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domingo, 5 de março de 2023

POR QUE É IMPORTANTE ANUNCIAR A VOLTA DE JESUS?

"Tendo dito isso, foi elevado às alturas enquanto eles olhavam, e uma nuvem O encobriu da vista deles. E eles ficaram com os olhos fixos no céu enquanto Ele subia. De repente surgiram diante deles dois homens vestidos de branco, que lhes disseram: 'Galileus, por que vocês estão olhando para o céu? Este mesmo Jesus, que dentre vocês foi elevado aos céus, voltará da mesma forma como o viram subir'" (Atos dos Apóstolos 1:9-11 — grifo meu).
  • O texto deste artigo foi baseado na mensagem que ministrei no domingo, 19/2/2023, no salão congregacional do Ministério Evangélico Gilgal.
Filhos contra pais, pais contra filhos, falta de amor, iniquidades, extinção de espécies, avanço da ciência, fome, tsunamis, guerras. Muitos são os fatos, todos os dias nos noticiários, descritos em profecias bíblicas como sinais da volta de Jesus Cristo à terra.

E isso faz com que muitos teólogos defendam a proximidade do final dos tempos. Um tema que ainda causa dúvidas, mas que deveria estar na ponta da língua dos crentes, pois a mensagem central da Bíblia é o Plano da Salvação de Deus para nossas vidas, o Cristo que virá buscar a Sua noiva.

Fatos sobre a iminente volta de Jesus

"Pois, dada a ordem, com a voz do arcanjo e o ressoar da trombeta de Deus, o próprio Senhor descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que estivermos vivos, seremos arrebatados com eles nas nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares. E assim estaremos com o Senhor para sempre" (1 Tessalonicenses 4:16-17).
A volta de Jesus é mencionado mais de 300 vezes no Novo Testamento, tornando-se a segunda doutrina mais citada em toda a Escritura, depois da Salvação. E muitos são os alertas sobre o fato de que, independentemente do momento, devemos estar preparados. Em Mateus 24:42, Jesus adverte: 
"Vigiai, pois não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor".
Os evangelhos conservam uma promessa: a de que Jesus voltaria. Desde então, essa esperança se faz presente no credo de cristãos e cristãs de todos os tempos. Desde a efervescência do pentecostalismo e do neopentecostalismo, essa pauta está terminantemente presente nas pregações e na expectativa religiosa dos fiéis. 

Para os cristãos da década de 50 do primeiro século, tal questão era também fundamental, basta que olhemos com atenção para a Primeira Carta aos Tessalonicenses e, depois, para a Segunda Carta, por exemplo.

Mas essa preparação extrapola o sentido imediato e serve como um tempo espiritual-pedagógico para todo o cotidiano da existência: estarmos preparados e vigilantes para a segunda vinda do Senhor.

Temos, pois, duas realidades no cristianismo, ligadas à espera pela segunda vinda de Cristo: de um lado, o catolicismo e o protestantismo histórico, com suas ritualidades mais sóbrias e, de outro, o pentecostalismo e o neopentecostalismo, com uma pregação mais apaixonada. 

A pergunta do título que aqui me proponho, partir disso, diz respeito a qual sentido os fiéis cristãos atribuem a essa expectativa. Este espaço, porém, não dedicarei a uma busca por essa resposta, dado a multiplicidade de compreensões teológicas que compõem as doutrinas cristãs na atualidade — muitas delas, inclusive, extremamente equivocadas e outras tantas, verdadeiras heresias. 

Mas, a partir da pergunta, busco estreitar a compreensão do sentido profundo do que significa esperar pela vinda de Cristo e sobre o que é viver o tempo do advento.

O que nos diz a Bíblia?

"Quanto ao dia e à hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão somente o Pai. Como foi nos dias de Noé, assim também será na vinda do Filho do homem. 
Pois nos dias anteriores ao Dilúvio, o povo vivia comendo e bebendo, casando-se e dando-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca; e eles nada perceberam, até que veio o Dilúvio e os levou a todos. Assim acontecerá na vinda do Filho do homem" (Mateus 24:36-39).
Se voltarmos o olhar para os textos bíblicos, perceberemos que os autores sagrados recorrem a um gênero literário muito específico, o da apocalíptica, para falar sobre a segunda vinda de Cristo. O risco maior é que cristãos e cristãs tomem esses textos de forma literal, fundamentalista. 

Textos apocalípticos são verdadeiros labirintos: é preciso destreza para não se perder em meio às imagens e símbolos. Um fio que nos orienta à compreensão das perspectivas apocalípticas é descobrir que elas se tratam de uma teologia da história, que visam a resistência para os tempos presentes e a esperança para os futuros. 

Na ministração que fiz no culto dominical, no salão congregacional do Ministério Evangélico Gilgal, me ative a falar no que significa esperar pela segunda vinda de Cristo, não trabalhei a literatura apocalíptica em si, justamente por eu não ter domínio dos complexos meandros escatológicos, mas, me propus de forma bem resumida, porém, enfática e com o necessário aprofundamento teológico da história, em textos carregados de afeto e inspiração.

Mas, detalhes e complexidades escatológicos a parte, os sinais apontam mesmo para a proximidade da volta de Jesus? Esse assunto, por certo, ainda é um grande enigma. 

Especialistas em Escatologia, doutrina dos acontecimentos que marcam o fim do mundo, inclusive, abordam que há muitas dúvidas se Jesus sabia ou não qual seria o momento. Em Marcos 13:32, está escrito: 
"Quanto ao dia e a hora ninguém sabe, nem os anjos no céu, nem o Filho, senão somente o Pai".
Os especilistas explicam que, quando Jesus estava no Seu ministério terreno (corpo humano limitado ao espaço e ao tempo dos homens), agia como homem. Mas, em Apocalipse, Cristo diz ser o dono do tempo, o "alfa e o ômega", o princípio e o fim. O Todo-Poderoso (Ap 22:13). Então, vale concluir que Jesus sabia de todas as coisas: a hora, o segundo e o milésimo de segundo que buscaria a Igreja.

No entanto, ponderam os escatologistas, não é porque o momento exato não foi revelado que Ele deixou de anunciar os sinais de Sua vinda. Quando pegamos os evangelhos do Sermão Profético — passagem bíblica encontrada em Mateus 24:1-31, Marcos 13:1,2 e Lucas 21:5-36 —, encontramos o cenário apocalíptico dos últimos tempos: tsunamis, enchentes, sinais do sol, na lua e nas estrelas, fome, guerra, o falso evangelho e a perseguição ao cristianismo. Todo esse contexto aponta para o Seu retorno

Realmente não sabemos o horário e o momento, mas todos os sinais apontam que Ele pode voltar a cada momento, enfatiza. Então, essa vinda iminente deve estar no coração de todos. Não basta achar que vai demorar, temos também que estar prontos e aguardando a vinda dEle.

Algo além dos sinais...


Os sinais mostram as profecias bíblicas a respeito da volta de Jesus Cristo. Daniel 12:4 relata que a ciência se multiplicaria de forma incrivelmente rápida. Em Mateus 24, está escrito que ouviríamos falar de guerras, fome, terremotos; que haveria ódio dos cristãos, entre outros fatos, com o objetivo de fazer as pessoas se voltarem ao Caminho (Jesus Cristo). 

Está escrito que ainda veremos coisas terríveis nos últimos dias da Igreja de Cristo na terra, mas a promessa do Senhor para nós diz o seguinte: 
"Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo" (Mt 24:13).

A volta é certa


Válido destacar que a tarefa do pregador da Palavra é falar de Jesus e da mensagem da Cruz. Ele foi morto e crucificado, ressurgiu dentre os mortos e virá em breve. 

Os sinais estão acontecendo para todos verem. O próprio Jesus veio falando para os Seus discípulos que tomassem conhecimento e acompanhassem o tempo que estaríamos vivendo. 

Por todos esses relatos (sinais), a vinda de Jesus pode estar muito próxima. Não podemos deixar de pregar a Palavra da maneira sadia e verdadeira para que ela não seja deturpada.

Sobre os falsos profetas, a orientação é 
"...acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores" (Mt 7:15). 
Lembrando esse texto bíblico, Marciano lamentou que esse tipo de prática seja também um sinal que este tempo vivencia.

A mensagem de exortação foi feita pelo apóstolo Paulo a Timóteo (4:3-5). O texto fala acerca dos que não iriam valorizar a Verdade, a Justiça e a Palavra do Senhor.

Hoje muitos líderes de igrejas estão usando o nome do Senhor, intitulando-se cheios de poder, sem nenhum compromisso com a Palavra. Muitas igrejas, em vez de combaterem o pecado, buscam meios que agradem a líderes e não estão preocupadas com a vida eterna. Não podemos deixar de exortar o povo acerca do Evangelho de Cristo, temos que ter compromisso com a sã doutrina.

Existem muitas falas exageradas em relação à vinda de Cristo. O tema dos sinais da vinda total do Reino é muito comum na apocalíptica judaica, e as comunidades cristãs preservaram alguns deles. Por sua vez, a ambiguidade dessas imagens/sinais gerou identificações históricas com exagero.

Expressões apocalípticas (ex: "...guerra e rumores de guerra..." [Mateus 24:6]) ganharam múltiplas indicações e aplicações. Como exemplo, para resolverem problemas exegéticos, alguns agrupam versículos colocando-os em dois grupos: uns ligados à vinda no arrebatamento e outros, ao julgamento final (a segunda parte da volta de Jesus).

Independentemente da perspectiva adotada, a mensagem central anuncia o desconhecimento da data, hora ou situação da volta do Noivo, especialmente porque é muito recorrente no Novo Testamento a ideia de que esse evento precisa ser tratado como certo, ao mesmo tempo em que não pode ser facilmente previsto. 

Isso nos obriga a tornar a parousia uma experiência diária, convocando-nos à vivência da fé como ato de serviço e testemunho, porque "Ele vem sem demora" (Ap 3:11a; 22:12a) Não podemos deixar de exortar o povo de Deus acerca do Evangelho de Cristo, temos que ter compromisso com a sã doutrina.

Tempo de Iniquidade

"E, por se multiplicar a iniquidade, o amor se esfriará de quase todos" 
(Mateus 24:12). 
Em resposta aos sinais da volta de Jesus, um dos elementos mais visíveis em nossa geração é o aumento da iniquidade. Para a maioria dos estudiosos da escatologia, o que estamos vendo, de forma contundente, é a desconstrução da visão judaico-cristã dos valores espirituais.

Em síntese, eles argumentam que não é só o pecado, mas também é a iniquidade. Trata-se de um nível mais profundo no que diz respeito ao temor de Deus, ao reconhecer a Deus. Jesus disse que os dias que antecederão à Sua volta seriam como em Sodoma e Gomorra, onde havia exatamente a proliferação institucionalizada da imoralidade, do secularismo, da pós-verdade. Esses sinais vão se encaixando numa distorção do nosso Deus.

Os estudiosos citam ainda que os cristãos devem saber avaliar a forma com que a sociedade tenta apresentar Deus. Um caso recente é o filme do grupo humorístico Porta dos Fundos — conhecido por ataques explícitos à fé cristã evangélica em suas peças humorísticas — lançado recentemente pela Netflix, que apresenta uma sátira corrompida, através de uma visão intencional de desconstruir tudo o que diz respeito a Deus e aos valores pertinentes a Ele. 

É a desvalorização do homem e a valorização do prazer. Tudo aquilo que é lei se transforma em tabu. Uma visão distorcida, apresentada de maneira consciente, chegando a um nível mais profundo do que o pecado, a iniquidade.
"O tema dos sinais da vinda total do Reino é muito comum na apocalíptica judaica, e as comunidades cristãs preservaram alguns deles. Por sua vez, a ambiguidade dessas imagens/sinais gerou identificações históricas com exagero"
afirma o pastor Kenner Terra, doutor em Ciência da Religião

Sobre a revelação


O Apocalipse, que revela os fatos do fim do mundo, é um dos livros da Bíblia mais difíceis de ser compreendidos, sendo necessário recorrer a critérios para desvendar sua mensagem. O pastor Kenner Terra, explicou, em entrevista à Revista Comunhão, que o profeta João revela o trono celestial e a verdadeira realidade do mundo de seu tempo. 

Isso seria a "revelação" (apokalypsis) de Jesus (Ap 1:1), cujo conteúdo mostra o funcionamento no céu (capítulos 4 e 5) e a impiedade terrestre escamoteada, neblinada e ocultada especialmente pelo discurso tentador do sistema romano, conhecido como pax romana.
"Enquanto César era proclamado como senhor e garantidor da paz e ordem, João revelou que o Cordeiro imolado, Ele sim, tinha o domínio da história e poderia abrir os sete selos (Ap 5) e na verdade, mesmo que alguns estivessem enganados, o Império era a encarnação, por conta de suas impiedades e maldades, do próprio dragão (12, 13), a imagem maior do caos. 
Quando em Apocalipse 13:2 é dito que o dragão deu o poder para a besta, o mundo e suas tramas são desnudados e vistos como representação da desordem e pecado. Refere-se ao sistema que dominava os setores político, econômico e religioso"
disse.

Essa mensagem de Jesus foi enviada para as sete Igrejas da Ásia, a fim de exortá-las sobre a tentação do sistema do seu tempo e as consequências desastrosas para os que não resistissem, porque isso significaria vender-se às forças, como exortou João, promotoras do antirreino, contra as quais Deus levantar-se-ia.

Conclusão


Nesse sentido, a mensagem é urgente e atual. Quando perdemos de vista essa exortação joanina, podemos confundir sistemas políticos temporais com o próprio Reino de Deus. Além disso, o Apocalipse nos alerta sobre a possibilidade quando somos cooptados por governos humanos, de abraçarmos, inocentemente ou não, projetos que representam o dragão, o caos.

Essa mensagem nos impõe um dos princípios mais caros da tradição protestante: a separação entre Igreja e Estado. Proteger esse valor é preservar nossa função profética. Além disso, o Apocalipse serve de esperança porque anuncia que não há impérios eternos a não ser o Reino de Deus, e que o ponto final não é esse mundo e suas injustiças, mas algo muito maior e melhor (Ap 21:2).

[Fonte: Comunhão, por Heliomara Mulullo; Dom Total, por Felipe Magalhães Francisco é teólogo. Ele também é autor do livro de poemas "Imprevisto" (Penalux, 2015).]

Ao Deus Perfeito Criador, toda glória.
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E nem 1% religioso.

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