O Livro dos Atos dos Apóstolos, conforme fortes indicações, foi produzido pela mesma comunidade lucana que produziu o Evangelho de Lucas. Percebe-se isso olhando que os Atos mantém a mesma estrutura e, ao que tudo indica, continua o plano do Evangelho de Lucas. Como tradicionalmente nos referimos ao evangelho dizendo ser "de Lucas", usarei a mesma denominação, dizendo que seu autor é Lucas – embora sabendo que, provavelmente, a obra tenha sido organizada por uma comunidade... mas essa é outra pendenga teológica que em absolutamente nos é relevante quanto à importância desse rico relato dos atos do Espírito Santo realizados através dos apóstolos, fundadores da Igreja, o Corpo (a extensão, a completude) de Cristo.
Podemos observar a semelhança e perspectiva de continuidade quando comparamos o início e final do Evangelho com o início e "final" (as aspas são porque o livro de Atos essencialmente não teve um final, já que a Igreja [o Corpo] segue triunfante) de Atos - Lucas 1:1-4; 24, 44-52; Atos 1:1-3; 28:28-31. O destinatário é o mesmo; o texto é produzido após "pesquisa"; objetivo permanece sendo demonstrar a solidez dos ensinamentos.
Entretanto podemos nos defrontar com alguns problemas. O título: por que Atos dos Apóstolos se não são narradas as ações de todos os apóstolos? Não seria melhor dizer Atos de Apóstolos? O fato é que não foi Lucas que denominou o livro como Atos dos Apóstolos, mas a tradição da Igreja que assim o fez.
A intenção de Lucas parece ter sido a de mostrar a força do Reino de Deus que, ao ser anunciado, cresce; e o autor parece estar interessado em mostrar que a ação do Espírito Santo fez com que Paulo, a exemplo de Jesus, falasse aberta e livremente sobre as maravilhas do Reino de Deus. Além disso, parece querer mostrar que o anúncio chegou ao seu objetivo: a cidade de Roma onde Paulo se instala e de onde faz com que a Palavra sobre o Reino se espalhe. Com isso Paulo, na visão lucana, repete e executa a ordem de Jesus: animado pelo Espírito, anuncia a presença do Reino de Deus.
Por isso podemos dizer que o livro de Atos, como o Evangelho de Lucas tem o mesmo objetivo que é anunciar a presença do Reino de Deus. Começa com a solidez dos ensinamentos de Jesus e termina com Paulo a partir de Roma, fazendo o anuncio se irradiar para todos os quadrantes do mundo.
Em função disso podemos dizer que o livro dos Atos dos Apóstolos, na realidade é uma narrativa dos atos de Paulo. Isso sem nenhum menosprezo aos demais apóstolos e sem supervalorizar a Paulo. Apenas que Lucas, aparentemente discípulo de Paulo, (Paulo se refere a ele, nas cartas: Colossenses 4:14; Filemom 24; 2 Timóteo 4:11; conferir, também as "seções-nós" em que o autor de Atos parece se incluir na narrativa: 11:27; 16:9-17; 20:5-15; 21:1-18; 27:1-28), narra a perspectiva da mensagem com a qual conviveu e se utiliza da fonte em que bebeu: os ensinamentos de Paulo.
Evidentemente Lucas menciona outros apóstolos e testemunhas. Tanto que do ponto de vista da atuação dos apóstolos, dedica os primeiros capítulos a Pedro – e outros. Introduz gradualmente a figura de Paulo, que aparece quase insignificantemente para ir crescendo até ganhar a centralidade da obra. No capítulo 7 aparece o Saulo Perseguidor. No capitulo 9 sua conversão. E a partir do capitulo 11 sai em missão, junto com Barnabé e a partir do capitulo 15 começa a grande caminhada de Paulo em direção a Roma onde Lucas o coloca pregando em liberdade.
Com isso podemos fazer uma primeira grande divisão no livro de Atos: a primeira parte sendo aquela que trata das origens da Igreja, em Jerusalém, de 1:1 até 15:35; a segunda parte narrando a atuação de Paulo viajante, até sua instalação em Roma, de 15:36 até 28:31.
Muitos elementos poderiam chamar nossa atenção, no livro dos Atos. Mas vamos destacar o final do texto que mostra Paulo estabelecido em Roma. Essa cidade, vista como centro do mundo é onde Paulo se instala para, de lá, fazer com que a mensagem de Jesus se espalhe pelo mundo. Portanto a perspectiva lucana é estratégica: mostrar que a Palavra se irradiou pelo mundo, a partir de Roma, da mesma forma que havia se espalhando no episódio do Pentecostes. Ou o episódio do Pentecostes é um prenuncio de como a Palavra, que chegara a Roma, atingiu todo o mundo, ou seja, se universaliza.
Conclusão
O livro de Atos apresenta a história da igreja cristã e a propagação do evangelho de Jesus Cristo, bem como a crescente oposição a ele. Embora muitos servos fiéis tenham sido usados para pregar e ensinar o evangelho de Jesus Cristo, Saulo, cujo nome foi mudado para Paulo, era o mais influente. Antes de se converter, Paulo tinha grande prazer em perseguir e matar cristãos. A dramática conversão de Paulo na estrada de Damasco (Atos 9:1-31) é um dos destaques do livro de Atos. Após sua conversão, ele foi para o extremo oposto de amar a Deus e pregar a Sua Palavra com poder, fervor e o Espírito do Deus vivo e verdadeiro.
Os discípulos foram capacitados pelo Espírito Santo para serem Suas testemunhas em Jerusalém (capítulos 1-8:3), Judéia, Samaria (capítulos 8:4-12:25) e até os confins da terra (capítulos 13:1-28). Incluídos na última seção estão três viagens missionárias de Paulo (13:1-21:16), seus sofrimentos em Jerusalém e Cesareia (21:17-26:32) e sua última viagem a Roma (27:1-18:31). Deus pode fazer coisas incríveis através de pessoas comuns quando Ele os capacita através de seu Espírito. Deus essencialmente pegou um grupo de pescadores e os usou para transformar o mundo de cabeça para baixo (Atos 17:6). Deus tomou um assassino odiador de cristãos e o transformou no maior evangelista cristão, o autor de quase metade dos livros do Novo Testamento.
Deus usou perseguição para causar a rápida expansão de uma “nova fé” na história do mundo. Deus pode e faz o mesmo através de nós — mudando nossos corações, fortalecendo-nos pelo Espírito Santo e dando-nos uma paixão de espalhar as boas novas de salvação através de Cristo. Se tentarmos fazer essas coisas no nosso próprio poder, vamos fracassar. Tal como os discípulos em Atos 1:8, temos que aguardar pelo poder do Espírito para então, em Seu poder, cumprir a Grande Comissão (Mateus 28:19-20).
Nenhum comentário:
Postar um comentário