Total de visualizações de página

sábado, 9 de junho de 2018

CANÇÕES ETERNAS CANÇÕES - "BOHEMIAN RHAPSODY", QUEEN

Afinal, "Bohemian Rhapsody" é sobre o quê? Falando bem a verdade, ninguém faz a menor ideia até hoje. Tem quem diga que a música faz referência à sexualidade do Freddie Mercury, outros insistem que é sobre uma redenção espiritual… Teoria e especulação é o que não falta! Fato é que a música, já completa mais de quatro décadas, é uma das mais icônicas da lendária banda Queen e também do rock. É sobre esse verdadeiro clássico da música internacional que escrevo nesse capítulo da série especial de artigos Canções Eternas Canções.

A Letra

Bohemian Rapsody

Is this the real life?
Is this just fantasy?
Caught in a landslide
No escape from reality
Open your eyes
Look up to the skies and see
I'm just a poor boy, I need no sympathy
Because I'm easy come, easy go
A little high, little low
Anyway the wind blows, doesn't really matter to me, to me


Mama, just killed a man
Put a gun against his head
Pulled my trigger, now he's dead
Mama, life had just begun
But now I've gone and thrown it all away

Mama, ooo
Didn't mean to make you cry
If I'm not back again this time tomorrow
Carry on, carry on, as if nothing really matters
Too late, my time has come
Sends shivers down my spine
Body's aching all the time
Goodbye everybody I've got to go
Gotta leave you all behind and face the truth

Mama, ooo (anyway the wind blows)
I don't want to die
I sometimes wish I'd never been born at all
I see a little silhouetto of a man

Scaramouch, scaramouch will you do the fandango
Thunderbolt and lightning very very frightening me
Gallileo, Gallileo,
Gallileo, Gallileo,
Gallileo Figaro - magnifico
But I'm just a poor boy and nobody loves me
He's just a poor boy from a poor family
Spare him his life from this monstrosity
Easy come easy go will you let me go
Bismillah! No we will not let you go - let him go
Bismillah! We will not let you go - let him go
Bismillah! We will not let you go let me go
Will not let you go let me go (never)
Never let you go let me go
Never let me go ooo
No, no, no, no, no, no, no
Oh mama mia, mama mia, mama mia let me go
Beelzebub has a devil put aside for me
For me
For me

So you think you can stone me and spit in my eye
So you think you can love me and leave me to die
Oh baby, can't do this to me baby
Just gotta get out just gotta get right outta here
Ooh yeah, ooh yeah
Nothing really matters
Anyone can see
Nothing really matters nothing really matters to me
Anyway the wind blows


A tradução

Rapsódia Boêmia


Isto é a vida real?
Isto é apenas fantasia?
Soterrado num deslizamento
Sem saída da realidade
Abra seus olhos
Olhe para o céu e veja
Mas eu sou apenas um pobre menino
Eu não necessito de nenhuma simpatia
Porque eu venho fácil, vou fácil
Um pouco elevado, pouco baixo
De qualquer maneira, o vento sopra
Isso realmente não importa para mim
Para mim

Mamãe, acabei de matar um homem
Coloquei uma arma contra a sua cabeça
Puxei o gatilho, agora ele está morto
Mamãe, a vida tinha acabado de começar
Mas agora eu estou acabado e joguei tudo fora
Mamãe, oh!
Não quis te fazer chorar
Se eu não estiver de volta a esta hora amanhã
Siga em frente, siga em frente
Como se nada realmente importasse

Tarde demais, minha hora chegou
Sinto arrepios em minha espinha
O corpo doendo o tempo todo
Adeus a todos, eu preciso ir
Tenho que deixar vocês todos para trás
E enfrentar a verdade

Mamãe, oh!
(De qualquer maneira, o vento sopra)
Eu não quero morrer
Mas às vezes desejo
Que eu nunca tivesse nascido
Eu vejo uma pequena silhueta de um homem

Palhaço, Palhaço
Você vai dançar Fandango?
Trovões e relâmpagos
me assustando muito, muito
Galileo. Galileo
Galileo. Galileo
Galileo, Figaro
Magnifico!
Mas eu sou apenas um pobre menino
E ninguém me ama
Ele é apenas um menino pobre
De uma família pobre
Poupe a sua vida desta monstruosidade
Venho fácil, vou fácil
Vocês me deixarão ir?

Bismillah!
Não, nós não o deixaremos ir
(Deixe-o ir!)
Bismillah! Nós não o deixaremos ir
(Deixe-o ir!)
Bismillah! Nós não o deixaremos ir
(Deixem-me ir!)
Não o deixaremos ir
(Deixem-me ir!)
Nunca, nunca o deixaremos ir
(Deixem-me ir!)
Nunca me deixe ir, oh!
Não, não, não, não, não, não, não

O minha mãe, minha mãe
Minha mãe, deixe-me ir
Belzebu deixou um diabo reservado para mim
Para mim, para mim
Então você pensa que pode me apedrejar
e cuspir no meu olho
Então você pensa que pode me amar
E me deixar morrer

Oh, amor, não pode fazer isto comigo, amor
Tenho apenas que sair
Tenho apenas que sair daqui agora mesmo
Oh, oh yeah, oh yeah!
Nada realmente importa
Qualquer um pode ver
Nada realmente importa
Nada realmente importa para mim
(De qualquer maneira, o vento sopra)

A história das histórias por trás da letra de "Bohemian Rhapsody"


O site Songfacts fez uma compilação muito interessante de várias fontes, com várias informações surgidas ao longo do tempo, com referência às curiosidades e à história da canção "Bohemian Rhapsody".

"Bohemian Rhapsody" é uma canção da banda de rock britânica Queen. Foi escrita por Freddie Mercury para o álbum da banda de 1975, 'A Night at the Opera'. A música não tem refrão, embora seja composta por vários segmentos: uma balada terminando com um solo de guitarra, uma passagem de ópera e uma seção de hard rock. Na época, foi o single mais caro já feito até então, e continua a ser uma das gravações mais elaboradas da história da música popular.

Confira a seguir a publicação do site transcrito aqui na íntegra:

"Bohemian Rhapsody" by Queen


Freddie Mercury escreveu a letra da música, e tem havido muita especulação quanto ao seu significado. Muitas das palavras aparecem no Alcorão. "Bismillah" é uma delas e, literalmente, significa "Em nome de Allah." A palavra "Scaramouch" significa "uma personagem que aparece como um covarde arrogante." "Belzebu" é um dos muitos nomes dados ao diabo.

Os pais de Mercury estavam profundamente envolvidos no Zoroastrismo, e essas palavras árabes têm um significado nessa religião. Sua família cresceu em Zanzibar, mas foi forçada a sair pela turbulência do governo em 1964 e se mudaram para a Inglaterra. Alguns dos versos poderiam ser sobre deixar sua terra natal para trás. Mercury afirmou que as letras eram nada mais do que "Random rimas nonsense" [rimas aleatórias sem sentido] quando perguntado sobre isso por seu amigo Kenny Everett, que foi um DJ de Londres. 

Mercury pode ter escrito "Galileo" nos versos para agradar Brian May (o guitarrista do Queen), que é um aficionado por astronomia. Galileo é um famoso astrônomo conhecido por ser o primeiro a utilizar um telescópio refrator.

A criação


As faixas de apoio da música se uniram rapidamente, mas o Queen passou dias para fazer os vocais no estúdio usando uma máquina de fita de 24 faixas. No momento em que foram feitas, cerca de 120 faixas vocais foram mergulhadas em um só conjunto. Segundo a revista "Rolling Stone", em sua lista das 500 Melhores Músicas, Brian May, disse que todos na banda ficaram confusos quando Mercury trouxe um projeto desta magnitude em quatro partes – antes mesmo de lhes contar: "É aí que os bits de ópera entram!". A tecnologia de gravação analógica foi tributada por "scaramouches" e "fandangos multitracked" da canção.

A divulgação


O Queen fez um vídeo para ir ao ar no programa "Top Of The Pops", um popular show de música britânica, porque a música era demasiado complexa para ser apresentada ao vivo. Isto acabou por ser um golpe de mestre, e o programa veiculou o vídeo durante meses, ajudando a mantê-lo no topo das paradas. Isto deu início a uma tendência no Reino Unido de fazer vídeos para as músicas irem ao ar, no lugar de apresentações ao vivo.

Quando a MTV foi lançada, em 1981, a maioria dos seus vídeos vieram de artistas britânicos por este motivo. Em 12 de dezembro de 2004, na revista do jornal "The Observer", Roger Taylor explicou:
"Nós fizemos todo o possível para evitar aparecer na 'Top Of The Pops'. Era, primeiro, o dia mais chato que um homem pode conhecer, e segundo, é tudo sobre realmente não cantar: fingir cantar e fingir tocar. Nós viemos com o conceito de vídeo para evitar tocar ao vivo no 'Top Of The Pops'".
O vídeo foi algo muito inovador. Foi a primeira vez em que as imagens visuais tinham precedência sobre a música. Teve como base a capa do álbum Queen II, com os quatro membros da banda olhando para as sombras. Dirigido por Bruce Gowers, foi filmado em 3 horas por £ 3.500 (cerca de R$ 12.390), e no espaço de ensaio da banda.

O vídeo clipe


Gowers fez o vídeo, porque ele era uma das poucas pessoas que tinha experiência de trabalho em vídeos de música – ele já tinha feito alguns clips promocionais dos Beatles, incluindo o de "Paperback Writer". Os dois grandes efeitos utilizados no vídeo foram as várias imagens que aparecem na "sessão raios e relâmpagos", as quais foram criadas, colocando um prisma em frente da lente da câmera, e o efeito de retorno, onde a imagem do cantor viaja até ao infinito, o que foi feito apontando a câmera para um monitor (como feedback de áudio, isso é algo que você normalmente evitaria, mas quando aproveitada para fins artísticos, foi inovador). Na época, o vídeo parecia high-tech e futurista. Foi também a primeira música de "vídeo" no sentido de que ele foi filmado em vídeo, em vez de filme.

Sucesso...


Este foi o primeiro hit Top 10 do Queen nos EUA. No Reino Unido, onde o Queen já estava estabelecido, foi #1 por 9 semanas, um record na época.

Isso trouxe à tona uma nova audiência, quando ela então foi utilizada no filme "Wayne's World" de 1992, estrelado por Mike Myers e Dana Carvey. No filme, Wayne e seus amigos fazem sincronia da música em seu carro, balançando vertiginosamente as cabeças no solo de guitarra. Como resultado do filme, ela foi relançada como single nos EUA e alcançou o #2. "Jump", de Kris Kross, foi mantido fora do #1.

05m55s foi considerado um tempo muito longo para uma canção ser veiculada na rádio. Foi um grande salto quando o amigo de Mercury, Kenny Everett, a tocou em sua transmissão da "Capital Radio", antes mesmo da canção ter sido lançada (com uma cópia de cortesia que Mercury lhe deu). Isso ajudou o single a saltar para o #1 no Reino Unido, logo depois que foi lançada.

Havia uma única versão apenas lançada na França, reduzida a 03m18s, editada por John Deacon, mas, além da prensagem inicial deste único single na França, a única versão reconhecida é a versão do álbum, em 05m55s – alegadamente, este single na França começou bem na introdução do piano, e editada na parte da opereta. Brian May admitiu que pode ter havido peças adicionais para a música, nas notas de Freddie, mas aparentemente nunca registradas.

Brian May relembrou a gravação de "Bohemian Rhapsody" na "Q Magazine", em março de 2008:
"Foi um grande momento, mas a maior emoção para nós foi realmente criar a música em primeiro lugar e eu me lembro de Freddie entrando com um monte de pedaços de papel, com anotações, e 'batendo' no piano. 
Ele tocava piano como a maioria das pessoas tocam bateria, e essa música era cheia de lacunas, onde ele explicou que algo lírico aconteceria aqui e ali e assim por diante. Ele trabalhou as harmonias em sua cabeça".
Em 1991, ela foi relançada no Reino Unido, pouco depois da morte de Freddie Mercury. Mais uma vez alcançou o #1, com rendimentos que foram direcionados para a "Terrence Higgins Trust", organização que Freddie apoiava.

Elton John cantou a música com Axl Rose em 1992 no "Concert For Life", realizada em Londres, no estádio de Wembley. Foi uma homenagem a Freddie Mercury, que morreu de AIDS no ano anterior. Em 2001, Elton John se reuniu com Eminem, que, como aconteceu com Axl Rose, foi muitas vezes acusado de ser intolerante e homofóbico. 

Eles cantaram "Stan", de Eminem, no Grammy. Quando então foi relançada nos EUA, toda a arrecadação foi para a Fundação "Magic Johnson AIDS". Johnson e Freddie Mercury foram duas das primeiras celebridades a adquirirem AIDS. Rock Hudson, que sucumbiu à doença em 02 de outubro de 1985, foi outro.

Graças a esta faixa, "A Night At The Opera" foi o álbum mais caro já feito na época. Eles utilizaram seis diferentes estúdios para gravar. O Queen não usou nenhum sintetizador no álbum, o que é algo sobre o qual eles se sentem muito orgulhosos. Em uma entrevista com Brian May e Roger Taylor sobre os vídeos do Queen, no "Greatest Hits DVD", Brian disse: 
"Sobre o que 'Bohemian Rhapsody' se refere… bem, eu acho que nunca vamos saber, e se eu soubesse provavelmente não gostaria de dizer, de qualquer maneira, porque eu certamente não digo às pessoas sobre o que são as minhas músicas. 
Acho que isso as destrói, de alguma maneira, porque a grande coisa sobre uma grande canção é você relacioná-la com suas próprias experiências pessoais em sua própria vida. 
Eu acho que Freddie estava certamente lutando com problemas em sua vida pessoal, o que ele poderia ter decidido colocar na música. Ele estava certamente tentando recriar a si mesmo. Mas eu não acho que naquele momento era a melhor coisa a fazer por isso ele realmente decidiu fazê-lo mais tarde. Acho que é melhor deixar um ponto de interrogação no ar".
"A Night At The Opera" foi relançado como um DVD de áudio em 2002 com o vídeo original incluído no disco. Um comentário do DVD revela que a música começou a tomar forma na canção "My Fairy King" no álbum de estreia do Queen.

Em 2002, ela ficou em #1 em uma pesquisa feita pelo "Guinness World Records", como o single favorito da Grã-Bretanha de todos os tempos. John Lennon, com "Imagine", foi #2, seguido por "Hey Jude" dos Beatles.

O nome "Bohemian" no título da canção parece referir-se não para a região, na República Checa, mas a um grupo de artistas e músicos que viveram há cerca de 100 anos atrás, conhecido por provocação à convenção e desrespeito às normas. "Rhapsody" é uma peça de música clássica com seções distintas, que é tocada como um único movimento. Rhapsodies muitas vezes têm temas. 

Roger Taylor (em "1000 Hits #1 do Reino Unido", por Kutner e Jon Spencer Leigh), disse: 
"As gravadoras de ambos os lados do Atlântico, tentaram cortar a música, eles disseram que era muito longa e não iria funcionar. Nós pensamos: 

'Bem que podíamos cortá-la, mas não faria qualquer sentido', já não faz muito sentido agora e faria ainda menos sentido então, e você perderia todos os humores diferentes da canção então nós dissemos não. 

Isto vai decolar assim ou não. Freddie tinha o esqueleto da canção, mesmo as harmonias compostas, escrita em agendas de telefone e pedaços de papel, por isso foi muito difícil se manter a par do que estava acontecendo."

Curiosidades


O livro de Kutner e Leigh também afirma que, a gravação incluiu 180 overdubs, as peças de ópera levaram mais de 70 horas para serem concluídas e o piano que Freddie tocou foi o mesmo usado por Paul McCartney em "Hey Jude".

➫ A história contada nesta canção é notavelmente semelhante ao livro de Albert Camus, "The Stranger". Ambas falam de um jovem que mata, e não só ele não pode explicar por que ele fez isso, mas não pode sequer articular qualquer sentimento sobre isso. 

➫ Você pode achar que o título da música é na verdade uma paródia, e uma das boas. Há uma rapsódia, por Franz List, chamada de "Hungarian Rhapsody" e "Bohemia" é um reino próximo da Hungria e que era parte do Império Austro-Húngaro. Além disso, "Bohemian" é um adjetivo para algo incomum ou contra as convenções, e a canção é apenas isso. Assim, "Bohemian Rhapsody" poderia ser um título inteligente que não só parodia a famosa obra, mas descreve a música. 

➫ Constantino M. fez um cover da música (com o elenco de "We Will Rock You") e também "The Flaming Lips" para o álbum de 2005 em tributo ao Queen, 'Killer Queen'. Outro cover popular é por Grey DeLisle, que a fez como uma balada acústica para o seu álbum 'Iron Flowers'. Fãs do Queen, e Brian May também, muitas vezes coloquialmente se referem à música como "Bo Rhap" (ou "Bo Rap").

➫ O nome de "Bohemian Rhapsody" já fez muitas aparições na cultura popular:
  • O capítulo 14 da popular série de anime 'Cowboy Bebop' é chamada de "Bohemian Rhapsody".
  • A "Jones Soda Company" tem uma bebida chamada "Bohemian Raspberry" em homenagem a esta canção.
  • Em um dos episódios da minissérie de TV "Dinotopia", uma personagem frauda um projeto de poemas, usando a primeira parte da música, em todo o seu projeto. Os habitantes, sem nunca ter ouvido a música antes, ficam surpreendidos com o som dele.
  • Neil Gaiman e Terry Pratchett usaram alguns dos versos em seu livro "Good Omens". O personagem principal (Crowley), toca a música em seu carro o tempo todo. Eles também se referem a outras músicas do Queen, mas principalmente "Bohemian Rhapsody". 
  • O grupo espanhol Molotov usou o refrão na sua versão de rap em língua espanhola desta canção chamada "Rap, Soda and Bohemias". Ela aparece em seu álbum de 1998, 'Molomix'. 
  • Em 2009, o "The Muppets Studio" divulgou um vídeo com os Muppets cantando esta canção. Foi o primeiro vídeo na web para "The Muppets', e foi extremamente popular: ele foi visto mais de 7 milhões de vezes na primeira semana, e continuou subindo. Os peludos mudaram a música um pouco, omitindo as letras que começam com: "Mamãe, acabei de matar um homem" com o animal gritando "Mamãe!"

"BoRhap" by Freddie Mercury


Ao contrário das outras músicas do Queen, que eram montadas em conjunto, "Bohemian..." já chegou completa na cabeça do Mercury. Ele a estava escrevendo desde os anos 60, dá pra acreditar? No começo, a galera da banda não entendia bem o que ele queria, e não acreditava muito na música. Então ele começou a gravar sozinho, no Rockfield Studios, no País de Gales, em 24 de agosto de 75. Naquela época, a gente levava uma semana pra gravar uma música complexa. "BoRhap" levou mais de três semanas – e seis estúdios diferentes, como já falei acima.

A música terminou dividida em meia dúzia de sessões: intro, balada, ponte, ópera, rock e apoteose. Se você entende um pouco de música já sacou de onde vem essa estrutura, né? Isso mesmo: da música clássica. O tom da composição é si bemol, meio tom abaixo da tonalidade em que Freddie costumava cantar (si). Ele a compôs assim para que a música soasse mais densa e pesada.

Até a sessão da ópera, ele gravou todos os vocais sozinho em multicanais. Vale lembrar que naquela época não tinha existia essa frescura de Pro Tools. Então, cada vez que você queria sobrepor uma faixa de vocal sobre outra, tinha de rebobinar a fita e gravar por cima. Daí você me pergunta: 
"Mas Léo, e se rolar um erro em alguma das vozes?". 
Fácil: fita no lixo e começa tudo de novo. Isso até não era muito problema em músicas convencionais, com apenas duas ou três backing vocals. Com 12 horas de produção se resolvia a parada. Agora, quando o Freddie decide gravar um coral com três caras, a coisa fica séria.

Na sessão de ópera de "Bohemian Rhapsody", cantaram Freddie, Roger e Brian. A combinação dos tons de voz super baixos do Brian com os médio-altos precisos do Mercury e agudos estridentes do Brian é o que dá a sonoridade única dessa parte da música. 

Na época, a maior quantidade de canais que uma mesa de som tinha era 24. Então não satisfeito em encher 24 pistas com vocais, Freddie continuava a gravar outros takes por cima das fitas (overdubs), até chegar no som que tinha dentro da cabeça. 

Foram mais de 180 overdubs e oito lotes de fitas, que seriam suficientes pra gravar dois álbuns inteiros. Ele inclusive queria gravar mais faixas de vocais, mas o fim da festa veio por parte das próprias fitas: de tanto gravar e regravá-las, as coitadas começaram a afinar e ficar transparentes. Com medo de perder tudo, Freddie deu sinal verde para continuarem.

"Bohemian Rhapsody, o filme"


O diretor Bryan Singer contou em entrevista aos site EW que seu foco na feitura de filme "Bohemian Rhapsody", filme biográfico da banda Queen e de seu vocalista, Freddie Mercury, não é a homossexualidade do cantor ou sua doença, a AIDS, que o matou em 1991.
"Queremos fazer um filme acessível, que celebra a música. Esse é o nosso foco. Temos que contar a história, é claro, a história de herói de Freddie, sua jornada pela música e por sua vida, mas de um jeito que o maior número possível de pessoas possa experimentar o filme, que é para todas as idades", 
contou.
Já sabíamos anteriormente que o filme cobriria o período entre 1970 e 1985, cinco anos antes da morte de Mercury – o evento final do roteiro, segundo a EW, é a histórica apresentação do Queen no Live Aid 1985.
"Não quero fazer parecer que estamos nos escondendo dos fatos específicos de Freddie e sua doença. A ênfase do filme é na música, e na jornada que Freddie construiu com esses outros três homens", 
disse ainda Singer.

Portanto, quem esperava um filme com a já saturada temática gay, recheado de sequências peculiares a este tema, certamente será frustrado. Graças a Deus por isso, pois, em que pode interessar a sexualidade de um artista à despeito do seu legado na arte?

Rami Malek (de "Mr. Robot") vai encarnar Mercury; Ben Hardy (de "X-Men: Apocalipse") foi escalado para ser o baterista Roger Taylor; Gwilym Lee (de "The Hollow Crown") encarnará o lendário guitarrista Brian May; e Joe Mazzello (de "A Rede Social") será o baixista John Deacon.

O roteiro é assinado por Anthony McCarten (de "A Teoria de Tudo"), e o filme terá direção de Bryan Singer. A estreia está marcada para dezembro de 2018. Assim que lançar, estarei lá, na fila do cinema para assistir.

Conclusão


Em 2008, a música "Bohemian Rhapsody", foi escolhida a melhor música pop de todos os tempos, segundo uma pesquisa, realizada na Grã-Bretanha, pelo grupo One Poll com 10 mil britânicos. A música alcançou o topo da parada britânica duas vezes: em 1975 e depois da morte do vocalista, Freddie Mercury, em 1991.

Em segundo lugar ficou a música "YMCA", do grupo Village People, seguida pela balada "(Everything I do) I do it for you", do canadense Bryan Adams. O quarto lugar coube à música de Robbie Williams "Angels", à frente de "Red red wine", do grupo britânico "UB40".

John Sewell, porta-voz do One Poll, declarou que a música do Queen "ganhou com muito mérito".

A lista das 10 melhores músicas pop da história ficou assim:
  1. "Bohemian rhapsody" (Queen)
  2. "YMCA" (Village People)
  3. "(Everything I Do) I Do It For You" (Bryan Adams)
  4. "Angels" (Robbie Williams)
  5. "Red Red Wine" (UB40)
  6. "Imagine" (John Lennon)
  7. "Sweet Child o'Mine" (Guns N' Roses)
  8. "Billie Jean" (Michael Jackson)
  9. "Dancing Queen" (ABBA)
  10. "Can't Get You Out Of My Head" (Kylie Minogue)
Enfim, "Bohemian Rhapsody" virou um dos maiores singles da história, entrando para o Guinness, e atingiu a marca inédita de se tornar número 1 nas paradas duas vezes, uma no lançamento e outra depois da morte de Freddie. Desde lá, já tentaram reproduzir a "fórmula" do clássico diversas vezes, a mais notável sendo "Paranoid Android", do Radiohead. 

Olha, podem me chamar de antiquado, mas não acho que alguém vá repetir esse feito com essa música. E digo isso não só por causa do trabalho humano necessário para superar a falta de tecnologia (hoje, a produção levaria uns três dias, no máximo), mas, principalmente, porque os verdadeiros gênios da música são aqueles que ousam primeiro – e nesse quesito, meus amigos, igual ao Freddie, nunca mais. O carimbo sem mais delongas:
A Deus toda glória.
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://circuitogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade. 
E nem 1% religioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário