Total de visualizações de página

domingo, 27 de novembro de 2022

DIRETO AO PONTO — QUEM É O SEU SENHOR?


"Reconheçam isso hoje, e ponham no coração que o Senhor é Deus em cima nos céus e embaixo na terra. Não há nenhum outro. [...] ...Sou eu o Senhor teu Deus quem te conduz pelo caminho que deves viver!" (Deuteronômio 4:39; Isaías 48:17b)
Todos nós temos um senhor. Conhecemos o senhor de alguém pelas atitudes, palavras e obras da pessoa, e ela pode conhecer quem é o nosso senhor pelas nossas próprias obras, palavras e atitudes. 

Todo senhorio inspira obediência, e cada um de nós é totalmente obediente a seu verdadeiro senhor. Mas, quem tem sido, de fato, o senhor de nossa vida? É a reflexão proposta no texto deste artigo, mais um capítulo da série especial Direto ao Ponto.

Como reconhecer alguém cujo senhor é o dinheiro?


Provavelmente seu relacionamento com Deus e com as pessoas será baseado naquilo que poderá receber em troca, lucrar ou evitar prejuízos. 

Resistirá à ideia de doar algo de valor, que lhe faça falta, distribuindo somente suas sobras, ou o que é pior, seus restos, com Deus e com o próximo.

Como reconhecer alguém cujo senhor é o tempo

Provavelmente são pessoas governadas pela sua agenda, por prazos, ou que dão tempo ao tempo acreditando que o tempo cura e resolve tudo. 

Estes dificilmente têm tempo para "gastar" com Deus e com o próximo, e não acreditam nem têm paciência para esperar o tempo de Deus.

Como reconhecer alguém cujo senhor é o poder


Provavelmente almeja mais do que tudo ter a atenção e obediência das pessoas, influir nas decisões, dominar cenários, atrair holofotes... 
Não se conforma em ser coadjuvante, nem mesmo de Deus, nem em ver o sucesso e reconhecimento de outras pessoas que consideram tão menos preparados do que eles próprios.

Como reconhecer alguém cujo senhor são os ídolos


Provavelmente exaltam políticos, ideologias, a religião ou os religiosos, pais, filhos, família, amuletos, objetos, parentes, artistas, jogadores de futebol, animais domésticos, a natureza, a comida, dietas, estilos de vida, times de futebol... (esta lista pode até ter fim, eu que não tenho coragem para digitar tudo).

Em alguns casos usam o nome do próprio Deus e de Jesus Cristo, seus templos e liturgias, para renderem homenagens a seus ídolos de estimação.

Há também aqueles que, embora se digam crentes, são mais conhecidos pelos ídolos que adoram do que por qualquer relacionamento com Deus ou com o próximo. Estão dispostos a desfazer amizades, desprezar, discriminar, perseguir, matar ou até morrer para defenderem seus ídolos, que são inatacáveis por outros que não eles próprios.

Como reconhecer alguém cujo senhor é o seu proprio eu?


Provavelmente se enxergam como donos do dinheiro, do tempo, de poder, da ideologia, do corpo, da verdade... 

Embora não admitam publicamente têm a mania de se enxergar como seres imprescindíveis, insubstituíveis, protagonistas da própria história em meio a uma multidão de meros figurantes... 

Usam as outras pessoas em proveito próprio, como se fossem objetos, e depois as descartam (tipo "o amor acabou...").

Quem tem sido o senhor da nossa vida?


As pessoas que tem outros senhores podem até dizer que creem em Deus, ler a Bíblia, ir aos cultos e transitar tranquilamente em meio aos irmãos na fé...
 
Podem ser pastores (ou qualquer outro título eclesiástico que os valham), presbíteros, diáconos, líderes, professores da escola bíblica... 

Mas uma coisa é certa: embora o senhorio das coisas terrenas escravize seus seguidores com momentos efêmeros de prazer, eles não conseguem proporcionar a realização plena do ser humano, o verdadeiro amor, verdadeira paz e, principalmente, a viva esperança.

Quem tem sido mesmo o senhor da nossa vida? Quem tem sido aquele que dirige nossas palavras e atos? O que tem preenchido o nosso coração? Essas são perguntas às quais temos de nos fazer o tempo todo.

Só Deus é o Senhor!


Há somente um Senhor sobre tudo o que existe, que tudo fez e a quem tudo pertence, porque dEle, por Ele e para Ele são todas as coisas.

Há somente um Senhor digno de nosso amor, louvor, temor, adoração e obediência, porque somente Ele nos amou de tal maneira que morreu para nos dar verdadeira vida.

Tendo Jesus Cristo por único Senhor temos a certeza que todas as outras coisas, o tempo, o dinheiro, o poder, os ídolos e nosso próprio eu estarão também sujeitos a Ele e serão Seus servos, e não nossos senhores.

Conclusão


Todos os dias somos tentados a servir aos senhores deste mundo, e somente invocando o nosso único Senhor e suficiente Salvador encontramos forças para, com Ele, sujeitar a nós mesmos e todas as coisas ao reino dos céus. 

"Nossa" vida, "nosso" corpo, "nosso" dinheiro, "nosso" tempo, "nosso" poder, "nossa" autoridade, "nosso" conhecimento, "nossa" força, "nossos" talentos: nada disto é nosso!... Tudo pertence a Ele (Romanos 11:36), e Ele pedirá contas da maneira como empregamos os dons que Ele mesmo nos conferiu (Mateus 25:14-30).

Fujamos do senhorio das coisas deste mundo! Amemos ao Senhor, servindo a Ele. Amemos uns aos outros, servindo uns aos outros. Que o nosso Senhor, Aquele que conduz nossas ações, seja um só: Jesus Cristo.

E não se esqueça de uma coisa: 
se Jesus não é o nosso Senhor, alguém ou alguma coisa está sendo. 
Pensemos nisto.

Ao Deus Perfeito Criador, toda glória.
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade.
E nem 1% religioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário