"Acaso não nos renovarás a vida, a fim de que o teu povo se alegre em ti?" (Salmos 85:6).
Em síntese, um avivamento é um tempo de renovação espiritual. Quando as pessoas se dedicam totalmente a Deus e não desistem, Deus traz avivamento. O avivamento é uma bênção de Deus. Ele promete restaurar e transformar vidas.
No dia do Pentecostes, depois da ascensão de Jesus, houve um grande avivamento. O Espírito Santo foi derramado sobre os discípulos e eles começaram a testemunhar de Jesus com poder e sem medo. Nesse tempo muitas pessoas foram salvas (Atos 2).
Um emblemático acontecimento na capela de uma universidade, na cidade de Asbury, em Kentucky (EUA), trouxe o tema avivamento para a pauta dos círculos cristãos.
O culto que começou há mais de uma semana, mais precisamente na quarta-feira (8/2), em uma capela na Universidade de Asbury, dura até este momento em que este artigo é escrito (19/2) e reúne multidões na rua em volta.
A capela onde foi iniciado o movimento de intercessão, tem capacidade para receber 1,5 mil pessoas. De acordo com as informações, outra capela pertencente ao grupo cristão que coordena a faculdade de Asbury foi disponibilizada para comportar mais pessoas que estão indo ao local atraídas pela presença de Deus.
Em imagens publicadas nas redes sociais pelo Dr. Craig Keener, professor em Asbury, é possível ver filas com milhares de pessoas de todas as idades sendo formadas para entrar nas orações nos dois auditórios.
Visitantes relataram que cristãos de diversas denominações e estados estão viajando até a cidade de Wilmore, para orar em Asbury. O culto que já ultrapassa as 200 horas de duração atraiu a atenção da mídia secular, que também está noticiando o avivamento em Asbury.
Conforme relatado pela própria faculdade, a comunidade de Asbury tem presenciado, há mais de um século, um grande derramar do Espírito Santo com outros avivamentos iniciados na região.
O avivamento na Universidade de Asbury, tem levado jovens de outras universidades cristãs nos Estados Unidos a um despertamento espiritual. A Universidade de Cumberlands, situada também no estado de Kentucky, está entre as instituições que estão experimentando esse despertamento, com adoração e cultos de oração ininterruptos iniciados por seus alunos em resposta ao evento de Asbury. Os alunos estiveram envolvidos em uma reunião contínua de oração e adoração que começou na segunda-feira, 13 de fevereiro, e continuou durante a semana.
Mas, afinal, será que todos sabem mesmo como identificar os sinais, as características e os frutos de um genuíno avivamento? É o que veremos no texto deste artigo.
O que é o avivamento?
É o ato de tornar-se mais vivo (diz de fogo e brasa). Reanimar-se. Tornar-se mais forte, mais intenso. Intensificar-se. Tornar-se mais nítido, destacar-se.Tornar-se mais ágil, apressar-se.
Quando se fala pois em avivamento, se está a falar de um estágio posterior ao de viver. Só pode ser avivado quem já está vivo, que ganha agora o empoderamento das bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo.
"Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo" (Efésios 1:3).
A única vez que esse termo "aviva" aparece na versão Almeida Revista e Corrigida é no Livro de Habacuque, capítulo 3 e o verso 2:
"Ouvi Senhor, a tua palavra, e temi; Aviva, ó Senhor, a tua obra, no meio dos anos, no meio dos anos feze-a conhecida; na tua ira lembra-te da misericórdia".
Aviva, neste texto é a tradução da palavra hebraica chayah, cujo significado são:
- Viver.
- Fazer viver.
- Manter-se vivo.
- Viver prosperamente.
- Sustentar a vida.
- Ser rápida.
- Ser restaurado para a vida ou saúde.
A Septuaginta (tradução dos escritos sagrados do hebraico para o grego, por setenta ou setenta e dois anciões) usa a palavra "katenoesa", cujo significado são:
- Observar.
- Reparar.
- Contemplar.
- Perceber.
A Nova Versão Internacional traduziu "aviva" como "realizar de novo". A Nova tradução na Linguagem de Hoje traduziu "aviva" por:
- "fazer agora, no nosso tempo as coisas maravilhosas que fizestes no passado."
Avivamento é em primeiro lugar o ato de tornar-se vivo, ou seja, transformar a vida espiritual, em uma vida mais intensa em uma vida abundante (João 10:10). Uma vida com todos os benefícios proporcionados pela comunhão com Deus
Vida é estar em comunhão com Deus e não separar-se mais dEle por causa do pecado. A vida abundante é a comunhão com a presença de todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo. Por isso, um dos significados de chayah é o de viver prosperamente.
Asbury à parte, mas, não a despeito de Asbury
Um avivamento da igreja, condizente com o seu único Senhor e Cabeça, é o enfoque desse artigo, que busca mostrar que o genuíno avivamento não é marcado pelo barulho frenético ou pela euforia, mas pelo despertamento autentico que transforma a espiritualidade superficial e o mero emocionalismo em uma vida de santificação, oração e centralizada na palavra de Deus.
Precisamos entender que o avivamento não é produzido por vontade humana e sim obra do Espírito Santo de Deus. O simples fato de o povo estar animado, pulando, sorrindo e até dançando na igreja não é uma evidência de que existe avivamento naquele local.
Avivamento é mais do que isto. É algo que quando buscado com seriedade pode ser possível até inverter os risos, pulos, danças, por contrição, lágrimas, arrependimento e coisas mais que só Deus pode fazer por nós.
Quando o profeta Habaquque orou dizendo:
"...aviva, ó Senhor a tua obra..."
ele estava pedindo a Deus que houvesse entre o povo de Deus um renovar da mente, coração e espírito, ou seja, suplicando a presença de Deus ativa no meio deles.
Quando nós estudamos sobre avivamento na Historia da Igreja Cristã, podemos enxergar com nitidez alguns aspectos de brilhantismo do Espírito de Deus nos salvos diferentes dos de hoje, como por exemplo:
Avivamento — é a "aviventação" dos marcos, dos rumos apagados, a renovação dos marcos destruídos ou deteriorados para que voltem a ser notórios, públicos, conhecidos de todos. Pois assim é nossa vida espiritual, o Senhor é nosso proprietário (Galátas 2:20), pois nos comprou com o seu sangue na cruz do Calvário (1 Coríntios 6:20; 7:23).
De tempos em tempos podemos perceber que nossos marcos, nossos sinais de vida em Cristo estão sendo obscurecidos pelo dia-a-dia, pelas dificuldades da vida; precisamos então reacendê-los. Assim, é a renovação espiritual de um desabrochar dos sinais da presença de Deus que estavam se perdendo. Foi assim com Israel, é assim com a Igreja.
Avivamento — é o ato de tornar-se mais forte, significando crescimento contínuo. O homem interior não sofre a ação do tempo, por isso passa a ter cada vez maior intensidade, caminhando para atingir o nível de varão perfeito.
"Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo" (Efésios 4:13, conforme 3:16 e 2 Co 4:16).
Avivamento — é também tornar-se mais nítido, destacar-se. Uma ação que nos permite a identificação com maior clareza de quem pertence ao Senhor e de quem Dele não é. Discerne os ventos, as ondas do Espírito e sabe o que é de Deus e o que é falsificação. Um crente avivado é aquele que demonstra a presença de Deus em sua vida, bem como a operação do poder do Espírito Santo.
Avivamento — é tornar-se mais ativo, mais ágil. É está sempre com a brasa queimando. Lembramos aqui João Batista que usou o simbolismo do fogo para batismo no Espírito Santo.
Avivamento — é o ato sobrenatural de Deus na vida do cristão, que abrindo para Ele o coração torna-se fértil para a produção do fruto do Espírito, do batismo com o Espírito Santo e dos dons Espirituais.
Avivamento — é um movimento do Espírito Santo, como no dia de Pentecostes: o som como de um vento impetuoso veio e houve um reboliço na vida daqueles homens e mulheres reunidos naquele local, fazendo com que eles impactassem não só o momento vivido, mas o mundo inteiro em todas as épocas.
Avivamento — dá-nos a consciência da urgência da tarefa da Igreja. E não é casual que o arrebatamento da Igreja, seja antecedido por um avivamento. A chuva serôdia, que acontecia um pouco antes da colheita.
Características do genuíno avivamento
Existem momentos na história, momentos temporais em que é necessária a intervenção de Deus, onde Ele toma novamente a direção de todas as coisas. Parece que esse tempo urge entre nós. Nenhum avivamento pode ocorrer sem ação divina. Vem dEle, é privativo de Deus.
Evidências do Avivamento
1. Amor pela Palavra e Firmeza na Doutrina — o grande agente divina para o avivamento é a Palavra. Alastra-se uma grande fome entre o povo de ouvir, ler e estudar a Palavra.
2. Oração profunda — é mandamento e dever para nós (At 2:1-4). Deixar de orar é pecado:
"E quanto a mim, longe de mim que eu peque contra o Senhor, deixando de orar por vós; antes vos ensinarei o caminho bom e direito" (1 Samuel 12:23).
O verdadeiro avivamento é precedido de oração e busca incessante pela presença de Deus… sempre…
3. Arrependimento — nossa expectativa é que a vinda de um despertamento espiritual seja com uma explosão de alegria, enquanto que não, na verdade, primeiro se manifesta com lágrimas e pesar por nós, pelos irmãos e pelo mundo.
A própria falta de avivamento já é pecado. Sem arrependimento, não veremos avivamento algum. Arrependimento significa confessar e deixar o pecado. Quando há arrependimento, os padrões de santidade são restaurados, a glória de Deus se manifesta e permanece.
4. Santificação e Retidão — provenientes de um desejo intenso pela Palavra, das nossas orações e arrependimento, mudaremos para um estilo de vida mais santo (1 Tessalonicenses 4:3-8). Santidade significa separar-se do mundo, consagrar-se. A Retidão é para com as pessoas, os irmãos, o próximo. O amor ágape entre nós. Quando o amor entre nós enfraquece, muito da vida espiritual se perde (Mateus 24:12).
5. O ponto culminante de todo avivamento é a salvação de almas — O propósito de uma igreja avivada é ganhar almas, buscando a salvação dos perdidos.
A busca da centésima ovelha para a reconciliação e restauração. Deus exige isso da Igreja (1 Timóteo 2:3,4). O transbordar na salvação dos pecadores, é sem dúvida alguma o que revela ao mundo, a presença do verdadeiro avivamento na Igreja de Jesus Cristo.
6. Obediência — Sem obediência a Deus, jamais haverá derramar de avivamento entre nós.
Resultados (e/ou Frutos) Reais do Avivamento promovido por Deus
1. Interesse por estar na presença de Deus.
"Alegrei-me com os que me disseram: 'Vamos à casa do Senhor!'" (Salmos 122:1).
2. Apetite pela Palavra de Deus.
"Quando as tuas palavras foram encontradas eu as comi; elas são a minha alegria e o meu júbilo, pois pertenço a ti, Senhor Deus dos Exércitos" (Jeremias 15:16).
3. Confirmado com a presença de poder.
"Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra" (At 1:8).
4. Capacita e dá ousadia para testemunhar Cristo.
"Vendo a coragem de Pedro e de João, e percebendo que eram homens comuns e sem instrução, ficaram admirados e reconheceram que eles haviam estado com Jesus" (4:13).
5. Atrai multidões [(At 5:14) temos tentado atrair da maneira errada].
6. Há um grande poder de renúncia do ego (eu) em prol da obra celestial, do avanço do Reino neste mundo. Não vemos dificuldades para servir a Deus.
7. Disposição para investimento financeiro — nossas contribuições revelam onde está o nosso coração (Mt 6:19-21).
8. Zelo pela casa e pelas coisas de Deus (Jeremias 48:10; Colossenses 3:23,24).
Conclusão
Avivamento não é um plano agendado pela igreja. A igreja só pode buscar o avivamento e preparar o caminho da sua chegada. Preparar o caminho do Senhor humilhando-se, orando, adorando, consagrando-se…
A nossa dispensação só terminará com a evangelização de todas as gentes. Isso só é possível diante de um avivamento (Mt 24:14). O mundo precisa do Fogo do Espírito Santo, da chama do despertamento. Só assim veremos um grande avivamento contínuo em nossas igrejas e coisas grandes e sobrenaturais, até mesmo que não sabemos, Deus irá fazer no nosso meio.
"Não tornarás a vivificar-nos, para que o teu povo se alegre em ti? Mostra-nos, Senhor, a tua misericórdia, e concede-nos a tua salvação" (Sl 85:6,7).
Comentários
"É uma experiência na vida da igreja quando o Espírito Santo realiza uma obra incomum. Ele realiza primeiramente entre os membros da igreja; é um reviver dos crentes. Não se pode reavivar algo que nunca teve vida. Assim, por definição, o avivamento é um vivificar, um revigoramento, um despertamento de membros da igreja que se encontram letárgicos, dormentes, quase moribundos" (Martin Lloyd-Jones, teólogo americano, ✩1899/✞1981).
John Wesley (✩1703/✞1791) certa vez disse:
"Se eu tivesse cem homens que a ninguém temessem senão a Deus, que a nada odiassem, senão ao pecado, e que tivessem a disposição de nada saber entre os homens a não ser Jesus crucificado, eu poria Fogo no mundo."
Despertemos então!!!
[Fonte: Palavras de Vida para o Seu Coração; CPAD News]
Ao Deus Perfeito Criador, toda glória.
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade.
E nem 1% religioso.
Amém meu amigo... Mais uma vez, preciso. Muito educativo. Excelente matéria.
ResponderExcluir