Total de visualizações de página

sábado, 21 de dezembro de 2024

PAPO RETO — VOCÊ TEM MEDO DE QUE?

"Mesmo quando eu andarpor um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem"
(Salmos 23:4).
Quem fala que não tem algum tipo de medo, provavelmente, está mentindo. Certamente cada um tem seus temores diários, como o receio de ser assaltado, de sofrer algum acidente, de pegar alguma doença contagiosa, por exemplo. Há quem tenha pânico de viajar de avião, de ser demitido, de sofrer algo que acometa à própria vida. Outros têm pavor de serem traídos pela(o) esposa(o) e há também quem tema perder seus entes queridos em alguma tragédia.

O fato é que todo ser humano tem medo. Vamos a mais exemplos. Há pessoas com medo de altura e, por isso, ficam longe de sacadas e bordas de prédios, por exemplo. Há também outros medos, como o de alta velocidade, que faz com que dirijamos um veículo em velocidade reduzida. Dessa forma, o medo tem seu lado bom e nos ajuda a evitar os perigos.

O medo como um aliado


Mas o medo pode nos levar a acertar e também a errar. Muitas pessoas quando ouvem falar que na empresa em que trabalham há funcionários sendo demitidos ficam com medo de serem o próximo. Por causa desse medo, começam a ter comportamentos diferentes e, assim, aceleram seu processo de demissão — se é que realmente seriam desligados da empresa.

Poderíamos citar várias situações, mas o fato é que ter medo faz parte da vida. Na verdade, a principal pergunta que devemos nos fazer é como lidamos com nossos medos. Você é do tipo que paralisa ou confronta o que o aterroriza profundamente? Talvez, para enfrentar essa situação, a solução seja buscar forças em estratégias que despertem a coragem ou mesmo inspiração com quem encarou seus maiores temores e os venceu.

A Bíblia, nesse sentido, traz diversos exemplos de heróis, destacando suas trajetórias e como procederam para atingir a vitória. Um deles é Gideão. Dizer que Gideão era corajoso é enfeitar um pouco a história. Basta analizar criteriosamente a passagem descrita em Juízes 7 que aborda como Deus agiu com o herói relutante. Deus disse a Gideão: eu já dei a vitória a você, mas, se você estiver com medo de atacar, desça até o acampamento deles. Você vai ouvir o que eles estão dizendo e então terá coragem para atacar o acampamento.

A prova de que Gideão estava com medo é que ele desceu ao acampamento para ver mais um sinal de que Deus lhe daria a vitória. Mesmo Deus dizendo 
"...se estiver com medo, desça…". 
Quer dizer, Gideão estava ainda com medo. É importante sabermos que os heróis da Bíblia eram como nós. A diferença de Gideão era sua fé, essa sim, inabalável. Ele se tornou corajoso depois dos vários incentivos que Deus lhe deu, mas, a princípio, ele temia como todos os outros. Mas para utilizar a fé inteligente é preciso coragem. Por isso Deus, pacientemente, o ajudou a desenvolvê-la.

Não deixe o medo te parar


Há pessoas que se sabotam por conta do medo. Existem aquelas que têm medo de ficar sozinhas e se envolvem com pessoas sem nenhum critério. O medo vem da dúvida. Quando estamos inseguros, ele toma conta de nós e aí começam os erros. Contudo a Palavra de Deus diz para não temermos: 
"E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo" (Mateus 10:28). 
E quem não tem medo de sofrer uma situação que possa causar a morte do corpo? No entanto é preciso entender que a alma vive depois que o corpo morre.

E assim deve ser na vida de cada homem, pois, como seres dotados de emoções, nós, muitas vezes, somos tomados por sentimentos de pavor ao enfrentar situações cotidianas desconfortáveis ou ao sermos confrontados. Por outro lado, quem está com Deus não deve se preocupar em ter a imagem de homem destemido, mas sim com a sua Salvação. 

Ao buscá-la e aproximar-se de Deus, recebendo o Espírito Santo, você será imbuído e inspirado pela coragem Divina para lidar com seus medos e enfrentar todos os obstáculos. Contudo o primeiro passo de coragem deve ser seu: confiar em Deus.

Faça a escolha certa


Outro exemplo bíblico é o do rei Josafá. Ele era um rei, mas, antes disso, ele era uma pessoa; um ser humano, assim como eu e você.
Josafá estava numa situação difícil. Alguns de seus homens trouxeram a ele notícias que muito o ameaçavam, e ele era o principal alvo.

Ninguém gosta de se sentir ameaçado, não é? Temos, por instinto, a reação de proteger a nossa vida. No caso, ele tinha uma responsabilidade ainda maior: além de zelar por sua própria vida, ele era o líder de uma nação e precisava proteger as pessoas que estavam com ele.
E você? Tem vivido circunstâncias aparentemente sem solução? Tem se sentido ameaçado por algo ou por alguém? Está preocupado, com medo? É responsável por sua família e teme pelo seu presente e futuro?
As circunstâncias estão aí para nos assustar: violência, doenças, epidemias, dívidas, desemprego, divórcio, falta de perspectiva, solidão, problemas com filhos… Notícia é que não falta para alimentar todas estas ameaças…

Quantas coisas vêm à nossa mente para nos dizer que tudo pode terminar mal quando o que mais queríamos era apenas viver uma vida tranquila, sem desafios quase que diários!

Vivemos épocas em que parece que precisamos matar um leão por dia!

Sentir medo diante de algo difícil é quase inevitável – e você não é um fraco por isso! —, mas o que você escolhe fazer a partir de uma ameaça é o que fará toda a diferença na sua vida.

Tudo é uma questão de decisão, perspectiva e de confiança em Deus.

Jesus disse: 
"…Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo" (João 16:33 — NVI).
Ou seja, precisamos estar conscientes que as lutas acontecerão mesmo e, por isso, precisamos aprender a nos posicionar!

Afinal, temos um Deus que nos protege, nos guarda, nos dá estratégias, nos consola, nos fortalece e nos dá a vitória! Vamos assumir nossa posição de filhos do Pai!

Se ficarmos apenas como espectadores das situações, já estamos na fila dos perdedores.

Ensinamentos práticos contra o medo


Josafá nos ensinou alguns pontos muito importantes, que você pode seguir quando você perceber que o medo está querendo entrar na sua vida:
  • Reconheça seu medo;
  • Afirme a sua dependência por Deus;
  • Declare a soberania de Deus, exalte-o;
  • Peça o que você precisa com humildade e confiança;
  • Aquiete o seu coração para ouvir o que Deus tem a dizer;
  • Seja obediente ao que Deus te dirigiu;
  • Continue adorando a Deus;
  • Dê declarações de fé (não fique exaltando o problema!) e aja em coerência com a sua fé;
  • Persevere crendo e adorando a Deus, certo de que a sua vitória chegará. Tenha as melhores expectativas;
  • Curta a sua vitória e alegre-se;
  • Tenha um coração permanentemente grato;
  • Seja um testemunho vivo. Todos verão que o Deus a quem você serve é realmente fiel à Sua Palavra.
Foram esses passos que o rei Josafá seguiu e Deus o recompensou de tal forma que, além dele vencer a batalha, o seu povo levou três dias tomando posse das riquezas do inimigo. Eram tantas coisas que nem puderam carregar tudo consigo!

Esse é o nosso Deus: aquele que cumpre o que diz conforme a nossa fé em Sua Palavra e que nos surpreende com muito mais do que um dia pensamos ou imaginamos (Efésios 3:20)!

Quando a pessoa deixa o medo entrar…


O rei Josafá podia não ter feito nada disso do que foi descrito no capítulo 20 de 2 Crônicas.

Se, quando ele recebeu a notícia, ele tivesse se apavorado, tivesse permitido que os piores pensamentos se alojassem na sua mente, deixando que seu coração fosse dominado pelo medo, ele não teria condições de ouvir a voz de Deus e muito menos de transmitir segurança ao seu povo, tendo sabedoria e calma para comandar orações e jejuns.

O que Josafá fez foi fechar a porta do medo, substituindo o temor natural do homem por uma atitude espiritual cheia de coragem.

Mas Josafá era corajoso nele mesmo? Ele achava que podia vencer por que era muito preparado e invencível? Não!

Josafá apresentou a Deus a sua situação em humildade, reconhecendo que ele mesmo nada podia, e declarou a grandeza de Deus e a sua confiança no poder dAquele que cuidava dele.

O rei se apoiou única e exclusivamente em Deus, assim como você também deve fazer!

Quando a pessoa permite que o medo entre na vida dela, ela faz o quê? Impossibilita o agir de Deus, pois Deus opera apenas por meio da fé.

Medo e fé são opostos e não andam juntos. Quando a pessoa é dominada pelo medo, a fé já foi embora há um tempão… Por outro lado, quando ela crê em Deus até o final e "empurra" o medo com seu posicionamento firme de crença no que a Palavra de Deus promete, o Senhor luta as guerras dela e pode lhe dar vitória, independentemente do tipo de ameaça! Aleluia!

E se o medo já tiver entrado?


Sempre é hora para se posicionar em fé. Se você perceber que já está dominado pelo medo, repreenda esse espírito com a autoridade que Jesus te concedeu e comece a seguir o passo a passo descrito aqui neste post, o mesmo que foi praticado pelo rei Josafá.

Não permita que a sua mente fique ocupada com pensamentos errados. Creia que Deus te ama, que a Sua Palavra é a verdade e que Ele te guardará em qualquer situação ruim.

O amor de Deus em nós é tão forte e real que nos enche de segurança e nos faz superar todo medo:
"No amor não há medo, antes o perfeito amor lança fora o medo; porque o medo envolve tormento; e quem tem medo não está aperfeiçoado no amor" (1 João 4:18 — AR).
Para você compreender esta verdade com o seu espírito, você precisa substituir a sua antiga mentalidade temerosa pelos pensamentos de vitória da Palavra de Deus.

Por isso, manter comunhão diária com Deus com oração e leitura da Palavra são essenciais! Você pode colocar o inimigo pra correr com uma oração, mas, se a sua mente continuar vulnerável, você voltará a ter pensamentos que lhe paralisarão e causarão destruição.

Não permita que isso aconteça! Você é forte e corajoso em Jesus!

Em qualquer batalha da sua vida, Deus está pronto para te defender. A batalha não é sua, mas do Senhor. Você só precisa se posicionar corretamente!

Conclusão


Portanto você precisa cuidar mais da sua alma do que do seu corpo, pois ele tem data de validade e a alma não. Nesse versículo o Próprio Deus é quem dá o juízo para a alma de uma pessoa, por isso relacionam o temor a Ele.

Da mesma forma que você tem temor e fica longe das bordas dos prédios, assim também tem que ser com Deus. Você tem temor de chatear sua esposa, por exemplo, porque você a ama e não quer estragar esse relacionamento, e assim também deve ser com Deus.

O temor sadio, espiritualmente falando, nos leva a viver uma vida que agrada a Deus. Se você teme a Ele, também vai temer trair, mentir e pecar. Você sabe quais são as coisas que desagradam a Deus, então se mantenha longe delas. Assim, você não temerá a morte, pois saberá qual será o destino da sua alma.

[Fonte: Academia da Fé, original por Hélio Peixoto; Folha Universal, original por Renato Cardoso, ambos acessados em 21 de dezembro de 2024]

Ao Deus Perfeito Criador, toda glória.
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade.
  • O blogue CONEXÃO GERAL presa pelo respeito à lei de direitos autorais (L9610. Lei nº 9.610, de 19/02/1998), creditando ao final de cada texto postado, todas as fontes citadas e/ou os originais usados como referências, assim como seus respectivos autores.
E nem 1% religioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário