Continuando a sequĂȘncia, agora, iremos analisar a passagem registrada na mesma narrativa do Evangelho, feita por JoĂŁo, capĂtulo 8.
O capĂtulo 8 do Evangelho de JoĂŁo apresenta Jesus ensinando no templo e discute temas como julgamento, verdade e liberdade.
O capĂtulo contĂ©m alguns dos eventos e ensinamentos mais conhecidos de Jesus, incluindo o episĂłdio da mulher apanhada em adultĂ©rio e a famosa declaração
"a verdade vos libertarĂĄ".
O capĂtulo culmina com um intenso debate entre Jesus e os lĂderes religiosos, no qual Jesus revela a Sua divindade, sua prĂ©-existĂȘncia antes de AbraĂŁo, e a verdade sobre a liberdade espiritual, que nĂŁo se encontra na descendĂȘncia fĂsica, mas em conhecĂȘ-Lo e seguir Sua palavra.
Chamaremos este capĂtulo de:
Chamaremos este capĂtulo de:
Vai e nĂŁo peques mais — 2
A ordem à mulher pega em adultério foi:
"vai-te e nĂŁo peques mais."
No episódio descrito em João 8:6-11, Jesus é confrontado pelos escribas e fariseus que trazem diante dele uma mulher flagrada em adultério.
Eles questionam se ela deveria ser apedrejada conforme a lei de Moisés, como uma tentativa de armar uma armadilha para Jesus, seja para acuså-lo junto aos judeus, seja para incriminå-lo perante as autoridades romanas.
Eles questionam se ela deveria ser apedrejada conforme a lei de Moisés, como uma tentativa de armar uma armadilha para Jesus, seja para acuså-lo junto aos judeus, seja para incriminå-lo perante as autoridades romanas.
Se Jesus concordasse com a aplicação da pena de apedrejamento, estaria em desacordo com a lei romana, que reservava o direito de punir crimes capitais exclusivamente ao Império Romano.
Isso poderia ser interpretado como um ato de sedição contra o domĂnio romano, colocando-o em conflito com as autoridades locais.
Isso poderia ser interpretado como um ato de sedição contra o domĂnio romano, colocando-o em conflito com as autoridades locais.
Por outro lado, se Jesus ignorasse a lei de Moisés e se recusasse a condenar a mulher, os escribas e fariseus teriam material para acuså-lo de não respeitar as tradiçÔes religiosas judaicas, o que poderia ser usado contra ele perante o sinédrio.
Além disso, os acusadores da mulher não trouxeram o homem envolvido no adultério, o que revela uma aplicação seletiva da lei e uma tentativa de desonrar tanto a lei quanto a mulher.
Esse contexto torna a situação ainda mais complexa e demonstra as intençÔes maliciosas dos adversårios de Jesus.
Esse contexto torna a situação ainda mais complexa e demonstra as intençÔes maliciosas dos adversårios de Jesus.
"Quando um homem for achado deitado com mulher que tenha marido, entĂŁo ambos morrerĂŁo, o homem que se deitou com a mulher, e a mulher; assim tirarĂĄs o mal de Israel" (DeuteronĂŽmio 32:32).
Diante da insistĂȘncia dos seus interlocutores, Jesus disse a eles:
"Aquele que de entre vĂłs estĂĄ sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela" (JoĂŁo 8:7).
ApĂłs Jesus escrever no chĂŁo, os acusadores da mulher se retiraram um a um, deixando apenas Jesus e a mulher.
Ele então pergunta à mulher se alguém a acusa e ela responde que não hå ninguém.
Ele então pergunta à mulher se alguém a acusa e ela responde que não hå ninguém.
EntĂŁo, Jesus a libera com estas palavras:
"Nem eu te condeno; vai e nĂŁo peques mais."
Sem acusação!
Este momento reflete a essĂȘncia da missĂŁo de Jesus, que nĂŁo veio para condenar os jĂĄ condenados pela ofensa de AdĂŁo, mas para salvar (3:17,18).
Jesus concedeu livramento Ă mulher de seus acusadores e orientou-a a nĂŁo pecar mais.
Essa recomendação de Jesus à mulher ecoa a mesma feita ao enfermo do tanque de Betesda, para que ela evitasse cometer erros.
à importante destacar que mesmo se aquela mulher nunca tivesse cometido adultério, ela ainda seria pecadora, e mesmo se nunca mais adulterasse, continuaria a ser pecadora.
Jesus enfatiza que aquele que peca Ă© escravo do pecado e sĂł pode deixar de pecar sendo libertado por Cristo.
"Respondeu-lhes Jesus: 'Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado Ă© servo do pecado'" (JoĂŁo 8:34).
Jesus libertou aquela mulher orientando-a a nĂŁo incorrer novamente em erros que pusessem sua vida em risco.
Se a questĂŁo fosse relacionada Ă salvação eterna, Jesus teria orientado a mulher a se submeter a Ele como Senhor, pois somente assim alguĂ©m pode ser liberto do domĂnio do pecado.
Se a questĂŁo fosse relacionada Ă salvação eterna, Jesus teria orientado a mulher a se submeter a Ele como Senhor, pois somente assim alguĂ©m pode ser liberto do domĂnio do pecado.
"Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas" (Mateus 11:29).
ConclusĂŁo
O capĂtulo 8 do Evangelho de JoĂŁo Ă© um dos mais significativos, contendo narrativas e ensinamentos profundos de Jesus.
Os principais temas abordados são o perdão e a misericórdia, a libertação da verdade e a revelação da identidade divina de Jesus.
Para alcançar a salvação, o que tambĂ©m se aplicava Ă quela mulher, Ă© imprescindĂvel experimentar o novo nascimento. Isso significa mais do que simplesmente abandonar comportamentos considerados errados pela moral humana ou pensar que Ă© possĂvel abandonar a condição de pecador.
Ser salvo requer o extermĂnio do corpo do pecado, conhecida como “morrer para o velho homem”, conforme descrito em Romanos 6:6, atravĂ©s do batismo na morte de Cristo.
Ser salvo requer o extermĂnio do corpo do pecado, conhecida como “morrer para o velho homem”, conforme descrito em Romanos 6:6, atravĂ©s do batismo na morte de Cristo.
A Ășnica forma de alguĂ©m se libertar do pecado Ă© ao morrer para ele, e somente Jesus pode proporcionar essa morte, que Ă© a circuncisĂŁo de Cristo.
"No qual também estais circuncidados com a circuncisão não feita por mão no despojo do corpo dos pecados da carne, a circuncisão de Cristo; Sepultados com ele no batismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos" (Colossenses 2:11-12).
Ao Deus Todo-Poderoso e Perfeito Criador, toda glĂłria.

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