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sexta-feira, 14 de julho de 2017

PERSONALIDADE RELIGIOSA - TENZIN GYATSO, O DALAI LAMA

Ele tem o riso fácil, a cabeça raspada, usa óculos enormes e veste sempre um manto amarelo e vermelho. Calça humildes chinelos de dedo mesmo diante dos mais poderosos chefes de Estado. É alegre e curioso. Demonstra querer saber tudo como se, aos 82 anos, ainda fosse uma criança descobrindo o mundo. Inquire seus circundantes a todo momento. Como se todas as pessoas lhe interessassem. Seu nome é Tenzin Gyatso. Mas você pode chamá-lo de Dalai Lama.

Quem é


O 14º dalai lama, nasceu numa família de camponeses. Aos dois anos foi reconhecido como sendo a reencarnação do 13º dalai lama, que o precedeu, segundo a tradição tibetana.

Iniciou seus estudos aos seis anos. Mudou-se para Lhasa, a capital do Tibete, passando a residir no Palácio de Potala, onde iniciou um longo preparo para sua missão. Em Lhasa realizou seus estudos preparatórios de história e filosofia e tornou-se líder espiritual do Tibete.

Com a invasão do Tibete pela China, em 1950, o Dalai Lama tornou-se chefe de Estado, passando a liderar as negociações pela soberania do Tibet. Aos 24 fez seus exames preliminares nas três universidades monásticas: Drepung, Sera e Gandre. No ano seguinte concluiu o doutorado em filosofia budista.


Sua representatividade política


A partir de 1960, o Dalai passou a residir na cidade de Dharamsala, na Índia, que se tornou a sede do governo tibetano no exílio. A cidade ficou conhecida como "pequena Lhasa".

Durante os vinte anos seguintes, o dalai lama encetou esforços para encontrar uma solução pacífica para a independência do Tibete, embora o governo tibetano no exílio e o governo da China não mantivessem relações diplomáticas. A partir de 1980, uma série de esforços diplomáticos foram realizados no sentido de favorecer a reaproximação entre os dois governos.

Em 1987 o dalai lama elaborou um plano de paz de cinco pontos para a libertação do Tibete, que foi rejeitado pelo governo chinês. O Dalai tornou-se uma personalidade mundial, representando o esforço de paz entre os homens. Em 1989 recebeu o Prêmio Nobel da Paz.

Ao contrário de seus predecessores, o Dalai Lama estabeleceu contato com dirigentes e líderes religiosos de todo o mundo. Após uma fracassada rebelião nacionalista, em 17 de março 1959, o Dalai fugiu para o exílio, na Índia. Foi seguido por 80 mil tibetanos.

Sua representatividade religiosa


Para os adeptos do budismo em suas mais diversas ramificações, ele é a Sua Santidade. Corresponderia à figura do Papa na Igreja Católica. A grande diferença é que, quando um Papa morre, seu substituto é eleito. Quando o Dalai morre, a cúpula do budismo sai pelo mundo em busca da sua reencarnação em um bebê que tenha nascido, no máximo, alguns anos depois da morte do seu antecessor.

Identificado por meio de uma série de longos testes nos quais precisa reconhecer objetos pessoais do último Dalai Lama em meio a bugigangas comuns, o futuro Dalai passa a morar em um mosteiro onde, desde criança, é educado para a função que vai assumir aos 18 anos. Ao entrar no templo, tem seu nome mudado. Tenzin Gyatso, por exemplo, nasceu Lhamo Thondup.


Conceitos espirituais


Muitos perguntam se o Dalai Lama é a "reencarnação de Buda". A questão está mal formulada. É que há, segundo o budismo, centenas de budas espalhados pelo mundo. Siddhartha Gautama, ou Buda Shakyamuni, talvez o mais famoso deles, imortalizado em livro pelo escritor alemão Hermann Hesse, foi o quarto Buda. O Buda, portanto, não é uma entidade única nem um ser sobre-humano. 

Considera-se Buda (a palavra significa "O Desperto") o indivíduo que tenha "acordado do sono da ignorância", para usar a terminologia budista, depois de muito trabalho mental e espiritual. A "iluminação" pode acontecer com qualquer um e é justamente esse o cerne da doutrina budista.

Quanto ao Dalai Lama, nome que significa "Oceano de Sabedoria", acredita-se que ele e os seus 13 antecessores são reencarnações de um desses budas, Avalokiteshvara, conhecido como o Buda da Compaixão. O título de Dalai Lama foi concedido pela primeira vez em 1578, pelo príncipe mongol Altan Jan, à terceira reencarnação do Buda da Compaixão. O agraciado foi o abade Gedun Drub, um difusor do budismo que recebeu o título postumamente, junto com seus antecessores, o primeiro e o segundo Dalai Lama.


Conflitos espirituais


Eis o que o Dalai significa para os budistas. Para os chineses, no entanto, ele é simplesmente uma pedra no coturno. E, para ocidentais devoradores de pizza como você e eu, ele é uma figura simpática, talvez um pouco exótica, que só agora começamos a conhecer melhor.

Exilado na Índia desde 1959, quando a China invadiu o Tibete, o Dalai atrai multidões onde quer que vá. Ele mora em Dharamsala, uma cidade ao norte do continente indiano. Trata-se de uma comunidade fundada nos anos 60 pelos refugiados tibetanos e por monges budistas. Hoje, ela abriga cerca de 100 000 pessoas. Foi nessa cidade, que se apresenta como a sede do governo do Tibete no exílio, que o Dalai Lama promulgou a última constituição tibetana, em 1963. Ele vive atualmente em um mosteiro, que também funciona como um centro de estudos filosóficos e religiosos, onde alguns estrangeiros passam temporadas fazendo pesquisas. 

Um desses estrangeiros foi a jornalista Lia Diskin, uma argentina que mora há 46 anos no Brasil, onde ajudou a fundar e dirige o Centro de Estudos Filosóficos Associação Palas Athena, em São Paulo. Em Dharamsala, em 1984, ela conheceu o Dalai Lama e acabou organizando suas duas visitas ao Brasil.
"Dificilmente se encontra um líder religioso que encante tanto as pessoas quanto o Dalai. Não só pelas palavras mas também por assumir a sua condição humana tão claramente", 
afirma Lia. 


O Dalai por si


De fato, o Dalai se coloca como apenas um velho monge que deseja paz e felicidade a todas as pessoas. Não se arvora nenhum caráter divino. Tanto que assume seus defeitos em público: leves irritações e uma obsessão por relógios que o acompanha desde criança, quando queria ser engenheiro e montava e desmontava qualquer máquina que encontrasse no Potala, centro religioso e político localizado na capital do Tibete, Lhasa.

O Dalai viaja muito e acaba ficando pouco tempo em Dharamsala. As visitas ao Brasil foram agendadas com mais de dois anos de antecedência. Num dia, suas palavras encontram milhares de pessoas no Vale do Silício, o cérebro eletrônico da indústria tecnológica americana. No dia seguinte, ele conversa com comunidades isoladas nas montanhas do Nepal.


Sua obra


Os discursos do Dalai originaram mais de 200 livros – 20 deles traduzidos para o português. No Brasil, seus livros venderam 500 000 exemplares. "A Arte da Felicidade – Um Manual Para a Vida" - um livro de autoajuda -, editado pela Martins Fontes, cuja sequência o Dalai foi escrita em parceria com o psiquiatra americano Howard Cuttler, apareceu durante quase 70 semanas na lista dos livros mais vendidos da revista Veja em 2001. Afinal, o que faz do Dalai Lama um sucesso crescente entre cientistas, escritores e, sobretudo, entre o público médio?

A primeira parte da resposta está no fato de que a maioria das sociedades ocidentais está vivendo um processo de mudança antropológica: de uma cultura mais materialista, imediatista e individualista para uma outra mais espiritualizada, mais holística, mais solidária. Isso explica em parte a evidência que o Dalai Lama e suas idéias vêm ganhando no Ocidente nos últimos tempos. A segunda parte tem a ver com o teor mesmo da sua mensagem e pode ser resumida em duas palavras: simplicidade e lógica.


Sua mensagem

"Deixa a vida me levar, vida leva eu..."


Para o Dalai, tudo é muito simples. Estar no mundo é fácil, viver é descomplicado. Segundo ele, ninguém precisa sair em peregrinação ou praticar mendicância para se tornar um ser humano melhor. Em sua filosofia, que tem muito menos a ver com religião do que com um manual de condutas éticas para viver e deixar viver, de modo a que cada um possa se inserir harmonicamente no meio dos outros, a verdadeira transformação espiritual do indivíduo está nas pequenas e fundamentais atitudes do dia-a-dia, independente do credo, do estilo de vida, das preferências sexuais ou políticas que se possa ter.

O Dalai apresenta o mundo como uma rede de ações em constante interferência recíproca. Assim, o que um sujeito faz ou deixa de fazer alteraria indelevelmente o meio em que está inserido. A vida funcionaria como um jogo de dominó em que se derruba uma pedra e milhares de outras vão caindo, sucessivamente, durante horas a fio, até formar um enorme desenho do qual muitas vezes nenhum dos participantes tinha idéia no início. Para o Dalai, nada – nem ninguém – está isolado. Uns sempre precisam de outros para realizar a própria felicidade.

Quem for assistir a uma de suas conferências achando que vai escutá-lo falando das vantagens de se converter ao budismo perderá a viagem. O Dalai deixa muito claro em seus discursos que cada um deve seguir a fé que escolher. Ou até mesmo nenhuma, caso lhe pareça mais conveniente. A devoção das pessoas, ao contrário da esmagadora maioria dos líderes religiosos, é o que menos interessa ao Dalai, segundo ele mesmo diz. 

Quem já assistiu a uma de suas palestras sabe que o eixo básico do seu discurso é a universalidade dos conceitos. Para ele, há alguns valores, como a ética, que são constitutivos do ser humano em qualquer cultura ou tempo e que deveriam ser cultuados por todos.

A ausência quase completa de proselitismo religioso e a lógica evidente de sua argumentação, que não requer uma fé específica para ser compreendida e aceita, faz com que até o mais empedernido dos ocidentais tenha condições de incorporar os ensinamentos do Dalai em seu cotidiano. Mas que ensinamentos são esses? E como eles podem ser úteis para a sua vida diária? Com você, alguns dos principais pontos do pensamento do Dalai Lama.

De onde veio, o que prega e quem segue a religião sem deus 


2,1 bilhões
1,3 bilhão
870 milhões
405 milhões
379 milhões

Conclusão


Num país em que o catolicismo e as várias vertentes protestantes disputam fiéis quase a tapas, eis uma  religião que prospera sem alarde. Com discrição oriental, o budismo engorda seu rebanho em velocidade acelerada. Seus fiéis ainda não se contam aos milhões, como os pentecostais, mas o número dobrou nos últimos anos, atingindo o expressivo contingente de 500.000 brasileiros. 

Até o começo dos anos 90 o budismo estava praticamente confinado à comunidade japonesa, que ergueu os primeiros templos no Brasil no início do século passado. O ramo em ascensão é outro, a vertente tibetana, popularizada pela adesão de estrelas de Hollywood, como o galã Richard Gere, e pelo insuperável talento de relações-públicas do Dalai Lama, que, como vimos acima, é venerado pelos seus seguidores como uma das encarnações do próprio Buda. 

Há hoje mais de quarenta templos e centros budistas tibetanos no Brasil. Para se ter uma ideia, até 1994, eram apenas quinze. O mais vistoso deles, Khadro Ling, em Três Coroas, no Rio Grande do Sul, fundado por um monge tibetano em 1995, é uma réplica de santuários existentes nas montanhas do Himalaia.

No Brasil, adquiriu a leveza dos manuais de autoajuda. Diferente do budismo nipônico, com ênfase no culto aos antepassados, a versão tibetana apresenta-se como uma prática filosófica que, por meio de mantras e meditação, purifica a mente, controla o sofrimento e com isso permite ao adepto chegar à felicidade. Nem sequer exige que o praticante abandone seu credo original. Oferece ainda o charme adicional de ser a religião do pacifismo e da ecologia, além de dispor de uma boa causa política, a defesa dos tibetanos contra a tirania dos comunistas chineses.

As pessoas vão em busca de ajuda para as angústias do cotidiano, do medo de perder o emprego às desavenças entre marido e mulher. A informalidade é uma das características da versão brasileira da religião. Muitos centros funcionam em casas particulares ou em salas alugadas em prédios comerciais. A maioria dispõe de uma lojinha acoplada, que vende livros, fotos de monges e malas, colares de contas usados na recitação de mantras. Cursos, seminários e retiros espirituais promovidos pelos templos costumam funcionar como pontos iniciais do processo de recrutamento de novos adeptos. Quer algo mais atrativo?

[Fonte: Revista Época - Foto: Frederick Jean; Infográfico: Marco Vergotti]

A Deus toda glória.
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