Total de visualizações de página

terça-feira, 16 de janeiro de 2018

CANÇÕES ETERNAS CANÇÕES - ESPECIAL: "ZOMBIE" - THE CRANBERRIES








Foi com tristeza, surpresa e consternação que o mundo da música recebeu na tarde dessa segunda-feira, 15, a trágica notícia da morte cantora Dolores O'Riordan, a vocalista da banda de pop-rock irlandesa The Cranberries.

Neste capítulo especial da série Canções Eternas Canções, vamos conhecer a história de uma das músicas responsáveis pelo sucesso e visibilidade mundial da banda.

A história da banda


The Cranberries no início da carreira
The Cranberries é uma banda de rock alternativo irlandesa que ganhou notoriedade durante a década de 1990. 

A banda encerrou suas atividades temporariamente em 2003. E anunciou o retorno aos palcos em novembro de 2009 numa turnê pela América do Norte, que prosseguiu até no início de 2010 pela América do Sul e pela Europa.

A banda The Cranberries nasceu como muitas outras. No ano de 1989 na cidade de Limerick na Irlanda, Nial Quin (vocalista), Noel Hogan (baixista), Mike Hogan (guitarrista) e Feargal Lawlor (baterista) resolveram se juntar para montar uma banda. Em pouco tempo Nial acabou desistindo e a banda resolveu procurar um vocal mais suave para substituí-lo.

Após um anúncio de jornal, surgiu a cantora Dolores O'Riordan, que tinha apenas 17 anos, mas já possuía formação em música clássica. A primeira fita demo veio em 1990 e logo chamou a atenção de muitas gravadoras. Em 1991, já com um contrato na mão, a banda lançou o single 'Uncertain', que não emplacou em lugar algum.

O primeiro álbum "Everybody Else Is Doing It, So Why Can't We?" de 1993, parecia seguir para o mesmo rumo. Depois de alguns meses veio o sucesso. A música 'Linger', originária da fita demo, estourou nos Estados Unidos e, levou o grupo a atravessar o oceano e mudar de continente.

Empolgada, a gravadora lançou um segundo disco em 1994. "No Need To Argue" é um dos trabalhos mais conhecidos do The Cranberries. A música 'Zombie' virou um clássico do pop rock e atingiu o topo das paradas. O sucesso era tanto que chegaram a dizer que este álbum era tão poderoso quanto "Nevermind" do Nirvana.

Após o sucesso absoluto, o The Cranberries acabou modificando um pouco seu próprio estilo. As canções do disco "To The Faithful Departed" de 1996, começaram a abordar uma temática diferente, falando sobre drogas, rebeldia e ausência. Três anos depois, a banda lançou "Bury The Hatchet" que continha apenas músicas inéditas.

Após o lançamento e a turnê do álbum "Wake Up And Smell The Coffee", a banda anunciou um hiato e não lançou nenhum trabalho novo. Foram lançadas algumas coletâneas, dentre as quais, destaca-se "Stars: The Best Of The Cranberries (1992-2002)", uma compilação contendo vinte músicas lançadas no período de dez anos. 


O retorno


The Cranberries em foto recente

Após se separar, em 2002, a banda irlandesa voltou a se reunir sete anos depois para iniciar uma turnê mundial de um ano, e em 2012 lançou o álbum "Roses". Em abril do ano passado, o grupo lançou "Something Else", com versões acústicas de suas principais músicas e com a participação da Orquestra de Câmara Irlandesa, além de três novas composições. No mês seguinte, durante a turnê europeia, o Cranberries se viu obrigado a cancelar os demais compromissos devido aos problemas de saúde de Dolores.

Nascida na cidade de Limerick, no sudoeste da Irlanda, a cantora também teve dois discos solo, "Are You Listening?" (2007) e "No Baggage" (2009). o Cranberries gravou ao todo seis álbuns. Sendo o último, "Roses", lançado em fevereiro de 2012. 


'Zombie', mais que uma canção, um manifesto


Vídeo clipe original da canção
A música 'Zombie', uma das mais famosas da banda, é um protesto contra a violência entre extremistas protestantes e católicos na Irlanda do Norte na época do conflito norte-irlandês.

Eu acho tanto a letra como a melodia realmente maravilhosas! Vejamos:

'Zombie' 


Another head hangs lowly
Child is slowly taken
And the violence caused such silence
Who are we mistaken?

But you see, it's not me, it's not my family
In your head, in your head they are fighting
With their tanks and their bombs
And their bones and their guns
In your head, in your head, they are crying...

In your head, in your head
Zombie, zombie, zombie hey, hey
What's in your head? In your head
Zombie, zombie, zombie?
Hey, hey, hey, oh, dou, dou, dou, dou, dou...

Another mother's breaking
Heart is taking over
When the violence causes silence
We must be mistaken

It's the same old theme since nineteen-sixteen
In your head, in your head they're still fighting
With their tanks and their bombs
And their bones and their guns
In your head, in your head, they are dying...

In your head, in your head
Zombie, zombie, zombie
Hey, hey. What's in your head
In your head
Zombie, zombie, zombie?
Hey, hey, hey, oh, oh, ohOh, oh, oh, oh, hey, oh, ya, ya-a...


Tradução

Zumbi

Outra cabeça se inclina humildemente...
Uma criança é lentamente tomada
E a violência causou tal silêncio
A quem estamos enganando?

Mas veja bem, não é comigo, não é a minha família
Na sua cabeça, na sua cabeça eles estão lutando
Com seus tanques e suas bombas
E seus ossos e suas armas
Na sua cabeça, na sua cabeça, eles estão chorando

Na sua cabeça, na sua cabeça
Zumbi, zumbi, zumbi hey, hey
O que há na sua cabeça? Na sua cabeça...
Zumbi, zumbi, zumbi?
Ei, ei, ei, oh, dou, dou, dou, dou, dou ...

Outra mãe está desmoronando
Seu coração é tomado
Quando a violência causa silêncio...
Nós devemos estar enganados

É o mesmo velho tema desde 1916
Na sua cabeça, na sua cabeça eles ainda estão lutando
Com seus tanques e bombas
E seus ossos e suas armas
Na sua cabeça, na sua cabeça, eles estão morrendo...

Na sua cabeça, na sua cabeça
Zumbi, zumbi, zumbi
Hey, hey. O que tem na sua cabeça
Na sua cabeça
Zumbi, zumbi, zumbi?


A história da música


Uma das coisas mais legais em se aprender ou conhecer um novo idioma é a possibilidade de compreender o significado daquelas canções que você escutou durante toda a sua vida!

Alguns de vocês podem pensar que a música 'Zombie' refere-se a um cenário apocalíptico com os mortos vivos tomando a terra — pelo menos era isso que eu pensava! A canção foi na verdade inspirada por um ataque à bombas realizado pelo IRA em Warrington, Cheshire em 1994, onde duas crianças, Jonathan Ball e Tim Parry, foram assassinados. O IRA (Irish Republican Army, Exército Republicado Irlandês, sigla em inglês) é um grupo militante determinado a remover tropas britânicas da Irlanda do Norte.

A cantora Dolores O'Riordan afirmou que 'Zombie' fala justamente sobre como "a luta irlandesa por independência parece durar para sempre." Repare na letra, especialmente no trecho que diz, "É o mesmo velho tema desde 1916."

A banda The Cranberries já contava com alguns êxitos, como 'Dreams' e 'Linger', mas foi em 1994, com a canção 'Zombie', que definiu realmente o seu estilo. A canção revelou ser aquela que tornou a irlandesa Dolores e os outros membros do grupo mais conhecidos do público. A
 música marcou a diferença daquilo que tinha sido feito pela banda até então.

"Essa foi a canção mais agressiva que fizemos. Foi diferente de tudo o que tínhamos feito antes", 
afirmou Dolores em entrevista ao site da BBC.

As crianças que serviram de mote para a letra foram vítimas da explosão de duas bombas, a 20 de março de 1993, colocadas pelo IRA. Além dos dois rapazes, mais de 50 pessoas ficaram feridas no ataque terrorista. O IRA foi a principal organização armada católica e republicana que lutou pela independência contra o Reino Unido.

A letra faz, assim, referência à onda de violência que perdurou na Irlanda do Norte durante várias décadas, entre 1970 e 1980, como resultado dos conflitos entre os militares britânicos e os nacionalistas irlandeses. A música pertence ao segundo álbum do grupo, 'No Need to Argue', de 1994, e chegou a ser premiada com distinções, como a de melhor composição, nos MTV Europe Music Awards do mesmo ano. O sucesso da música não se justificou simplesmente pela letra, mas também pelo próprio vídeo clipe, com imagens reais de guerra. O vídeo conta com quase 700 milhões de visualizações no YouTube.


Conclusão


Quem desconhecia a história por detrás de 'Zombie' era o próprio pai de Tim Parry, uma das crianças mortas nos ataques. Colin Parry só soube que a letra da música foi inspirada no seu filho agora, após a morte de Dolores O'Riordan, 23 anos depois de seu lançamento.
"Só ontem é que fiquei sabendo que o grupo, ou ela mesma, compôs a música em memória do que aconteceu em Warrington", 
explicou em entrevista à BBC. 
"A letra é, ao mesmo, sublime e muito real".
Dolores O'Riordan, morreu de forma repentina aos 46 anos, nesta segunda-feira. As causas da morte ainda não são conhecidas.

[Com informações de agências]

A Deus toda glória. 
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://circuitogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade 
E nem 1% religioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário