Total de visualizações de página

quarta-feira, 17 de abril de 2019

DISCOS QUE EU OUVI - 50: "DE QUINA PRA LUA - 'INTERNACIONAL'"


Resultado de imagem para Gif de disco de vinil

Esta é a primeira trilha sonora de novelas que eu destaco nesta série especial de artigos. A década de 1980 foi marcante não só na teledramaturgia, sendo a década onde a televisão brasileira exibiu grandes sucessos, como "Água Viva" (1980), "Baila Comigo" (1981), "A Gata Comeu", "Roque Santeiro" (1985), "Vale Tudo" (1988), "Cambalacho" e "Tieta" (1989) - todas exibidas pela Rede Globo -, foi também uma década marcante pelas trilhas sonoras - tanto nacionais quanto internacionais - da maioria dessas novelas.

Ainda que a pessoa não fosse uma noveleira de plantão, uma coisa é certa, muitos eram os que ficavam esperando o lançamento da trilha sonora de alguma novela. Eu tinha uma enorme coleção em vinil com as trilhas sonoras internacionais das novelas. Minha coleção era composta com novelas exibidas entre as décadas de 1980 e 1990. Assim que começava a divulgação das coletâneas, eu ia lá correndo e já garantia o meu bolachão.

Como se dá a escolha de uma trilha sonora


Cada beijo, cada cena de ação, de drama ou de comédia. Tudo pede uma canção. É quase impensável desvincular o fictício casal apaixonado de uma balada romântica que os embale. Mas a escolha da trilha sonora das novelas não é tarefa fácil.

Tem de ir de acordo com o tema do folhetim, do personagem e da situação. O trabalho é feito em conjunto. Diretor, produtor musical e autor se reúnem até decidirem as faixas que servirão para a novela. Funcionamento que demora quase tanto quanto a trama é escrita. A seleção musical passa por um longo processo de aprovação, adaptação e autorização. Isso porque, não basta o produtor, autor ou diretor gostar de uma música para que ela entre de imediato na trama.

É feito um trabalho de liberação junto às editoras e artistas para a utilização e sincronização da obra musical na novela. O que pode levar meses até que todos os contratos e autorizações sejam fechados. A maior dificuldade é quanto às músicas internacionais, principalmente quando a música proposta é de um sucesso atual. É trabalhoso, mas também prazeroso. A maior dificuldade é quanto às músicas internacionais, principalmente quando a música proposta é de um sucesso atual.

Já o preço da música vai depender do tipo de utilização que ela terá na obra. Se ela é usada como tema principal, tem seu valor. E se para ser usada como fundo musical, tem outro. Depende de como será executada. Mas se pode tomar alguns rumos durante a escolha da trilha sonora. O de trabalhar com composições inéditas ou antigas, ou ainda com composições exclusivas. E quando toda essa escolha combina com a abertura, com o personagem e com a história da trama, a canção fica nas lembranças do telespectador por muito tempo. 

A boa e velha canção


Algumas músicas podem ser velhas, mas não saem da moda. Os responsáveis pela trilha ainda recorrem a antigas canções. E isso funciona quase como uma regra. É difícil ligar a tevê e não encontrar alguma canção do tipo no ar. Os "clássicos da música brasileira", por exemplo, são sempre atuais em qualquer tempo. E a sincronia entre som e imagem faz com que o público se interesse ainda mais pela história. 

"De Quina Pra Lua"

Trilha sonora Internacional



"De Quina pra Lua", da autoria de Alcides Nogueira, exibida em 164 capítulos pela Globo, no horário das 18 horas, entre 21 de outubro de 1985 a 25 de abril de 1986, não foi uma boa novela. Apesar de trazer grandes nomes em seu elenco - foi a primeira e única novela do saudoso humorista Agildo Ribeiro (☆1932/2018) -, tendo como protagonista a veterana atriz Elizabeth Savalla, a novela tinha uma trama fraca, um enredo confuso e não conseguiu atrair o público, tanto que até hoje, nunca foi reexibida nem na sessão "Vale a Pena Ver de Novo" e também nunca foi relacionada para uma possível reexibição no Canal Viva. Tem muita gente que nem sequer se lembra dessa novela. Contudo, talvez para compensar o fracasso da novela, sua trilha sonora internacional foi uma das melhores da década. Recheada com grandes hits que foi uma trilha sonora que sempre vale a pena ouvir de novo.


A Trilha



Contracapa da versão em vinil

01. Don't Close Your Eyes Tonight – John Denver – Belíssima balada do cantor de country music, John Denver (☆1943/✞1997). A música romântica embalou o romance de muitos jovens nos anos oitenta e ainda hoje emociona pela bela melodia e melancólica letra.
02. Forever Young – Alphaville – A música do grupo alemão foi lançada com o álbum de estreia que possui o mesmo nome, no ano de 1984. Apesar de não ter sido o hit do grupo de mais sucesso na Europa, nem nos EUA na época de lançamento (tendo sido este "Big In Japan"), a canção se tornou um símbolo da banda e foi transformada em cover por diversos outros artistas posteriormente. Ela também foi tocada em uma grande diversidade de filmes e seriados, como a série americana The O.C., que inclusive pediu para a banda Youth Group que gravassem um cover da canção. 
03. Rock Me Amadeus – Falco – A canção que foi particularmente popular em 1985, cantada por Falco, cantor austríaco, notória por ser uma das 7 canções em língua estrangeira a atingir o topo da Billboard Hot 100[1].. Era inspirada no filme Amadeus (1984), de Milos Forman. A canção conta a história de Mozart, sua popularidade e suas dividas. Para liberação dos EUA, foi remixada com uma sobreposição em língua inglêsa, embora, não haja uma versão completamente gravada em língua inglesa. Com "Rock Me Amadeus", Falco (☆1957/✞1998) tornou-se o primeiro artista de íngua alemã com um single na parada de sucesso. Aqui no Brasil a música figurou nos primeiros lugares das paradas de sucesso.
04. Hurts To Be In Love – Gino Vannelli – Vanelli ficou muito conhecido pelas canções românticas, não sendo essa a única que fez parte de uma trilha sonora de novela. Esta belíssima canção ainda hoje é lembrada pelos que viveram os áureos anos da marcante década de 1980. Certamente eu não fui o único que dançou essa música de rosto colado em um dos bailinhos tão comuns nos anos 80.
05. I Like You – Phyllis Nelson
06. Remember I Love You – Jim Diamond – Diamond (☆1951/✞2015) é mais conhecido pelos seus grandes sucessos comerciais: "I Won't Let You Down" (1982) como líder do trio Ph.D. e duas canções solo "Remember I Love You" e "I Should Have Known Better", sendo esta última seu grande hit. Esta música é lindíssima e também marcou época.

07. Everything To Lose – Style Council

Resultado de imagem para Artigo sobre o disco De Quina pra Lua Internacional
Contracapa da versão em CD
08. Tarzan Boy – Baltimora – 
"Oh, oh, oh, oh, oh, oh, oh, oh..." 
Quem de nós oitentistas nunca nos pegamos cantarolando este refrão mais do que grudento? Essa música foi um enorme sucesso nas pistas de dança mundo afora. Por aqui, além de fazer parte dessa trilha sonora, foi o tema de abertura do clássico programa "Perdidos na Noite", exibido nas noites de sábado pela Band (entre 1986 e 1988) e brilhantemente apresentado pelo Fausto Silva (antes de ele ser transformado no que é hoje). O Baltimora foi um projeto musical italiano ativo na década de 1980 e "Tarzan Boy" é considerado seu único hit. O vocalista Jimmy McShane, morreu 1995 aos 38 anos quase irreconhecível, por complicações decorrentes do vírus HIV.
09. More Than I Can Bear – Matt Bianco – Também foi um dos grandes hits da década. Música super dançante e com ritmo bem caliente.
10. I Miss You – Klymaxx – Outra baladinha grudenta que foi presença obrigatória nos bailinhos de garagem. Durante algum tempo eu podia jurar que quem cantava essa música era o Michael Jackson. Nada a ver!
11. Never – Heart – Este um dos grandes hits da banda norte-americana de rock e um super hit da década de 80. O Heart ficou no 57° lugar na lista dos 100 Maiores Artistas de Hard Rock, elaborada pela emissora de televisão VH1. Eleita para o Salão da Fama do Rock and Roll em 2013, a banda é uma das mais comercialmente bem sucedidas da história do gênero e "Never" é sem dúvidas um de seus maiores hits.
12. Da Quando Non Ci Sei – Dario Baldan Bembo - Essa é para quem curte a música romântica italiana (Eu curto!).
13. Kalimba de Luna – Tony Esposito
14. Saving All My Love For You – Whitney Houston – Eu preciso falar alguma coisa sobre uma canção interpretada pela Whitney Houston (☆1963/✞2012)? Basta eu dizer que ela é considerada uma das maiores e melhores cantoras de todos os tempos. Tamanho talento e sucesso a fizeram ser conhecida como A Voz e este foi apenas um de seus vários hits registrados em sua discografia, inclusive, tendo sido muitos deles trilha sonora de novelas.

Conclusão


É uma tendência as músicas - quer sejam boas ou ruins - mexerem com a memória afetiva das pessoas. Isso funciona e não é de hoje, sempre houve regravações ou músicas antigas em novelas. Mas atualmente o número é maior mesmo. Hoje resgatei aqui aquelas músicas que você ouviu na infância, adolescência, juventude e sempre vai adorar ouvir. 

Uma coisa interessante é que as trilhas das novelas atualmente no ar não saíram em disco, e sim em plataformas digitais (os tais streamings). Tinha uma época em que as trilhas eram feitas para a novela, isto hoje mudou, assim como a qualidade de algumas músicas escolhidas. Aliás, o que tem salvado algumas trilhas sonoras atuais são justamente as músicas antigas incluídas nas trilhas. Espero que tenha gostado desse passeio pelo pouco do muito de bom que tivemos nos dourados anos 80.

A Deus, o Pai, toda glória! 
E nem 1% religioso.

Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário