Total de visualizações de página

sábado, 24 de dezembro de 2022

BÍBLIA ABERTA — ESPECIAL: APRENDIZADOS COM O LIVRO DE NEEMIAS

"Para que todos vejam, e saibam, e considerem, e juntamente entendam que a mão do Senhor fez isto, e o Santo de Israel o criou" (Isaías 41:20).
Para o encerramento deste ano (2022), aceitando o convite de um grande amigo de longa jornada, o pastor Luiz Carlos de Assis, entrei em um projeto de oração e estudo bíblico, por ele denominado como "Propósito de Neemias", quando ao longo de todo o mês de dezembro, nos propomos a debruçar na leitura desse revelador livro bíblico, registrado no Antigo Testamento.

Os resultados espirituais desse propósito bastante desafiador, não poderia ser mais gratificante, edificante e agregador. Através da releitura e estudo do livro de Neemias, houve mais uma comprovação do quanto a Palavra de Deus se renova e tão atemporal em sua essência e seus ensinamentos.

Por que devemos estudar o livro de Neemias?


Ninguém passa pela vida sem que, em algum momento, tenha algo perdido ou destruído. Nenhum ser humano está imune às perdas, e muitos sofrem com isso. Outros se conformam, e muitos correm atrás da reconstrução do que se perdeu. Ao longo da vida, a gente tem sonhos destruídos e, muitas vezes, nem acreditamos que eles possam ser reconstruídos. Contudo, servimos a um Deus das reconstruções e dos recomeços.

Vejamos a história de Neemias, que servia como copeiro do rei, em Susã. Ele vivia preocupado com as ameaças ao rei, posto que também exercia os cargos de primeiro-ministro e mestre de cerimônias. Era um homem de inteira confiança do monarca e vivia num lugar de fartura, luxo e riqueza. 

Mas, um dia, Neemias ouviu que Jerusalém tivera seus muros derrubados e suas portas queimadas. E ele não permaneceu prostrado, mas se levantou e se dispôs a mudar a situação. No seu coração nascera o sonho de restaurar sua cidade e trazer de volta a alegria para Jerusalém. Queria reconstruir os muros que foram derrubados e deixar a cidade protegida. 

Neemias não se intimidou com a aparente destruição de Jerusalém, porque tinha uma visão de uma cidade reconstruída e sonhava com o cumprimento das profecias do Senhor com relação a Israel. Temos que aprender com Neemias a levantar nossa vida das ruínas, principalmente pagando um preço por meio da oração e do jejum. 

Como Neemias, precisamos focar nossos pensamentos na grandeza de Deus, reconhecendo sua soberania e majestade. É preciso também amar aquilo que foi destruído, para que tenhamos força para lutar para sua reconstrução, seja um casamento, um relacionamento quebrado, uma amizade que se partiu. Todas as coisas são passíveis de reconstrução. Basta que tenhamos disposição para reconstruir.

A exemplo de Neemias, que mesmo tendo enfrentado aparentes impossibilidades, confiou em Deus, também precisamos depositar uma confiança sem limites naquele que é maior do que todos os inimigos que tentam destruir nossos sonhos, nossos projetos. 

Nossa confiança no Senhor vai nos ajudar a preservar a objetividade e vencer os nossos temores, além de dar-nos força para reconstruir tudo que, porventura, foi destruído em nossa vida. A confiança que Neemias teve em Deus o capacitou — mesmo apesar da forte oposição — a reconstruir os muros da sua cidade amada em menos de dois meses e, assim, mudar a história de toda uma nação.

Quem foi Neemias?

Contexto histórico


Neemias era filho de Hecalias (1:1) e fazia parte da geração de descendentes daqueles que foram levados para a Babilônia pelo rei Nabucodonosor. Após a queda do Império Babilônico diante do Medo-Persa, Neemias aparece na narrativa bíblica com notoriedade.
O nome Neemias significa "o Senhor consolou". O fato de o texto bíblico não fazer nenhuma menção sobre a esposa ou filhos de Neemias, muitos intérpretes sugerem que ele possa ter sido um eunuco, porém não há nada conclusivo sobre isso.
Na corte persa, Neemias possuía um cargo muito importante e de grande responsabilidade, pois ele era o copeiro pessoal do rei persa Artaxerxes I (✩465/✞424 a.C.). Isso fazia dele um membro da corte real que possuía grande influência e prestígio devido a sua proximidade com o rei e a confiança que ele desfrutava, já que seu trabalho não envolvia apenas escolher o vinho do rei  (2:1), mas evitar que ele fosse envenenado.

Perfil espiritual


O perfil espiritual de Neemias, revela que ele foi um dos maiores líderes, estrategistas e acima de tudo Servo de Deus. Homem de grande significado para o povo de Deus. 

Neemias foi um homem de caráter. Ele é descrito como uma pessoa de oração (2:4; 4:4,9; 5:19; 6:9,14; 13:14,22,29,31) e Deus abençoou seu trabalho poderosamente. Ele era um líder talentoso e carismático, que expressava um patriotismo inspirador.

Neemias era íntegro, rígido com relação à justiça e demonstrava grande humildade, bondade e piedade. Ele possuía uma fé verdadeira no Deus de Israel, e era especialmente comprometido com o zelo pelo culto ao Senhor.

Diante de tantas afrontas e perseguições, é inegável que Neemias foi um homem determinado, concentrado, dedicado e persistente. Por ser um líder-nato, ele conseguiu transmitir tais características a ponto de formar um grupo que, juntamente com ele, não desistiu da obra que deveria ser realizada.

Com base na história de Neemias, percebemos que ele era uma pessoa de ação, e, impulsionado por sua fé, ele não ficava apenas esperando que algo sobrenatural acontecesse, antes, se esforçava para fazer o que tinha que ser feito. 

Quando estudamos sobre quem foi Neemias, certamente podemos enxergar que ele foi um homem de Deus, levantado estrategicamente no momento certo, para cumprir a tarefa que lhe foi comissionada.

O que podemos aprender com Neemias para os dias de Hoje?

  • 1. Compaixão para com os irmãos

Sabendo que os restantes, que ficaram do cativeiro, lá na província estavam em grande miséria e desprezo e que o muro de Jerusalém estava quebrado e as suas portas queimadas a fogo, Neemias ficou triste o que transpareceu ao Rei que ofereceu-lhe ajuda. Neemias 2:7,8 Nemias se comoveu e teve compaixão para com os seus. Sentimento que precisa ser cultivado hoje.

  • 2. Dedicação de Neemias ao seu propósito

A vida de Neemias vai ser dedicada as muralhas de Jerusalém. O restabelecimento das as portas de jerusalém e seus significados para o seu povo.

Para tanto inicia uma campanha que revela as caracteristicas de Neemias como Líder na construção dos muros de Jerusalém com destaques para sua perseverança, planejamento e compromisso.

Em resposta aos opositores disse que Deus o faria prosperar (2:20). Hoje precisamos levantar lideranças dedicadas à obra do Senhor

  • 3. Neemias trabalhou na obra

Em Neemias 3 encontramos um grande relato sobre as 12 portas reparadas por Neemias. Já em Neemias 4 observa-se seus maiores opositores Sambalate e Tobias o que Levou Neemias a estabelecer guardas durante a obra.

Neemias 6 marca o fim da Obra mesmo diante de todas as investidas dos inimigos: Em 52 dias de Neemias reconstruiu os muros (v. 15).

  • 4. As estratégias de Neemias

Qualquer estudo sobre Neemias ou explicação do livro de Neemias, seja resumo ou um texto mais completo, trará as imagens de Neemias como um dos maiores estrategistas da Bíblia. As lições da vida e liderança são proeminentes no livro de Neemias.

A mensagem de Neemias para nós é de que podemos construir muralhas como ele construiu o muro de Jerusalém, concluindo-o em 7:1. Não adianta querer fazer uma obra sem ter um plano ou uma estratégia, não vai concluir.

  • 5. Neemias não perde tempo com os inimigos

Com a dissipação dos inimigos (Neemias 4:15) Ele informa que estava fazendo uma grande obra, de modo que não poderia parar (6:3).

Assim Neemias cumpre sua missão com compromisso, dedicação e com a ajuda de Deus.

Conclusão

Aplicação prática e contextual


Neemias era um homem de oração e orou fervorosamente pelo seu povo (v.1). Sua intercessão zelosa pelo povo de Deus prefigura o nosso grande intercessor, Jesus Cristo, que orou fervorosamente pelo Seu povo em Sua oração sacerdotal de João 17. Ambos Neemias e Jesus tinham um amor ardente pelo povo de Deus que eles derramavam em oração, intercedendo por eles diante do trono.

Neemias liderou os israelitas a um grande respeito e amor pelo texto da Escritura. Neemias, por causa de seu amor por Deus e seu desejo de ver Deus honrado e glorificado, conduziu os israelitas à fé e obediência que o Senhor havia desejado para eles por tanto tempo. 

Da mesma forma, os Cristãos devem amar e respeitar as verdades da Escritura, memorizá-la, nela meditar de dia e de noite e dela depender para o cumprimento de todas as necessidades espirituais. 

Segundo Timóteo 3:16 nos diz: 
"Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra." 
Se quisermos ter a mesma experiência do renascimento espiritual que os israelitas (Ne 8:1-8), devemos começar com a Palavra de Deus.

Cada um de nós deve ter compaixão genuína por outras pessoas que estão sofrendo com dor espiritual ou física. Sentir compaixão, no entanto, e não fazer nada para ajudar não tem fundamento bíblico. 

Às vezes pode ser necessário abrir mão do nosso próprio conforto a fim de ministrar corretamente aos outros. Temos que acreditar totalmente em uma causa antes de darmos do nosso tempo ou dinheiro com o coração correto. Quando permitimos que Deus ministre através de nós, até os incrédulos saberão que a obra é de Deus. 

Aprendemos com o livro de Neemias um exemplo de vida que revela a liderança de um homem temente a Deus cuja oração e desejo foi não somente a reconstrução dos muros e restauração das doze portas de Jerusalém, mas, uma restauração espiritual do povo caído, através de um genuino reavivamento.

[Fonte: Estudo Bíblico Online, por Ronaldo G. Silva. Professor de Homilética e Teologia do Antigo Testamento. Pós-Graduado em Educação pela UFF; Estilo Adoração, por Daniel Conegero; Um Só Corpo]

Ao Deus Perfeito Criador, toda glória.
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade.
E nem 1% religioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário