Total de visualizações de página

segunda-feira, 20 de junho de 2022

HIPER GRAÇA E TEOLOGIA COACHING: "NOVIDADES" ATRAENTES NA SUBCULTURA GOSPEL

"E Ele mesmo [DEUS] deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente" (Efésios 4:11-14).
Dois movimentos relativamente novos têm preocupado pastores e líderes americanos, pois está se espalhando rapidamente por outros países e, como não podia ser diferente, já chegaram com força aqui no Brasil. Chamados de "Hiper Graça" e "Teologia Coaching", seus ensinamentos se baseiam — e se fundem —, respectivamente, em uma visão de que Deus não pune ninguém e que o homem está no centro de tudo. Provavelmente influenciados pela exigência quase onipresente para que as pessoas sejam "politicamente corretas", muitos de seus ensinamentos confrontam diretamente a Bíblia. É o que veremos no texto deste artigo.

Sintetizando os conceitos


Os Estados Unidos são responsáveis pela produção da maior parte da teologia consumida e ensinada no mundo todo. Desde os movimentos missionários dos séculos 19 e 20, que levaram o evangelho por todo o mundo, até as mais novas heresias e modismos do mundo gospel.

O movimento da Hiper Graça muito presente propõe uma "nova descoberta teológica", com a ideia de uma visão libertária e tem se propagado rapidamente no cenário evangélico.

Esse mesmo conceito encontramos no antinomianismo, em que a lei do Antigo Testamento fora abolida, e que não vivemos mais debaixo do jugo da lei, nesse contexto a lei sempre é vista como algo ruim.

Sendo assim podemos viver do modo que desejamos pois Cristo nos tornou livres, com a lei abolida o Antigo Testamento só serve como reflexão de como a antiga aliança era falha, agora vivemos tudo pela graça, afinal tudo pode segundo a hiper graça.

Nada é tão, nada é tão velho...

Homem é o centro


Tanto na hiper graça quanto na teologia coaching, as mensagens são focadas nas necessidades humanas, são emocionais e totalmente humanistas. O que nos leva a pensar nas ideologias renascentistas onde colocava o homem como centro do universo, esse mesmo antropocentrismo é muito comum nas igrejas evangélicas brasileiras.

Junto a teologia do coaching casa perfeitamente a ideia de que o homem é capaz, de que as respostas estão na capacidade humana.

Para os críticos, tais movimentos são uma "evolução" de uma igreja que nas últimas décadas tem presenciado um declínio na doutrina e pregação bíblica. Paulatinamente, a teologia da lugar à terapia motivacional nos púlpitos. De outro lado, a busca pela prosperidade minou alguns dos fundamentos onde o cristianismo se sustentou por séculos.

Com isso, muitas igrejas e pregadores se recusam a combater o pecado. Raramente se menciona a necessidade de arrependimento ou nem se fala sobre temas como inferno e julgamento. Muitas dessas igrejas permitem que seus líderes vivam sem se preocupar em prestar contas, mesmo que claramente estejam distantes do que se esperaria deles.

Ponto de fusão


Tanto o movimento da hiper graça quanto o da teologia coaching seria uma versão atualizada da antiga heresia conhecida como antinomianismo (em grego, anti significa "contra" e nomos , "lei"). 

Trata-se da crença que a lei moral do Antigo Testamento foi totalmente abolida. Como vivemos depois da vinda de Cristo, podemos viver do jeito que queremos, pois já não estamos debaixo da Lei, mas debaixo da graça. 

Assim, resta ler, quando muito, o Antigo Testamento apenas metáforas, tipos e símbolos sobre a vinda de Cristo. O Novo Testamento acaba com a Lei do Antigo Testamento, por isso tudo é graça!

Ideias como palavras proféticas, busca pelo Espírito Santo, batalha espiritual, ou ouvir a voz de Deus são propositalmente ignoradas e muitas vezes ridicularizadas. Para os teólogos e pastores que estão alertando sobre esse movimento, ele pode colocar em risco o futuro do cristianismo e enganar milhares de pessoas.

Obviamente os líderes que integram esses movimentos não admitirão que pertencem a ele. Afinal, não se trata de movimentos organizados, mas suas existências e influências têm crescido através de literatura cristã que enfatiza o sucesso pessoal e eclesiástico. Possivelmente não usam o termo e dirão que chegaram a essas conclusões sozinhos.

Vejamos as afirmações dos propagadores dessas "doutrinas"

"Do evangelho Jesus é o centro, mas do coração de Jesus você é o centro." Deive Leonardo

O que diz a Bíblia

  • Jesus Cristo é o Centro — 
"Pois nEle foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por Ele e para Ele. Ele é antes de todas as coisas, e nele tudo subsiste" (Colossenses 1:16,17).

O homem tem o controle das decisões de Deus


Como o homem é o centro dessa ideia herege, ele tem o poder de controlar as decisões de Deus, de que ele é capaz de alguma forma barganhar e conseguir mudar uma decisão daquele que é todo soberano.
"Ele planeja coisas para sua vida e, de diversas formas, inclusive pelas suas decisões, você pode apagar o que ele escreveu para você." Tiago Brunet

O que diz a Bíblia

  • Deus faz segundo sua vontade e soberania — 
"Desde o início faço conhecido o fim, desde tempos remotos, o que ainda virá. Digo: Meu propósito ficará de pé, e farei tudo o que me agrada" (Isaías 46:10).

"O Senhor estabeleceu o seu trono nos céus, e como rei domina sobre tudo o que existe" (Salmos 103:19).

Deus o Criador fica sujeito a criatura, como se o homem fosse uma necessidade ou sua fraqueza.

"Quando se trata de você, você é o ponto fraco de Deus". Deive Leonardo

O que diz a Bíblia

  • Deus não tem fraqueza.
"Pois o Senhor, o seu Deus, é o Deus dos deuses e o Soberano dos soberanos, o grande Deus, poderoso e temível, que não age com parcialidade nem aceita suborno" (Deuteronômio 10:17).

O homem é perfeito


Partindo do sacrifício, a hiper graça diz ainda que Cristo nos tornou perfeitos, logo não é necessário o homem negar a si mesmo, pois mediante Cristo somos feitos iguais a Deus.
"Você é perfeito, você vai sair daqui sabendo que é sem defeitos." Victor Azevedo
Ainda nessas igrejas não é pregado sobre pecado, normalmente só é mencionada no contexto do perdão dos pecados em Cristo.

O que diz a Bíblia

  • Somos pecadores e com inúmeros limitações, debilidades e defeitos. —
"Quando pecarem contra ti (pois não há homem que não peque), e tu te indignares contra eles, e os entregares às mãos do inimigo, a fim de que os leves cativos à terra inimiga, longe ou perto esteja" (1 Reis 8:46). 
Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?" (Jeremias 17:9). 
"Se devo orgulhar-me, que seja nas coisas que mostram a minha fraqueza" (2 Coríntios 11:30).

Deus é colocado no nível do homem


Como se não bastasse exaltar o homem depravado nas alturas ao lado de Deus, o todo poderoso uma vez frágil agora também pode cometer erros se assim se colocar na posição do homem.
"Jesus diz: 'Adão vai comer do fruto, porque se eu tivesse no lugar dele eu comeria também'." (...) "Eu me sinto tão justo, que quando eu olho pra ele [Jesus] não me sinto inferior." Victor Azevedo 

O que diz a Bíblia

  • Jesus foi e é eternamente perfeito! —
"Pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado" (Hebreus 4:15).
"Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz!" (Filipenses 2:5–8).


Graça sim, libertinagem não (Gálatas 5:1,13)


Com certeza a Bíblia fala sobre graça, não se questiona isso, mas aparentemente essas pessoas não leram ou convenientemente esqueceram de textos como Romanos 6:1,2
"Que diremos então? Continuaremos pecando para que a graça aumente? De maneira nenhuma! Nós, os que morremos para o pecado, como podemos continuar vivendo nele?"
Contudo, o teólogo Joseph Mattera listou os 8 sinais mais claros de que uma igreja está seguindo a hiper graça e/ou a teologia coaching:
  • 1. Os pregadores nunca falam contra o pecado — Se você estiver em uma igreja como esta, irá notar que a palavra "pecado" normalmente só é mencionada no contexto do perdão dos pecados em Cristo. Por vezes, recrimina-se as pessoas que ousam insistir no assunto, classificando-as de "legalistas" e "fariseus".
  • 2. O pastor nunca toma uma posição firme sobre a santidade — Na tentativa de atrair mais pessoas, tudo é feito para tornar os cultos mais agradáveis, em especial o sermão. Os ministros não tomam posição pública, nem ensinam os membros, sobre questões que estão na ordem do dia como aborto, homossexualidade, legalização das drogas, ou qualquer coisa que possa confrontar o público presente. Ignora-se qualquer tentativa de se estabelecer ou cobrar dos membros os parâmetros para uma vida de santidade.
  • 3. O Antigo Testamento é quase totalmente ignorado — Nessas igrejas, o Antigo Testamento é tratado como um registro que não tem valor real com nosso estilo de vida moderno. Convenientemente, não se menciona os Dez Mandamentos nem as porções bíblicas onde Deus é mostrado como juiz.
  • 4. Os líderes são autorizados a ensinar e pregar mesmo vivendo abertamente em pecado — Se não há mais condenação, pecados como imoralidade sexual, ganância e embriaguez são tolerados. Seja para membros comuns ou pessoas em posição de liderança, isso não é "importante", pois não refletiria o amor ao próximo e respeito pelas suas escolhas.
  • 5. As mensagens muitas vezes se voltam contra a "igreja institucional" — Os pastores que adotaram a hiper graça/teologia coaching constantemente se voltam contra as igrejas mais "conservadoras", pois acreditam que sua mensagem não é mais relevante para a cultura de hoje. Além disso, esses "fundamentalistas" apenas colaboram para que as pessoas em geral tenham uma má impressão dos evangélicos.
  • 6. Os pastores pregam contra o dízimo — A hiper graça não estimulas as pessoas a lerem a Bíblia e chegarem às suas próprias conclusões, mas se preocupa em dizer no que elas não podem acreditar. Embora falem sobre ofertas e anunciem as necessidades financeiras da igreja, os pastores defendem que o dízimo é mais uma lei que foi abolida em Cristo. Portanto, cada membro pode decidir se deseja ou não se envolver financeiramente.
    Quanto ao dízimo, a questão deve ser entendida como expressões voluntárias de amor, de adoração, de gratidão, de reconhecimento,  ao Senhor e não como moeda de barganha ou por medo de maldições.
  • 7. Os pastores pregam apenas mensagens motivacionais positivas — Dos púlpitos dessas igrejas ecoam apenas mensagens positivas sobre saúde, riqueza, prosperidade, o amor de Deus, o perdão de Deus e como se obter sucesso na vida. Não há preocupação nem interesse de se anunciar "todo o conselho de Deus", nem estimular trabalhos evangelísticos ou missionários que exijam arrependimento e mudança de vida. Não se menciona a existência do diabo ou de seus anjos. Deus ama a todos e cuida para que nenhum mal chegue perto deles, independente do tipo de vida que possam estar levando.
  • 8. Os membros da igreja não precisam temer nenhum tipo de reprimenda da liderança — Os participantes de uma igreja da hiper graça/teologia coaching serão convencidos que, por causa da forte ênfase na graça, tudo é permitido. Ou seja, nenhuma mudança real se espera deles, apenas que frequentem os cultos e sejam “pessoas melhores e mais felizes”.

O que fazer?


Essa teologia humanista vem de muito tempo, quem sabe você já foi membro de igrejas ou tenha ouvido falar em culto da vitória, campanha de dias pra alcançar bençãos, frases como 
"Deus vai te dar vitória"
"Vim buscar minha benção".
 É como se fosse uma nova teologia da prosperidade maquiada. Os papéis são invertidos, Deus criou o homem para sua glorificação, e totalmente por Sua vontade e não necessidade.

Neste caso Deus é visto como um servo, pronto a atender as vontades do homem, o homem por um preço de sacrifício ou capacidade pode alcançar o favor de Deus.
Não se questiona aqui que Deus nos dará vitórias, mas, a Bíblia nos leva a compreender que as vitórias advindas de Deus, são consequências de uma vida pautada na obediência irrestrita à Sua palavra, aos Seus ensinamentos.
Fundamental nós sabermos diferenciar erro teológico de heresia. Essa distinção nem sempre é fácil, mas o parâmetro geral é o seguinte: um erro teológico é um erro numa área que não é essencial em matéria de salvação.

Então essa é a diferença básica: O erro atinge doutrinas secundárias que não afetam a nossa salvação. A heresia fere o coração do Evangelho e do Cristianismo.

Conclusão


Como já vimos anteriormente não se trata de um erro teológico, mas a hiper graça e teologia do coaching é sim uma doutrina que fere totalmente o evangelho genuíno.

Uma vez que quem ouve a mensagem do evangelho genuíno é salvo somente pela suficiência da palavra, logo qualquer doutrina herege está iludindo pessoas que pensam estar a caminho dos céus. Ela não só tira a salvação, mas também apresenta um falso remédio para o pecador.

A Igreja não deve procurar ceder púlpitos para ouvir palestras de orientação profissional, autoajuda ou motivação, mas sim pastores e profetas que tenham as escrituras como fonte de revelação suficiente de Deus. 

Muitos estão pegando fórmulas de autoajuda e recitando frases sem citar o autor, sobem aos púlpitos para promover o homem vencedor, capaz e que é autossuficiente de fazer as coisas do seu próprio modo.
Tudo que venha diminuir a Deus e exaltar o homem deve ser rejeitado e exposto, para que não venha a contaminar o corpo, mas sim crescer na orientação de quem é a cabeça, Jesus Cristo.
Voltemos então ao papel original para que fomos criados se colocando na posição de criatura e glorificando Aquele que é eterno e soberano.

[Fonte: Gospel Prime via Segredo de Davi; Médium, por Jonatas Catarina]

A Deus toda glória.
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade.
E nem 1% religioso.
Apesar da flexibilização no uso da máscara, onde o uso do acessório já não é mais obrigatório nos ambientes abertos em muitas regiões da Federação, o bom senso e a concientização individual, ainda é uma premissa para a segurança e a proteção coletiva.
Respeite a etiqueta e o distanciamento sociais e evite aglomerações. Não confunda avanço na vacinação e flexibilização com o fim da pandemia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário