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Um verdadeiro exército de garotos recatados, vindos do interior dos EUA, deve estar andando agora pelas ruas da sua cidade.
Sorridentes, com um visual clean, como se tivessem saídos de um comercial de loja de shopping, eles vestem camisas brancas bem passadas, seguram um livro debaixo do braço e têm como missão levar — provavelmente até a porta da sua casa — o que acreditam e afirmam ser a verdadeira religião de Jesus Cristo.
Eles são da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, e mais conhecidos como mórmons (os mais velhos, que possuem o Sacerdócio de Melquisedeque, a ordem maior do sacerdócio, são chamados de "Elder").
Quem são eles
Sede da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, na cidade Salt Lake City, EUA |
"O mormonismo é um produto tipicamente americano, típico do ambiente americano do século 19",
pontua à BBC News Brasil o historiador, filósofo e teólogo Gerson Leite de Moraes, professor na Universidade Presbiteriana Mackenzie.
"Foi um momento em que diversos grupos religiosos, classificados hoje como seitas, apareceram.
A diferença é que a igreja [fundada por Smith] acabou se transformando em uma potência, hoje espalhada pelo mundo todo."
No folheto distribuído pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias — o nome oficial da instituição popularmente chamada de igreja dos mórmons —, Joseph Smith (✩1805/✞1844) é chamado de "um profeta de Deus".
No material, ele é ilustrado como um bem-vestido e elegante homem, branco, de cabelos castanhos claros, olhos azuis e semblante altivo.
Mas como esse filho de um sitiante do estado de Vermont conseguiria criar uma nova denominação cristã nos Estados Unidos do século 19? Para especialistas, além das visões que Smith alegava ter, o contexto norte-americano ajudou.
Quem disse isso foi o então adolescente nova-iorquino Joseph Smith, em 1820, o primeiro profeta mórmon.
No que creem
De acordo com ele, Cristo, após a crucificação, teria subido ao céu e retornado, dias depois, ao seu corpo. Ficou aqui na Terra mais 40 dias, tendo reaparecido nos EUA, na região do Missouri.
Smith jura de pés juntos que ouviu de um anjo a informação de que povos que viveram séculos atrás nos EUA receberam esse Cristo ressuscitado.
O período teria ficado registrado em placas de ouro escritas por profetas que acompanharam Jesus no continente.
Essas tais placas desapareceram — elas teriam sido levadas de volta a Deus pelas mãos do mesmo anjo.
O período teria ficado registrado em placas de ouro escritas por profetas que acompanharam Jesus no continente.
Essas tais placas desapareceram — elas teriam sido levadas de volta a Deus pelas mãos do mesmo anjo.
Um dos profetas, chamado Mórmon, compilou todos os relatos das placas e Smith, 18 séculos depois, teria recebido a missão divina de reescrever essa intrincada narrativa.

Ele demorou 10 anos para publicar seus escritos, que deram origem ao Livro de Mórmon, impresso que, ao lado da Bíblia, orienta a religião até hoje.
Com o livro debaixo do braço, Smith foi o primeiro missionário da Igreja.
A mensagem de que sua "bíblia" seria o capítulo seguinte ao Novo Testamento conquistou não apenas seguidores como também inimigos políticos e religiosos.
Polêmicas, não poucas
Os dirigentes da Igreja nunca se entenderam com o governo americano e com a ética protestante, dominante no país no século 19.
A igreja rapidamente conquistou membros, expandindo-se para regiões como Kirtland, Ohio, e posteriormente Nauvoo, Illinois. No entanto, enfrentou oposição significativa, o que levou à migração e ao estabelecimento de comunidades frequentemente marcadas por conflitos.
O assassinato de Smith em 1844 impulsionou novas migrações sob a liderança de Brigham Young, chegando finalmente ao Território de Utah, onde a igreja floresceu.
No início do século XXI, a igreja havia crescido para mais de 12 milhões de membros em todo o mundo, refletindo seu impacto duradouro e a evolução do cenário de aceitação religiosa nos Estados Unidos.
O assassinato de Smith em 1844 impulsionou novas migrações sob a liderança de Brigham Young, chegando finalmente ao Território de Utah, onde a igreja floresceu.
No início do século XXI, a igreja havia crescido para mais de 12 milhões de membros em todo o mundo, refletindo seu impacto duradouro e a evolução do cenário de aceitação religiosa nos Estados Unidos.
O biógrafo Robert V. Remini descreve Smith como
Um dos convertidos mais importantes de Smith foi Sidney Rigdon, um pregador campbellita fervoroso e proeminente que tinha congregações em Kirtland e Mentor, Ohio.
Rigdon e muitos de seus paroquianos se filiaram à nova igreja, e Rigdon acabou se tornando um conselheiro próximo de Smith. Em seu primeiro ano, a nova igreja tinha cerca de quinhentos membros em Fayette, Nova York, e arredores, e outros cem membros nos arredores de Kirtland, Ohio.
"um homem de carisma, charme e persuasão irresistíveis, um homem absolutamente convencido de que sua autoridade religiosa vinha diretamente de Deus".Muitos de seus parentes, amigos e vizinhos se filiaram à sua nova igreja. Ele também enviou missionários para pregar nas áreas vizinhas.
Um dos convertidos mais importantes de Smith foi Sidney Rigdon, um pregador campbellita fervoroso e proeminente que tinha congregações em Kirtland e Mentor, Ohio.
Rigdon e muitos de seus paroquianos se filiaram à nova igreja, e Rigdon acabou se tornando um conselheiro próximo de Smith. Em seu primeiro ano, a nova igreja tinha cerca de quinhentos membros em Fayette, Nova York, e arredores, e outros cem membros nos arredores de Kirtland, Ohio.
Em Nova York, alguns vizinhos de Smith o levaram ao tribunal, tentando provar que ele era um impostor que havia enganado os santos dos últimos dias.
Após o fracasso dessa tentativa, os inimigos de Smith começaram a assediar os membros de sua igreja, interrompendo suas reuniões e ameaçando Smith e outros com agressões físicas.
Na primavera de 1831, Smith levou sua família e centenas de seus seguidores para Kirtland, Ohio, onde esperava que estivessem mais seguros.
Após o fracasso dessa tentativa, os inimigos de Smith começaram a assediar os membros de sua igreja, interrompendo suas reuniões e ameaçando Smith e outros com agressões físicas.
Na primavera de 1831, Smith levou sua família e centenas de seus seguidores para Kirtland, Ohio, onde esperava que estivessem mais seguros.
Centenas de seguidores de Smith estavam dispostos a abandonar seus lares e segui-lo por muitas razões, incluindo a convicção de que fazer isso era a vontade de Deus, pois acreditavam que Smith era o profeta de Deus.
Eles também acreditavam que estavam se separando dos iníquos em preparação para o retorno de Cristo e seu reinado milenar.
De fato, os santos dos últimos dias consideravam a perseguição que sofreram um sinal de que estavam corretos em suas crenças, pois acreditavam que a perseguição era a herança dos fiéis.
Muitos dos seguidores de Smith eram de uma linhagem de pioneiros intrépidos e possuíam as habilidades, a diligência e o temperamento que os permitiram deixar seus antigos lares, trilhar o deserto e estabelecer novas comunidades.
Eles também acreditavam que estavam se separando dos iníquos em preparação para o retorno de Cristo e seu reinado milenar.
De fato, os santos dos últimos dias consideravam a perseguição que sofreram um sinal de que estavam corretos em suas crenças, pois acreditavam que a perseguição era a herança dos fiéis.
Muitos dos seguidores de Smith eram de uma linhagem de pioneiros intrépidos e possuíam as habilidades, a diligência e o temperamento que os permitiram deixar seus antigos lares, trilhar o deserto e estabelecer novas comunidades.
A princípio, a nova igreja prosperou em Kirtland, onde seus membros construíram seu primeiro templo.
Após alguns anos, porém, conflitos internos dividiram a igreja, e Smith mudou-se novamente, desta vez levando seus seguidores para uma região perto de Independence, Missouri, onde Smith esperava estabelecer a sede permanente da igreja.
Outros membros da igreja vinham desenvolvendo uma comunidade ali desde o início da década de 1830, mas o crescente influxo de mórmons preocupava seus vizinhos, que temiam que os mórmons logo controlassem os cargos políticos locais, incitassem os indígenas contra eles e interferissem na vida de seus escravos.
Depois de verem suas plantações e casas queimadas, alguns mórmons retaliaram na mesma moeda, dando ao governador do Missouri uma desculpa para que a milícia expulsasse os mórmons do estado.
Após alguns anos, porém, conflitos internos dividiram a igreja, e Smith mudou-se novamente, desta vez levando seus seguidores para uma região perto de Independence, Missouri, onde Smith esperava estabelecer a sede permanente da igreja.
Outros membros da igreja vinham desenvolvendo uma comunidade ali desde o início da década de 1830, mas o crescente influxo de mórmons preocupava seus vizinhos, que temiam que os mórmons logo controlassem os cargos políticos locais, incitassem os indígenas contra eles e interferissem na vida de seus escravos.
Depois de verem suas plantações e casas queimadas, alguns mórmons retaliaram na mesma moeda, dando ao governador do Missouri uma desculpa para que a milícia expulsasse os mórmons do estado.
Os cidadãos de Illinois consideravam os maus-tratos aos mórmons no Missouri como bárbaros e os acolheram em seu próprio estado, esperando que ajudassem a desenvolver sua economia.
Em 1839, milhares de mórmons fugiram para Illinois, onde fundaram a cidade de Nauvoo ao longo do rio Mississippi.
Lá, construíram fazendas, casas, lojas, fornos de tijolos, edifícios públicos e um belo templo em uma colina com vista para o rio.
Enquanto isso, a igreja enviou missionários para a Inglaterra, onde fizeram milhares de conversos, a maioria dos quais emigrou para os Estados Unidos para se juntar aos seus companheiros membros da igreja.
Em 1842, Nauvoo era a décima maior cidade dos Estados Unidos. A legislatura de Illinois concedeu a Nauvoo uma carta generosa que incorporou a cidade e estabeleceu um sistema de tribunais municipais , uma universidade e uma milícia chamada Legião de Nauvoo.
Em 1839, milhares de mórmons fugiram para Illinois, onde fundaram a cidade de Nauvoo ao longo do rio Mississippi.
Lá, construíram fazendas, casas, lojas, fornos de tijolos, edifícios públicos e um belo templo em uma colina com vista para o rio.
Enquanto isso, a igreja enviou missionários para a Inglaterra, onde fizeram milhares de conversos, a maioria dos quais emigrou para os Estados Unidos para se juntar aos seus companheiros membros da igreja.
Em 1842, Nauvoo era a décima maior cidade dos Estados Unidos. A legislatura de Illinois concedeu a Nauvoo uma carta generosa que incorporou a cidade e estabeleceu um sistema de tribunais municipais , uma universidade e uma milícia chamada Legião de Nauvoo.
Doutrinas questionáveis
O Mormonismo também é fiel à Bíblia?
As doutrinas do Mormonismo ficaram mais estranhas à medida que a seita se desenvolveu. Por isso, não, o mormonismo não quer ser fiel à Bíblia. Vejamos:
O Mormonismo tem quatro livros sagrados: o 'Livro de Mórmon', 'Doutrina e Convênios', 'A Pérola de Grande Valor' e a Bíblia. Destes quatro, há um que não é considerado infalível, que é a Bíblia.O Mormonismo ensina que só podemos confiar na Bíblia na medida em que ela foi traduzida corretamente.
Os mórmons também acreditam que a Bíblia não foi transmitida fielmente.
Portanto, a "Pérola de Grande Valor" contém ensinamentos que os Mórmons acreditam que "foram perdidos da Bíblia".
Portanto, ser fiel à Bíblia não é importante para o mormonismo. Eles têm três outros livros sagrados em que confiam mais do que a Bíblia.
Portanto, ser fiel à Bíblia não é importante para o mormonismo. Eles têm três outros livros sagrados em que confiam mais do que a Bíblia.
O mormonismo tem ensinamentos que contradizem a Bíblia
A opinião de Mórmon sobre a Bíblia explica por que eles têm muitos ensinamentos que contradizem a Bíblia.
Na doutrina mórmon, há vários pontos que são divergentes em relação a outras igrejas cristãs.
Alguns deles, como veremos abaixo, e a estapafúrdia a ideia de que "Deus tem um corpo material" e que "Ele não é exatamente perfeito, mas alguém que evolui com o tempo".
Outra coisa muito destoante do cristianismo é o nascimento de Cristo. Para eles, isso acontece por meio da relação sexual entre Eloim [nome dado por eles a Deus pai] com Maria.
Vamos aos exemplos:
Vamos aos exemplos:
(Observação: Estas doutrinas são documentadas por escritores mórmons, não por opositores do mormonismo.)
- O verdadeiro evangelho foi perdido na terra — O Mormonismo é a sua restauração, Mormon Doctrine, by Bruce R. McConkie, p. 635. Eles ensinam que existiu uma apostasia e que a verdadeira igreja deixou de existir na terra.
- Nós precisamos de profetas hoje, da mesma maneira que no Antigo Testamento, Mormon Doctrine, p. 606.
- O Livro de Mórmon é mais correto que a Bíblia, History of the Church, vol 4, p. 461.
- Não existe salvação fora da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Mormon Doctrine, p. 670.
- Existem muitos deuses, Mormon Doctrine, p. 163.
- Existe uma deusa mãe, Articles of Faith, by James Talmage, p. 443.
- Deus foi um homem em um outro planeta, Mormon Doctrine, p. 321.
- Depois de você tornar-se um bom mórmon, você tem potencial para tornar-se um outro deus, Teachings of the Prophet Joseph Smith, p. 345-347, 354.
- Deus, o Pai, tem um pai (Orson Pratt in The Seer, p. 132; Um dos propósitos do The Seerera “elucidar” a doutrina mórmon, The Seer, 1854, p. 1).
- Deus, o Pai, tem um corpo de carne e ossos, Doctrine and Covenants, 130:22.
- Deus tem a forma de um homem, Joseph Smith, Journal of Discourses, vol. 6, p. 3.
- Deus é casado com a sua esposa-deusa e tem filhos espirituais, Mormon Doctrine, p. 516.
- Nós fomos gerados primeiro como bebês espirituais no céu e então nascemos naturalmente na terra, Journal of Discourses, vol. 4, p. 218.
- O primeiro espírito que nasceu no céu foi Jesus, Mormon Doctrine, p. 129.
- O Diabo nasceu como um espírito depois de Jesus “na manhã da pré-existência”, Mormon Doctrine, p. 192.
- Jesus e satanás são espíritos irmãos, Mormon Doctrine, p. 163.
- Um plano de salvação era necessário para as pessoas na terra — Então, Jesus e Satanás apresentaram cada um o seu plano, e o plano de Jesus foi aceito. O diabo quis ser o salvador da humanidade para "anular a identidade dos homens e destronar a deus." Mormon Doctrine, p. 193; Journal of Discourses, vol. 6, p. 8.
- Deus teve relações sexuais com Maria para produzir o corpo de Jesus, Journal of Discourses, vol. 4, 1857, p. 218.
- O sacrifício de Jesus não é suficiente para limpar-nos de todos os nossos pecados, Journal of Discourses, vol. 3, 1856, p. 247.
- As boas obras são necessárias para a salvação, Articles of Faith, p. 92.
- Não existe salvação sem aceitar Joseph Smith como um profeta de Deus, Doctrines of Salvation, vol. 1, p. 188.
- Batismo pelos mortos — Esta é a prática de alguém batizar-se em lugar de alguém, não-mórmon, que já tenha morrido. Eles creem que, no após vida, a pessoa "nova batizada" esteja habilitada a entrar em um céu mórmon de maior nível. Doctrines of Salvation, Vol. II, p. 141.
- Existem três níveis de céu: Telestial, Terrestrial e Celestial, Mormon Doctrine, p. 348.
Poligamia
Mas sem dúvida a maior polêmica ligada a esse grupo religioso está na defesa da poligamia.
O que, deixe-se claro, não é mais uma prática tolerada pela igreja. De acordo com esclarecimento publicado no próprio site oficial da instituição, desde 1904 "casamento plurais" devem ser "punidos com excomunhão".
Contudo, esta prática foi, sim, adotada. Biógrafos afirmam que Joseph Smith chegou a ter quase 40 mulheres.
"Entre os anos de 1852 e 1890, os santos dos últimos dias praticaram abertamente o casamento plural.
A maioria deles morava em Utah. Homens e mulheres que viviam o casamento plural reconheciam os desafios e as dificuldades, mas também o amor e a alegria encontrados em suas famílias",
afirma o texto oficial da igreja.
"Eles acreditavam que era um mandamento de Deus e que a obediência traria grandes bênçãos a eles e a sua posteridade.
Os líderes da Igreja ensinaram que os participantes dos casamentos plurais deveriam buscar desenvolver um generoso espírito de altruísmo e o puro amor de Cristo entre todos os envolvidos."
No livro 'Doutrina e Convênios', que contém as revelações de Smith e serve como uma espécie de catecismo dos mórmons, a seção 132 é dedicada ao assunto.
Ali, um trecho diz que
Ali, um trecho diz que
"se um homem desposar uma virgem e desejar desposar outra e a primeira der seu consentimento; e se ele desposar a segunda e elas forem virgens e não estiverem comprometidas com qualquer outro homem, então ele estará justificado".
Na sequência, há a afirmação de que
"se dez virgens lhe forem dadas por essa lei, ele não estará cometendo adultério, porque elas lhe pertencem e lhe foram dadas."
Segundo o texto oficial da igreja,
"o casamento plural resultou em um grande número de filhos que nasceram dentro de lares de membros fiéis"e
"o casamento tornou-se virtualmente disponível a todos os que o desejavam".
Erekson ressalta que é um equívoco o fato de
"que muitas pessoas presumem que a poligamia seja a principal característica da igreja. Durante os últimos anos de sua vida, Joseph Smith apresentou a um pequeno grupo de pessoas próximas o mandamento que havia recebido de Deus para iniciar a prática do casamento de um homem com mais de uma mulher",contextualiza.
"Ele observou que vários profetas da Bíblia haviam seguido essa prática, inclusive Moisés, Abraão e Jacó ou Israel.
Após a sua morte, a prática foi anunciada publicamente e praticada durante cerca de 50 anos, mas a celebração de um casamento plural é proibida desde 1904.
Atualmente, existem outros grupos religiosos nos Estados Unidos que praticam a poligamia e utilizam variações do termo ‘mórmon’.
Não são membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e qualquer membro da Igreja que pratique a poligamia é expulso da Igreja."
A ideia tinha razões socio-históricas para aquele contexto.
Eles queriam aumentar o número de filhos para povoar a nova terra. E havia uma população bem maior de mulheres em comparação a homens, dado o cenário bélico da marcha para o oeste americano.
Eles queriam aumentar o número de filhos para povoar a nova terra. E havia uma população bem maior de mulheres em comparação a homens, dado o cenário bélico da marcha para o oeste americano.
"Na crença mórmon, há o pensamento de que o patrimônio foi consagrado para a vida presente, mas isso é algo que tem repercussões na eternidade. Assim, marido e mulher serão unidos para a eternidade. E a mulher não pode atingir a mais alta glória possível sem o homem",explica Moraes.
"Por esta lógica, melhor é ser esposa pluralista do que não ser esposa."
A poligamia, contudo, passou a ser uma pedra no sapato dos integrantes da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, sobretudo após 1862, quando o congresso americano aprovou leis contra a prática.
A partir da década de 1880, maridos e esposas polígamos passaram a ser processados.
"Acreditando que essas leis eram injustas, os santos dos últimos dias envolveram-se em desobediência civil ao continuar com a prática do casamento plural e ao tentarem evitar a prisão mudando-se para a casa de amigos ou familiares ou escondendo-se por meio do uso de nomes falsos. Quando condenados, pagavam multas e eram presos",
diz a igreja, em texto do site oficial.
Como a legislação previa o confisco de imóveis, funcionários do governo ameaçaram tomar os templos desses religiosos.
A partir de 1890 começou um movimento, na cúpula da Igreja de Jesus Cristos dos Santos dos Últimos Dias no sentido a abolir a prática. O que foi oficializado em 1904.
Sem café
Se o casamento pluralista foi banido, há uma outra regra curiosa presente em "Doutrina e Convênios" que persiste — e é seguida à risca pelos membros da igreja. Trata-se da proibição do café.
Smith começou assim a escrita da revelação que teria recebido em 27 de fevereiro de 1833, quando estava contrariado pelo fato de que os integrantes da igreja mantinham o hábito de mascar tabaco nas reuniões:
- "Condena-se o uso de vinho, bebidas fortes, tabaco e bebidas quentes".
Segundo a interpretação dos mórmons, o café estaria incluído nessa definição. Juntamente com o chá preto. A explicação não está na cafeína, como muitos acreditam — tanto é que a Coca-Cola é liberada.
"Esta revelação incentiva as pessoas a cuidar de seu corpo físico para que possam ser saudáveis e receber recompensas espirituais, como sabedoria e conhecimento",
explica Erekson.
"Por isso, a revelação identifica alguns comportamentos que contribuem para a saúde, como comer frutas e grãos.
E cita vários alimentos que causam danos, como álcool, tabaco e ‘bebidas quentes’, um termo que os membros da igreja desde a década de 1840 identificaram como café e chá preto."
Conclusão
Mormonismo não é Cristianismo
Os ensinamentos do Mormonismo são contrários à Bíblia. O mormonismo foi iniciado por um homem, Joseph Smith, que enganou outros fazendo-os acreditar que ele havia recebido novas revelações de Deus.
Ele o usou para ‘casar’ com muitas esposas. O mormonismo é um trabalho forçado que se tornou uma religião. Ele afirma ter "restaurado o evangelho", mas não contém nenhum evangelho.
1 Coríntios 15:3-4 nos ensina que este é o Evangelho:
Ele o usou para ‘casar’ com muitas esposas. O mormonismo é um trabalho forçado que se tornou uma religião. Ele afirma ter "restaurado o evangelho", mas não contém nenhum evangelho.
1 Coríntios 15:3-4 nos ensina que este é o Evangelho:
"que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras”.
Crer neste Evangelho leva à salvação. Acreditar no mormonismo leva à ruína eterna. Não faça isso.
[Fonte: Defendendo a Fé, original por Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia. Superinteressante; G1; EBSCO]
Ao Deus Todo-Poderoso e Perfeito Criador, toda glória.

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