Total de visualizações de página

domingo, 17 de setembro de 2023

TELETEMA — "BAILA COMIGO", INTERNACIONAL (1981)

Quem nunca se identificou com um tema de novela, seja nacional ou internacional? Quem nunca teve um romance embalado por essa ou aquela canção? Quem nunca desejou um LP, uma fita K7, ou mais recentemente, um CD?

Pois é, eu já fui um colecionador de trilhas sonoras de novelas. Tinha um grande acervo com exemplares nos formatos de vinil (os LPs ou "bolaçhões"), cassetes (as clássicas, práticas e portateis fitas K7) e os mais recentes, porém, também já praticamente extintos CDs.

Infelizmente, em um arroubo de insanidade mental, eu acabei desfazendo da minha coleção, mas, isso é outro assunto. Inicio aqui uma nova série especial de artigos sobre algumas trilhas sonoras nacionais e internacionais de novelas que foram tão marcantes quanto ou até fizeram mais sucesso que as próprias tramas televisivas.

Para abrir essa série, vou falar sobre essa que, na minha opinião, é uma das trilhas sonoras mais tops de todos os tempos.

A belíssima trilha sonora internacional da novela "Baila Comigo" de Manoel Carlos, exibida em 1981, no horário das 20h, já marcou pela capa, trazendo as fotos de Reginaldo Faria (Saulo) e Natália do Vale (Lúcia).

Foi algo bem diferente, pois, nessa época, ainda não era comum fotos dos personagens virem estampando as capas das trilhas, o que viria a ser habitual, mais para o segunda metade da década de 1980. Portanto, essa capa, além do pioneirismo, foi um tipo de "embrião" para esse conceito no mercado fonográfico das trilhas sonoras de novelas.

O curioso, é que na novela, Saulo e Lúcia, não formavam um par romântico, como a foto da capa sugere.
Entre as belas canções nesse LP estão: 'Reality' — Richard Sanderson (tema de Mira [Lídia Brondi] e João Victor [Tony Ramos]), 'Come Back To Me' — Leslie, Kelly & John Ford Coley (tema de Lia [Christiane Torloni] e Saulo), 'Crying' — Don McLean (tema de Helena [Lilian Lemmertz — ✩1937/✞1986), 'Living Inside Myself' — Gino Vannelli (tema de Débora [Beth Goulart] e Caê [Lauro Corona — ✩1957/✞1989]), 'Without Your Love' — Roger Daltrey (tema de Joana [Betty Faria]) e entre outras 'Time' - The Alan Parsons Project (tema de Mira e também usada como tema de Lúcia e Quinzinho [Tony Ramos]), fazem parte dessa trilha sonora inesquecível.

Bons tempos...


Já não se fazem trilhas sonoras de novelas como antigamente. As trilhas nacionais e internacionais eram aguardadas com ansiedade. Logo que uma canção embalava o casal principal, essa música chegava às paradas de sucessos e permanecia por meses sendo executada nas principais rádios AM e FM.

As trilhas de novelas fizeram histórias e embalaram tantos momentos nas vidas de muitas pessoas: quantos romances, quantas lembranças. Eram um complemento à história.

As capas, um capítulo especial, eram sempre um enigma, a curiosidade do público em saber qual personagem iria estampá-la. Tudo era caprichado, capa, sobrecapa, encarte, ficha técnica contendo todo o elenco e parte da produção como autoria e direção.

O triste fim de uma era


Entre a primeira trilha sonora de novela lançada em disco pela Globo e a última lançada em CD, foram muitas coletâneas de sucesso que marcaram época nos lares brasileiros.

Antes já existiam compactos e LPs com músicas de novelas, mas não eram oficialmente do programa em si, mas de cantores que davam voz aos temas presentes na obra.

Nos últimos anos, as trilhas sonoras das novelas já não são lançadas em mídia física, mas as edições digitais chegam aos aplicativos de música. Em 2021, com a TV Globo encerrou definitivamente a produção dos CDs das trilhas de novelas.

A Globo anunciou em abril de 2021 que fechou um acordo para vender a gravadora e desenvolvedora de talentos musicais Som Livre para a Sony Music Entertainment.

A Som Livre foi fundada em 1969 com o objetivo inicial de lançar as trilhas dos programas da emissora. Durante cinco décadas a empresa cresceu, virou uma das mais importantes da música brasileira e ajudou a revelar e construir carreiras de artistas como Djavan, Rita Lee (✩1947/✞2023) e Novos Baianos.

Já no mês de setembro de 2021, procurada por canais de comunicação a Som Livre explicou a decisão:
"Salvo algumas exceções, como lançamentos especiais, a Som Livre não está produzindo material físico de trilhas sonoras e nem de artistas",
respondeu a gravadora. Apesar do encerramento da produção das mídias físicas, nada impede que a Globo lance as trilhas em plataformas digitais, o que, de fato, tem acontecido, porém, ouvir músicas digitalizadas em plataformas de streamings, em absolutamente pode ser comparado às sensações musicais causadas ao se ouvir as extintas mídias físicas, principalmente os inesquecíveis discos de vinil. 

Faixa a Faixa


Lançada pela Som Livre em maio de 1981, esta é uma das minhas trilhas internacionais de novela favoritas. Curioso notar, neste caso, como as canções tornaram-se incrivelmente datadas (o que não considero nenhum demérito).

Ao contrário de muitos hits de LPs de novelas antigas — que se tornaram "clássicos" constantemente lembrados — várias das faixas internacionais de Baila Comigo foram sucessos de momento, por conta da novela, e depois caíram no esquecimento. Vamos conhecê-las uma a uma. Bora comigo fazer uma viagem no tempo?

  • 01. Without Your Love — Roger Daltrey

A canção que abre o lado A foi lançada em 1980 por Roger Daltrey, vocalista da banda britânica The Who. Além de seu trabalho com o grupo, Daltrey obteve grande êxito como artista solo e ator. Composta por Billy Nicholls para o filme "McVicar" (1980), a faixa foi um dos hits do cantor.

O filme é a cinebiografia de John McVicar (vivido por Daltrey), criminoso especialista em roubo a bancos e declarado pela Scotland Yard o inimigo público nº 1 da Inglaterra na década de 1960.

Mais uma faixa retirada de um filme. Desta vez foi a canção-título de "Como Eliminar o Seu Chefe" (9 to 5, 1980), comédia de grande sucesso estrelada por Jane Fonda, Lily Tomlin e Dolly Parton.

Além da trilha sonora do filme, a canção, composta por Parton, também foi lançada em seu álbum "9 to 5 and Odd Jobs", no final de 1980. A faixa ainda rendeu à cantora indicações ao Oscar de Melhor Canção Original e ao Grammy. Ao longo dos anos, '9 to 5' ganhou várias versões cover. Aqui no Brasil, a cantora Lilian gravou uma divertida versão em português, "Das 9 às 5", lançada em 1981.

  • 03. Living Inside Myself — Gino Vannelli

O cantor e compositor ítalo-canadense Gino Vanelli era figurinha fácil em trilhas de novelas do final dos anos 1970 e começo dos 1980, assim como nas paradas de sucesso.

Para a trilha de "Baila Comigo", a canção 'Living Inside Myself' foi retirada do álbum "Nightwalker" (1981), o sétimo do cantor, e obteve bastante sucesso. A faixa foi composta por Gino e produzida por ele e seus dois irmãos, Joe e Ross Vannelli. O compacto lançado no Brasil trazia na capa a menção "Tema da novela 'Baila Comigo'".

  • 04. Crying — Don McLean

A pungente balada, composta por Roy Orbison (✩1936/✞1988) e Joe Melson, foi originalmente lançada por Orbison em 1961 e tornou-se um de seus hits. Quase duas décadas depois, outro cantor e compositor americano, Don McLean, a regravou para seu álbum "Chain Lightning", lançado no final de 1978 na Europa.

Nos EUA, o LP foi lançado com dois anos de atraso. Mas a versão de 'Crying' gravada por McLean fez tanto sucesso que tornou-se um de seus maiores hits. Em abril de 1980, atingiu o primeiro lugar das paradas britânicas e ganhou o mundo. Para quem não está ligando o nome à pessoa, McLean ficou conhecido ao compor e gravar 'American Pie', em 1972 (regravada por Madonna em 2000).

Sem dúvida uma das faixas mais obscuras desta trilha, apesar de ter sido bastante executada na época. Soando deliciosamente datada até mesmo para 1981, a faixa foi lançada em 1980 pelo selo italiano Mr. Disc Organization, de disco music. No Brasil, 'Explosion' ganhou uma sobrevida graças à sua inclusão em "Baila Comigo". Tanto que a improvável canção foi lançada aqui em *compacto, em 1981.
*Em suas origens, os discos compactos eram usados para o armazenamento e distribuição de áudio. Os artistas, dessa forma, gravaram suas músicas e as comercializaram nesses discos, como faziam anteriormente em cassetes e, mais atrás, em discos de vinil.

Faixa do pouco conhecido compositor, produtor e cantor alemão Frank Duval. Seu nome era frequente nas paradas de sucesso de seu país. Apesar de ter produzido muitas trilhas para séries e telefilmes, Duval permanece um artista obscuro no restante do mundo. Mas o compacto "Angel of Mine" ficou em primeiro lugar na Alemanha, em 1981.

Canção internacionalmente famosa desde a década de 1940, depois de ter sido cantada pelo personagem Sam (Dooley Wilson — ✩1886/✞1953), ao piano, no clássico "Casablanca" (1942), estrelado por Humphrey Bogart (✩1899/✞1957) e Ingrid Bergman (✩1915/✞1928).

A música havia sido composta em 1931 pelo americano Herman Hupfeld (✩1894/✞1951) e teve inúmeras regravações. Em "Baila Comigo", embalou as reminiscências românticas dos personagens Silvia (Fernanda Montenegro) e Quim (Raul Cortez — ✩1932/✞2006).

  • 08. Reality — Richard Sanderson

A faixa que abria o lado B de "Baila Comigo" — Internacional é, certamente, uma das mais marcantes. Música-tema do filme "La Boum — No Tempo dos Namorados" (1980), fez enorme sucesso na época e rendeu visibilidade ao então iniciante Richard Sanderson.

A faixa virou hit, alcançou o primeiro lugar em 15 países e vendeu oito milhões de cópias no mundo. Aqui no Brasil, é muito associada à "Baila Comigo". No entanto, a versão incluída na trilha da novela é a editada, com 3 minutos e 58 segundos. (A original tem 4 minutos e 46 segundos).

Um irresistível hit que marcou época. Ainda que fora do prazo de validade (em 1981 a moda das discotecas, apesar de recente, já era considerada coisa do passado), 'Santa Maria' ganhou uma sobrevida no Brasil.

A Neoton Família — conhecida em alguns países como Newton Family — foi uma das bandas pop mais famosas da Hungria. Apesar de obscuro e quase esquecido hoje em dia, o grupo correu o mundo fazendo turnês, vendeu 6 milhões de discos em seu país de origem e um milhão e meio em outros países.

Em 1979, lançaram o álbum "Napraforgó", que consolidou seu sucesso e ganhou uma versão em inglês: "Sunflower". A faixa 'Santa Maria', tirada desse LP, virou hit não só na Hungria mas também no Japão, na Dinamarca, nas Filipinas, na Argentina, na Espanha e aqui no Brasil (territórios onde a disco music ganhou uma breve sobrevida).

Dois anos depois de seu lançamento, foi incluída na trilha de "Baila Comigo". Mesmo nos anos seguintes, foi muito tocada no Show de Calouros, apresentado por Silvio Santos, no então recém-inaugurado SBT.

  • 10. Time — The Alan Parsons Project

Lançada em compacto em 1981, a faixa foi um dos destaques do álbum "The Turn of a Friendly Card" (1980), do Alan Parsons Project, grupo de rock progressivo inglês fundado por Alan Parsons e Eric Woolfson. Foi a primeira canção do grupo a ter Woolfson como vocalista principal.

Grande hit romântico daquele ano, a edição brasileira do compacto trazia na capa a menção "tema da novela 'Baila Comigo'", que ajudou a difundir ainda mais o sucesso da faixa aqui.

A faixa, hit do grupo americano The Four Seasons, foi lançada em 1965 e se tornou bastante popular na época. Em 1980, foi regravada pelo Darts, banda britânica que garantiu à canção, com seu cover, uma considerável sobrevida.

Tanto que, em 1981, Barry Manilow também a regravou e a trouxe de volta às paradas, de forma mais substancial. A versão que aparece na trilha de "Baila Comigo" é uma de 1980, do obscuro grupo disco Salazar, banda de estúdio que ainda tentava aproveitar o resquício da disco music que, àquela altura, já agonizava.

  • 12. Come Back To Me — Leslie, Kelly & John Ford Coley

O multifacetado John Ford Coley (pianista clássico, guitarrista e ator, mais conhecido por sua parceria no duo England Dan & John Ford Coley), lançou em 1980 um álbum com duas cantoras desconhecidas, as irmãs Leslie e Kelly Bulkin.

Intitulado apenas de "Leslie, Kelly and John Ford Coley", o LP era um projeto simpático, mas totalmente despretensioso. Quando uma de suas faixas, 'Come Back to Me', foi incluída na trilha internacional de "Baila Comigo", a canção fez enorme sucesso no Brasil, tornando-se um dos grandes hits românticos de 1981 das paradas brasileiras.

O cantor e compositor irlandês teve vários hits no início dos anos 1970, com canções românticas e melancólicas: 'Alone Again (Naturally)', que o tornou mundialmente conhecido, 'Clair' e 'Get Down' foram alguns desses sucessos.

Na segunda metade daquela década, andou meio esquecido, devido a brigas na justiça, por problemas contratuais com sua gravadora. Ao voltar à ativa, em 1980, lançou o compacto "What's In a Kiss?" e, em seguida, o álbum "Off Centre" (que incluía a faixa). Mas já havia se tornado um "cantor do passado".

O francês Patrick Hernandez ficou muito conhecido no fim da década de 1970 graças ao hit 'Born To Be Alive', que explodiu primeiro na Europa e depois no mundo todo, em 1979. Com o súbito sucesso, Hernandez saiu em turnê.

Curiosamente, em sua viagem pelos Estados Unidos, uma das dançarinas que o acompanharam foi Madonna, bem jovem, ainda muito antes da fama. Em viagem promocional pelo Brasil, Hernandez apareceu em programas de TV, inclusive nos Trapalhões, no qual cantou 'Born To Be Alive' e 'Disco Queen'.

Também chegou a gravar um compacto com Jorge Ben em 1980, "Someone's Stepping On My Mushrooms". Hernandez fez muito sucesso com suas músicas dançantes até desaparecer, no comecinho da década de 1980. Aqui no Brasil, seu último hit foi 'Losing Sleep Over You', graças à sua inclusão em "Baila Comigo".

A faixa foi extraída do praticamente desconhecido álbum "Crazy Day's Mystery Night's" (1981). Apareceu também na coletânea "América — A Frequência do Sucesso Vol. 5" (1981), porém escrita com uma ligeira diferença: 'I'm Losing Sleep Over You'. No compacto, o I'm também foi mantido, embora no LP da novela e no álbum do cantor o título da faixa seja 'Losing Sleep Over You'.

Conclusão


Essa é sem dúvida uma das melhores trilhas sonoras internacionais de novelas que já ouvi. Quiçá, uma das melhores da era das trilhas sonoras internacionais de novelas. É o típico disco que ouço faixa a faixa e por isso ela está aqui, na abertura de mais uma série especial de artigos. Até o próximo capítulo.
Ao Deus Todo-Poderoso e Perfeito Criador, toda glória.
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blogue https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade.
E nem 1% religioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário