segunda-feira, 10 de fevereiro de 2025

TELETEMA — "SOL DE VERÃO", INTERNACIONAL (1983)

Em mais um capítulo da minha série especial de artigos Teletema, vou falar sobre uma das trilhas internacionais mais marcantes das novelas globais. A trilha é recheada de hits radiofônicos da época e mesmo com pouca repercussão, conseguiu resgistrar uma vendagem bem expressiva.

Lançada na segunda quinzena de janeiro de 1983, a trilha sonora internacional de "Sol de Verão" acabou por ter pouquíssimo tempo de divulgação dentro da trama, uma vez que a trama foi encurtada em pelo menos 42 capítulos, já que deveria sair do ar no fim de abril de 1983.

Mas, antes de falar mais sobre a trilha, vamos relembrar um pouco sobre a trama que ficou marcada por uma tragédia: o falecimento do ator Jardel Filho (✰1928/1983), que interpretava o protagonista Heitor.

"...Eu tô que tô..."


Uma das obras mais nostálgicas de Manoel Carlos, a novela "Sol de Verão" está registrada na memória afetiva de muitos noveleiros. Produzida e exibida pela emissora em sua tradicional faixa nobre, à epoca, das 20 horas, de 11 de outubro de 1982 a 19 de março de 1983, em 137 capítulos, essa trama inesquecível marcou, infelizmente, por uma grande tragédia.

O ator Jardel Filho, que fazia o papel principal no folhetim, faleceu durante o enredo, o que ocasionou comoção e tristeza entre o público e os colegas de elenco do artista.

Entretanto, uma direção inspirada e segura de Roberto Talma
 (✰1949/2015), Jorge Fernando (✰1955/2019) e Guel Arraes, um elenco de nomes consagrados e promissores e uma trama que tinha como marca a composição de retratos da vida comum das camadas médias nas grandes cidades foram alguns dos diferenciais positivos da narrativa solar.

Abertura da novela 

Ensolarada trama, cuja abertura era embalada pela canção 'Tô que Tô', na voz de Simone, "Sol de Verão" trazia em seus entrechos a história do surdo-mudo Abel (Tony Ramos) e uma proposta ousada para os padrões sociais da época, quando ainda não havia o conceito do tal empodaramento feminino: a mulher que quebra com os vínculos do casamento para seguir seus próprios sentimentos. Era, então, anunciado mais um novelão do Manoel Carlos, depois da clássica "Baila Comigo" (1981), apresentada exatamente um ano antes.

Mas infelizmente, apesar da boa e promissora trama "Sol de Verão" ficaria marcada e ainda hoje é lembrada pela trágica morte de Jardel Filho, que vivia o protagonista Heitor. 

O ator morreu de um ataque cardíaco em 19 de fevereiro de 1983, em pleno Carnaval e um mês antes do término da trama, que foi encurtada depois que o autor, grande amigo de Jardel, não teve forças para continuar. Assumiram a trama os autores Lauro César Muniz e Gianfrancesco Guarnieri (✰1934/✞2006).

Novelão, a la Manoel Carlos


Jardel Filho, como o protagonista Heitor
"Sol de Verão" seguia a linha de tantos clássicos de Manoel Carlos. Tal qual "História de Amor" (1995) e "Por Amor" (1997), a obra propunha discussões sobre o cotidiano da classe média, aqui reunida no casarão que abrigava a oficina de Heitor e o prédio dividido pela maioria dos personagens, numa ainda pacata Ipanema.
"Gosto do drama à luz do dia, misturado ao sol, ao mar, à comédia cotidiana. 'Sol de Verão' é isso, como 'Baila Comigo' (1981) também o foi. Na verdade, as duas novelas seguem os mesmos propósitos, dando continuidade ao que eu gostaria de ter chamado 'Cenas da vida cotidiana' ou 'Coisas da vida', números 1 e 2"
adiantou em entrevista ao jornal O Globo, de 10 de outubro de 1982.

O envolvimento de Heitor Kock com Rachel (Irene Ravache) servia de ponto de partida. Ela abdicava do casamento de 18 anos com Virgílio (Cecil Thiré — ✰1943/✞2020) para buscar a felicidade. No caminho da professora de Geografia, surgia Abel, deficiente auditivo  —  numa elogiadíssima interpretação de Tony Ramos  —  acolhido pelo mecânico.

O folhetim, contudo, causou controvérsia. Espectadoras moralistas, porém, condenavam a conduta da protagonista Raquel  — uma das poucas criadas por Maneco, que não chamaram Helena  — , também perseguida pela Censura do regime militar, ainda vigente à época. Diálogos e sequências de cama foram cortados. Contudo, a trama era muito alegre e com muitas cenas de praia, o que atraia também o público jovem.

Isto porque, ao contrário dessa aura de tristeza que acometeu-se da reta final de "Sol de Verão", o autor propunha uma novela leve e solar, apesar dos temas fortes, e para acompanhar a trama suas trilhas seguiam essa linha, tanto a nacional com nomes do pop rock em interpretações únicas e temas românticos com grandes nomes da MPB, quanto a internacional.

Sobre o disco


Comercial original da trilha

A trilha internacional de "Sol de Verão" marcou aquele final do ano de 1982 e início de 1983 com hits da década imortalizados, como 'Baby I Need Your Lovin'', do Carl Carlton; "Save a Praver", do Duran Duran e "Hard To Say I'm Sorry" da banda Chicago; além das dançantes "I Don't Wanna Dance", do Eddy Grant; "Voyeur", de Kin Carnes e "Situation" da banda Yazoo.

Curiosidades


A ex-modelo Norma Dubugras, como capa da extinta revista Cláudia

"Sol de Verão" Internacional trouxe em sua capa um caso único de merchandising estampado em capas de trilhas. A capa do LP exibia uma moça, a modelo Norma Dubugras, deliciando um sorvete da marca "Sem Nome" (que era delicioso, diga-se de passagem).

Porque sem nome?

Nesta icônica e memorável capa, temos a modelo, toda suada, segurando um copinho do sorvete Sem Nome. Não, isso não era pra ser um teaser do novo livro da Naomi Klein. O merchandising ultrapassava os limites do tubo catódico e chegava à capa do disco da novela. 

O sorvete sem nome nascera de uma briga judicial. Antes batizado de Hébom, sofreu represália da concorrente Kibon, teve que abdicar do seu nome original e, como protesto, voltou como Sem Nome.

E o negócio rendeu. Da pequena fábrica no bairro de Pilares, RJ, tornou-se uma coqueluche no verão de 1983, graças à projeção nacional que ganhou com essa trilha e com a sorveteria inaugurada especialmente para a marca na cidade fictícia de "Paraíso", na novela homônima de Benedito Ruy Barbosa, exibida praticamente na mesma época que "Sol de Verão", às 18 horas.
Aliás, ainda hoje, há várias enquentes internet afora, querendo saber, afinal, que era a modelo que estampou a capa da trilha, fato que a tornou icônica e emblemática. Levando-se em conta que à época, ainda não havia se tornado comum que atores do elenco estampassem as capas das trilhas.

Vamos ao faixa a faixa


Lado A

    • 'Baby I Need Your Lovin''— Carl Carlton
O Cantor e compositor norte-americano Carl Carlton abria a trilha com um dos seus hits mais conhecidos em todo o mundo: 'Baby I Need Your Lovin''. Em "Sol de Verão", a música foi tema de locação das cenas que se passavam no Rio de Janeiro.
    • 'Don't Look Back' — The Korgis
Como dito anteriormente, em "Sol de Verão", diferentemente de todas as tramas do autor Manoel Carlos, a protagonista não se chamou Helena. Na trama a protagonista vivida pela atriz Irene Ravache se chamava Raquel. Como tema a personagem ganhou essa faixa, que fez muita gente se apaixonar naquela década.Inclusive, na trilha, ela uma das minhas preferidas.
The Korgis foi uma banda pop britânica, originalmente composta pelo cantor/baixista James Warren e o cantor/baterista Andy Davis, ambos ex-integrantes da banda Stackridge de 1970, e junto a eles, também se juntaram o guitarrista Stuart Gordon e o tecladista Phil Harrison . 
O single com a belíssima 'Don't Look Back' foi remixado por Trevor Horn (nessa altura mais conhecido por seu trabalho como guitarrista do Yes) e lançado pela London Records no verão de 1982. A canção foi um sucesso arrasador, inclusive no Brasil, depois que apareceu na trilha da novela global.
    • 'Être'  — Charles Aznavour
A veterana e versátil atriz Beatriz Segall (✰1926/✞2018) deu vida em "Sol de Verão" à personagem Laura, mãe da protagonista Raquel, e que não via com bons olhos a separação da filha. A personagem, que não consta dentre uma das mais conhecidas da saudosa e talentosa atriz, ganhou como tema esse clássico francês na voz do também  saudoso Charles Aznavour (✰1924/✞2018).
    • 'I Don't Wanna Dance' — Eddy Grant
'I Don't Wanna Dance' foi outra faixa que serviu para musicar as cenas ambientadas no Rio de Janeiro. A música composta por Eddy Grant é a expressão de uma despedida do autor à Grã-Bretanha, por ser segundo ele, uma terra de classes e divisões de cores. A música é a de maior sucesso no repertório do artista.
    • 'Hard To Say I'm Sorry'  — Chicago
Clara e Abel, o par romântico jovem vivido por Débora Bloch e Tony Ramos, ganharam essa faixa como tema nas vozes da banda Chicago. 
A banda de rock progressivo americano Chicago, liderada pelo vocalista Peter Cetera, lançou a música 'Hard To Say I'm Sorry' em 1982. 
A música também  foi tema do filme "Summer Lovers" e alcançou um grande sucesso ao redor do mundo. Foi top 10 na Alemanha, Áustria e Inglaterra e chegou ao topo dos Estados Unidos e Canadá.
    • 'Wot?'  — Captain Sensible
'Wot?' é um single de 1982 do músico inglês Captain Sensible, lançado pela A&M Records. A música foi produzida por Tony Mansfield e conta com a participação do Grupo Dolly Mixture.
    • 'Hypnos' —  Future World Orchestra
'Hypnos', da Future World Orchestra fecha o primeiro lado do disco da novela. A música instrumental, era usada com tema romântico geral.

Lado B

    • 'Situation'  — Yazoo
O Lado B do disco abre com a mega dançante faixa 'Situation', da dupla de música eletrônica Yazoo que também embalava as cenas de locações da trama.
A dupla de synth-pop inglesa, Yazoo, foi formada em 1981, pela dupla Alison Moyet e Vince Clarke.
O single de estreia da banda foi 'Only You' que tinha no lado B o hit 'Situation', lançado após eles assinarem com a Mute Records, no dia 15 de março de 1982, alcançando o segundo lugar nas paradas de sucesso. Nos Estados Unidos, 'Situation' é o hit mais conhecido do Yazoo.
    • 'Save a Prayer' — Duran Duran
Miguel , o personagem vivido pelo Mário Gomes na trama, ganhou essa faixa da banda de new wave Duran Duran como tema. Essa faixa também está dentre uma das minhas preferidas.
A belíssima canção 'Save a Prayer' do Duran Duran é uma viagem pelos desejos e anseios humanos sob a perspectiva de encontros efêmeros e a busca por conexão. 

A letra sugere um encontro casual, talvez uma aventura de uma noite, onde os envolvidos estão cientes da natureza passageira da experiência. A frase 
"'Don't say a prayer for me now, save it till the morning after'" 
pode ser interpretada como um pedido para que o julgamento moral seja suspenso, deixando a reflexão e as consequências para o dia seguinte, após o calor do momento ter passado.

A música também aborda a ideia de que, apesar da brevidade do encontro, ele pode ser intensamente significativo, referido na letra como 'paradise'. Isso sugere que, mesmo em interações curtas, pode haver uma profundidade de sentimento e uma conexão genuína. A menção de 'fear is in your soul' indica que há uma luta interna contra o medo de se entregar ao momento, talvez por medo de vulnerabilidade ou de julgamento.

Musicalmente, 'Save a Prayer' é característica do estilo new wave/synth-pop dos anos 80, com uma melodia cativante e um ritmo que complementa a natureza introspectiva e um tanto melancólica da letra. A canção se tornou um dos maiores sucessos do Duran Duran, refletindo as complexidades das relações humanas e a busca por significado em meio à efemeridade.

  • Voyeur — Kim Carnes

'Voyeur' é uma canção da cantora e compositora americana Kim Carnes, conhecida por sua voz inconfudível voz rouca. O single que entrou na trilha alcançou a 29ª. posição da Billboard Hot 100.
    • 'Love Leads To Madness' — Nazareth
O estilo rock da banda escocesa Nazareth entrou na trilha com a maravilhosa 'Love Leads To Madness'. Essa também vai para lista das minhas preferidas na trilha. A banda Nazareth, conhecida por seu rock clássico com influências do hard rock e do folk, transmite essa mensagem com uma melodia que captura a urgência e a emoção crua do amor que pode levar à loucura.
A música 'Love Leads To Madness' da banda Nazareth explora as complexidades e a intensidade do amor e como ele pode levar a um estado de loucura. 
A letra sugere uma relação intensa e possivelmente tumultuada, onde o eu lírico está disposto a fazer qualquer coisa pela pessoa amada, incluindo fugir e se esconder do mundo exterior. 
A repetição da frase 'I'll do anything you say you wanna make me' enfatiza a disposição de se moldar e se adaptar aos desejos do outro, mesmo que isso signifique entrar em um estado de negação ou fuga da realidade.

A expressão 'Our love leads to madness' é o cerne da música, indicando que o amor entre os dois é tão poderoso que beira a insanidade. A loucura aqui pode ser vista como uma metáfora para a paixão avassaladora que consome os amantes, ao ponto de perderem a racionalidade. 
A música também aborda a ideia de que os amantes não devem se importar com o que os outros pensam ('Let them all start talkin' / We won't give ourselves away'), sugerindo que o amor verdadeiro deve ser protegido e mantido privado, longe dos olhares e julgamentos alheios.

O tom da música é um misto de desespero e desejo, com o eu lírico expressando uma vontade quase obsessiva de manter a conexão com a pessoa amada, apesar das possíveis consequências negativas.
    • 'Love And My Best Friend' — Janete Jackson
'Love And My Best Friend', na voz da Janete Jackson foi o tema da personagem Olívia, a aeromoça vivida pela Carla Camurati, que na trama é assediada por Miguel (Mário Gomes), mas no decorrer da história disputa o amor de Abel (Tony Ramos) com Clara (Déborah Bloch). É só mais uma baladinha melosa da irmã do Michael Jackson (✰1958/✞2009).
  • 'Do That To Me One More Time'  — Latimore 
A penúltima faixa do lado B do Disco traz a balada 'Do That To Me One More Time', aqui, interpretada por Latimore (, a canção já havia feito sucesso e também composto a trilha de outra novela da Globo, "Água Viva", exibida em 1980, então intepretada pela dupla Captain & Tenille.
    • 'Fallin' Love' — Sunset
O sensível trabalho de Tony Ramos, que deu vida ao surdo-mudo Abel foi elogiadíssimo. A última faixa do disco 'Fallin' Love', do Sunset, música instrumental, foi o tema internacional do personagem. Impossível ouvir os acordes e não lembrar dos dilemas do personagem.

Conclusão


Já na abertura, a novela anunciava uma nova estética, cheia de cores fortes, maquiagem estilizada, cortes de cabelo geométricos e a mistura de elementos retrô e futuristas.

Admirável onda nova, que fez emergir uma música diferente, cheia de sintetizadores, através de um movimento original na cultura pop, o dos "novos românticos". Chegava ao fim a era do pastiche disco. "Sol de Verão" Internacional é um exemplo seminal da guinada "neo-romântica".

Por fim, essa é uma trilha que marcou desde sua capa até suas faixas que são, sem dúvida, um compilado de canções que faziam as cabeças dos jovens daquela saudosa década de 1980, ainda engatinhando em seus primeiros anos.
[Fonte: Trilha Sonora Eterna; Letras de Músicas; Observatório da TV]

Ao Deus Perfeito Criador, toda glória.
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