Total de visualizações de página

sábado, 22 de outubro de 2022

O ESPÍRITO SANTO NA VIDA DO CRISTÃO — PODER E RESPONSABILIDADE

"Ao ser todo o povo batizado, Jesus também foi batizado. E aconteceu que, enquanto ele orava, o céu se abriu, o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea como pomba, e do céu veio uma voz, que dizia: '— Tu és o meu Filho amado, em ti me agrado.' Ora, Jesus tinha cerca de trinta anos quando começou o seu ministério" (Lucas 3:21-23).
É impossível viver uma vida cristã plena sem a presença do Espírito Santo. Você conhece o Espírito Santo? Já teve alguma experiência com Ele?

A Bíblia apresenta vários símbolos, metáforas, alegorias e parábolas e, em cada uma, há uma verdade eterna sobre o Espírito Santo. Como o Espírito Santo é incorpóreo e intangível, estes símbolos facilitam nossa compreensão sobre Ele.

No texto desse artigo, não tenho a pretensão de encerrar o tema, dado a sua complexidade, mas, com base, tanto em minhas experiências pessoais, quanto ao que tenho aprendido, tentar contribuir, sem o compromisso de técnica teológica, com o entendido sobre essa Pessoa maravilhosa que é o Espírito Santo.

Cumprimento profético

"Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra" (Atos 1:8).
O grande dia, tão esperado e prometido por Jesus — em linha com a palavra profética proferida pelo profeta Joel (2:28-32) —, chamado de Pentecostes, aconteceu quarenta dias após Sua ascensão aos céus. Os discípulos estavam todos reunidos no mesmo lugar e de repente um vento soprou sobre eles enchendo toda casa (no caso, o cenáculo, onde estavam reunidos).
"...Chegando o dia de Pentecoste, estavam todos reunidos num só lugar. De repente veio do céu um som, como de um vento muito forte, e encheu toda a casa na qual estavam assentados" (At 2:1-2).
Então, o vento ou o fôlego, descrevem o Espírito de Deus como uma força móbil, um poder que desperta e vivifica.

Jesus e o Espírito Santo: únicos em Suas essências, distintos em seus ministérios


É muito interessante quando começamos a observar o texto acima, quando Jesus é batizado por João Batista no Rio Jordão. Era um dia normal para João, porém a partir daquele momento tudo mudaria, Aquele de quem ele havia falado agora está ali, na sua frente e com uma proposta bem diferente da que ele esperava. 

Talvez esperasse que Jesus lhe convidasse para ser um de seus discípulos, ou talvez viesse para lhe transmitir uma palavra que Deus havia lhe passado. No entanto, Jesus vai para se sujeitar ao batismo de João, mesmo sem necessidade pois era um batismo de arrependimento e Jesus não havia cometido pecado algum para tal ato. 

Mas porque Jesus fez isso? Para fidelidade à doutrina de Deus, onde ensina que, para que a justiça fosse cumprida, é necessário ao homem nascer da água e do Espírito (João 3:5), conforme falado pelo próprio Cristo.

Após aquele batismo, passamos a outra poderosa verdade da Palavra de Deus, veio sobre Jesus o Espírito Santo em forma corpórea de uma pomba, e ouviu-se uma voz do próprio Pai que dizia estar ali seu Filho amado em quem se agrada. 
Ele tinha como registrado por João, cerca de 30 anos nesta época. Interessante, pois nos anos anteriores e até aqui Ele jamais havia efetuado qualquer milagre, seja pequeno ou grande, absolutamente nada.
Mas a partir deste momento ele começa seu ministério, mais especificamente de milagres, e indo também pregar em todos os lugares, divulgando o Reino de Deus a todos. 

O que foi que aconteceu para que somente agora, com cerca de 30 anos ele começasse seu ministério? A resposta está no capítulo seguinte  
"Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi guiado pelo mesmo Espírito, no deserto" (Lc 4:1); 
ou seja, Ele estava cheio do Espírito Santo e era guiado pelo mesmo. Sua vida de milagres, uma vez que Ele era 100% homem e 100% Deus, porém tendo esvaziado da sua glória como Deus (Filipenses 2:6,7), necessitava do revestimento do poder do alto para fazer os milagres que somente através do Espírito Santo podemos realizar. Ele não ousou atuar antes da liberação feita pelo Pai, uma vez que necessitava deste poder do alto!

Tudo isso serve para nosso ensino da importância do Espírito Santo em nossas vidas, e não é somente de tê-lO, mas desejar ardentemente o revestimento de poder que Jesus havia prometido a seus discípulos – Atos 1:4-5, 8 
"E, comendo com eles, deu-lhes esta ordem: 'Não se afastem de Jerusalém, mas esperem a promessa do Pai, a qual vocês ouviram de mim. Porque João, na verdade, batizou com água, mas vocês serão batizados com o Espírito Santo, dentro de poucos dias. (...) Mas vocês receberão poder, ao descer sobre vocês o Espírito Santo, e serão minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até os confins da terra'" (At 4:4,5,8).
Este revestimento (chamado por algumas vertentes cristãs de "batismo" — veremos esse imbróglio no próximo parágrafo) com o Espírito Santo é que nos dá capacidade de testemunharmos de Cristo em todo lugar e para todas as pessoas, e também de efetuarmos os milagres de Deus, pois é ele que distribui os dons conforme lhe apraz.

O imbróglio teológico X a experiência pessoal

Espírito Santo: Batismo e revestimento

  • O batismo com o Espírito Santo

Há controvérsias sobre o assunto na compreensão teológica acerca desse tema. Pentecostais e neo-pentecostais acreditam que é uma "segunda bênção", e que é uma experiência pós-conversão, que marca a vida de poder com o fato único de falar em outras línguas.

A teologia bíblica reformada compreende que a expressão batismo com o Espírito Santo não é explicada no livro de Atos dos Apóstolos. Em nenhum lugar do Novo Testamento encontramos a expressão "batismo com" ou "pelo" Espírito Santo. 

Em 1 Coríntios 12:12, a expressão "batismo com o Espírito Santo" pode ser compreendida como o ato do Espírito Santo reunir em uma unidade espiritual, pessoas de diferentes origens raciais e formação social, a fim de formarem o Corpo de Cristo – a ekklesia. (Cito: George Eldon Ladd — "Teologia do Novo Testamento", Hagnos, 904 páginas).

  • Plenitude ou revestimento do Espírito

Qual o sinal da plenitude, revestimento, ou ser cheio do Espírito Santo? Ao compararmos Escritura com Escritura (a Exegese), entendemos que a expressão “
"...sereis batizados com o Espírito Santo..." (At 1:50), 
é tratada como sinônimo de ser "cheio do Espírito Santo" 
("...E todos foram cheios do Espírito Santo..." (At 2.4)); 
também explicada como "derramarei do meu Espírito" (At 2:17,18), que também é repetida em Efésios 5:18 
"...e não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito Santo".
No Novo Testamento, não  um sinal apenas é considerado como evidência que a pessoa foi revestida, cheia ou recebeu o derramar do Espírito Santo. No livro de Atos dos Apóstolos encontramos: 
  • transbordar de alegria e adoração (10:46b);
  • intrepidez para testemunhar o nome de Cristo: 
"Todos foram cheios do Espírito Santo e anunciavam com ousadia a palavra de Deus" (4:31). 
Observe que muitos dos que foram cheios em Atos 2.4, são cheios novamente em Atos 4.31. Há, portanto, vários revestimentos de poder necessários para servir a Cristo com poder e não apenas um único como, por exemplo, o compromisso e paixão missionária (1:8); e coragem para testemunhar e morrer por amor a Cristo (6:8).

A ênfase moderna que o sinal de ser cheio do ou com o Espírito Santo é falar em línguas estranhas, não tem bom fundamento numa boa interpretação bíblica (conquanto, acredito na contemporaneidade deste dom do Espírito Santo de acordo com o registro sagrado em 1 Coríntios 12:13,14). 

Parece-me que o maior sinal é o poder, a coragem e a paixão para ser missionário a partir do lugar onde a pessoa vive, trabalha, estuda, serve e se relaciona com aqueles que ainda não são de Cristo, tendo inclusive o coração disposto a ser mártir por amor a Cristo (At 2:11; 6:8a; 7:60; 8; 9:17; 18 — comparando 9:20; 11:24; 19:6 — comparando 19:10 e Ef 5:18).

Parece-me que o foco do relato e hermenêutica bíblica está no fato de que o "ser cheio do Espírito Santo" é uma realidade que deve ser buscada por todo crente e pela igreja como comunidade. 

Vários intérpretes bíblicos consideram que o coração cheio de louvor e adoração, gratidão, submissão a Cristo e aos irmãos, e autoridade espiritual contra os poderes do inferno, demonstram que o cristão e a igreja local estão de fato cheios do Espírito Santo. 

Ao comparar Efésios 5:18 e Colossenses 3:16, somos levados a considerar que ser cheio do Espírito é ser cheio da Palavra
("...habite em vós ricamente a Palavra de Cristo").
Em Gálatas 5:15 há uma ordem sobre "andai no Espírito" (ou seja, viver diariamente nos diferentes relacionamentos sob o domínio e a liderança do Espírito Santo). Uma pessoa sob este domínio demonstra no dia a dia o seguinte fruto: amor, alegria, paz, bondade longanimidade, benignidade, fidelidade, mansidão e domínio próprio (5:22,23).

Imbróglios teológicos (bem) a parte, busquemos ser cheios do Espírito e sigamos andando nEle.

O Espírito Santo como uma necessária experiência pessoal do cristão


Incentivo a cada pessoa a viver uma vida de busca constante pelo revestimento de poder, o batismo no Espírito Santo, se você acha que é difícil, que é complicado, saiba que não é, afinal de contas Deus anseia que todos os seus filhos sejam revestidos deste poder transformador. 

E o próprio Cristo declara que este é o desejo de Deus para aqueles que pedem  —
"Por isso, digo a vocês: Peçam e lhes será dado; busquem e acharão; batam, e a porta será aberta para vocês. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e a quem bate, a porta será aberta. Quem de vocês, sendo pai, daria uma cobra ao filho que lhe pede um peixe? Ou daria um escorpião ao filho que lhe pede um ovo? Ora, se vocês, que são maus, sabem dar coisas boas aos seus filhos, quanto mais o Pai celeste dará o Espírito Santo aos que lhe pedirem!" (Lc 11:9-13). 
Jamais desista, e não tenha medo do Espírito Santo, nem da manifestação dEle em sua vida, muitas vezes não recebemos por vergonha, por exemplo, do que as pessoas pensarão ou dirão ao nos verem falando em línguas estranhas, pare com isso! Essa experiência é algo tão marcante e gostoso que você jamais se esquecerá dela, e vai querer mais dEle a cada dia.

E aqueles que já receberam, não permitam que essa chama se apague devido à apatia e falta de interesse pelas coisas de Deus, que muitas vezes é motivada pelas decepções que temos com outras pessoas. 

Não se esqueça de uma coisa, a diferença de estar de pé ou não na vinda do Senhor Jesus Cristo dependerá diretamente do quanto nós temos fome e sede da presença e mover do Espírito Santo (leia a Parábola das Dez Virgens — Mateus 25:1-13).

Conclusão


Se sabemos que o Espírito Santo é Deus presente na terra e que habita em nós, podemos ter mais experiências, O ter como um auxiliador da família, do ministério..., sendo assim, cheios do Espírito Santo como foram os discípulos.

Oremos: Espírito Santo venha ao meu encontro, sopra sobre minha vida e enche-me do teu poder, pois não quero viver sem a tua presença. Em nome de Jesus eu te peço, amém. Muito obrigado por existir! Então, seja Cheio do Espírito Santo!

Ao Deus Perfeito Criador, toda glória.
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade.
E nem 1% religioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário