sábado, 29 de outubro de 2022

CANÇÕES ETERNAS CANÇÕES — "SWEET CHILD O' MINE", GUNS N' ROSES

Algumas canções se eternizam, às vezes, já pelo primeiro acorde. No caso da canção sobre a qual falarei nesse capítulo da série especial "Canções Eternas Canções", esse clássico do rock, se eternizou já pelos primeiro e marcantes riffs da guitarra do Slash. 

Creio que é impossível alguém não ouvir essa introdução e já de cara saber de qual música se trata: a belíssima 'Sweet Child O' Mine'. Mais do que a introdução emblemática, essa canção tem uma história que é conhecida por poucos. É ela que irei contar aqui.

Vamos à letra

'Sweet Child O' Mine' — Guns N'Roses


Curiosidades sobre o clipe
    • O clipe de 'Sweet Child O' Mine' é um dos mais emblemáticos vídeos de rock da história. Ele mostra a banda ensaiando na Huntington Ballroom, em Huntington Beach, localizada em Orange County, na California. Os músicos estão cercados pelos roadies, e todas as namoradas dos integrantes do Guns na época aparecem no vídeo.
    • No clipe a música foi editada, tendo um trecho cortado para tornar o vídeo mais próximo do formato padrão da MTV à época. A versão do clipe é a mesma que está no single inglês, e, por esse razão, é mais curta do a que está presente no álbum original, tendo uma parte do solo de Slash cortada.
She's got a smile that it seems to me
Reminds me of childhood memories
Where everything
Was as fresh as the bright blue sky

Now and then when I see her face
She takes me away to that special place
And if I stare too long
I'll probably break down and cry

Oh, oh, oh...
Sweet child o' mine
Oh, oh, oh, oh...
Sweet love of mine

She's got eyes of the bluest skies
As if they thought of rain
I hate to look into those eyes
And see an ounce of pain

Her hair reminds me of a warm safe place
Where as a child I'd hide
And pray for the thunder
And the rain
To quietly pass me by

Oh, oh, oh...
Sweet child o' mine
Oh, oh, oh, oh...
Sweet love of mine

Oh, oh, oh, oh...
Sweet child o' mine
Uh, uh, uh, uh...
Sweet love of mine

Where do we go
Where do we go now
Where do we go
Where do we go
Where do we go now
Where do we go now
Where do we go
Where do we go now
Where do we go now
Where do we go
Where do we go now
Where do we go
Where do we go now
Where do we go
Where do we go now

Sweet child
Sweet child o' mine

Tradução


'Minha Doce Criança'

Ela tem um sorriso que me parece
Trazer a tona recordações da infancia
Onde tudo era
Fresco como o límpido céu azul

Às vezes quando olho seu rosto
Ela me leva para aquele lugar especial
E se eu fixasse meu olhar por muito tempo
Provavelmente perderia o controle e começaria a chorar

Oh, oh, oh...
Minha doce criança
Oh, oh, oh, oh...
Meu doce amor

Ela tem os olhos como os céus mais azuis
Como se eles pensassem em chuva
Detesto olhar para dentro daqueles olhos
E enxergar o mínimo que seja de dor

Seu cabelo me lembra um lugar quente e seguro
Onde, quando criança, eu me esconderia
E rezaria para que o trovão
E a chuva
Passassem quietos por mim

Oh, oh, oh...
Minha doce criança
Oh, oh, oh, oh...
Meu doce amor

Oh, oh, oh, oh...
Minha doce criança
Uh, uh, uh, uh...
Meu doce amor

Para onde vamos
Para onde vamos agora
Para onde vamos
Para onde vamos
Para onde vamos agora
Para onde vamos agora
Para onde vamos
Para onde vamos agora
Para onde vamos agora
Para onde vamos
Para onde vamos agora
Para onde vamos
Para onde vamos agora
Para onde vamos
Para onde vamos agora

Doce criança
Minha doce criança

Uma canção, muitas histórias


A banda de hard rock Guns N' Roses é um dos grupos mais conhecidos do mundo, trazendo o frontman Axl Rose com diversos sucessos em toda a trajetória, como as músicas — todas hits absolutos — 'Patience(escrevi artigo especial sobre essa música aqui), 'Sweet Child O' Mine', 'Civil War', 'Welcome To The Jungle', 'You Could Be Mine', 'November Rain' e muito mais.

Em relação a faixa 'Sweet Child O' Mine', que foi lançada no seu álbum de estréia, o clássico "Appetite for Destruction" de 1987 (escrevi artigo especial sobre este disco ➫ aqui).

A canção foi o primeiro single dos Guns N' Roses a atingir o primeiro lugar na Billboard Hot 100, durante duas semanas em Setembro de 1988, a canção fez sucesso nos anos 80 e sendo popularmente um dos grandes hits do século 20.

Embora tenha sido lançada originalmente como faixa do álbum "Appetite For Destruction", o qual foi lançado em 1987, contudo, a música fez tanto sucesso que ganhou diversos prêmios ao decorrer dos anos como a 37ª colocação da lista dos 100 melhores solos de guitarra, pela revista Guitar World. 

Além disso, recebeu o prêmio da revista Rolling Stone, a música se encontra na 196ª posição entre as 500 maiores canções de todos os tempos e a 1ª posição na lista da revista Total Guitar por ter o mais famoso riff da história do rock.

Como Surgiu a Canção 'Sweet Child O' Mine'?


A música surgiu "por acidente". Slash, Duff e Izzy estavam sentados na sala de estar perto da lareira, onde Slash se encontrava tocando a introdução de 'Sweet Child O' Mine', enquanto Izzy e Duff tocavam os acordes por trás dela. 

Axl estava no andar de cima, em seu quarto, e ao ouvi-los, começou a escrever a letra. Slash classificava aquela sequência de guitarra como um "exercício pessoal meio idiota", mas para sua surpresa, no dia seguinte, quando estavam ensaiando no Burbank Studios, Axl quis que tocassem novamente o que estavam tocando na noite anterior.

Logo, ela se transformou em uma música, e ao ser lançada fez o maior sucesso. Alguns dizem que Izzy fez a música com a ajuda de Slash, e outros falam que Axl fez para Erin.

Com a incrível marca de 1,1 bilhão de reproduções no Spotify, o hit 'Sweet Child O' Mine' é um dos maiores sucessos não só do Guns N' Roses, mas de toda década de 1980. 

Em entrevista para a Guitar Center traduzida pelo canal Arte Legendada, o guitarrista Slash relembrou o passo a passo de como foi o processo de composição do clássico, que aparece no álbum "Appetite For Destruction" (1987).
"Essa música surgiu quando o Guns N' Roses inteiro estava em uma casa. O lugar estava basicamente destruído. Não sei há quanto tempo a gente morou lá, mas era tipo um abrigo. Eu e o Izzy éramos os únicos que realmente moravam lá. 
O Duff e o Axl vinham visitar às vezes. Então, em uma tarde, eu, Izzy e Duff estávamos sentados no andar debaixo e eu estava tocando minha guitarra. O Izzy também. 
Não lembro de onde surgiu a melodia do riff, mas comecei do nada a tocar esse padrão. Era um processo. Eu ia descobrindo conforme ia colocando cada nota. Acabou se tornando algo que ficava repetindo, sabe?"
comentou.

Em seguida, Slash explica que Axl Rose escreveu a letra e tudo aconteceu de uma maneira natural, sem fórmulas, como sempre acontecia no caso do Guns N' Roses.
"Nesse meio do caminho, o Izzy começou a tocar os acordes. Acho que o Axl ouviu a gente tocando. Ele estava no andar de cima. Sem a gente saber, ele começou a escrever uma letra. 
Uns dias depois, estávamos em um ensaio, fazendo uma pré-produção acho. O Axl falou: 'Toquem aquela música que vocês estavam tocando outro dia'. 
Eu perguntei: 'Que música você está falando?'. Ele disse: 'Aquilo que vocês estavam tocando no andar debaixo'. Então a música veio daí! A música se escreveu sozinha, assim como todas as músicas do Guns N' Roses. Não tinha fórmula ou padrão. A música inteira tomou forma naquela tarde"
disse.

Para concluir, Slash revelou qual parte da música gosta mais e disse como surgiu a parte do 
"Where do we go now". 
"Para mim, a parte mais libertadora da música é o solo. Tem umas mudanças de acorde. O resto é meio baladinha demais para meu gosto. Então, gravamos umas demos de 'Sweet Child O' Mine' e nesse processo da demo surgiu a parte do 'Where do we go now'. Lembro que tinha uma paradinha. Aí o Axl falou: 'Tá, mas para onde vamos agora'? ('Where do we go' em português). Aí isso entrou na música"
concluiu.

Uma canção de amor?


A "doce criança" a que se refere a canção é Erin Everly, namorada de Axl na época e sua futura esposa, a quem ele chegou a oferecer metade dos royalties da música, alegando que nunca poderia ter composto a letra sem ela como inspiração. 

Erin aparece no videoclipe de 'Sweet Child O' Mine', onde os membros da banda tocam o single em um teatro abandonado. 

Diversas outras namoradas dos membros do Guns N' Roses aparecem no videoclipe, além do cão de Izzy Stradlin logo no início. Existe uma versão alternativa desse videoclipe com imagens diferentes e a metragem inteiramente preta e branca.

Conclusão


Na lista 100 Greatest Guitar Solos publicada pela revista Guitar World, 'Sweet Child O' Mine' aparece na posição número 37, a canção está no número 3 dos 500 Greatest Songs Since You Were Born, publicada pela revista Blender. 'Sweet Child O' Mine' está na posição 198 na lista The 500 Greatest Songs of All Time da Rolling Stone.

Além disso, inúmeras bandas gravaram versões para 'Sweet Child O' Mine'. Uma das mais conhecidas é a versão lançada em 1999 por Sheryl Crow, e que tocou sem parar por um longo período. Por tudo isso, uma coisa é certa, mesmo que você não goste do Guns N' Roses,  'Sweet Child O' Mine' faz parte do inconsciente coletivo e é referenciada em diversas mídias como uma das canções mais famosas de todos os tempos. É claro que vou dar meu carimbo de
[Fonte: Como Surgiu a Canção, por Júlio Solid; Whiplash.net, por Gustavo Maiato e Ricardo Seelig]

Ao Deus Perfeito Criador, toda glória.
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade.
E nem 1% religioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário