"Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular" (1 Coríntios 12:27).
O apóstolo Paulo, na sua primeira epístola aos Coríntios 12:12-31, nos afirma que, apesar da experiência salvífica ser única e individual, as nossas ações, a partir desse momento, devem ser coletivas, no mesmo corpo, a Igreja, sem distinção de valores pessoais no que diz respeito às nossas posses materiais e intelectuais.
O corpo a que Paulo se refere é o de Cristo, pois "não vivemos mais, mas Cristo vive em nós". Afirma ainda, em outra passagem, que Cristo é a pedra angular, o fundamento, o alicerce do corpo, isto é, da Igreja.
Seguindo esse raciocínio em Efésios 4:15,16, diz que Cristo é o cabeça da Igreja, portanto o mentor intelectual das nossas ações, não que sejamos manipulados por Cristo, e sim orientados a meditar dia e noite nos seus ensinamentos, os quais irão nos ajudar a desenvolver a nossa santificação.
Ao fazer uma analogia da Igreja como sendo o corpo de Cristo (Romanos 12:1-8; 1 Co 12:12-31; Ef 1:22,23; 4:1-16; Colossenses 1:24), o apóstolo Paulo nos trás muitos ensinamentos sobre como esse corpo deve ser funcional, ágil, ativo para que faça jus ao Cabeça que o conduz. Sobre o corpo humano, destacamos que:
- a) é constituído por membros distintos, mas totalmente integrados, interdependentes e inter-relacionados;
- b) o corpo é móvel, ou seja, tem mobilidade, é ativo, vivo, ágil.
Vou destacar aqui alguns órgãos do corpo humano que têm simbolismos proféticos bem relevantes.
1) Olhos - Joel 2:28
Faz uma referência profética à importância de mantermos nossa visão espiritual sempre no foco e no alvo certos: o Senhor (Hebreus 12:1,2). A visão é uma das formas que Deus pode usar para se revelar a uma pessoa.
2) Orelhas (ouvidos) - Levítico 8:22,23
Faz uma referência profética sobre a necessária importância de ouvirmos a orientação do Senhor. Está ligado ao princípio da obediência (João 10:1-4).
3) Lábios (fala) - Isaías 6:5-7
Faz uma referência profética à importância das palavras. As palavras são tão importantes que o próprio Deus, ao som de Sua voz, criou o universo. O crente deve ter uma "boca profética" (Jeremias 1:4-10; Lucas 5:1-6 cf. Tiago 3:1-12).
4) Mãos (obras) - Lv 8:23
Faz uma referência profética à autoridade, ao exercício do chamado ministerial:
- a) autoridade ➨ Moisés (Êxodo 17:8-13; Mt 9:27-29);
- b) exercício ministerial ➨ Mt 3:11,12.
5) Pés (direção) - Lv 8:23
Faz referência profética quanto ao andar na presença de Deus, expressando:
Reflexão
Infelizmente, não é isto que temos visto na Igreja. O fundamento não tem sido Cristo, e, sim, as curas, a prosperidade, os interesses pessoais, o crescimento numérico e, muitas vezes, o próprio líder da comunidade tem sido o fundamento.
Não é mais Cristo que nos orienta, não somos mais dependentes de Cristo, e, sim, detentores de poder para determinar o que queremos e como queremos. A soberania de Jesus é usurpada, a nossa relação com o Senhor passa a ser uma relação comercial, isto é, seremos submissos ao Deus Trino se em troca recebermos as bênçãos.
Conclusão
Somos realmente o corpo de Cristo, onde Ele é o fundamento, onde é Ele quem nos faz andar altaneiramente. Se Ele é o nosso cabeça, que nos ensina a andar pelos caminhos eternos, não nos pertencemos mais, somos raça eleita, separada, servos de um Deus que é soberano e a ele devemos toda honra e obediência.
É urgente o resgate da visão trina da Igreja, como povo, corpo e edifício, isto é, povo de Deus, corpo de Cristo e morada do Espírito Santo, onde Cristo é o fundamento e cabeça.
- Essa mensagem foi ministrada por mim em 14 de março de 2008.
A Deus toda glória.
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade.
E nem 1% religioso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário