Total de visualizações de página

sexta-feira, 25 de junho de 2021

SONO ESPIRITUAL, O PERIGO DA LETARGIA

"E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé" (Romanos 13:11). 
"Pelo que diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te iluminará" (Efésios 5:14).
  • A letargia (lenificação para fazer as coisas), é muito frequentemente encontrada em pacientes com sintomas depressivos, principalmente nos casos de depressão atípica. Nos casos de depressão atípica, a letargia associa-se à aumento de sono e apetite e muita sensibilidade à rejeição. A palavra letargia do original latim "lethargia" é definida como: ("lethe" = esquecimento e "argia" = inacção) a perda temporária e completa da sensibilidade e do movimento por causa fisiológica, dando ao corpo a aparência de morte, deixando o indivíduo num estado mórbido. Este é um problema de saúde em que a ciência está tentando explicar, pois vem sendo estudado pela medicina moderna e por vários pesquisadores nas áreas da Psiquiatria e Psicologia (Drª. Ana Caroline Vilela, Generalista, Goiânia, GO).
  • Entende-se por letargia espiritual um estado de sonolência quanto às coisas espirituais. Seus sintomas podem ser identificados das seguintes formas: 1. "A imobilidade"; 2. "A inércia"; 3. "A suspensão"; 4. "A insensibilidade espiritual"; 5. "O comodismo ministerial".
O sono é um fenômeno admirável; é um tipo de morte com animação. No sono, estamos mortos para o mundo real. O ladrão pode estar às nossas portas, ou o fogo pode estar começando a queimar as cortinas do nosso quarto. Mas, quando estamos adormecidos, não observamos, não sabemos, nem nos preocupamos com o que está acontecendo. 

Por outro lado, nos sonhos nos preocupamos com aquilo que é irreal e ilusório. Os homens fogem de animais selvagens, pulam de penhascos e navegam à procura de ilhas do tesouro. Nossa atenção é tomada por aquilo que é fictício e imaginário.

Isto também acontece com o sono que sobrevêm às almas dos homens, em épocas quando o evangelho não tem vigor. Exércitos de heresias ameaçam a igreja e o povo de Deus; mas os sentinelas da Igreja caem em sonolência tão rapidamente, que nem compreendem, nem se importam com tais exércitos. 

Quando, em algum lugar, uma voz fiel se levanta para advertir, existe um clamor geral e uma exigência de que o silêncio seja mantido. Ou pode acontecer algum abuso escandaloso que ameaça manchar a reputação e a credibilidade da Igreja. 

Quando, porém, o sono coloca no descanso as faculdades da alma, os homens se ressentem de questões impopulares e procuram abafar o saudável espírito de investigação. Nada é tão desagradável para um homem sonolento quanto o alarme que o convoca a sair de sua cama.

Quando a sonolência de alma se espalha por todos os lados, todos os homens contentam-se com sonhos infantis e trivialidades vazias. Eles fazem muito barulho e algazarra a respeito de questões de procedimentos e de ordem correta. 

Mas, eles podem menosprezar as grandes questões da justiça, da misericórdia e da verdade com tanta facilidade quanto os fariseus que "coavam um mosquito" e "engoliam um camelo" (Mateus 23:24). O clamor de todos — ou de quase todos — é: "Mais sono"; e ai daquele que tenta despertá-los!

Utilizando de uma abordagem mais temática do que textual, vamos meditar um pouco sobre este tão rico tema "despertando do sono"!


Quando estamos cansados demais e nosso organismo já não responde aos nossos impulsos, ficamos um pouco lentos, vagarosos, tudo parece mais difícil, o corpo pede — "cama, por favor!" — e, avistando-a nos lançamos e dormimos como bebês. 

Há situações que, no sofá mesmo, começamos a fazer nosso "ninho" e quando nos deparamos, lá está o cônjuge, a nossa mãe, ou quem sabe a avó amada, ou o paizão, nos chamando para deitar na cama, escutamos de longe "vai para o seu quarto, o sono chegou!", e como é bom ter um soninho tranquilo. Glória Deus! Aleluia!

A importância orgânica do sono


Precisamos dormir para recompor nossa energia. Dormir não é apenas uma necessidade de descanso mental e físico: durante o sono ocorrem vários processos metabólicos que, se alterados, podem afetar o equilíbrio de todo o organismo a curto, médio e, mesmo, a longo prazo. 

Estudos provam que quem dorme menos do que o necessário tem menor vigor físico, envelhece mais precocemente, está mais propenso à infecções, à obesidade, à hipertensão e ao diabetes.

Nossa! Quanta coisa não é mesmo?! Mas na vida espiritual o sono pode nos trazer algumas adversidades, e ao invés de "recompor as forças", acaba-se "PERDENDO-AS". Nesta hora é aconselhável estarmos bem despertos para não sermos "traídos" por nossas atitudes.

Hora de despertar


Despertar é: Acordar; deixar de estar dormindo; sair do estado de sono, de dormência. Podemos citar ainda que é sair do estado de inatividade, de prostração; passar a ter vigor. 

Então, agora é o momento de despertar a vontade de "fazer a Obra", é momento de fazer com que as lembranças possam nos despertar para a vida. Que o desejo de "agir" desperte nossa (sua) coragem! Chega de ficar dormindo! Desperta, crente!

Há vários tipos de "sono espiritual", vamos abordar três tipos bem visíveis atualmente:


São: o sono do porão, o sono no jardim e o sono da janela. Vamos identificar cada um deles.

  • Sono de porão

Alguns se deixam levar por este sono da covardia, da vingança, do medo, da desobediência, causando agitação no ambiente, se escondem, ficam fugindo, é o sono do porão.

Havia um profeta israelita da tribo de Zebulom, filho de Amitai, natural de Gete-Héfer, que profetizou durante o reinado de Jeroboão II, rei de Israel Setentrional, seu nome, Jonas. Em hebraico, é "Yonah" e significa "pombo". A historicidade do livro de Jonas se comprova com 2 Reis 14:25, e pela referencia feita pelo próprio Jesus em Mateus 12:39-41.

Todo cristão sabe que Jonas foi chamado para pregar, "evangelizar",  "fazer missão" em Nínive, capital da Assíria, mas fugiu. Ele teve um chamado missionário, e fez o que foi possível para se eximir dessa vocação divina. 

Nínive (Assíria), um grande império daqueles dias e uma enorme ameaça para o povo de Israel. Pensava Jonas consigo — "Pregar para os meus inimigos? Eu não! É um grande risco de vida". O profeta tentou escapar, tentou enganar, escondeu-se, sofreu com as consequências, mas teve de admitir e reconhecer que a ordem divina deve ser cumprida.

Deus pela Sua infinita misericórdia enviou Jonas a pregar o arrependimento aos gentios ninivitas e eles se arrependeram.

Muitas das vezes, Deus nos chama para realizar uma "missão" e fugimos como Jonas, nos escondemos como Jonas e sofremos como ele sofreu (cuidado com o grande peixe). Se Deus está te chamando, ouça o chamado do Senhor e saia do anonimato, mostre-se! 

Vai Pregar a palavra, meu irmão! É para fazer Missão, viaje de avião, de navio, de ônibus, de carro... a pé e não dentro do grande peixe! Jesus vai usar você e milagres vão acontecer para glória do nome d'Ele! Sai do porão, crente!

  • Sono do jardim

Quando não, alguns se deparam com o sono da preguiça, da falta de intimidade, da falta de comprometimento, do comodismo, é o sono do jardim! Esse sono é aquele que dificilmente percebemos, a não ser que alguém (usado por Deus) venha nos falar, e para encontrar esse alguém, aí é que está a dificuldade! Cadê o profeta!

Hoje, me coloco como instrumento do Senhor e, acredito que, esse problema foi resolvido. A mensagem para ti é: "Acorda meu irmão Jesus está te chamando, está falando e você está dormindo! Vamos orar! Vigiai e orai crente!" (Mt 26:41).

Em nosso tempo atual, diria até, em todo tempo, temos visto uma luta constante entre os irmãos de oração e os que dormem. A cada dia a Igreja está sendo "bombardeada" com as astutas ciladas do inimigo de nossas almas (Ef 6:10-12) e, ao invés de manter constante oração, muitos preferem dormir com seus cotidianos e argumentos sem causa. As reuniões de oração, são as mais vazias na maioria absoluta das congregações (e, aqui está incluída a minha).

Com a falta de intimidade, as artimanhas do "não tem nada não" vão entrando pela porta e muitos dormem, situações que poderiam ser evitadas "com oração", acabam proliferando a doença da "cegueira", da "boca fechada" e não se ouve mais os louvores na congregação dos santos (Salmo 149:1) — daí, começa-se a ouvir Black Eyed Peas —  logo, todos adormecem e entram em sono profundo.

As mentiras, as dissenções, os escândalos, as iniquidades (Isaías 59:2), vão se infiltrando sorrateiramente por falta de vigiar e orar. Meu querido irmão, levante a guarda, a carne é fraca (Mt 26:41), mas você tem a vitamina certa para faze-la forte, Jesus, não confie em sua sabedoria, em seu conhecimento, confie no Senhor Deus Todo Poderoso (Sl 20:7), Ele é o nosso refugio e fortaleza (46:1). Em momentos difíceis, a solução é ter intimidade com Deus, orar e vencer as tentações.

Vigie, não dê lugar ao diabo, não pegue atalhos, o Caminho está à sua frente, Jesus está contando com você. No momento em que ELE mais precisa de nos, estamos dormindo!

Se Ele te chamou para interceder, interceda! Se te chamou para louvar, louve! Se te chamou para profetizar, profetize! Se te chamou para ajudar, ajude!... Esteja a disposição do Senhor. 
"Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós" (Tiago 4:7).
Tem muita gente preocupada em repreender, "amarrar", expulsar... o diabo e pouca gente preocupada ou interessada em se sujeitar a Deus! Acorda! Vamos Orar! temos muito o que fazer para o Senhor. Sai do comodismo, crente!

  • O sono da janela

Por fim, temos o sono da distração, um momento terrível em que observar passa a ser o principal objetivo, a critica passa a ganhar posições elevadas, é o sono da janela.

A Bíblia nos conta sobre um rapaz que, durante uma longa pregação dormiu na janela. O relato está no Livro de Atos dos Apóstolos (20:7-12). O Apóstolo Paulo estava em Trôade, e como de costume, começou seu discurso, pregando por longas horas. 

Ao passar dessas horas o jovem Êutico, tomado de um sono profundo, caiu da janela que estava. A situação não fugiu do controle de Paulo, mesmo tendo de parar "momentaneamente" o que estava fazendo, foi até o garoto, constatou o milagre afirmando que ele estava bem e com segurança retorna ao seu proposito, continua seu discurso por mais algumas horas.

Vemos aqui que o Jovem estava em um local apropriado, o cenáculo, e dentro deste local milagres acontecem, aleluia!

Em uma breve analogia, pode-se dizer que: Paulo confiou em Deus, ressuscitou o jovem e continuou a Pregação. É isso que precisamos, tomar posse da Palavra de Deus e ter Fé!

Na igreja não é diferente, há momentos em que os ouvintes da Palavra de Deus estão mais preocupados com seus problemas pessoais, não se envolvem, não ouvem, não participam (não têm tempo, nunca têm tempo...). Seus afazeres tomam seu coração e atenção, e mesmo estando dentro da Casa de Oração, não oram, não se relacionam com o senhor. 

O sono da distração ocupa o espaço e os reflexos, por vezes, são drásticos. Começa então uma saga, o observa e critica, o critica e observa, nisso passa-se horas a fio, quando chega o final da cerimonia religiosa sai murmurando e dizendo que Deus não usou o pregador, pois bem, seu olhar estava em outras importâncias, sua boca e seus ouvidos estavam emprestados ao inimigo (João 8:34). Sai da janela crente!

Ao invés de nos reunirmos simplesmente com objetivos sociais, não poderíamos, como crentes, nos reunir para lermos bons livros uns para os outros. O tempo que regularmente dedicamos a ouvir e assistir tranquilamente a televisão, não poderíamos dedicar, pelo menos uma parte dele, à oração secreta, ou familiar, ou coletiva? 

As horas que temos desperdiçado em criticar cruelmente o pregador, poderiam, no futuro, ser melhor utilizadas no estudo diligente de livros que edificam nossa alma. 

Uma parte das energias que antes gastamos em recreação e sociabilidade excessivas poderia ser gasta mais produtivamente em visitar viúvas em suas aflições (Tiago 1:27) e em consolar os abatidos.

Acima de tudo, os pregadores têm de clamar por graça para permanecerem acordados nesta hora. Devem mergulhar suas cabeças nas águas frias da Palavra de Deus, até que seus sonhos de comodidade mundana sejam lançados fora. 

O mundo nunca precisou tanto de um ministério de despertamento como agora. Nunca houve uma hora tão crucial para galgarmos as alturas e tocarmos altissonante a trombeta do evangelho. 

Todo o céu está atento, enquanto nos esforçamos para ficar acordados, quando todos os outros dormem. Será lançado como nosso crédito eterno, se nos mantivermos em nosso posto. Mais breve do que pensamos, talvez aconteça a aurora de um dia novo e melhor. O servo vigilante um dia se assentará em honra à mesa de seu Senhor (Lucas 12:37).

Conclusão


Pare de observar tudo na igreja, dê mais atenção a Palavra de Deus. Precisamos que a atenção maior seja para o nosso Jesus, a gloria para Ele, o louvor para Ele, e mesmo que ocorram situações que tentem lhe tirar do alvo (Salvação), confie em Deus, clame por Ele (Jesus), tenho certeza que o Espírito Santo estará confortando o teu coração. Um milagre vai acontecer! acontecerá, creia!

Entre e permaneça neste ambiente (cenáculo), a porta é Jesus! Ele te convida a sair da janela e entrar pela porta; uma nova vida com Ele! Possamos refletir nesta mensagem e, se estávamos com algum pensamento estranho sobre o que Deus tem para fazer em nossas vidas, acordemos, despertemos do sono e permitamos o SENHOR agir em nossas vidas.

Vamos ser instrumentos poderosos nas mãos do Mestre e viver Milagres!

[Fonte: Aqui Aprendi, por pastor Ismael Brito; Bíblia de Estudo Pentecostal Bíblia Defesa da Fé; Esequias Soares — Os Doze Profetas Menores — Jonas-A misericórdia divina; Pfeiffer. Charles F. Dicionário Bíblico Wycliffe. Ed. CPAD; Revista Ensinador Cristão — CPAD; Ministério Fiel, por Rev. Maurice Roberts]

A Deus toda glória.
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade.
E nem 1% religioso.
O uso correto da máscara não precisava ser obrigatório, por se tratar de uma proteção individual extensiva ao coletivo. É tudo uma questão não de obrigação, mas de consciência.
Respeite a etiqueta e o distanciamento sociais e evite aglomerações. A pandemia não passou, a guerra não acabou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário