Total de visualizações de página

quarta-feira, 12 de maio de 2021

PAPO RETO — O CONGELAMENTO DO AMOR

"Até quando, SENHOR, clamarei eu, e tu não me escutarás? Gritar-te-ei: 'Violência!' e não salvarás?" (Habacuque 1:2).
➊ Caso Henry Borel — padastro mata criança por espancamento, mãe sabe das agressões e se omite! 

Henry Borel Medeiros, de 4 anos, morava num apartamento na Barra da Tijuca (RJ), com a mãe, a professora Monique Medeiros, e o padrasto, o médico e vereador Dr. Jairinho, desde que o casal decidiu ficar junto, no fim do ano passado. 

O padrasto assassino, com histórico de psicopatia, era um defensor da família tradicional, considerado um "boa praça" por quem o conhecia e até recebido como "servo de Deus" em alguns círculos evangélicos.

❷  Caso Sol — O jovem Guilherme Alves Costa, 18 anos, que confessou ter matado a gamer Ingrid Sol (19), era tido como comportado e obediente à mãe. Considerado um "jovem pacato" e o "xodó" das sobrinhas pequenas, foi ele quem ajudou a mãe no período em que um de seus irmãos teve problemas com drogas. 

Ele também tentou ajudar o irmão, mas não teve jeito. Dois anos atrás, ocorreu uma tragédia. O rapaz teve uma overdose em casa e morreu na frente de Guilherme.

O episódio teria sido o gatilho para que o jovem perdesse a fé e se decepcionasse com a igreja. 

Antes de o irmão falecer, ele tinha até feito um curso de teologia de um ano. De lá para cá, ficou cada vez mais fechado, mas ainda dizia que seu melhor amigo era Deus.

➌ Caso Saudade — Fabiano Kipper Mai, 18 anos, um jovem com poucos amigos, introspectivo e fechado até mesmo com a família. Aluno do 3° ano do ensino médio, em uma escola pública de Santa Catarina. 

De acordo com seus professores, era um aluno normal, quieto, nunca teve problemas de disciplina. 

Ele tinha alguns registros de deficiência de aprendizagem, tinha certa dificuldade nisso. Mas nunca se percebeu nada mais que pudesse indicar a atrocidade cometida por ele na manhã do dia último dia 4, quando invadiu uma creche e assassinou brutalmente 5 pessoas.

As vítimas fatais foram a professora Keli Adriane Aniecevski, 30 anos; a agente educadora Mirla Amanda Renner Costa, 20 anos; além dos bebês Sarah Luiza Mahle Sehn, de um ano e sete meses; Anna Bela Fernandes de Barros, de um ano e oito meses; e Murilo Massing, de um ano e nove meses. 

Todas foram golpeadas até a morte por uma espada tipo ninja dentro da creche na manhã de terça-feira passada, dia 4.

➍ Caso Gael — A mãe do menino Gael de Freitas Nunes, de 3 anos, encontrado morto e com sinais de espancamento na última segunda-feira (11), em um apartamento na região da Bela Vista, área nobre de São Paulo, havia ficado indignada com o caso do menino Henry Borel, de 4 anos, morto em 8 de março, em um apartamento de luxo do Rio de Janeiro, em circunstâncias semelhantes. 

O menino Gael morreu com sinais de agressão na última segunda-feira (10). A mãe — que, de acordo com as investigações em curso, apresentava sinais de problemas mentais — foi presa em flagrante e é a principal suspeita pelo crime. O caso ocorreu na Alameda Joaquim Eugênio de Lima, na Bela Vista, durante o período da manhã. A Polícia Militar foi acionada por volta das 12h.
"A terra geme e pranteia, o Líbano se envergonha e se murcha, Sarom se tornou como um deserto, Basã e Carmelo foram sacudidos" (Isaías 33:9). 

O que está acontecendo?


Estamos vivendo dias em que a humanidade vive perplexa com o aquecimento global, violência, pandemias, desajuste familiar, crianças, adolescentes e jovens com comportamento fora do normal. 

Do outro lado os estudiosos das Sagradas Escrituras veem as profecias se cumprindo de forma nunca vista, no que diz respeito a volta de Jesus para buscar a Sua Igreja. 

Nestes últimos dias, a Igreja — e aqui me refiro ao organismo vivo e não à organização, à instituição, ao sistema religioso — tem de se mostrar sempre vigilante e alicerçada na Bíblia Sagrada para combater, eficazmente, as forças do mal que se levantam contra o evangelho de Cristo. 

Como sal da terra e luz do mundo conforme consta no evangelho segundo Mateus 5:13-16, é dever da Igreja através dos seus membros cumprir o seu papel de arauto do Reino de Deus neste mundo que se encontra cego, surdo e mudo.

A ação malévola do homem promove o aquecimento global que tanto prejudica o planeta tornando-o em um lixão, composto dos mais prejudicais resíduos orgânicos, comerciais, industriais, hospitalares e atômicos. Causando inclusive, escassez de água potável, luz, alimentação saudável para o consumo, bem como, ar puro para se respirar. 

Vemos as grandes metrópoles cobertas de fumaça, fuligem tóxicas e fogo por todos os cantos queimando de forma criminosa o restinho da vegetação que sobrevive às intempéries por entre as brechas das ressequidas erosões, desaparecendo com tudo que coopera para que os seres vivos consigam respirar. Em todas essas coisas entendemos o mover de Deus entre as nações do mundo advertindo os salvos que prestes está a volta do Senhor.

O esfriamento de muitos

"E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos se esfriará (...) Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora" (Mateus 24:12; Romanos 8:22).
A iniquidade da qual falaram alguns dos profetas, bem como, o próprio Senhor Jesus, e alguns dos Seus discípulos tem provocado um esfriamento avassalador até mesmo entre muitos que já foram fervorosos na Fé.

A maioria dos pregadores desconhecem a homilia de Jesus. Suas preleções constituem simplesmente em assuntos que nada têm a ver com o Reino de Deus. São voltados para as coisas materiais, desconhecem os dons espirituais, a doutrina dos evangelhos e o que é Fruto do Espírito. 

Santo e profanos se misturam comungando os mesmos costumes. As línguas estranhas, a cura divina, a profecia, as revelações da parte de Deus através da Sua Palavra não constam do sermonário desses pregadores, e nem as músicas dos hinários dos cantores, que se tornaram em efêmeros astros e estrelas da música gospel. Ressalvando, todavia as raras exceções.

Desprezaram a instituição do matrimônio, mas, acentuaram a sexualidade precoce e promiscua. Para a Igreja, a única esperança é a volta de Jesus e nada mais. A Igreja do Senhor tem testemunhado muitos casos de apostasia entre os santos. 

À medida que se aproxima a vinda de Jesus, o número de apóstatas aumenta preocupantemente. O evangelho da cruz, com o desafio de sofrer por Cristo (Filipenses 1:29), de renunciar ao pecado (Rm 8:13), de sacrificar-se pelo Reino de Deus e de renunciar a si mesmo, vem sofrendo constantes e impiedosos ataques (Mt 24:12; 2 Timóteo 3:1-5; 4:3). 

A Bíblia afirma que, nos dias que antecedem a manifestação do anticristo, ocorrerá uma grande onda de apostasias (2 Tessalonicenses 2:3,4). É hora de redobrar a vigilância.

Sensibilidade congelada


Não precisa ser crente para se indignar, ficar perplexo ou até mesmo revoltado ao se ter contato com esses tipos de ocorrências que listei na abertura deste artigo. Basta ainda ter um resquício de sensibilidade.

Mas, aí está o X da questão: onde foi parar a tal sensibilidade? Alguém sabe onde ela está? Alguém tem notícias dela? Alguém a viu?

A resposta está em Deus!


É certo que muitas vezes ficamos indignados pelas circunstâncias que estamos passando ou que presenciamos! 

Mas precisamos entender, compreender, aceitar e obedecer o tempo de Deus para as nossas vidas e necessidades, precisamos entender que Ele faz no momento certo, na hora exata, ainda que as vezes fiquemos indignados pela suposta  'demora', pois Ele só tem, como está no controle de todas as coisas! 

Precisamos sim, clamar e confiar que Ele escuta e no tempo certo salva e livra, pois a palavra de Deus nos garante que seu anjo acampa ao nosso redor e nos livra (Salmo 46)! 

Confiemos pois no Senhor! Esperemos no Senhor! Ele a seu tempo fará o que lhE apraz, contudo, não percamos a sensibilidade, pois mais que um aditivo emocional, ela é uma das ferramentas que nos levará a cumprir como Igreja nossos papéis de intercessores e pregadores da Palavra de Deus.

Conclusão

Tudo nos mostra


Em nada Jesus nos deixa viver às cegas, desorientados. Não, de jeito nenhum! Ele é a Luz do mundo. Como servos do Senhor, temos Luz. Não vivemos mais na escuridão, tateando aqui e ali em busca do que Jesus já nos deu de graça no Calvário. 

Nesses tempos trabalhosos, precisamos vigiar e orar com mais seriedade, com ais frequência e com mais sinceridade, para que não sejamos tragados pela onda de apostasia e insensibilidade espiritual. 

Somente com um profundo quebrantamento espiritual, e uma vida sempre renovada no Espírito (2 Co 4:16), poderemos estar em condições de aguardar a vinda de Jesus de modo santo e de conformidade com a sua Palavra.

Nessa redenção não veio e nem vem de baixo, da Terra, de promessas evasivas. Jesus mesmo disse em Lucas 21:28:
"Ora, quando essas coisas começarem a acontecer, olhai para cima e levantai a vossa cabeça, porque a vossa redenção está próxima."
Nossa redenção vem do céu, vem de Deus, vem por [através de] Jesus (At 4:12). Na verdade, nossa redenção já veio, através da graça que foi manifestada a todos, através do Filho do Homem, lá no Gólgota (Tito 2:11). Todos os que tiveram suas almas lavadas no sangue do Cordeiro já estão redimidos! Aleluia!

A Deus toda glória.
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade.
E nem 1% religioso.
O uso correto da máscara não precisava ser obrigatório, por se tratar de uma proteção individual extensiva ao coletivo. É tudo uma questão não de obrigação, mas de consciência.
Respeite a etiqueta e o distanciamento sociais e evite aglomerações. A pandemia não passou, a guerra não acabou.

2 comentários:

  1. amém... Mais um artigo super bacana e edificante, pastor Léo. abraços

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, pr. Alexandre, sempre uma honra tê-lo como seguidor aqui no blog e um enorme privilégio tê-lo como amigo já há tanto tempo. Um super abraço!

    ResponderExcluir