Total de visualizações de página

quarta-feira, 8 de junho de 2022

CANÇÕES ETERNAS CANÇÕES — "COMO EU QUERO", KID ABELHA [E OS ABÓBORAS SELVAGENS]

Se você é como o tio aqui, que teve o privilégio de viver os áureos e inesquecíveis tempos da marcante década de 1980, então, certamente, se lembra do quanto a música nacional, mais especificamente o rock e o pop rock, tiveram os seus melhores dias.

Foi uma verdadeira hecatombe de cantores, cantoras, grupos e bandas que fizeram do anos oitenta, os mais expoentes e emblemáticos da MPB de todos os tempos. 

Alguns desses representantes, ainda estão na ativa até os dias atuais, como, por exemplo, Ira!, Titãs, Paralamas, Biquini Cavadão, Nenhum de Nós, Lulu Santos... alguns outros, vira e mexe ensaiam uma volta, com nova formação, mas, sempre resgatando as músicas que foram sucesso naquela época, como o Rádio Taxi, por exemplo.

Um pouco sobre a banda


Pois é. Mas, os que como eu tiveram a oportunidade de viver in loco essa época tão boa — considero os anos oitenta, os meus anos dourados —, por certo se lembram da banda Kid Abelha.

Pedro Farah, Carlos Beni, Paula Toller e Leoni
Formada em 1982, a banda era conhecida até 1986 como Kid Abelha e Os Abóboras Selvagens, liderados por Leoni e Paula Toller. 

A primeira formação tinha a ainda hoje maravilhosa Paula Toller (vocal), Leoni (guitarra), Pedro Farah (baixo) e Carlos Beni (bateria). 

Mas, ficou mais conhecida mesmo com o trio formado por Paula, George Israel (Sax e Violão) e Bruno Fortunato (Guitarra elétrica).

George Israel, Paula e Bruno Fortunato
Paula e Leoni, se conheceram na PUC-Rio, começaram a namorar, e logo Paula passou a frequentar os ensaios da banda de Leoni. Apesar da timidez, aos poucos ela começou a cantar.

O primeiro disco, "Seu Espião", veio em 1984 e, para surpresa de todos, foi 'Como Eu Quero', uma das canções do lado B do disco, que impulsionou o Kid Abelha para a fama estrondosa. 

Muita gente canta e cantou por décadas achando que era uma linda canção de amor, mas não é bem assim.

Como nasceu a canção


Capa do primeiro LP "Seu Espião", Warner, 1984
Romântica, serena e delicada. Só que não. Escrita por Paula Toller e Leoni — na época casados e líderes do grupo no início da formação —, a letra foi inspirada em uma história real. 
Mas, que fique claro, 'Como Eu Quero', do Kid Abelha, está longe de ser uma declaração de amor.
Em entrevista ao Por trás da Canção, programa do canal BIS, Beni alegou que a música seria um meio de Paula e Leoni mostrarem preocupação com a situação do colega. 

O baterista revelou ter sido pressionado pela namorada, inclusive, para deixar a banda. Ela não queria que ele seguisse a carreira de músico, mas se tornasse uma pessoa séria.

A canção é cheia de ambiguidades e acaba causando dúvidas mesmo. É o que veremos a seguir.

A letra

'Como Eu Quero'

Manuscrito original da canção
Diz pra eu ficar muda
Faz cara de mistério
Tira essa bermuda
Que eu quero você sério
Tramas do sucesso
Mundo particular
Solos de guitarra
Não vão me conquistar
Uh!... eu quero você
Como eu quero
Uh... eu quero você
Como eu quero 
O que você precisa
É de um retoque total
Vou transformar o seu rascunho
Em arte final
Agora não tem jeito
'Cê tá numa cilada
É cada um por si
Você por mim e mais nada
Uh!... eu quero você
Como eu quero
Uh... eu quero você
Como eu quero

Longe do meu domínio
'Cê vai de mal a pior
Vem que eu te ensino
Como ser bem melhor
Longe do meu domínio
'Cê vai de mal a pior
Vem que eu te ensino
Como ser bem melhor

Uh... eu quero você
Como eu quero
Uh!... eu quero você
Como eu quero
Uh!... eu quero você
Como eu quero
Uuh!... Como eu quero
'Como Eu Quero' foi escrita por Paula Toller e por Leoni e lançada em 1984 sem grandes pretensões. Contudo, a canção estourou em todo o Brasil e projetou o Kid Abelha para todas as paradas nacionais.

O que muitos não sabem é que a letra foi baseada em uma história real, inspirada na namorada de um dos ex-integrantes do Kid Abelha, Carlos Beni Borja, na época baterista da banda.

Paula tinha algumas frases soltas e as dividia com Leoni em passeios de carro e logo em seguida anotava para não esquecer. Aos poucos, eles foram aprimorando e a canção nasceu em casa, com voz e violão.

Na época da gravação do disco, a música chegou a ser descartada, mas Paula e Leoni deram aquela forcinha, batendo o pé para que a música 'Como Eu Quero' entrasse para o disco, e assim ela foi parar no lado B. Quem diria, não?

Eles pensaram que a letra da música seria facilmente entendida pelos ouvintes e fãs. Mas as coisas não foram bem assim e ela foi compreendida como sendo [apenas mais] uma canção de amor, em que uma mulher enfatiza o quanto deseja o cara.

Analisando a letra


Agora, vamos fazer uma análise contextual da letra, estrofe por estrofe, e compreender de fato qual o seu verdadeiro significado.
Diz pra eu ficar muda
Faz cara de mistério
Tira essa bermuda
Que eu quero você sério...
Na primeira parte da canção, observamos a fala de uma mulher se posicionando a respeito de como o seu companheiro age. 

No verso 
"diz pra eu ficar muda, faz cara de mistério..."
podemos pensar que a canção irá falar sobre um personagem masculino abusivo e que não dá voz à sua companheira, mas é exatamente o contrário disso.

Muita gente pensa que a canção sugere algo sexual por conta do 
"...tira essa bermuda..." 
Mas a verdade é que a personagem feminina está exigindo que o namorado deixe de usar bermuda, pois ela acredita que ele nunca poderá ser levado a sério com esse tipo de traje.
...Tramas do sucesso
Mundo particular
Solos de guitarra
Não vão me conquistar...
E, a partir daí, observamos a tirania em tentar impor o modo como ela acha que o cara deve levar a sua vida. Ela quer mais! Deseja que o namorado se transforme em um homem tradicional.
...Uh!... Eu quero você
Como eu quero!
Uh!... eu quero você
Como eu quero!...
E então chegamos ao refrão que todo mundo acreditou um dia ser uma linda declaração de amor. Mas, colocando em outras palavras, é como se ela dissesse: eu quero você do jeito que eu quero e não do modo como você está agora. Não é algo bonito, é algo totalmente impositivo e tirano.
...O que você precisa
É de um retoque total
Vou transformar o seu rascunho
Em arte final...
A forma de abuso sobre o cara continua de forma descarada, sugerindo que ele precisa de um retoque total. E que ela irá transformar o rascunho (ou seja, algo mal acabado e mal feito) em coisa melhor, uma obra de arte. Ela simplesmente o não apoia e muito menos vê o real valor daquele cara.
...Agora não tem jeito
Cê tá numa cilada
Cada um por si
Você por mim e mais nada...
Ela é tão ousada que reconhece que ele está, de fato, numa cilada! É cada um por si, mas ele é por ela. Ou seja, ela é quem dita as regras e ai dele se não obedecer.
...Longe do meu domínio
Cê vai de mal a pior
Vem que eu te ensino
Como ser bem melhor...
Nesta estrofe, a manipulação continua e ela fala que longe do domínio dela, o cara vai se dar muito mal. Ela é tão soberba que enfatiza que vai ensinar a ele como ser bem melhor.

Ou seja, bem antes de se conhecer ou se tornar um dos motes da ideologia feminista, o tal do empoderamento das mulheres era um o principal tema dessa nada açucarada  —  como se pensou durante muito tempo  — baladinha romântica.

Conclusão

Uh!... Eu quero você como eu quero! 
Ah, Kid Abelha, quantas festas não foram embaladas por essa música, hein? Quem nunca cantou esses versos em algum karaokê que atire a primeira pedra!

'Como Eu Quero' foi uma verdadeira consagração na carreira do Kid Abelha, que começou a fazer um show atrás do outro e tocava sem parar nas rádios do Brasil inteiro após esse lançamento.

Precisa de mais algum motivo para que ela seja considerada uma canção eterna canção? Acho que não, né?!

[Fonte: Letras, opriginal por Érika Freire, livre adapção feita por mim]

A Deus toda glória.
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade.
E nem 1% religioso.
Apesar da flexibilização no uso da máscara, onde o uso do acessório já não é mais obrigatório nos ambientes abertos em muitas regiões da Federação, o bom senso e a concientização individual, ainda é uma premissa para a segurança e a proteção coletiva.
Respeite a etiqueta e o distanciamento sociais e evite aglomerações. Não confunda avanço na vacinação e flexibilização com o fim da pandemia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário