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segunda-feira, 11 de junho de 2018

TRABALHO EM EQUIPE, MAIS DO QUE UMA QUESTÃO CORPORATIVA É UM PRINCÍPIO BÍBLICO



"Todos os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum. (...) Da multidão dos que creram, uma era a mente e um o coração. Ninguém considerava unicamente sua coisa alguma que possuísse, mas compartilhavam tudo o que tinham" (Atos 2:44; 4:32).
Trabalho em equipe. Eis um tema sempre em voga na área de Gestão por Competências, disciplina curricular nos cursos de Administração, quer no nível técnico, quanto no universitário. Mas engana-se quem pense que esse tema é apenas tratado nos âmbitos corporativos. Na Bíblia Sagrada, desde o livro do Gênesis, Deus nos apresenta o trabalho em equipe como um princípio fundamental, imprescindível mesmo, tanto no nosso relacionamento com Ele, quanto no nosso e principalmente, nosso relacionamento interpessoal na constituição da igreja.

Jesus desde o início de seu ministério terreno, já começou a aplicar a importância do trabalho em equipe ao juntar no mesmo espaço e para o desempenho de Sua obra 12 homens de origens e personalidades tão distintas. E a formação da equipe de discípulos foi algo de importância singular para a formação da equipe dos futuros apóstolos, responsáveis pela instituição do que hoje conhecemos como igreja. Por isso é sobre esse princípio do trabalho em equipe que irei enfocar no texto desse artigo.

Jesus e sua equipe


A palavra "discípulos" se refere a um "aprendiz" ou "seguidor". A palavra "apóstolo" se refere a "alguém que é enviado". Enquanto Jesus estava na terra, os doze eram chamados discípulos. Os 12 discípulos seguiram a Jesus Cristo, aprenderam com Ele, e foram treinados por Ele. Após a ressurreição e a ascensão de Jesus, Ele enviou os discípulos ao mundo (Mateus 28:18-20) para que fossem Suas testemunhas. Eles então passaram a ser conhecidos como os doze apóstolos. No entanto, mesmo quando Jesus ainda estava na terra, os termos discípulos e apóstolos eram de certa forma usados alternadamente, enquanto Jesus os treinava e enviava para pregarem.

Os doze discípulos/apóstolos originais estão listados em Mateus 10:2-4: 
"Ora, os nomes dos doze apóstolos são estes: primeiro, Simão, por sobrenome Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão; Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu; Simão, o Zelote, e Judas Iscariotes, que foi quem o traiu". 
A Bíblia também lista os 12 discípulos/apóstolos em Marcos 3:16-19 e Lucas 6:13-16. Ao comparar as três passagens, há algumas pequenas diferenças. Aparentemente, Tadeu também era conhecido como "Judas, filho de Tiago" (Lucas 6:16). Simão, o Zelote também era conhecido como Simão, o cananeu. Judas Iscariotes, que traiu Jesus, foi substituído entre os doze apóstolos por Matias (veja Atos 1:20-26). Alguns professores bíblicos veem Matias como um membro "inválido" para os 12 apóstolos, e acreditam que o apóstolo Paulo foi a escolha de Deus para substituir Judas Iscariotes como o décimo segundo apóstolo. Contudo, esses detalhes de cunho teológico e de tradução não são relevantes. O que importa é a diversidade na personalidade de cada um desses homens, o que pode ser visto com clareza nos registros dos evangelhos.

A importância do trabalho em equipe


Logo que nascemos somos adotados por uma imensa sociedade. Com o passar do tempo, alguns passam a crer que a existência é algo individual, que depende somente de si, que é individualista e egoísta, mas será que é assim mesmo? Será que realmente podemos trabalhar, existir, comer, amar, (odiar), enfim, será que podemos viver de forma individual e egoísta?

Certamente, viver de forma totalmente independente, não ter que aturar opiniões contrárias, não ter que lidar com pessoas ignorantes, chatas, inconvenientes, etc., é algo que todos nós já pensamos, não é mesmo?! Difícil imaginar alguém que por algum motivo, já não quis abandonar uma equipe de trabalho escolar ou de trabalho profissional e até mesmo de abandonar o exercício ministerial na igreja. Aliás, muitos há que deixam a igreja justamente na inútil tentativa de fugir dos desafios nos relacionamentos.

Isso se espalha de tal forma, que toma proporções grandiosas nos mais diversos locais. Nas comunidades eclesiásticas, nos centros de estudos, como faculdades, universidades, colégios e escolas são essenciais para o aprendizado, mas não é fácil. No trabalho é ainda mais importante, já que todo o desenvolvimento da empresa é pautado em tarefas que dependem do trabalho de todos. Veja abaixo como funciona de fato o trabalho em equipe e quais são as habilidades necessárias para fazê-lo.

O que é um trabalho em equipe?


Trata-se nada mais, nada menos, de uma junção de forças coletivas, destinadas ao mesmo fim. Portanto, numa equipe de trabalho, a função da equipe pode ser subdividida, mas ainda assim terá um objetivo comum: a edificação do Reino de Deus, o lucro da empresa, o exercício da cidadania, a luta por uma causa comum, etc.

Trabalho em Equipe: Treino ou Dom?


Muita gente diz que não tem o dom para trabalhar em equipe, que não nasceu para isso, ou que é impossível manter um longo tempo de trabalho em equipe. Bem, na verdade há dom, há facilidade, se preferir, porém, isso não significa que uma pessoa qualquer não possa treinar suficientemente a ponto de ter uma ótima relação interpessoal, e ter um excelente domínio do trabalho em equipe. A maior prova disso está justamente com a equipe dos discípulos de Jesus. 

O trabalho em equipe pode ser nato (ter aprendido na criação, na verdade), ou pode ser desenvolvido a qualquer momento. A Inaptidão para o trabalho em equipe é mera falta de vontade. Isso não significa que todos devem ser ótimos, mas todos devem, ao menos, ser capazes de participar de forma mediana.

Mas se é questão de treino e aprendizado, o que se deve aprender? Você precisa conhecer as habilidades necessárias para ser um participante da equipe. Para saber como, veja quais são elas logo abaixo:

Habilidades Necessárias


São com estas habilidades que você será capaz de exercer um ótimo trabalho em grupo, seja como participante, seja como líder/gestor da equipe. Os domínios dessas habilidades são essenciais para que você consiga auferir grandes e belos objetivos dentro de uma equipe. São na verdade não as únicas habilidades necessárias, mas as fundamentais; são os pilares do trabalho em equipe!

  • Comunicação

A primeira necessidade é a de comunicação. Como poderá fazer qualquer coisa em equipe se não puder se comunicar, se não puder ser entendido?

A comunicação, diferente do que muita gente pensa, não é falar, a comunicação é ouvir, responder, perguntar: é ouvir, compreender (que difere de simplesmente ouvir) e falar, também.

Existem técnicas específicas de comunicação, que devem ser desenvolvidas por todos os membros, para que haja um entrosamento seguro e firme entre todos os participantes. Um exemplo de uma técnica específica é a CNV: Comunicação Não Violenta, que busca uma forma pacífica de se comunicar, baseada em sentimentos e necessidades, ao invés de juízos de valor.

  • Comprometimento

Ser comprometido com a equipe, ser comprometido com suas responsabilidades na equipe, é algo fundamental, pois sem cumprir o combinado, quebrará a confiança que todos têm na equipe e naquele que deixa cumprir uma tarefa. Sendo assim, o comprometimento é um dos pilares fundamentais no trabalho em equipe, sem o qual toda a equipe corre o sério risco de não se sustentar.

  • Tolerância e Respeito

Bem, trabalho em equipe é questão de treino, frequência, estudo, mas jamais, jamais, em momento algum, será fácil e sem problemas. O lidar com o ser humano é algo extremamente complicado; lidar com um já é difícil, imagine com vários… as opiniões divergem, as ideias não batem, as vontades não casam, os momentos diferem, e por aí vai.

Respeitar e Tolerar aqueles que você discorda constantemente é uma tarefa árdua, mas é essencial. Essas diferenças, no final, farão com que toda a equipe seja híbrida e versátil. Jamais deve-se se deixar perder o respeito e jamais deve deixar de haver a tolerância!

Função do Líder na Equipe


Nesse trabalho todo, ninguém exerce uma função maior que a do outro no sentido de ser melhor, mas há funções que são fundamentais para manter a estrutura da equipe. Uma dessas figuras é a do Líder, ou dos Líderes.

O líder da equipe tem a função de organizar, gerir, direcionar, evitar intrigas, disseminar ideias, dissuadir, ajudar, auxiliar, ensinar, etc. Ao líder cabe tudo aquilo que sobrar, além de toda a gestão da equipe. Uma equipe sem líder é como um país sem governo, perde-se por não ter a quem recorrer, por não saber o que fazer e para onde ir. Num momento de crise, sempre surgirá um líder, ou toda a equipe irá por água abaixo. Não há maior exemplo de líder do que Jesus. Ele não só mandava e ensinava: ele fazia (Filipenses 2).

Conclusão


Os doze discípulos/apóstolos eram homens comuns a quem Deus usou de maneira extraordinária. Entre os 12 estavam pescadores, um coletor de impostos, um revolucionário. Os Evangelhos registram as constantes falhas, dificuldades e dúvidas destes doze homens que seguiam a Jesus Cristo. 

Após testemunharem a ressurreição e a ascensão de Jesus ao Céu, o Espírito Santo transformou os discípulos/apóstolos em homens poderosos de Deus que 
"viraram o mundo de cabeça para baixo" (Atos 17:6). 
Qual foi a mudança? Os 12 apóstolos/discípulos haviam "estado com Jesus" (4:13), ou seja, aprenderam com o Mestre a importância do trabalho em equipe. Que o mesmo possa ser dito de nós!

A Deus toda glória.
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://circuitogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade. 
E nem 1% religioso.

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