Total de visualizações de página

sábado, 28 de agosto de 2021

ARREPENDEI-VOS!

  • O texto desse artigo é o esboço da mensagem que ministrei no domingo, 22 de agosto de 2021, no salão congregacional do Ministério Evangélico Gilgal, igreja local onde sirvo como um dos pastores.
Os escribas e fariseus pensavam (acreditavam) que bastava ser descendente de Abraão para ter livre acesso ao reino dos céus. Eles se sentiam em uma posição privilegiada, se comparados aos gentios, por terem recebido a circuncisão, e acreditavam que eram salvos por executarem as obras da lei. Os seguidores do judaísmo sentiam que não necessitavam mudar a concepção (arrependimento) de como alcançar a salvação.

Deus se arrepende?


Antes de entrarmos no cerne do tema deste artigo, considero ser relevante que façamos uma análise desse ponto que, além de efusivos debates em círculos teológicos, serve como argumentação para aqueles que tentam colocar em dúvida a inerrância das Escrituras e até mesmo a infalibilidade de Deus.

Por duas vezes a Bíblia diz que Deus se arrependeu de algo que Ele fez no passado (Gênesis 6:6,7 e 1 Samuel 15:11), e pelo menos onze vezes a Bíblia diz que Ele "se arrependeu" ou "se arrependeria" de algo que estava prestes a fazer no futuro (Êxodo 32:12-14, 2 Samuel 24:16, 1 Crônicas 21:15, Salmos 106:45, Jeremias 4:28, 18:8, 26:3, 13, 19, 42:10; Joel 2:13,14; Amós 7:3, 6; Jonas 3:9,10; 4:2).

Porém, a Bíblia também diz que Deus não se arrepende. Por exemplo, o Salmo 110:4 diz:
"Jurou o Senhor e não se arrependerá: 'Tu és um sacerdote eterno, segundo a ordem de Melquisedeque".
E Ezequiel 24:14 diz:
"Eu, o Senhor disse: Será assim, e o farei; não tornarei atrás e não pouparei, nem me arrependerei; conforme os teus caminhos e conforme os teus feitos, te julgarão, diz o Senhor" (Veja Jr 4:27,28).
Mas ainda mais importante do que estes, são os textos que dizem que Deus seria como um homem se Ele se arrependesse. Ou seja, a imunidade de Deus da necessidade de se arrepender é baseada em sua divindade. Ser Deus significa que Ele não pode se arrepender:
Números 23:19"Deus não é homem para que minta; nem filho do homem para que se arrependa." 
1 Samuel 15:29"Aquele que é a Força de Israel não mente nem se arrepende; porquanto não é um homem para que se arrependa."
Este último texto está também na mesma história que diz que Deus se arrependeu de ter feito Saul um rei (1 Sm 15:11, 35). Portanto, não devemos pensar que estes dois pontos de vista vêm de diferentes autores do Antigo Testamento que não concordam um com o outro.

Pelo contrário, nós provavelmente devemos dizer que por um lado Deus de fato se arrepende, e por outro lado Ele não se arrepende. 1 Samuel 15:29 e Números 23:19 têm a intenção de nos impedir de ver o arrependimento de Deus de uma forma que iria colocá-lO na categoria limitada de um homem.

O arrependimento de Deus não é como o do homem. Eu considero que isso signifique que Deus não é pego de surpresa por eventos inesperados como nós somos. Ele conhece o futuro 
("Eis que as primeiras coisas passaram, e novas coisas eu vos anuncio, e, antes que venham à luz, vo-las faço ouvir" — Isaías 42:9). 
Deus também nunca peca. Portanto, seu arrependimento não é devido à falta de previsão nem à tolice.

Pelo contrário, o arrependimento de Deus é a expressão de uma atitude e ação diferentes a respeito de algo passado ou futuro — não porque os acontecimentos O pegaram desprevenido, mas porque alguns acontecimentos fazem a expressão de uma nova atitude mais adequada agora do que teria feito antes. 

Deus "muda" de ideia não porque Ele responde a circunstâncias imprevistas, mas porque Ele determinou que sua mente esteja de acordo com a maneira como Ele mesmo determina as mudanças e acontecimentos do mundo. 

Ou seja, embates teológicos, descrenças ideológicas ou ceticismos filosóficos muito a parte, em termos bem simples, Deus é Deus e pronto! Como Senhor absoluto e soberania irrestrita, Ele não deve satisfação a absolutamente ninguém. Simples assim! Isto posto, continuemos.

Entendendo o Arrependimento


Arrepender-se é ir contra a natureza humana que quer sempre estar com a razão. Arrepender-se, portanto, é subjugar o ego. O arrependimento começa com o chamado de Deus — quando Ele abre as nossas mentes para que entendamos corretamente a sua Palavra.

Por isso, devemos orar e pedir a Sua ajuda, começando com o estudo das Escrituras a fim de descobrirmos o que necessitamos mudar em nossa vida. Ao fazer isto estamos comparando nossa crença, comportamento, costume, tradições e pensamentos com a Bíblia Sagrada. A Palavra de Deus a única norma confiável pela qual podemos medir nossas atitudes e comportamentos.

Este processo consciente de análise pessoal é necessário se o nosso arrependimento for genuíno e isso pode levar um tempo considerável, especialmente se não formos familiarizados com as Escrituras. 

Agora, vamos ver o que diz a Bíblia sobre o verdadeiro arrependimento e sua importância para o nosso relacionamento com Deus. Não por acaso, João Batista, Jesus e os apóstolos pregaram sobre o arrependimento.

Arrependimento não é "reforma", faz parte de um processo contínuo e gradativo de transformação


Todos precisamos ter a consciência da necessidade do arrependimento, uma vez que todos nós somos seres limitados e estamos consequentemente, propensos a cometer pecados (Romanos 3:10,23). 

A pergunta a se fazer é: quem de nós não comete pecados — importante entender que cometer pecados não significa ser dominado, escravizado no/pelo pecado (1 João 1:10 ver Rm 14:23b e Tiago 4:17).

O arrependimento não nos capacita a viver uma vida sem pecado, mas sim nos leva a reconhecer quando pecamos e onde iremos encontrar a remissão desse pecado (1 Jo 1:7-9).

Jesus ressaltou a importância do arrependimento?

"Eu não vim chamar justos, mas pecadores, ao arrependimento" (Lucas 5:32).

"E, depois que João foi entregue à prisão, veio Jesus para a Galileia, pregando o evangelho do Reino de Deus e dizendo: O tempo está cumprido, e o Reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no evangelho" (Marcos 1:14,15; comparar Mateus 4:17).
O que Jesus ensinou foi que a nossa maior prioridade deve ser entrar no Reino de Deus (Mateus 6:33). Desde o começo do Seu ministério Ele enfatizou que o arrependimento é parte integrante para se alcançar esse objetivo.

Os antigos profetas de Deus também pregaram o arrependimento?


"Também vos enviou o Senhor todos os seus servos, os profetas, madrugando e enviando-os (mas vós não escutastes, nem inclinaste os ouvidos para ouvir), dizendo: 'Convertei-vos, agora, cada um do seu mau caminho e da maldade das suas ações e habitai na terra que o Senhor vos deu e a vossos pais, de século em século'" (Jeremias 25:4,5).
O verdadeiro arrependimento é uma característica da presença do Espírito Santo no indivíduo, pois, só através dEle é que temos a consciência do pecado, do juízo e da justiça (Jo 16:7-11). 

O arrependimento nunca é perfeito nesta vida, pois nossa fé nunca é completa ou tão perfeita ao ponto em que o coração não seja mais embaraçado com dúvidas e incertezas.

Esta mesma mensagem tem que continuar a ser pregada em todo o mundo?

"E [Jesus] disse-lhes: '...convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito... Assim está escrito, e assim convinha que o Cristo padecesse e, ao terceiro dia, ressuscitasse dos mortos; e, em seu nome, se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém'" (Lucas 24:44,47).
As Escrituras mostram que Deus é coerente. Desde o início que Ele tem enviado os Seus servos com a mesma mensagem: 
"Portanto, eu vos julgarei, a cada um segundo os seus caminhos, ó casa de Israel, diz o Senhor Deus. 'Convertei-vos e desviai-vos de todas as vossas transgressões; e a iniquidade não vos servirá de tropeço. Lançai de vós todas as vossas transgressões com que transgredistes e criai em vós coração novo e espírito novo'" (Ezequiel 18:30,31, ARA).

Todos precisam se arrepender?

"Não, vos digo; antes, se vos não arrependerdes, todos de igual modo perecereis" (Lucas 13:3; comparar At 17:30; 2 Pedro 3:9).
A vida eterna no Reino de Deus está a disposição somente daqueles que se arrependem de seus pecados! Não há exceções, porque "Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus" (Rm 3:23).

Conclusão

Os frutos do arrependimento

  1. Aversão ao pecado e não apenas por sua consequências (Salmo 119:104).
  2. Quebrantamento (Sl 34:18; 2 Coríntios 7:9,10).
  3. Confissão de pecados (Provérbios 28:13).
Por fim, o significado do arrependimento aponta para três estágios ou fases no processo de transformação.
  1. Metaneo = mudança de mentalidade (Mt 3:2; Mc 1:15).
  2. Metanolomai = mudança de coração (Mt 21:29, 32; Hebreus 7:21).
  3. Metanoia = mudança de mente (Rm 12:2).
O arrependimento é bastante lógico… Quando somos chamados ao exercício de deveres que relutamos em cumprir, nos convencemos facilmente de que tais deveres são cobrados de nós insensatamente. 

Portanto, sempre é proveitoso que tenhamos um mandamento de Deus compelindo nossa consciência, em qualquer dos casos. É verdadeiramente benéfico que Deus fale conosco de modo autoritário quanto a este assunto. Deus 
"...notifica aos homens que todos, em toda parte, se arrependam" (At 17:30, grifo acrescentado). 
A base da ordem é o fato de que todos os homens, onde quer que estejam, são pecadores. Nosso bendito Salvador não tinha pecado. Ele não podia e nem precisava se arrepender.

Com essa única exceção, desde a Queda, nunca existiu qualquer pessoa justa que não necessitasse de arrependimento. E ninguém é mais digno de compaixão do que os homens infelizes e iludidos que não vêem em seu coração nada do que se arrependerem.


A Deus toda glória.
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade.
E nem 1% religioso.
O uso correto da máscara não precisava ser obrigatório, por se tratar de uma proteção individual extensiva ao coletivo. É tudo uma questão não de obrigação, mas de consciência.
Respeite a etiqueta e o distanciamento sociais e evite aglomerações. A pandemia não passou, a guerra não acabou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário