Total de visualizações de página

terça-feira, 13 de julho de 2021

DIGA "NÃO" AO "EVANGELHO NUTELLA": ELE PODE ATÉ SER SABOROSO E ATRATIVO, MAS, ALÉM DE NÃO ALIMENTAR, PODE ATÉ MATAR!

"O meu povo perece por falta de conhecimento" (Oseias 4:6). 
"Conjuro-te, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu Reino, que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas. Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério” (2 Timóteo 4:1-5);  
"Conheço as suas obras, sei que você não é frio nem quente. Melhor seria que você fosse frio ou quente! Assim, porque você é morno, não é frio nem quente, estou a ponto de vomitá-lo da minha boca” (Apocalipse 3:15,16). 
Temos vivido a época da pior geração de cristãos de todos os tempos! Digo isso não por julgamento ou crítica, mas, por constatação de fatos irrefutáveis. Geração barulhenta e mimizenta, cheia de frases prontas (o famigerado "evangeliquês"). 

Rasa em conceitos, princípios e contextos bíblicos. Cheia de versículos isolados decorados nos lábios, mas sem guardá-los no coração. Me envergonho em fazer parte dessa geração, mas, ao mesmo tempo, vejo que me é dada uma imperdível oportunidade de não ser mais na multidão 

Ainda existem alguns remanescente, claro e glória a Deus por isso. Porém, a maioria de nós é fraca, frágil e querendo viver um evangelho que agregue a todos e não transforma ninguém. Um evangelho fake, com uma multidão de adeptos, de tanto barulho e poucos frutos.

Paulo vai dizer que queria dar comida consistente, mas o povo queria papinha, leite materno. Nossa geração é a mesma coisa, sem tirar nem por. Se perdeu e quer ensinar o caminho. Em termos mais contextuais, ele diria que esse povo quer creme de avelãs, o tal Nutella.

Como identificar a Geração Nutella?


Geração Nutella e/ou leite Moça, vive de um evangelho doce e frouxo, que não é o mesmo proposto pela Palavra de Deus, pelo Evangelho de Jesus Cristo, longe das escrituras, embora doutos em tantas palavras, muitos ditos e pouco poder.

O Espírito Santo, que é Quem convence o homem do pecado, do juízo e da justiça e do juízo (João 16:7-11), agora é visto e "clamado" — em prosa, verso e muitos cânticos — como uma sensação e uma vontade de gritar. Muita doçura e autossuficiência para algo que a Bíblia diz 
"...negue, pois a si mesmo..."
tanta facilidade para os frequentadores que dizem seguir e amar o Cristo que diz:
"...pegue sua cruz e siga-me..." (Lucas 9:23). 
e
"...no mundo tereis aflições..." (João 16:33).
o mesmo Jesus que também disse:
"...quem não toma a sua cruz e não me segue não é digno de mim" (Mateus 10:38), 
e agora o evangelho é tipo "Alice no país das maravilhas", que tem tudo, menos cruz, essas pregações doces iguais bolo no pote geram diarreia em seu espírito, fazem mal, geram danos. Vamos a seus ingredientes:
  • Um "evangelho" que não faz diferenciação entre o que deve ser santo e ser profano. Vale tudo, "não tem nada a ver".
  • Um "evangelho" que não exige renúncia, entrega, morte, onde não se cresce, não amadurece.
  • Um "evangelho" que não traz arrependimento, mudança de caráter.
  • Um "evangelho" que torna as pessoas mimadas, exigentes, ilimitadas.
  • Um "evangelho" que só se pode falar de amor e não pode falar de obediência, de exortação, de consequências, de punição e de condenação. Muito menos de Justiça de Deus.
  • Um "evangelho" onde as pessoas não são alimentadas pela palavra e sim por falácias distorcidas (chamadas de "profecias"), de doutrinas recheadas e cobertas de muitas heresias e visagens (chamadas de "visões" e/ou "revelações").
  • Um "evangelho" sem Fé, de pessoas que se fragilizam por qualquer coisa.
  • Um "evangelho" que não se pode exortar na Palavra, pois fica com raivinha e vai embora ("muda de igreja" ou "desvia").
  • Um "evangelho" onde alguns estão tão vazios de Deus que acham que as igrejas são um Shopping, um spa espiritual, onde você entra naquela que mais lhe atrai no momento (ou naquela onde se sinta mais confortável), e sai mais rápido do que entrou, quando não é agradado, mimado.
  • Um "evangelho" que transforma a igreja numa rede de fast food, onde o imediatismo é o cerne doutrinário e o princípio da espera algo repugnante.
  • Um "evangelho" onde os princípios bíblicos são relativizados e flexibilizados.
  • Um "evangelho" que apresenta um deus serviu, sempre pronto a fazer todas as vontades, realizar todos os sonhos em detrimento de sua soberania e poder.
  • Um "evangelho" que não ensina a se arrepender e perdoar.
  • Um "evangelho" que uns querem o que os outros têm sem trilhar a sua dura caminhada carregando a Cruz de Cristo.
  • Um "evangelho" fraco que não transforma, só engana, e no primeiro desafio a pessoa fica "decepcionada com Deus", com a igreja, com os líderes, com o cristianismo em geral ("Seita, aqui vou eu!").
  • Um "evangelho" que deixa as pessoas dodóis onde não se pode dizer nada que a desagrade. Porque o meninão ou a meninona ficam maus, depressivos, e vão embora, e ainda saem falando mal.
  • Um "evangelho" que não prepara ninguém para uma iminente e possível perda ("Agora é só vitória!").
  • Um "evangelho" que diz que é de Cristo mais é de homens!

Eca! Argh!


Sim, é essa coisa espiritualmente indigesta o "evangelho nutella". O crente que se alimenta dessa coisa não tem amor a não ser por si mesmo. É cheio de vaidades. Vive em busca de dinheiro, não para ajudar ao próximo, mas para comprar uma casa com piscina e uma Ferrari para ter na garagem. 

Ele não tem reverência nem temor a Deus. Vai aos cultos como se fosse um favor que estivesse fazendo a Ele. Chega em pleno domingo — seu "dia oficial" de culto — atrasado e é um tal de um olho na pregação outro no celular. É desobediente e mimado. 

Ingrato, jamais se recorda do que lhe fizeram, mas sempre tem na língua o que fez pelos outros. A vida dos outros não lhe é para oração, mas para fofocação. Odeia as bem-aventuranças do próximo, tem em seu coração mesmo é a vontade de que todos lhe peçam favores. 

Olha para o pecado dos outros como mortal, mas os seus são apenas deslizes. É arrogante. Vive buscando "ministérios" que o façam estar a vista de todos, mas nunca lavou um banheiro da igreja. Adora as tais "profetadas", afinal, os "profetas contemporâneos" mais parecem o Silvio Santos com o clássico programa "A porta da Esperança", sempre tendo uma novidade de encher os olhos e jamais confrontando o pecado (por favor, me mostre um profeta assim na Bíblia!). 

Não ora, não jejua e não lê a Bíblia, afinal, sua vida é muito corrida (que o diga as muitas horas com o dedo escorregando sobre o teclado nas redes sociais). Não é dado aos mandamentos de Deus, afinal, agora ele vive o tempo da graça de Jesus (que mais parece uma desgraça), onde é livre para fazer o que melhor lhe convier. 

Seu coração palpita de alegria com as pregações e/ou campanhas de "como vencer em X passos"; "Deus é contigo!"; "Deus tem prosperidade pra sua vida"; e tantas outras semelhantes. Ele ama os tais "encontros da busca pelos livramentos de suas aflições". Falou que Jesus prospera ele sente o poder! Ama falar o dom de línguas, mas não sabe abençoar uma vida sequer. 

É pregador, tem oratória, eloquência, mas nenhuma exegese, hermenêutica e só fala de esperança em dias melhores e, claro, vitória, e se esquece de que o mundo não precisa disto, mas de salvação em Cristo. Vive uma família de teatro, cheia de problemas internos, mas dentro da igreja é o exemplo. 

Não tem domínio sobre si, é o tal do "eu não tenho sangue de barata" (talvez o certo seria mesmo ter o sangue de Jesus!!!). "Meu estopim é curto". [Quando] dizima e oferta na igreja só o faz para poder cobrar, exigir e determinar que Ele faça exatamente tudo o que querem. Não é dado ao perdão. 

É contra a homossexualidade ("pecado cabeludo"), mas não vê problema algum em se casar duas, três, quatro, cinco... vezes ("pecado careca"). Nunca chorou em oração por uma vida perdida, aliás, querem mais é que todos estes vão para o inferno. 

Não se preocupa em ser a carta e o perfume de Cristo fora da igreja, xinga no trânsito, no serviço, fala palavrões, odeia conversa sobre o evangelho e sempre procura se beneficiar, mesmo que isto lhe custe algumas "mentirinhas brancas". Crê piamente que o evangelho mudou. Agora não é mais o Espírito Santo quem convence do pecado, mas sim as festas sem álcool, os carnavais sem passistas e todo tipo de modernidade que existe no mundo. 

Por fim, não há em seu coração o desejo de se estar com Jesus na eternidade. Se fala de morte é o primeiro a dizer que ainda quer viver muito tempo.
"Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus, tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder [...]" (2 Timóteo 3:1-5).
Muitos de nós estamos nesta lista. Muitos nem o sabem, pois sequer querem saber, preferem ser ignorantes, dado o tamanho de suas paixões pelo pecado e pelo mundo. Outros preferem esconder seus "bichinhos de estimação". No fim, estamos vivendo mesmo o tempo do crente nutella, já que somos o que comemos. 

Como muito bem descreveu certa vez um autor: 
"Se os crentes de hoje vivessem na época em que Nero queimou Roma e culpou os cristãos queimando vivo milhares, a história seria diferente, os crentes se uniriam a Nero para fazer uma grande marcha pra Jesus terminando num apoteótico show gospel no Coliseu" (grifo acrescentado).

Conclusão


Assim como na vida real muito doce pode nos levar a desenvolver diabetes (como diabético, falo com conhecimento de causa) e a diabetes pode levar a cegueira, por exemplo, assim é na vida espiritual, as atuais pregações e ensinamentos estão levando toda uma geração à cegueira espiritual. Não temos mais visto o que é certo ou errado, bom ou mau, santo ou profano.

Que possamos nos posicionar a um evangelho de salvação e transformação e não de emoções e barulheira. Que tenhamos forças para encarar as ordens (Sim, ORDENS!) de Cristo e permanecer até o fim.

A Deus toda glória.
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade.
E nem 1% religioso.
O uso correto da máscara não precisava ser obrigatório, por se tratar de uma proteção individual extensiva ao coletivo. É tudo uma questão não de obrigação, mas de consciência.
Respeite a etiqueta e o distanciamento sociais e evite aglomerações. A pandemia não passou, a guerra não acabou.

2 comentários:

  1. Toop demais Ti Léo.. Temos que chegar mais perto de Cristo, aprender muito dele e nos guardar desses ensinamentos feitos com versículos fora de contexto, para não sermos levados de um lado para o outro como quem não esta firme na Rocha.

    ResponderExcluir