Total de visualizações de página

domingo, 24 de setembro de 2017

CANÇÕES ETERNAS CANÇÕES - "COMO NOSSOS PAIS", BELCHIOR/ELIS REGINA


A canção sobre a qual vou falar neste artigo dessa série especial, mais do que um clássico da MPB, é uma composição lírica, emblemática, ousada, desafiadora e, apesar de ter sido lançada há mais de quatro décadas, sua mensagem é mais atual, mais contemporânea do que nunca. Eu diria, sem ser hiperbólico, que trata-se de uma canção atemporal. Uma canção eterna canção.

Vamos à letra


"Como Nossos Pais" 
Composição de Belchior [também] interpretada por Elis Regina  
Não quero lhe falar
Meu grande amor
Das coisas que aprendi
Nos discos 
Quero lhe contar como eu vivi
E tudo o que aconteceu comigo  
Viver é melhor que sonhar
Eu sei que o amor
É uma coisa boa
Mas também sei
Que qualquer canto
É menor do que a vida
De qualquer pessoa  
Por isso cuidado, meu bem
Há perigo na esquina
Eles venceram e o sinal
Está fechado pra nós
Que somos jovens  
Para abraçar seu irmão
E beijar sua menina na rua
É que se fez o seu braço,
O seu lábio e a sua voz  
Você me pergunta
Pela minha paixão
Digo que estou encantado
Como uma nova invenção
Eu vou ficar nesta cidade
Não vou voltar pro sertão
Pois vejo vir vindo no vento
Cheiro de nova estação
Eu sinto tudo na ferida viva
Do meu coração  
Já faz tempo
Eu vi você na rua
Cabelo ao vento
Gente jovem reunida  
Na parede da memória
Essa lembrança
É o quadro que dói mais  
Minha dor é perceber
Que apesar de termos
Feito tudo o que fizemos  
Ainda somos os mesmos
E vivemos
Ainda somos os mesmos
E vivemos
Como os nossos pais  
Nossos ídolos
Ainda são os mesmos
E as aparências
Não enganam não  
Você diz que depois deles
Não apareceu mais ninguém  
Você pode até dizer
Que eu tô por fora
Ou então
Que eu tô inventando  
Mas é você
Que ama o passado
E que não vê
É você
Que ama o passado
E que não vê
Que o novo sempre vem  
Hoje eu sei
Que quem me deu a ideia
De uma nova consciência
E juventude  
Tá em casa
Guardado por Deus
Contando os seus metais  
Minha dor é perceber
Que apesar de termos
Feito tudo, tudo
Tudo o que fizemos 
Nós ainda somos
Os mesmos e vivemos
Ainda somos
Os mesmos e vivemos
Ainda somos
Os mesmos e vivemos
Como os nossos pais
Antes de continuarmos, é indispensável, fundamental que você veja essa interpretação visceral, artística da inesquecível, insubstituível Elis, a Pimentinha, em um musical exibido no programa Fantástico da Rede Globo, em 1976.


Ouvir essa canção ao mesmo tempo em que se vê a interpretação de Elis é algo que nos tira o fôlego. Ela "incorpora" a letra da música e a maneira com que domina a cena, os seus gestos, suas expressões, seus olhares, sua voz... Nosso Deus! É de arrepiar até os ossos. Bom, agora sim, falemos sobre a canção.

Pais e filhos; filhos e pais


A discussão sempre presente na relação entre pais e filhos é a alma dessa canção. Quando somos jovens sempre achamos que nossos pais estão errados, que a educação que recebemos poderia ter sido melhor, porém quando crescemos e temos filhos repetimos o mesmo que nossos pais faziam conosco. 

É isso que Belchior quer mostrar na letra dessa bela música. Os versos 
"...ainda somos os mesmos e vivemos como os nossos pais..." 
deixam tudo bem claro. Nós até mudamos, mas ainda vivemos do mesmo modo como os nossos pais viviam.

Alem de tudo isso, Belchior também quer mostrar que o mundo pouco mudou. Por mais que as tentativas de mudanças fossem aplicadas, o modo como vemos o mundo é o mesmo.

A opinião do professor Eliude A. Santos sobre a canção coloca uma análise ainda mais clara sobre a importância de sua letra. Segundo o professor, 
"'Como Nossos Pais' é um hino à juventude que amadurece percebendo que o mundo é uma constante, porque é feito de homens que se acomodam e de outros que lutam por mudança". 
A música "Como Nossos Pais" chama-me a atenção não só pela harmonia de seus versos. Instiga-me pela sensibilidade do autor Belchior em narrar trechos, muitas vezes metaforicamente, que tratam de decepções e inconformidades com a mentalidade política brasileira que parecia estagnada em 76, ano de sua composição.

A melodia, ainda hoje, é considerada um fenômeno! Eternizada nas vozes de artistas famosos, como Elis Regina. Creio que, por meio desta, Belchior queria dizer em bom tom; É hora de se repensar!

"Viver é melhor que sonhar"


A canção fala sobre o tempo e a juventude, a maturidade e a impotência, a ilusão e a decepção, sobre ganhar e perder. Embora as pessoas sejam tão previsíveis e as histórias, inclusive políticas, costumem acabar praticamente sempre em pizza, como se costuma dizer no Brasil, o autor nos alerta do quão é importante que façamos a nossa parte. É importante não desistir! É importante acreditar até para poder descrer!

O ex-Presidente dos Estados Unidos Barack Obama usou como slogan de sua campanha; "Sim nós podemos!" Creio que está seria a proposta de Belchior com tal canção. Se há coisas a serem feitas. Façamos! Reclamar de toda esta sujeira não interessa.

O objetivo proposto aqui é de se repensar e de se reagir. Independentemente do que não lhe agrada em torno de si. Entenda que não tratamos aqui de positivismo e sim da necessidade real de transformações.

O refrão da música por si só já resume tudo, na época em que a música foi escrita o país respirava a lama de dor que a ditadura havia deixado para trás. A letra aparentemente é um romance, mas tem um fundo politico enorme: 
"Minha dor é perceber que apesar de termos feito tudo o que fizemos 
Nós ainda somos os mesmos e vivemos como os nossos pais" 
neste trecho Belchior critica o fato de apesar de tanta luta pra tornar o Brasil um país a frente de seu tempo, nós estagnamos e nos tornamos tão conservadores quanto a geração que nos antecedeu.

Com toda certeza o eu lirico desta música é alguém cheio de lembranças boas mais muito dolorosas de um tempo em que muito se lutou por mudanças, mas que no fim pouco conseguiu alcançar. A música fala também das expectativas daqueles que chegavam do sertão em busca de vida nova, existem várias realidades dentro desta letra e é isso que mais me comove. Belchior conseguiu falar do brasileiro como um todo, o brasileiro sofrido, esperançoso, enganado, cansado, romântico, sertanejo.

As partes que mais me chamam atenção são: 
"Viver é melhor que sonhar..."
Pois do que adianta você ter milhares de sonhos e ideais sem o poder de lutar por eles.
"Digo que estou encantada com uma invenção, Eu vou fica nesta cidade não vou voltar pro sertão Pois vejo vir vindo no vento o cheiro da nova estação..."
ela simplesmente fala dessa migração sertaneja que surgiu na época no governo Médici.
"Já faz tempo eu vi você na rua, 
Cabelo ao vento gente jovem reunida, 
Na parede da memória essa lembrança é o quadro que dói mais…"
Muitos jovens eram torturado e até mesmo mortos ou seja essa pessoa para qual Elis estaria cantando talvez fora torturado ou até morta pelos militares daquela época.

Conclusão 


"Como Nossos Pais", foi uma música escrita no período da Ditadura Militar que nos faz refletir também os dias de hoje. Os mesmos discursos, a mesma relação pais e filhos, os mesmos ídolos, os mesmos perigos. Tudo isso nos faz perceber que o mundo pouco mudou. 

A tecnologia avança, porém a mentalidade das pessoas fica estagnada no mesmo lugar, venerando o passado e esquecendo que 
"...o novo sempre vem." 
É muito importante que conheçamos o passado, para não cometermos os mesmos erros do passado no presente, e é claro, aproveitar o que foi bom.

Cabe aos jovens, pensar diferente, repensar o mundo, mudar, fazer diferente: fazer a sua parte. Em outra emblemática canção, Geraldo Vandré disse:
"Vem vamos embora que esperar não saberQuem sabe faz a hora, não espera acontecer".
Ficar apenas reclamando não adianta de nada e perceber a real necessidade de transformação que o mundo precisa é o primeiro passo para a verdadeira mudança do mundo em que vivemos.

Porém, 
"Minha dor é perceber, 
Que apesar de termos feito tudo que fizemos, 
Ainda somos os mesmos e vivemos como nossos pais",
afinal, o mundo é uma constante, porque é feito de homens que se acomodam e de outros que lutam por mudança.

"Como Nossos Pais" torna-se ainda mais bela com a interpretação de uma das melhores vozes que esse país já ouviu, ou seja, com Elis Regina interpretando a canção como uma verdadeira atriz que vive aquele momento, o entendimento da música se dá por completo. 

A canção lançada em 1976 entra para o blog como uma bela letra, uma excelente interpretação e um tema bastante interessante de se pensar.

Prefiro a versão feita pela Elis Regina, acho mais intensa. Mas segue a versão original, a obra interpretada por seu criador, "o rapaz latino americano, sem dinheiro no bolso e vindo do interior":

Nada mais a declarar a não ser bater meu carimbo de:

A Deus toda glória.
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://circuitogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade 

     E nem 1% religioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário