem uma obra a realizar para obter a salvação..." ("Doutrinas da Salvação", vol. III, página 91).
  • 8. Os Mormons ensinam que a Salvação vem por meio da aceitação de Joseph Smith — 
"Nenhum homem que rejeita o testemunho de Joseph Smith pode entrar no reino de Deus..." ("Doutrinas da Salvação", vol. I, página 190).
  • 9. Racismo — O Mormonismo ensina que os anjos que caíram encarnaram em pessoas negras, e que ter a pele de cor negra é uma maldição, ensina que negros são menos inteligentes e feios, veja os escritos do livro de Mormon:

Está escrito no Livro de Mórmon:

I Néfi 12: 22 e 23 — E disse-me o anjo: eis que estes "degenerarão", caindo na incredulidade.

E aconteceu que vi que depois de haverem degenerado, caindo na incredulidade, tornaram-se um povo escuro, sujo e repulsivo, cheio de preguiça e tipo de abominações.

2 Néfi 5:21-25E ele fez cair a maldição sobre eles, sim, uma dolorosa maldição, por causa da sua iniquidade. Pois eis que haviam endurecido o coração contra ele de tal modo que se tornaram como uma pedra; e como eram brancos, notavelmente formosos e agradáveis, a fim de que não fossem atraentes para meu povo o Senhor Deus fez com que sua pele se tornasse escura. 
E assim diz o Senhor Deus: 'Eu farei com que sejam repugnantes a teu povo, a menos que se arrependam de suas iniquidades. E amaldiçoada será a semente que se misturar com a semente deles; porque será amaldiçoada com igual maldição.' 
E o Senhor assim disse e assim foi. E por causa da maldição que caiu sobre eles, tornaram-se um povo preguiçoso, cheio de maldade e astúcia e procuravam animais de caça no deserto. 
E o Senhor Deus disse-me: 'Eles serão um castigo para teus descendentes, a fim de fazer com que se lembrem de mim e se não se lembrarem de mim e não derem ouvidos a minhas palavras, castigá-los-ão ate que sejam destruídos.'"

"Você vê alguns grupos da família humana são negros, desajeitados, feios, desagradáveis e baixos em seus costumes, selvagens e aparentemente sem a benção da inteligência que é normalmente dada à humanidade. 
O primeiro homem que cometeu o odioso crime de matar um de seus irmãos foi amaldiçoado por mais tempo do que qualquer outro filho de Adão. 
Caim matou seu irmão. Caim poderia ter sido morto e isto teria findado aquela linhagem de seres humanos. Mas não era para ser assim, e o Senhor pôs uma marca nele, que é o nariz chato e a pele negra. Siga a história da humanidade até após o dilúvio e ali uma nova maldição é lançada sobre a mesma raça — eles seriam 'servos de servos' (Journal of Discourses — volume 7, páginas 291, 291 [grifos acrescentados para efeito de ênfase]). 
Josephe Smith, o primeiro profeta, presidente e fundador da Igreja Mórmon escreveu:

"Se eu tivesse algo a ver com o negro, eu os manteria limitados à sua própria espécie por lei rigorosa, e eu os colocaria num plano nacional de igualdade" (History of the Church (História da Igreja), volume 5, páginas 218-219 [grifo acrescentado para efeito de ênfase]).

Bruce R. Mconkie (✰1915/✞1985), membro do Quorum dos Doze Apóstolos da Igreja Mórmon escreveu:

"Aqueles que eram de menor valor na preexistência, e que, portanto tiveram certas restrições espirituais impostas sobre eles durante suas vidas mortais, são conhecidas por nós como negros. Tais espíritos foram enviados a Terra através da linhagem de Caim, sendo que a marca colocada nele devido a sua revolta contra Deus e o assassinato de Abel é a pele negra (...). 
Missionário Mórmon na África.

"Degeneração racial, resultando em diferenças de aparência e em capacidade espiritual, têm surgido desde a queda. Nós conhecemos as circunstâncias sob as quais a posteridade de Caim (e mais tarde de Cão) foi amaldiçoada com aquilo que chamamos características raciais negróides" (Mormon Doctrine, página 616).
  • 10. Ensinam que no passado antes de ser Deus, Deus era um homem que foi se transformando em Deus.
  • 11. Ensinam que Deus também é poligamo.
  • 12. Ensinam que o casamento continua depois da morte e que as pessoas continuarão fazendo sexo para produzir outros mundos.
  • 13. Ensinam que Deus teve relações sexuais com Maria para que ela engravidasse de Jesus.
  • 14. Para os Mormons a Bíblia é incompleta e contém erros, portanto, o que vale mesmo, são os escritos de Joseph Smith Jr..
  • 15. Ensinam que os anjos são homens evoluídos.

Conclusão


Mais ainda, o grupo religioso representado inicialmente por Joseph Smith começou suas atividades quando o pregador tinha apenas 14 anos de idade. Ademais, a primeira congregação surgiu na cidade de Fayette, estado de Nova York, no ano de 1830. Por outro lado, estima-se que o pregador morreu na prisão por meio de um assassinato que aconteceu em 1844.

Apesar disso, o mormonismo, como chama-se a prática dessa religião, permaneceu espalhando-se por outros estados. Curiosamente, acredita-se que Salt Lake City, localizada no estado de Utah, seja a capital mundial dos mórmons. Nesse sentido, a própria fundação da cidade surgiu por meio da ação de missionários mórmons, incluindo o sucessor de Joseph Smith em 1847.

Por outro lado, os mórmons costumam-se chamar de santos de últimos dias ou simplesmente santos. Sobretudo, isso acontece porque acreditam que os primeiros seguidores de Jesus Cristo são santos, portanto, o termo "últimos dias" refere-se ao final dos tempos. Finalmente, estima-se que o Brasil seja o terceiro país com o maior número de mórmons do mundo.

Assim, o Mormonismo é mais uma das inúmeras seitas que pregam um evangelho diferente do que Jesus Cristo ensinou e no qual se fundamenta a doutrina de seus apóstolos, o que, portanto, os caracteriza como uma maldição (Gálatas 1:8,9).

[Fonte: Segredos do Mundo, por: Yuri Schein]
A Deus toda glória.
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade.
E nem 1% religioso.
O uso correto da máscara não precisava ser obrigatório, por se tratar de uma proteção individual extensiva ao coletivo. É tudo uma questão não de obrigação, mas de consciência.
Respeite a etiqueta e o distanciamento sociais e evite aglomerações. Não confuda avanço na vacinação e flexibilização com o fim da pandemia

Nenhum comentário:

Postar um comentário