Total de visualizações de página

terça-feira, 1 de setembro de 2015

OUÇO DEUS ME FALAR

Um dos primeiros sentidos despertados no nascimento é a audição. Todos nós recebemos uma capacidade razoável de detectar e decifrar sons. Quando olhamos para os textos bíblicos é comum encontrarmos citações como: “Ora, disse o Senhor a Abraão...” indicando a voz de Deus direcionada a um homem. No livro do Gênesis a Bíblia mostra Adão e Eva “ouvindo a voz do Senhor que passeava pelo jardim pela viração do dia (Gn 3:8)” e esta menção mostra Deus de fato falando conosco, porém nem todos têm capacidade para ouvi-lO. 

Deus tem diversas formas de falar conosco: através da palavra, do louvor, da leitura da Bíblia, textos associados e até mesmos em alto e bom som, neste último caso, pela presença do Espírito Santo em nossas vidas. Por estes meios o Senhor estabelece um diálogo com a sua criação, absolutamente necessário para gerar um relacionamento mais profundo e verdadeiro com o Pai, entretanto, muitas vezes nós nos permitimos ficar “fora de sintonia” com Deus e simplesmente ignoramos a sua voz. Para compreender melhor a respeito deste assunto indico a leitura  do texto bíblico deixado por Lucas 8:4-15

Deus fala


Há momentos em nossas vidas em que precisamos mais do que tudo ouvir a voz de Deus. É bom ter amigos e companheiros, mas ouvir a voz do Senhor é algo incomparável. A Bíblia diz que as ovelhas ouvem a voz de seu pastor e a conhecem (João 10:3, 27). Uma das piores coisas que acontece é quando falamos com uma pessoa e esta não presta atenção. Ser ignorado é terrível. Deus ouve todo mundo e muitas vezes não prestamos atenção para ouvi-lo.

Como ouvir a voz de Deus?

Vejamos no ministério de Jesus alguns momentos em que Ele ouviu a voz de Deus de forma audível e pública, quando todos que estavam perto também viram e ouviram:

1 - O princípio (no seu batismo: Lucas 3:21,22) - No início de seu ministério e chamado Deus falou com Ele e para que todos ouvissem dizendo que era Seu filho amado a quem ama e tem prazer. Em momentos de mudança e começo de nova vida Deus sempre fala conosco nos inspirando e fortalecendo para recomeçar.

2 - o meio (na transfiguração: Lucas 9:28-35) - Na metade de seu ministério em meio a crises, Deus falou com Ele para o fortalecer para continuar a caminhada ministerial.

3 - o fim (na glorificação: João 12:28-30) - No fim do ministério de Jesus, Deus falou com Ele para confirmar que iria estar junto com ele até o fim.

Deus fala contigo


Você já teve alguma experiência de ouvir a voz de Deus? Como precisamos ouvir a voz de Deus, receber d'Ele uma orientação direta e clara para as nossas vidas! Precisamos ouvir a voz de Deus para nos dar força para vencer, para continuarmos lutando, para sermos consolados, etc. No desespero de ouvir a voz de Deus, muitos procuram horóscopos, adivinhos, cartomantes, necromantes, feiticeiros, tarô... Mas essas são vozes de engano e morte, são vozes do “ladrão e salteador”, daquele que não é o nosso pastor (Jo 10:1).

Hoje você vai ouvir a voz de Deus para a sua vida, uma voz audível, mansa, suave e que traz direção, proteção e salvação! 

A voz de Deus é audível


Todos podem ouvir a voz de Deus (Jo 10:3, 27) - Todas as ovelhas escutam e identificam a voz de Deus. As ovelhas de Jesus o seguem porque ouvem e conhecem a Sua voz (Jo 10:4). Na experiência do profeta Elias, quando fugia de Jezabel e se escondeu numa caverna, Deus falou com ele. E a voz de Deus foi audível, clara e nítida, mas também foi uma voz “mansa e delicada” (1 Rs 19:12). Deus tem falado ao homem desde a sua criação. Deus nos fala de um modo ou de outro, em sonhos, visões... (Jó 33:14-18), mas nós é que não temos parado para ouvir a Sua voz e obedecê-lO. Abra o seu coração e o seu entendimento para poder ouvir e obedecer a voz de Deus.

A voz de Deus traz direção (Jo 10:3, 4, 27) - O pastor é aquele que dirige as suas ovelhas ao aprisco, às águas, ao alimento e a segurança. Aquele que é o pastor das ovelhas tem o interesse e o cuidado para, através da sua voz, oferecer direção segura para o seu rebanho. Se você tem ouvido alguma voz que tenta dirigir a sua vida para o mal, para a destruição, para o pecado, então essa voz não vem de Deus. 

As ovelhas de Jesus jamais ouvirão esse tipo de voz, pois elas sabem perfeitamente que não é a voz do seu bom pastor. Qual tem sido a voz que você tem dado ouvidos? Tem sido a voz que o conduz ao mal, ao pecado ou a voz que dirige a sua vida para o bem e para afastá-lo do pecado? Dize-me como vai a sua vida e eu direi que voz você tem escutado! Ouça a voz de Deus e mude a sua vida, tome uma nova direção! 

A voz de Deus traz salvação (Jo 10:28) - Em nossos dias, muitas são as vozes que se levantam para anunciar caminhos de salvação. Vozes que afirmam existir salvação pela prática de boas obras, salvação por voltar a viver inúmeras vezes, salvação através dos ETs, salvação pelas meditações, vozes que anunciam salvação até para quem já morreu, bastando apenas passar por um calorzinho e aí será salvo. Tem vozes que anunciam não existir salvação ou vida após a morte. 

Outras vozes anunciam que não precisamos nos preocupar com isso agora, que devemos deixar isso para depois. São todas vozes de engano e mentira! A voz do nosso bom pastor, Jesus, anuncia que a salvação está exclusivamente e unicamente em ouvi-lO, obedecê-lO e segui-lO fielmente. Só Jesus é o único caminho para a salvação (João 14:6)! 

Como ter ouvidos espirituais para ouvir a voz de Deus


O profeta Isaías disse: - “Ouçam, escutem a minha voz; prestem atenção no que eu digo (Is 28:23). Este texto discerne entre “ouvir” e “escutar”. Apesar da semelhança no significado entre as duas palavras, o dicionário Aurélio define ouvir como “perceber, entender sons pelo sentido da audição” e escutar como “tornar-se ou estar atento para ouvir, dar ouvidos a”. Sendo assim aprendemos que escutar está um degrau acima do ouvir no sentido de “prestar atenção” ou “dar ouvidos a” conforme define o Aurélio. 

Em Mateus 13 [na parábola do semeador], no versículo 19 mostra o resultado para quem apenas “ouve” observe: “As que caíram à beira do caminho são os que ouvem, então vem o diabo e tira a palavra dos seus corações para que não creiam e não sejam salvos”.

Procure lembrar-se agora de todas as vezes quando o Senhor falou com você porém sem receber a sua atenção. Quantas vezes Ele advertiu você a respeito de algum assunto em particular mas você apenas ouviu. Ao deixar de “escutar” a voz de Deus você descumpriu a sua ordem e isto é grave. Veja Provérbios 28:9 – “Se alguém recusa ouvir a lei, até suas orações serão detestáveis” e não por acaso encontramos na voz do próprio Jesus “Aquele que tem ouvidos para ouvir, ouça (Mc 4:9).

Certamente o pecado é um grande “tampão” nos ouvidos de qualquer um, mas você pode lutar e vencer as situações capazes de gerar prejuízos em sua vida. Por isso devemos estar atentos a alguns detalhes importantes, que listo abaixo:

Primeiro – Controle seus pensamentos. Existe uma fórmula para todas as consequências atuais da sua vida. A fórmula é: Pensamento = Sentimento; Sentimento = Ação; Ação = Resultado; e, finalmente, Resultado = Consequência. Assim compreendemos que grande parte dos nossos problemas surgem a partir do nosso próprio pensamento, tal e qual foi com Eva, tentada no seu pensamento para descumprir uma ordem de Deus. Para controlar seu pensamento é preciso “orar” antes de pensar. 

Isto significa que você precisa orar antes de sonhar, projetar e executar qualquer coisa na sua vida. No Salmo 102:19, 20 está escrito: “Do seu santuário nas alturas, o Senhor olhou dos céus e observou a Terra, para ouvir os gemidos dos prisioneiros e libertar os condenados à morte”. Não se deixe enganar: Para Jesus não há prisões. Você pode libertar os seus pensamentos e orar a Deus em alto e bom som para quebrar todas as dificuldades na sua vida. 

Segundo – Mude sua posição. Em Zacarias 7:11 – "Mas eles se recusaram a dar atenção; teimosamente viraram as costas e taparam os ouvidos". A falta de humildade diante do poder e da autoridade de Deus muitas vezes nos faz agir desta forma. Viramos as costas para Deus e tapamos os nossos ouvidos. Talvez este texto esteja confrontando você. Volte-se para Deus, abra os seus ouvidos agora que já aprendeu como. Mateus 23:12 diz – “...e o que a si mesmo se humilhar será exaltado”. Mude sua posição diante do seu criador. Ele quer tratar com você assuntos importantes e é o momento de você escutá-lo. Chegou a hora de tomar uma atitude assumindo uma posição de humildade diante de Deus para entrar em sintonia total com Ele. 

Conclusão 


Ouça a voz de Deus em todos os momentos de sua vida! Deus é vivo e tem o prazer de falar conosco principalmente quando precisamos Ele sempre fala. A Voz de Deus nos convida para receber gratuitamente a Salvação que só Jesus nos oferece (Jo 10:28 “eu lhes dou a vida eterna...”). Se você ainda não tomou a sua decisão ao lado de Jesus, então chegou a sua vez. A voz de Deus o convida, mansamente, para receber Jesus em seu coração como seu Senhor e Salvador. Diga sim para essa voz de Deus. E se você já é salvo, cuide em ouvir somente a voz de Deus e isso só será possível se você buscar e prosseguir em conhecê-lO, estreitando com Ele um relacionamento tão íntimo - com quem somos íntimos falamos bem próximos, no pé do ouvido - que nenhuma outra voz será capaz de confundi-lo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário