"Quando ele abriu o sétimo selo, houve silêncio nos céus cerca de meia hora. Vi os sete anjos que se acham em pé diante de Deus; a eles foram dadas sete trombetas. Outro anjo, que trazia um incensário de ouro, aproximou-se e ficou em pé junto ao altar. A ele foi dado muito incenso para oferecer com as orações de todos os santos sobre o altar de ouro diante do trono. E da mão do anjo subiu diante de Deus a fumaça do incenso com as orações dos santos. Então o anjo pegou o incensário, encheu-o com fogo do altar e lançou-o sobre a terra; e houve trovões, vozes, relâmpagos e um terremoto" (Apocalipse 8:1-5).
Se tem um assunto que é um tanto quanto controverso no meio cristão, em todas as suas vertentes, é o que se refere ao altar. Algumas dessas controvérsias chegam ao cúmulo da heresia, quando fogem completamente dos ensinamentos bíblicos sobre o tema.
Tem gente, não pouca, que comete o pecado da adoração não no, mas do altar. Isso mesmo, tratam o altar como se ele fosse um deus. Só pra começar a, como dizem, "quebrar os biscoitos" da crença religiosa, o que se tem nas congregações hoje, não são altares e sim púlpitos! São a mesma coisa? Claro que não! Vejamos:
- Altar — no original hebraico mizbe'ah (de uma palavra que significa "matar, um lugar elevado onde era feito um sacrifício").
- Púlpito — O púlpito é uma plataforma elevada, localizada lateralmente na igreja, onde o sacerdote ou orador faz os seus discursos aos fiéis. A palavra púlpito vem do latim pulpitum, que significa "palco" ou "plataforma". Nas igrejas cristãs o púlpito, geralmente é uma estrutura autônoma ou adossada a uma coluna, feita em vários materiais e de forma normalmente poligonal. Serve para o pregador se dirigir à assembleia de fiéis reunida na congregação.
Viram? A diferença não é abissal só na etmologia das palavras, mas em seus significados, propósitos e essências.
ALTAR | hb. מִזבֵַּח - (mizbeach)
O Altar no Grego >>> θνσισστήριογ = Thusiasterion
O altar era um local sagrado onde os sacrifícios eram oferecidos a Deus como forma de adoração e expiação de pecados. O altar é mencionado em várias passagens bíblicas — tanto no Antigo, quanto no Novo Testamento — como um lugar de encontro com o divino e de reconhecimento da presença e do poder de Deus na vida do povo.
É também visto como um símbolo de entrega, sacrifício e consagração a Deus, representando a aliança e comunhão entre Deus e seu povo. A importância do altar na história bíblica é evidenciada pela sua presença em diversos relatos de eventos significativos da fé judaico-cristã.
Thusiastérion, é a transliteração do grego, tem o significado de
"um lugar de sacrifício; um altar, sacrificar",
segundo o Dicionário Grego do Novo Testamento de Strong. A ocorrência de thusiastérion ou altar, nos escritos gregos do Evangelho é de 23 vezes.
Em hebraico, a palavra altar significa "lugar de matança". Em grego, significa "lugar de sacrifício". Em latim, vem de altare, de altus, que significa "plataforma elevada". Entendido os significados do termo, vamos ao que nos diz a Bíblia.
O primeiro altar hebraico que encontramos na história bíblica foi construído por Noé depois que ele saiu da arca (Gênesis 8:20).
Está escrito!
O primeiro altar hebraico que encontramos na história bíblica foi construído por Noé depois que ele saiu da arca (Gênesis 8:20).
A Bíblia nos diz mais: os primeiros homens fizeram sacrifícios de animais e oferecimentos de frutos a Deus Criador sobre altares. Com o passar do tempo, como vemos no livro Levítico, o povo de Israel oferecia cordeiros e outros animais como sacrifícios a Deus, como forma de reconhecer a sua divindade e expiação pelos pecados.
- Em outras culturas (pagãs), no Altar se sacrificavam crianças em homenagem ao seus deuses (Moloque). No "'cristianismo católico" no altar consagram-se hóstias e elementos eucarísticos.
- No "cristianismo evangélico" eles chamam púlpito de altar, oferecem todo tipo de objetos e dinheiro como "sacrifício" a Deus. Lá apresentam recém nascidos, e colocam objetos para serem consagrados pois para eles o altar é santo.
Fazendo um comparativo, a ideia de altar é a mesma! Como discípulos sabemos que os sacrifícios da Antiga Lei eram uma prefiguração do sacrifício de Cristo Jesus no altar da cruz. Na Nova e Eterna Aliança, Cristo se fez sacrifício, reconciliou definitivamente o homem com Deus, ao oferecer-se em sacrifício.
Portanto não existe mais Altar físico na nova aliança, nosso altar é nosso coração, qualquer outra coisa praticada e chamada de ALTAR É HERESIA!
"Mas, se não credes nos seus escritos, como crereis nas minhas palavras?" (João 5:47).
Vamos refletir?
Um altar é qualquer estrutura sobre a qual são feitas ofertas, como sacrifícios, para fins religiosos. Geralmente era uma plataforma elevada com uma superfície plana. Há mais de quatrocentas referências a altares na Bíblia. A palavra altar, como já vimos, é usada pela primeira vez em Gênesis 8:20, quando Noé construiu um altar para o Senhor depois de sair da arca. No entanto, a ideia já estava presente em Gênesis 4:3,4, quando Caim e Abel trouxeram seus sacrifícios ao Senhor. Eles provavelmente apresentaram suas ofertas em algum tipo de altar, embora a palavra altar não seja usada nessa passagem.
Um altar sempre representou um local de consagração. Antes de Deus dar Sua Lei a Moisés, os homens faziam altares onde quer que estivessem, com qualquer material disponível. Um altar era geralmente construído para comemorar um encontro com Deus que teve um impacto profundo sobre alguém.
Abrão (Gn 12:7), Isaque (26:24,25), Jacó (35:3), Davi (1 Crônicas 21:26) e Gideão (Juízes 6:24) construíram altares e adoraram depois de terem um encontro único com Deus. Um altar geralmente representava o desejo de uma pessoa de se consagrar totalmente ao Senhor. Deus havia trabalhado na vida de uma pessoa de tal forma que ela desejava criar algo tangível para memorializar esse fato.
Durante os tempos de rebelião e idolatria de Israel, os altares do Senhor caíram em ruínas. O profeta Elias, ao confrontar os profetas de Baal no Monte Carmelo,
"reparou o altar do Senhor, que havia sido derrubado" (1 Reis 18:30).
A restauração do altar por Elias foi significativa, dado o paganismo desenfreado de sua época.
Além disso, apesar do fato de viver em um reino dividido, o profeta simbolizou a unidade do povo de Deus em sua construção:
"Ele pegou doze pedras, conforme o número das tribos dos filhos de Jacó, ao qual viera a palavra do SENHOR, dizendo: Israel será o teu nome; e com as pedras edificou o altar em nome do SENHOR. Depois, fez em redor do altar uma cova, onde se podia semear duas medidas de semente" (1 Reis 18:31,32).
Foi sobre esse altar reconstruído que Deus fez chover fogo e envergonhou os adoradores de Baal (versículos 38,39).
Às vezes, o próprio Deus ordenava a construção de um altar depois de ter libertado alguém de forma milagrosa (Deuteronômio 27:4-7; Êxodo 30:1). Esse altar seria um memorial para ajudar as gerações futuras a se lembrarem das obras poderosas do Senhor. Como a expiação é obra de Deus, a Lei especificava que um altar feito de pedras deveria ser feito com pedras naturais, não cortadas,
"pois, se usares o teu cinzel nele, tu o profanarás" (Êx 20:25).
Quando Deus deu instruções para o tabernáculo, Ele também deu instruções detalhadas sobre o tipo de altar que o pátio deveria conter (27:1-8). Nesse altar, o povo fazia os sacrifícios que Deus aceitava como expiação por seus pecados.
Ele deveria ter quatro saliências semelhantes a chifres, uma em cada canto. Tinha de ser grande o suficiente para conter sacrifícios de touros, ovelhas e cabras. No templo que Salomão construiu, o altar era feito de ouro puro (1 Rs 7:48).
No sentido mais amplo, um altar é simplesmente um local designado onde uma pessoa se consagra a alguém ou a alguma coisa. Alguns cristãos criam seus próprios "altares" para adoração pessoal como lembretes visíveis de Romanos 12:1, que diz para que
"...apresenteis o vosso corpo como sacrifício vivo...".
O CORAÇÃO
Todo coração humano tem um altar invisível onde se trava a guerra entre a carne e o espírito. Quando entregamos áreas de nossa vida ao controle do Espírito Santo, estamos, na verdade, colocando essa área no altar diante de Deus.
Pode ser útil visualizar o altar de Abraão, onde ele ofereceu seu filho Isaque ao Senhor (Gn 22:9). Podemos perguntar ao Senhor quais áreas de nossa vida Ele está exigindo que ofereçamos a Ele.
Portanto, podemos simbolicamente colocar isso no altar e abrir mão. Não precisamos de uma superfície plana; podemos entregar nossa vida a Deus no altar de nosso coração a qualquer momento.
Conclusão
Jesus Cristo é o significado do Altar do Holocausto
Mas o altar do holocausto, e os sacrifícios oferecidos nele, simplesmente prefiguravam o holocausto perfeito e definitivo que Deus providenciaria para resolver o problema do pecado. Ao interpretar o Salmo 40, o escritor de Hebreus escreve sobre como Deus não se deleitou com holocaustos e ofertas pelo pecado (10:5-8).
Então ele aponta para a obediência de Cristo em cumprir o propósito imutável de Deus, quando no Calvário Ele expiou o pecado de seu povo através do sacrifício de seu próprio corpo. Os sacrifícios no altar do holocausto eram oferecidos dia após dia pelos sacerdotes, mas jamais puderem remover permanentemente os pecados.
Porém, Jesus ofereceu, para sempre, um único sacrifício pelos pecados, e agora está exaltado à destra de Deus. Ele redimiu, purificou e justificou, de uma vez por todas, todos aqueles que estão unidos com Ele pela fé. Estes, e somente estes, através do altar do holocausto de Cristo onde seu sangue foi derramado, podem se aproximar de Deus com confiança (10:9-22).
Pense nisso!
Para contextualizar, vejamos:
- Jesus é comparado a um cordeiro imaculado em (1 Pedro 1:18,19) e a um cordeiro morto em (Apocalipse 5:6).
- Isaque, que provavelmente era um jovem na época de seu sacrifício, agiu em obediência a seu pai (Gn 22:9); antes de Seu sacrifício, Jesus orou:
"Meu Pai, se possível, passe de mim este cálice! Todavia, não seja como eu quero, e sim como tu queres" (Mateus 26:39). Isaque ressuscitou figurativamente, e Jesus na realidade:
"porque considerou que Deus era poderoso até para ressuscitá-lo dentre os mortos, de onde também, figuradamente, o recobrou" (Hb 11:19);
Jesus "foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras" (1 Coríntios 15:4).
Muitos séculos depois da ordem de Deus para Abraão sacrificar Isaque, Jesus disse:
"Abraão, vosso pai, alegrou-se por ver o meu dia, viu-o e regozijou-se" (Jo 8:56).
Esta é uma referência à alegria de Abraão ao ver o carneiro preso no matagal em (Gênesis 22). Esse carneiro foi o substituto que salvaria a vida de Isaque. Ver aquele carneiro era, em essência, ver o dia de Cristo, o Substituto de todos nós.
O altar do sacrifício do Antigo Testamento prenunciava CRISTO e o seu sacrifício perfeito e definitivo. Ele é o holocausto final que conduz os pecadores à presença de Deus (Hb 10:19,20).
A figura do altar como lugar de comunhão foi cumprida plenamente em Cristo. Por causa de Sua obra redentora, os remidos são feitos reis e sacerdotes para Deus (Ap 5:10; 1 Pd 2:9). Agora, a vida do crente é o altar de Deus, ou seja, por meio de Cristo, através do Espírito, o próprio Deus habita no crente. A Bíblia diz que somos o templo do Espírito Santo (1 Co 6:19).
Então o nosso altar de adoração deve estar sempre renovado. Ele deve estar sempre queimando com a presença purificadora, santificadora, vivificadora, iluminadora e orientadora do Espírito Santo (1 Tessalonicenses 5:19). O sacrifício expiatório final já foi feito por Cristo, e pelos méritos dele resta-nos somente oferecer nossa vida como sacrifício vivo de gratidão ao Senhor (Rm 12:1).
"Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em SACRIFÍCIO VIVO, SANTO E AGRADÁVEL A DEUS, que é o vosso culto racional".
"Porque é impossível que o sangue dos touros e dos bodes tire os pecados. Por isso, entrando no mundo, diz: Sacrifício e oferta não quiseste, mas corpo me preparaste; Holocaustos e oblações pelo pecado não te agradaram. Então disse: Eis aqui venho (no princípio do livro está escrito de mim), para fazer, ó Deus, a tua vontade. Como acima diz: Sacrifício e oferta, e holocaustos e oblações pelo pecado não quiseste, nem te agradaram (os quais se oferecem segundo a lei)" (Hb 10:4-8).
"Mas vós sois a geração eleita, O SACERDÓCIO REAL, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz" (1 Pd 2:9).
- Todas as referências bíblicas supracitadas são da versão Almeida Corrigida Fiel (ACF).
Sobre o tema altar, acho que o assunto está encerrado, né? Ou tens algo a contrapor? Se sim ou se não, tenha liberdade de manifestar-se nos comentários.
[Fonte: Apologeta, texto original, acessado em 26/09/2024; Pregações e Estudos Bíblicos; texto original por Israel Reis]
Ao Deus Perfeito Criador, toda glória.
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade.
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E nem 1% religioso.
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