Cavaleiros multiplicados na pós produção de "A Terra Prometida" (esq) e 'GoT" (dir) |
Não é novidade que após o mega sucesso da novela bíblica "Os Dez Mandamentos", que rendeu duas temporadas, uma versão para o cinema e um musical, a Rede Record tem investido cada vez mais em temas bíblicos para movimentar sua teledramaturgia.
Kalesi (Juliana Silveira) e Emilia Clarke (Daenerys Targaryen): parecidas? |
A novela "Os Dez Mandamentos" derrubou a "Babilônia" global que nem mesmo com sua "A Regra do Jogo" conseguiu fazer com a audiência voltasse a subir. Então, embalada pelo sucesso de "Os Dez Mandamentos", a Record seguiu a máxima que diz que "em time que está ganhando não se mexe", assim ela resolveu dar continuidade à saga dos hebreus e no dia 05 de julho estreou "A Terra Prometida".
Além da Bíblia
Clãs brigando por poder, lutas de espada, batalhas sangrentas, muralhas e até um gigante! Qualquer semelhança entre a nova atração da Record, "A Terra Prometida", com "Game of Thrones" não é mera coincidência. E bem que os cenários por onde Daenerys tem feito suas andanças parecem ter saído de algum filme bíblico, não é não? Pois, assim como "Os Dez Mandamentos", a novela que estreou há pouco mais de dois meses também tem muito deserto, figurino de couro e adornos dourados.
A trama se passa em Israel e vai mostrar a ascensão do reinado de Josué depois da morte de Moisés. E além de ser uma continuação de "Os Dez Mandamentos" - um tipo de terceira temporada -, mais uma vez, a Record não descarta transformar a novela em filme (seguindo a linha, em musical, linha de cosméticos e tudo o mais que se puder explorar).
A respeito das semelhanças entre o folhetim e a série da HBO, o próprio autor da trama, Renato Modesto, admitiu a "inspiração". Segundo ele "'Game of Thrones' foi uma entre muitas influências que naturalmente acontecem. Eu gosto muito de assistir a séries e a filmes, e essas influências são naturais. E eu gosto muito de 'Game of Thrones'", em entrevista ao Estadão.
Qualquer semelhança...
Palácios da novela (esq) e da série (dir): comparáveis? |
Uma das principais similaridades entre as tramas são os plots múltiplos. Enquanto em "Game of Thrones" temos as famílias (Stark, Lannister, Baratheon, etc.), em "A Terra Prometida" os clãs são chamados de tribos (conforme está na Bíblia). São elas: Efraim, Judá, Levi, Manassés, Benjamin, Naftali, Aser, Ruben, Dã, e outras, digamos, menos importantes. São 12 tribos no total! Resta saber se vai dar para acompanhar tanta trama paralela junta e misturada, né?
De início, Josué tem a missão de comandar todas as tribos de Israel até Canaã, a terra prometida. No caminho, eles precisam lidar com a cheia do rio Jordão (Mar Estreito?) e lutar contra inimigos poderosos, incluindo uma rainha chamada Kalesi (sim!), a "temida senhora das serpentes". A Muralha também estará lá, na primeira grande batalha do povo de Josué. Em Jericó, o pessoal se depara com duas muralhas altíssimas, que possuem quatro metros de grossura cada uma.
Além das batalhas contra os inimigos, também vão rolar intrigas internas, lógico. Um dos principais vilões da novela é Acã, que começa como aliado de Josué e acaba como traidor. E vai ter intriga até no principal plot romântico da trama! Lá pelas tantas, as irmãs Aruna e Samara se apaixonam por Josué, mas só Aruna é correspondida e Samara vai fazer de tudo para atrapalhar o amor dos dois.
Tal qual a Ygritte, de "GoT", Aruna é uma garota esperta que se destaca pela habilidade nas batalhas e por lutar ao lado dos homens.
Em "A Terra Prometida", há uma figura peculiar com papel crucial: a prostituta Raabe. De acordo com a Bíblia, ela ajudou dois espias enviados por Josué a Jericó e os protegeu dos capangas do rei. Josué se lembrou de Raabe quando invadiu a cidade, e poupou sua vida. Na tradição cristã, Raabe é considerada uma heroína da fé.
O bordel de "A Terra Prometida" (esq) e o bordel de "GoT" (direita): semelhantes? |
A novela conta mais detalhes da vida de Raabe. Ela trabalha em um bordel e, muito bem vestida, dança e sensualiza para os clientes. "Game of Thrones" também tem seu bordel, mas lá a nudez é livre e exibida sem pudor, algo inimaginável para a Record, emissora capitaneada por uma igreja evangélica. O jeito foi fazer um bordel mais, aham!, gospel.
Conclusão
Mas se tem uma coisa que difere "A Terra Prometida" de "Game of Thrones" é o trato com spoilers. A sinopse oficial da Record até já entrega o final da novela! Após algumas passagens de tempo, Josué terá vencido todas as batalhas e vai estar casado com Aruna. O encerramento da novela vai mostrar a morte dele, aos 110 anos. A princípio o folhetim terá 120 capítulos, mas, assim como aconteceu em "Os Dez Mandamentos", a trama pode se estender de acordo com a audiência.
Enfim, convenhamos, mesmo sendo recebida pelo público como a "Game of Thrones" brasileira, "A Terra Prometida", passa longe da série da HBO. O autor da trama, Renato Modesto, admite que se inspirou na saga dos Sete Reinos e colocou na produção uma sala que lembra a do Trono de Ferro, mas com um assento cenograficamente pobre, e uma rainha chamada de Kalesi, o que remete a Daenerys Targaryen, além de batalhas épicas e um bordel festivo. As comparações, no entanto, param por aí. Há uma distância de R$ 235 milhões entre "A Terra Prometida" e atual vencedora do Emmy, o Oscar da TV. Por isso, os fãs de "GoT", que piram com as comparações, podem ficar sossegados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário