"E disse Davi: Há ainda alguém que tenha ficado da casa de Saul, para que lhe faça benevolência por amor de Jônatas?
E havia um servo na casa de Saul cujo nome era Ziba; e o chamaram à presença de Davi. Disse-lhe o rei: És tu Ziba? E ele disse: Servo teu.
E disse o rei: Não há ainda alguém da casa de Saul para que eu use com ele da benevolência de Deus? Então disse Ziba ao rei: Ainda há um filho de Jônatas, aleijado de ambos os pés.
E disse-lhe o rei: Onde está? E disse Ziba ao rei: Eis que está em casa de Maquir, filho de Amiel, em Lo-Debar.
Então mandou o rei Davi, e o tomou da casa de Maquir, filho de Amiel, de Lo-Debar.
E Mefibosete, filho de Jônatas, o filho de Saul, veio a Davi, e se prostrou com o rosto por terra e inclinou-se; e disse Davi: Mefibosete! E ele disse: Eis aqui teu servo.
E disse-lhe Davi: Não temas, porque decerto usarei contigo de benevolência por amor de Jônatas, teu pai, e te restituirei todas as terras de Saul, teu pai, e tu sempre comerás pão à minha mesa." - 2 Samuel 9:1-7
Tem alguns personagens na Bíblia que me chamam a atenção e despertam meu interesse. Alguns não têm nem mesmo os nomes citados nos relatos bíblicos, outros até têm os nomes citados mas não são os personagens mais, digamos, "preferidos" pelos pregadores. Muitos, apesar da importância de suas participações no decurso da epopeia bíblica, são ignorados e/ou citados superficialmente pelos ministros da Palavra. Um dos personagens que muito despertou meu interesse em conhecê-lo melhor devido a sua excepcional história - que aponta para Jesus - é Mefibosete. E é sobre ele que eu falarei neste artigo.
Quem foi Mefibosete?
Mefibosete era neto do rei Saul. Era filho de Jônatas. Era membro da família real. Nasceu em berço de ouro. Cercado de riqueza, pompa e glória. Mefibosete tinha apenas 5 anos, quando começou a sua vida de fuga, medo, dor e humilhação (2 Sm 4:4). Mefibosete é um retrato do homem ferido, em fuga, caído em seu pecado.
Um homem que teve a vida marcada pela dor
- Perdeu a Graça Divina;
- Aos 5 anos a tragédia bate na sua porta;
- Sem pai, sem herança, fugitivo, seus dois pés quebrados;
- Sem reino, sem ortopedista, sem anestésico, sem futuro;
- Um homem sem esperança, havia perdido tudo.
Traumas de Mefibosete
O que é trauma?
A palavra trauma é oriunda do vocábulo grego e mantém um significado de ferida. Já no contexto psicológico o trauma é considerado como uma interferência forte o suficiente para não permitir que uma ação original aconteça, tendo assim a capacidade de mudar o rumo, o direcionamento da vida de uma pessoa, de forma que esta pessoa seja afastada por forças externas de seu projeto de vida.
A história de Mefibosete
A Bíblia narra em 2 Samuel a história de um homem chamado Mefibosete, filho de Jônatas, filho de Saul, um príncipe, homem de descendência real que quando criança é acometido por um acidente e se torna aleijado (2 Sm 4:1-4). Uma interferência forte começa então a mudar a história dele, o seu projeto de vida, tudo aquilo que seu pai tinha sonhado para ele.
[Contextualizando: O que tem te afastado da posição de príncipe? Uma queda (pecado), forças externas?]
Ele é o que podemos denominar 'o colecionador de traumas', toda a sua vida foi marcada por decepções, perdas irreparáveis, frustrações e angústias. O histórico de vida dele nos mostra que os traumas começaram na sua infância.
[Contextualizando: Quais são os traumas que insistimos em colecionar no porão da alma?]
O significado do nome Mefibosete
O primeiro nome dele tinha sido Meribe-baal (O senhor contende) mais por causa da semelhança ao deus dos cananeus, logo seu nome foi mudado para Ishboset (homem de vergonha) algum tempo depois surge Mefibosete (alguma coisa indigna/ exterminador da vergonha). O príncipe, herdeiro do trono, agora é um homem envergonhado, detentor de traumas, cheio de frustrações.
Os traumas da vida de um Príncipe
1] O trauma físico - 2 Sm 4 – O trauma físico sofrido por Mefibosete impedia que ele exercesse a posição de guerreiro, de valente. Geralmente todos os príncipes em Israel tinham que ir a guerra, empunhar suas espadas, defender o rei, Ele não conseguia, imagine a frustração de ver todos os seus irmãos irem à batalha vestidos com armaduras, e ele sozinho não poder ir. O trauma físico veio acompanhado de outra notícia bombástica, de uma dor terrível.
2] O trauma familiar - Imagine alguém chegando à porta de sua casa gritando: 'teu pai é morto e todos os seus filhos e sua casa', essa noticia chegou aos ouvidos dele, um novo trauma, uma dor ainda mais forte. Naquele momento passava a estar sem pai, sem irmãos sem ninguém. Perdera a identidade.
3] O trauma emocional - As dores físicas e familiares causaram nele uma dor emocional profunda, a ponto dele mesmo olhar para ele como um cão morto. Um dos mais inferiores tratamentos em Israel era ser chamado de cão ou cabeça de cão. Agora imagine a própria pessoa se autodenominar 'cão morto' (2 Sm 9:8). Ser chamado de cão morto dava a ideia de ser imprestável, miserável e sujo (2 Sm 16:9). O Senhor Jesus disse certa vez: vinde a mim todos os cansados e sobrecarregados e Eu vos aliviarei.
4] O trauma social - Em consequência do trauma físico e familiar Mefibosete é levado a um lugar denominado Lo-Debar (sem pasto / lugar do esquecimento / infrutífero / infértil) um lugar onde ovelha nenhuma poderia viver. Uma cidade destinada aos doentes, aos miseráveis, cegos leprosos enfim os emprestáveis. Foi no lugar do esquecimento, no meio deste cenário que Mefibosete viveu por quase vinte anos.
Veremos algumas características aproximadas de Lo-Debar:
A cama, como seu refúgio, o quarto escuro, como proteção;
O esquecimento, no lugar do pagamento de todo um trabalho;
- A humilhação e rejeição, no lugar do companheirísmo;
- O desprezo de outros, no lugar do carinho;
- O escarnecimento, como apoio;
- O descrédito, como verdade;
- O silêncio, como segurança;
- A impossibilidade e desesperança, em lugar do futuro.
Ele era um homem que tinha nascido para viver de tragédias, ou melhor, não viver. Ser esquecido é um dos piores sentimentos sociais que alguém pode sentir. Mas o Senhor não nos esqueceu. Em Lc 19:10 o pastor vai em busca da ovelha perdida, num lugar sem pasto, ou seja, em Lo-Debar. O rei Davi se lembrou da aliança que tinha feito com Jônatas. Jesus te lembra hoje da aliança feita com você. O posicionamento de Davi foi semelhante à ação de Jesus.
5] O trauma espiritual - Os complexos, feridas na alma causaram na vida de Mefibosete uma ideia de escravidão, ele perdeu a posição de príncipe, todos os bens de sua família, passando a ser escravo de seus traumas. Ele talvez tinha esquecido da ação de Deus, talvez este não se lembrava mais das vitórias que Deus tinha concedido ao seu pai Saul.
Ele era oprimido espiritualmente,e andava se arrastando sem fé alguma. Alguns homens de Deus, também, passaram por grandes crises e traumas, o próprio Davi nos salmos narra suas constantes aflições (Sl 57:6; Sl. 38:8; 69:29).
Diante de tudo isso, de todas as frustrações o Rei olha para um homem lançado ao chão, no meio da amargura e vê um príncipe, foi assim que Davi olhou para Mefibosete. A Bíblia ao narrar os milagres de Jesus diz que Ele fitava os olhos nas pessoas, fixava os olhos e dizia a tua fé te salvou. Deus não te vê como um derrotado, como um aleijado, mas sim como um príncipe. O próprio Davi tinha saído de um lugar de esquecimento e foi posto como príncipe.
A restauração de Mefibosete
A restauração começa em Jerusalém, Ele foi levado do lugar do esquecimento a uma terra de paz (Jerusalém) A restauração na sua vida pode começar com os princípios existentes na ação de Mefibosete:
- Mefibosete foi ao Rei como estava - A Bíblia narra à história de uma mulher sírio-fenícia que foi até Jesus e se humilhou na presença dele de maneira semelhante à ação dele.
- Mefibosete reconheceu sua situação - Para que haja restauração é necessário reconhecimento, confissão. Davi enquanto não reconheceu seu estado, seu pecado tinha os seus ossos envelhecidos (Sl 35:2). O povo de Israel precisou reconhecer sua situação de escravidão para que houvesse restituição
- Mefibosete estava cheio de temor - O temor no Senhor é fonte de sabedoria (Pv. 9:10). Precisamos entrar na sala do trono, diante do rei com temor (Sl 19:9). Assim, faziam os sacerdotes quando entravam no santo dos santos.
A partir do dia em que Mefibosete entrou na presença do rei, ele passou a comer pão continuamente na presença do REI, os seus termos de possessão foram restituídos, o homem que tinha perdido a posição de príncipe e se tornado escravo é novamente colocado como príncipe, como um dos filhos do Rei.
Conclusão
Até o momento nós só tínhamos visto Mefibosete como agente passivo da bênção divina. Ele herdou a dívida de honra com Davi, ele recebeu misericórdia, ele mudou-se para Jerusalém e passou a desfrutar das regalias da casa de Davi. Agora, no momento em que a sua fidelidade foi provada, ele mostrou que aprendera a ser grato e a reconhecer a vontade de Deus na provação.
Eis as verdadeiras lições que o coxo filho de Jônatas nos ensina: Ser firme e perseverante na provação (Provérbios 24:10), não compactuar com a injustiça (Salmo 1:1, 2), reconhecer que não merece a graça alcançada (Comparar 2 Samuel 19:28 com Efésios 2:5), e alegrar-se com a manifestação da vontade de Deus (comparar 2 Samuel 19:30 com Mateus 6:33).
Agora eu desafio os compositores a escreverem músicas contando essa parte da história de Mefibosete. Mostrar como é difícil tomar uma atitude correta diante da pressão mundana, após uma traição dolorosa e sem nenhum amigo por perto. Quero ver falar sobre amizades verdadeiras ou fidelidade à palavra empregada. Infelizmente são assuntos que estão cada vez mais longe de nossos púlpitos por que “não vendem”.
O nome do príncipe Mefibosete não consta na lista dos heróis da fé da carta aos Hebreus, mas essas palavras cabem perfeitamente ao seu exemplo de vida: “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não veem. Porque, por ela, os antigos alcançaram testemunho” (Hebreus 11.:1, 2 / Grifo meu).
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