Total de visualizações de página

sábado, 12 de outubro de 2019

LÍDER OU CHEFE, O QUE VOCÊ É (OU VISLUMBRA SER)?

Resultado de imagem para Imagem de líder e chefe

"Portanto, apelo para os presbíteros que há entre vocês e o faço na qualidade de presbítero como eles e testemunha dos sofrimentos de Cristo como alguém que participará da glória a ser revelada: pastoreiem o rebanho de Deus que está aos seus cuidados. 
Olhem por ele, não por obrigação, mas de livre vontade, como Deus quer. Não façam isso por ganância, mas com o desejo de servir. 
Não ajam como dominadores dos que foram confiados a vocês, mas como exemplos para o rebanho. Quando se manifestar o Supremo Pastor, vocês receberão a imperecível coroa da glória" (1 Pedro 5:1-4).
A liderança é uma grande responsabilidade. Liderar não é mandar nos outros nem ser dominador. Liderar é guiar, ensinar e preparar as pessoas. O líder é responsável por ajudar no crescimento das pessoas.

Um bom líder precisa estar sujeito ao Grande Líder - Jesus. Isso significa obedecer Jesus e seguir seu exemplo. Para liderar bem é preciso dar o exemplo; o que você faz vai falar muito mais alto do que palavras.

Todo mundo está debaixo de liderança em alguma altura da vida. É muito importante obedecer e dar honra aos líderes, porque seu trabalho é muito difícil. Em vez de criticar, devemos tentar os ajudar e imitar os bons líderes.

As diferenças entre o líder e o chefe



Você sabia que o comportamento da equipe de cooperadores, quer seja no âmbito profissional ou eclesiástico, também é resultante da postura dos gestores? Especialistas comportamentais são unânimes em afirmarem que se um gestor age apenas como chefe, dando ordens e se mostrando hierarquicamente superior, obterá resultados ruins. Mas quando ele age como líder, trata todos igualmente e é humano, além de conquistar a admiração do time, unirá a equipe e colherá ótimos frutos.

As diferenças entre o líder e o chefe podem ser sutis ou gritantes - dadas as devidas circunstâncias, ambas são prejudiciais. O chefe é aquele que dá uma ordem aos seus subordinados para que realizem uma atividade. Ele não os incentiva nem os motiva, apenas dá ordem. Então, quando existe uma dúvida, a equipe não se sente à vontade para perguntar. Já o bom líder não manda, ele lidera. Liderar é ter consciência de que é responsável pela equipe e, por isso, ele busca valorizar a habilidade de cada membro dela. Ele comemora e divide os resultados com todos, os incentiva e os motiva.

Quem é apenas chefe pode ser comparado a um órgão do corpo que não cumpre sua função adequadamente e prejudica as atividades do todo. A equipe é um organismo vivo. Na analogia teológica brilhantemente feita pelo apóstolo Paulo, um corpo. Se quem ocupa a liderança não a exerce de forma correta, todos vão sentir os reflexos. Se quem ocupa esse cargo age como chefe é provável que o grupo até consiga realizar os objetivos, mas estará muito insatisfeito.

Mudanças exigem sacrifício


Como ser um bom líder? Primeiro precisa ser um excelente influenciador - eu INFLUENCIADOR, não manipulador. Algumas pessoas já o são naturalmente, outras precisam desenvolver algumas características. Um bom líder também precisa saber ouvir seus colaboradores, inclusive o que não é dito por eles.

Para ser um bom líder, é indispensável saber e querer renunciar e se esforçar. Não existe liderança prática sem sacrifício. Diferentemente do chefe, que exige e cobra que todos sacrifiquem por ele, o líder é o que mais sacrifica por todos. Se ele for o mais esforçado e dedicado, toda a equipe seguirá o mesmo ritmo.

A importância da fé


As pessoas aprendem pela fé. Boa parte do trabalho de um líder é depositar fé em seus colaboradores, que são também seus companheiros, porque é impossível ser um bom líder sem fé. Mas como ter fé em alguém se não tenho fé em mim mesmo? Como dar algo que não tenho? Em Romanos 10:17 está escrito que a fé vem de ouvir a Palavra que é ensinada e praticada no dia a dia. Em meio ao barulhos de tantas vozes, palavras e teorias vazias, a Palavra de Deus dá uma direção para alcançar a fé que forma verdadeiros líderes.

Exemplo de liderança


Resultado de imagem para Filipenses 2

A liderança é conquistada muito mais pelo respeito e pela admiração do que pelo cargo. Ao contrário do chefe, o líder é humilde e generoso. Ele sabe a hora adequada para repreender e também para reconhecer. Então, qual é o maior exemplo de liderança senão o que o Senhor Jesus deixou? Ele viveu o que ensinava e sua vida era exemplo do que seus seguidores deveriam fazer. Basta ler o que está escrito em João 13:14,15:
"Ora, se eu, Senhor e Mestre, lavei os pés de vocês, vocês também devem lavar os pés uns dos outros. Eu dei o exemplo para que vocês façam como lhes fiz."
Ou seja, a Palavra de Deus ensina que a boa liderança serve e não é apenas servida. Por isso, se você ser e fazer como o Senhor Jesus seria ou faria, o sucesso será garantido.

Jesus foi e é o maior líder de todos os tempos. Nunca houve alguém com vocação tão suprema, ministério tão eficaz, liderança tão exemplar e legado mais duradouro. Como líder, ele tinha uma clara consciência de sua pessoa, da sua missão e do seu dever de formar discípulos que continuassem sua obra. Em seu estado de humilhação Jesus aprendeu a depender do Pai em tudo e todas as suas escolhas ministeriais, desde o chamado aos discípulos até seu triunfo na cruz, foram feitas em oração e submissão (Filipenses 2).

Conclusão

5 Características do bom líder

  • Motivação - o líder desmotivado tem uma equipe igualmente desmotivada. O bom líder sabe reconhecer os próprios méritos e os de sua equipe.
  • Competência - um líder deve ser sempre o melhor naquilo que faz. Quando alguém é considerado o melhor, ele se torna uma referência para os colaboradores.
  • Responsabilidade - ele é responsável pelas suas palavras e suas atitudes e cumpre seus compromissos na hora e no lugar certo. Por isso, todos acreditam no seu trabalho.
  • Credibilidade - o líder é correto, justo e não se corrompe por ninguém nem por nada. Esse é um pilar que sustenta toda a liderança.
  • Autoconhecimento - quem tem esse atributo sabe o que pode ou não pode fazer. Quem se conhece, consegue separar seus pontos fortes e fracos - sim, mesmo o melhor dos líderes os tem - e transformar algumas atitudes para obter a mudança que precisa.
Estudar sobre a vida de Jesus como líder nos conduz a um modelo completo de liderança, em que autoridade e serviço, amor e verdade, firmeza e sensibilidade, disciplina e compaixão, fidelidade e submissão andam juntos. 
  • É pastorear com coração amoroso e formar discípulos pelo ensino, exemplo e serviço.
  • É ter posição de autoridade, mas agir humildemente como servo de todos. 
  • É trabalhar incansavelmente anunciando o evangelho, mas sempre dependendo de Deus em tudo. 
  • É ter paciência com as ovelhas, pastoreando cada uma delas de acordo com suas necessidades. 
  • É resistir ao erro, denunciar a hipocrisia, o legalismo e as tradições humanas que se sobrepõem à verdade de Deus. Porém, é também anunciar o arrependimento, indicando o caminho da salvação aos pecadores e a vida que devem viver para agradar a Deus.
Enfim, estudar sobre o ministério de Jesus é descobrir que nunca houve ou haverá um líder como Ele, mas todos os líderes cristãos são desafiados a ser como Cristo.

A Deus, toda glória. 
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário