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sexta-feira, 29 de novembro de 2019

A BÍBLIA COMO ELA É - ENTENDENDO ATOS 3:1-9: O DEUS QUE SURPREENDE

"E Pedro e João subiam juntos ao templo à hora da oração, a nona. E era trazido um homem que desde o ventre de sua mãe era coxo, o qual todos os dias punham à porta do templo, chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam. 
O qual, vendo a Pedro e a João que iam entrando no templo, pediu que lhe dessem uma esmola. E Pedro, com João, fitando os olhos nele, disse: 'Olha para nós'. E olhou para eles, esperando receber deles alguma coisa. E disse Pedro: 'Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda.' 
E, tomando-o pela mão direita, o levantou, e logo os seus pés e artelhos se firmaram. E, saltando ele, pôs-se em pé, e andou, e entrou com eles no templo, andando, e saltando, e louvando a Deus. E todo o povo o viu andar e louvar a Deus" (Atos 3:1-9).
Essa é uma passagem bastante conhecida das Escrituras. Acredito que você já tenha ouvido várias ministrações sendo feita sobre ela. Eu mesmo já tive a oportunidade de ministrá-la algumas vezes. Mas o que torna a Palavra de Deus um tesouro de inestimável riqueza é justamente a possibilidade que ela tem de se renovar e nos trazer revelações inéditas, mesmo em textos com os quais já estamos familiarizados. Hoje vou compartilhar com você uma revelação que o Senhor me trouxe sobre essa passagem.

O paradoxo do homem coxo na porta formosa


Junto à Porta Formosa do Templo ficava um homem todos os dias para pedir esmola. A Bíblia o cita o homem da Porta Formosa como um homem coxo. Esse homem tinha um problema na perna que o paralisara desde o seu nascimento. Ou seja, ele nunca andou. Era paralítico, não tinha condições de andar, de deambular, como os médicos dizem quando escrevem relatórios sobre os doentes que atendem.

Onde ficava a Porta Formosa?


Essa pergunta é bem difícil de responder. A Porta Formosa era uma das portas do Templo de Jerusalém mas não se sabe exatamente qual das portas do Templo era chamada "Formosa" naquela época, impossibilitando sua localização precisa. Isso ocorre porque faltam informações detalhadas sobre a área do Templo após a destruição de Jerusalém no ano 70 d.C.

O que se sabe é que no século 1 d.C., nos dias de Jesus e dos apóstolos, o Templo de Jerusalém, também conhecido como o Templo de Herodes, estava construído no meio de um grande pátio, chamado de Pátio dos Gentios.

Tudo formava um grande complexo, mas havia também uma muralha que separava esse pátio exterior da área central do Templo, que na verdade era o Templo propriamente dito. Numa possível crise, essa muralha fornecia uma proteção a essa área principal e transformava o Templo em uma fortaleza.

Assim, diante das dificuldades, os estudiosos apresentam pelo menos três possibilidades como alternativa para a localização da Porta Formosa. Vamos conhecê-las:
  1. A Porta Formosa seria a também chamada Porta de Susã, localizada na muralha externa a leste do Templo. A Porta de Susã ficava próxima ao Pórtico de Salomão, do lado de fora do Pátio dos Gentios.
  2. A Porta Formosa seria uma porta que dava acesso ao Pátio das Mulheres quando se estava vindo do Pátio dos Gentios, ficando então localizada a leste do Pátio das Mulheres na muralha interna.
  3. A Porta Formosa era uma porta localizada entre o Pátio das Mulheres e o Pátio dos Homens, portanto situada numa área ainda mais interior no Templo. Essa porta também é chamada de Porta de Nicanor, apesar da segunda opção apresentada acima também ser chamada pelo mesmo nome.
Das três possibilidades apresentadas, a menos provável é a última opção, pois a narrativa de Lucas relata que, após ser curado, o homem coxo acompanhou os apóstolos Pedro e João para dentro dos pátios do Templo (3:8).

Entre as opções 1 e 2, a segunda possui vantagem, e boa parte dos estudiosos entende então que a porta oriental é a Porta Formosa mencionada no livro de Atos.

O que é dizer que um homem é coxo?


O Dicionário Aurélio traz a informação de que coxo é o que coxeia. Diz ainda que se trata de um objeto a que se falta pé ou perna.

O Dicionário online Dício traz as seguintes definições:
  • Coxo (adjetivo substantivo masculino) — Que ou aquele que coxeia temporária ou permanentemente; (adjetivo) que apresenta uma extremidade mais curta que a outra ou a que falta uma perna ou pé (diz-se de objeto).O verbo coxear por sua vez traz a informação de que é andar firmando o passo mais de um lado que de outro, em decorrência de uma deficiência física.
  • Coxear (transitivo direto e intransitivo) —caminhar com dificuldade, apoiando-se com mais frequência em uma das pernas por defeito físico ou por qualquer lesão temporária; claudicar, mancar. Exemplo: "O homem coxeava visivelmente de um pé."; (intransitivo) [em sentido figurado ou figuradamente] — apresentar hesitação (diante de alguma coisa); hesitar, vacilar. Exemplo: "Na hora que ele tem um problema, coxeia."
  • Caxingar — Existe o verbo caxingar também, que significa coxear. Só que esse verbo fica por conta do brasileirismo, isto é, da linguagem brasileira que o poro inventa por aí. O ruim disso tudo é que coxear, mancar, capengar, caxingar e outros verbos que as pessoas inventam traz à mente da pessoa com algum tipo de deformidade a ideia de alguém que tem problema no corpo. Ou seja, na locomoção do corpo.
Muitas pessoas não aceitam isso e ficam tristes, afastadas da família, da sociedade e de todos os seus amigos.

A realidade dos deficientes físicos 


Em Roma as leis não eram favoráveis às pessoas que nasciam com deficiência, aos pais era permitido matar as crianças com deformidades físicas pela prática do afogamento ou abandonavam seus filhos em cestos no Rio Tibre, os sobreviventes eram explorados nas cidades ou passavam a fazer parte de circos para o entretenimento dos homens ricos.

Quando surgiu o cristianismo ainda no Império Romano a doutrina combateu, dentre outras práticas, a eliminação dos filhos nascidos com deficiência, nesse período é que surgiram os primeiros hospitais de caridade que abrigavam indigentes e pessoas com deficiências.

Atualmente o que se percebe é que mesmo com avanços significativos no que se referem a questões sociais, políticas e legais as pessoas portadoras de deficiência ainda continuam à margem da sociedade, sendo taxados como incapazes e improdutivos chamados por nomes pejorativos como: coitadinhos, pobrezinhos e tantos outros.

O homem da Porta Formosa


Pois bem, o homem que ficava à porta Formosa do templo para pedir esmola fazia isso porque não tinha condições de trabalhar.

Como não andava, ele era trazido para aquele lugar todos os dias, talvez por pessoas de sua família, a fim de que pedisse esmola aos que passavam para se sustentar.

A Bíblia não explica ao certo quem o trazia e nem se ele ganhava esmola o suficiente ou não. Só nos faz crer que ele era um homem de fé e que tinha desejo de ser curado. Caso contrário não daria atenção aos dois apóstolos de Jesus Cristo que se aproximaram dele. Entretanto, certamente quando Pedro e João pararam na frente dele, e ele pensou que lhe diriam dinheiro.

Contudo, ao contrário, Pedro e João lhe disseram:
— "Olhe para nós."
O homem olhou para eles esperando que lhe dessem algum dinheiro. Porém, o impetuoso Pedro lhe disse:
— "Não tenho prata nem ouro. Mas o que tenho, isto lhe dou."
Isto é, o apóstolo Pedro tinha a Palavra da cura, ensinada pelo Senhor Jesus Cristo e não titubeou em usá-la com a autoridade necessária à ocasião. Então, ele disse:
— "Em Nome de Jesus, o nazareno, levanta-te e anda."
É importante notarmos nessa passagem bíblica que Pedro ajuda o homem a se levantar. Ou seja, não aguarda que ele tome a decisão e levante-se por si próprio. Pois estende a mão ao homem e ele a segura. Assim, com a ajuda de Pedro se põe de pé. Isso revela a confiança que o apóstolo tinha na palavra por ele liberada.

Esse gesto também indica que se o homem não pegasse na mão de Pedro talvez não se levantaria. Ficaria sentado à porta Formosa até que a morte o levasse, acreditando que jamais seria curado. Ou seja, a lição que tiramos é que não basta apenas a palavra da fé, é preciso também a atitude da fé. Foi o que o apóstolo Tiago disse (2:14-26).

Pois bem, mas Lucas nos informa que ele se levantou e até saltou. Ainda, ao perceber que se firmava de pé, andou com naturalidade. Então, entrou no templo com Pedro e João não só andando mas saltando, e louvando a Deus.

O milagre "na" — não "da" — Porta Formosa


Esta emblemática passagem onde essa porta é nomeada como "Formosa" relata a cura desse homem coxo — mais um dos inúmeros personagens bíblicos cujo nome não é mencionado. A narrativa bíblica conta que Pedro e João estavam indo ao Templo na hora da oração, ou seja, às três horas da tarde, no meio da tarde.

Ali, junto a Porta Formosa, ficava este aleijado de nascença que pedia esmolas diariamente a quem passasse pelo local. 

Obviamente diante de uma porta tão valiosa, as palavras do apóstolo Pedro soam de forma bem apropriada, e também estabelece um contraste muito significativo. Infelizmente algumas pessoas na atualidade criam réplicas dessa porta, colocando-a num tipo de posição mística, quando na verdade, por mais valiosa que fosse, ela era apenas uma porta.

O paralítico possivelmente esteve ali naquela porta muitas vezes durante seus mais de 40 anos de invalidez, e ainda não havia recebido a cura (cf. At 4:22).

Isso significa que ele não foi curado porque estava na Porta Formosa, nem mesmo pelo nome "Formosa" que talvez fosse uma indicação de seu esplendor, mas foi curado pela fé no nome Jesus Cristo de Nazaré (3:6,16). Jesus, através da vida do apóstolo Pedro, foi quem restaurou aquele homem.

Conclusão


A história do homem coxo que pedia esmola na porta do templo mostra a postura de um homem que usava sua condição física para pedir dinheiro. A Bíblia diz que todos os dias pessoas o levavam ao tempo e o deixavam à porta, para que ali ele pedisse esmola e ganhasse, quem sabe?, o sustento da família.

Entendemos que esse homem trabalharia, se não estivesse doente. Certamente ele executaria tarefas com mais facilidade se fosse desprovido de enfermidade. Mas começou a pedir dinheiro. Talvez tivesse escolhido a porta do templo porque as pessoas que entram na igreja de Deus são mais propensas a dar esmolas.

Talvez esse homem nunca tivesse entrado no templo. Talvez os que os deixavam ali também não entrassem. Então, a atividade desse homem era ficar junto à porta e pedir esmolas. Será que esse homem não tinha fé? A Bíblia não explica isso.

O que a Bíblia explica, no entanto, é que ao Pedro dizer a ele: "Olhe para nós" — evidenciando que ele e João estavam na mesma sintonia de fé — , ele olhou. Devemos entender que ele poderia não ter olhado. Poderia ter dito simplesmente: 
— "Eu quero dinheiro e vocês pedem para olhar pra vocês? Por quê"? 
Mas o homem, em vez de contestar, olhou para eles. Logo, o homem demonstrou que tinha sim fé. Esse homem poderia ter dito: 
— "Mesmo que eu conseguisse levantar, não consigo andar". 
Pedro pegou na mão dele e o levantou. Ele poderia dizer a Pedro:
— "Não adianta pegar na minha mão, porque não consigo andar”. 
Porém, ele aceitou a mão amiga e forte de Pedro. Levantou-se, em Nome de Jesus, e andou.

A Bíblia diz ainda que ele entrou com Pedro e João no templo, coisa que nunca fazia antes disso. Esse homem aceitou a cura. Decidiu ser curado. Decidiu parar de receber esmolas e procurar um emprego ou trabalhar por conta própria.

A beleza impressionante dessa história é exatamente a mensagem que ela nos traz: 
  • aceitar a Palavra de Deus. Aceitar a cura divina. Acreditar quando alguém nos disser:
— "Em Nome de Jesus, o nazareno, levante e ande”. 
Amém!

A Deus, toda glória. 
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