"E Ananias foi, e entrou na casa e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, me enviou, para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo" (Atos 9:17).
Atendendo aos pedidos dos meus fiéis leitores e seguidores do blogue Conexão Geral, retomo à série especial de artigos com as biografias de alguns homens e mulheres que tiveram participações fundamentais nas histórias de personagens importantes, entretanto, não são muito lembrados pela maioria dos expoentes da Bíblia.
Tive que voltar a pesquisar para retornar à série e neste capítulo vou enfocar a história de "herói solitário", que mesmo tendo tido uma importante participação na história do grande herói Paulo, não recebe a merecida e devida atenção. Falo de Ananias, o homem com imposição de mãos, para inserção e oficialização de Saulo de Tarso ao exercício do ministério apostólico.
A História que ninguém conta
Damos muita atenção à conversão de Saulo de Tarso, mas damos pouca consideração para aquele que o ajudou a obedecer a Cristo, cujo nome é Ananias. Talvez pelo fato do livro de Atos não dar muita atenção a Ananias, é compreensível que nós também não demos.
Afinal, foi Saulo que o Senhor queria converter, e foi Saulo que Deus pretendia que pregasse aos gentios. Apesar disto, há muitas boas lições a serem aprendidas deste personagem mais obscuro. Primeiro, vamos aprender alguns fatos a respeito de Ananias.
Ao ler Atos dos Apóstolos encontramos vários personagens com histórias inspiradoras. Por isso, entre tantas narrativas, escolhemos conhecer quem foi Ananias na Bíblia, isto é, quem era o homem que orou por Paulo?
A Bíblia menciona diversos personagens com esse nome. Dentre estes, os mais conhecidos são dos dois homens citados no livro de Atos dos Apóstolos:
e o nosso personagem desse texto,
- Ananias, o homem que orou por Saulo/Paulo.
Apesar de a Bíblia não fornecer quase nenhum detalhe sobre a biografia de Ananias, o apóstolo Paulo, dando testemunho dos eventos envolvidos em sua conversão, descreve-o como um homem
"piedoso conforme e Lei, tendo bom testemunho de todos os judeus"
que moravam em Damasco (22:12-16).
O nome Ananias é a forma grega do hebraico Hananiah, que significa “Javé tem sido gracioso”. No Antigo Testamento esse nome aparece em sua forma hebraica, enquanto que no Novo Testamento ele aparece em sua forma grega.
Embora esse servo de Deus apareça poucas vezes na Bíblia, sua fé e coragem em momentos cruciais deixam um legado para nós. Vamos conhecer a atitude de um homem que demonstrou obediência a Deus, cuidado e compaixão pelos outros e uma confiança inabalável em Seu poder.
Com essa passagem rápida sobre a vida de Ananias e sua fé, podemos receber coragem para enfrentar a nossa própria jornada de fé e receber inspiração para seguir o exemplo dele.
Quem foi Ananias na Bíblia?
A Bíblia não mostra tudo sobre a vida de Ananias, sabemos apenas de acordo com Atos 9:10 que ele vivia na cidade de Damasco.
Além disso, as informações que chegaram até nossos tempos, é de que
"era temente a Deus, segundo a Lei, e tinha bom testemunho de todos os judeus que ali habitavam" (22:12).
Todavia, conhecemos a sua atuação na igreja primitiva quando Paulo se converteu ao cristianismo. Ananias entra para a história do evangelho a partir da oração do batismo de Paulo de Tarso (9:17-19).
Segundo o relato bíblico, Ananias era um discípulo em Damasco e teve uma visão de Jesus, que lhe disse para ir a uma determinada casa em Damasco e orar por um homem chamado Saulo, que estava cego e havia tido uma visão de Jesus.
Inicialmente, Ananias ficou relutante em ir, pois ouviu falar o quanto Saulo estava perseguindo os cristãos. Mas Jesus lhe garantiu que Saulo havia se convertido e que faria dele um instrumento para levar o evangelho aos gentios. (22:3-11; 26:9-18).
Mesmo temeroso, ele foi à casa de Judas, onde Saulo estava hospedado, e orou por ele, impondo-lhe as mãos, e Saulo recuperou a visão.
Ananias também batizou Saulo, que posteriormente mudou seu nome para Paulo e se tornou um dos maiores apóstolos do cristianismo, pregando o evangelho em todo o mundo conhecido na época (9:10-19; 22:12-16)
Qual era o contexto histórico neste período
Esses fatos se deram na primeira metade do primeiro século d.C., quando os romanos governavam a região da Judeia e da Galileia. Na época, os líderes religiosos do povo judeu eram os fariseus e os saduceus, que mantinham uma aliança precária com o governo romano.
O cristianismo, portanto, estava apenas começando a se espalhar na região e muitos judeus e líderes religiosos viam os seguidores de Jesus como uma ameaça ao judaísmo tradicional e à ordem social.
E Saulo, antes de sua conversão, era um fariseu que perseguia os cristãos com a autoridade do sumo sacerdote em Jerusalém. A conversão de Saulo ao cristianismo, seguido pela pregação do evangelho aos gentios, foi um evento significativo na história do cristianismo primitivo.
Por meio de seus escritos e viagens missionárias, Paulo se tornou um dos líderes mais influentes do movimento cristão e suas cartas formam uma parte significativa do Novo Testamento da Bíblia.
O que podemos aprender quando entendemos quem foi de Ananias?
Há algumas lições que podemos aprender com a história de Ananias na Bíblia, por exemplo:
Obediência a Deus
Ananias foi obediente ao chamado de Deus, mesmo quando isso o levou a fazer algo que parecia arriscado e desconfortável. Ainda assim, ele escolheu confiar no Senhor e obedecer à Sua vontade.
Coragem
Ele também demonstrou coragem quando se dispôs a ir à casa de um homem que foi um perseguidor dos cristãos que muitos tinham medo dele na comunidade cristã. Ele estava disposto a enfrentar o risco de morrer por causa da sua fé.
Cuidado e compaixão
Cuidado e compaixão
Saulo ficou cego no caminho de Damasco após a visão que teve de Jesus. E Ananias demonstrou cuidado e compaixão ao orar por ele. Mesmo que ainda estivesse com receio de tudo não passar de uma armadilha, Ananias creu em Deus e impôs as mãos sobre ele para orar.
Importância da oração
Importância da oração
Essa história destaca a importância da oração e da intervenção divina em nossas vidas. Foi através da oração de Ananias que Saulo recuperou a visão e se tornou um seguidor de Jesus.
Conclusão
Uma observação final: Nunca foi dada a Ananias uma anotação especial pelos escritores por seu papel corajoso. Jesus jamais disse,
"Quando o evangelho for pregado, Ananias será lembrado".
De fato, depois do seu papel na conversão de Saulo, nunca mais ouvimos falar dele.
Na verdade, isto não é incomum. Deus não tem superheróis a quem se dá tarefas extraordinárias enquanto os outros menos conhecidos não tem um papel significante no seu reino.
O que dá significado a qualquer um de nós é que Deus nos conhece, e que Ele nos salvou pela sua graça. Uma vez que somos salvos, simplesmente nos juntamos à multidão de outros servos que se entregaram para fazer a vontade do Mestre.
O discipulado não é sobre proeminência nem glória. Há muitos Ananias no reino de Deus — os homens e mulheres que terão a oportunidade de glorificar a Deus na época e no lugar em que eles existem.
Usemos estas oportunidades, não com um sentimento de orgulho ou ambição vã, mas com a atitude que o Senhor nos ensinou:
"Assim também vós, depois de haverdes feito quanto vos foi ordenado, dizei: 'Somos servos inúteis, porque fizemos apenas o que devíamos fazer'" (Lucas 17:10).
[Fonte: Biblioteca do Pregador, original por Josiane Silva; Estudos Bíblicos, original por Mike Bozeman]
Ao Deus Todo-Poderoso e Perfeito Criador, toda glória.
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blogue https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade.
O blogue CONEXÃO GERAL presa pelo respeito à lei de direitos autorais (L9610. Lei nº 9.610, de 19/02/1998), creditando ao final de cada texto postado, todas as fontes citadas e/ou os originais usados como referências, assim como seus respectivos autores.
E nem 1% religioso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário