Estreado em 1978, "Grease — Nos Tempos da Brilhantina" segue sendo um dos mais importantes musicais lançados até então. Na última semana, o mundo deu adeus à atriz Olivia Newton-John, protagonista do filme.
Ambientado na década de 1950, a trama acompanha o envolvimento amoroso de Danny Zuko (John Travolta), líder de uma gangue de greasers, e da amável Sandy Olsson (Olivia), personagem que serviu de inspiração para o nome da cantora brasileira Sandy Leah (a filha do Xororó, de quem o Júnior Lima é irmão e com quem fez dupla de sucesso).
Indicado ao Oscar de Melhor canção (a maravilhosa e emocionante balada 'Hopelessly Devoted to You', interpretada magistralmente por Olivia), "Grease..." foi o filme de maior arrecadação em 1978 e transformou o jovem Travolta, recém-saído de "Os Embalos de Sábado à Noite", em um dos grandes astros de Hollywood.
Dirigido por Randal Kleiser ("A Lagoa Azul"), o filme teve como inspiração o musical homônimo da Broadway que havia estreado em fevereiro de 1972 e fez mais de 3,3 mil apresentações.
Mas, não é sobre o icônico e maravilhoso filme (eu tive o privilégio de assisti-lo em seu lançamento no cinema aqui no Brasil, em 1979 — eu estava com apenas doze aninhos de idade, no apogeu da adolescência — e, já o revi nas extintas e saudosas fitas de VHS, em um também já extinto e tão saudoso quanto aparelho de vídeocassete, também o revi no formato de DVD e também em plataformas de streaming), mas, sim sobre sua também icônica, marcante, deliciosa e atemporal trilha sonora.
Marcando gerações
'You're The One That I Want', dueto entre John Travolta e Olivia Newton-John (cuja performance e aparição é estonteante e uma das muitas cenas emblemáticas e marcantes no longa: Olívia estava explodindo em uma sensualidade tão inocente e jovial no modelito que surpreendeu não só o Danny Zuco, como todos nós, espectadores), chegou a ganhar uma infame e vergonhosa versão em português, que foi gravada justamente por Sandy e Júnior, em 1993. Intitulada 'Tô Ligado em Você' — uma coisa horrorosa e inaudível (pode conferir e comparar, se quiser) —, ela faz parte do álbum de mesmo título.
Outro grande destaque da trilha é a melancólica 'Those Magic Changes', interpretada pelo grupo Sha Na Na. O cantor norte-americano Frankie Valli é o intérprete da faixa-título do musical, 'Grease', e também se tornou um grande hit tanto do cantor, quanto da época.
A trilha de "Grease...", merecidamente é considerada uma das mais vendidas de todos os tempos. Apesar de ter sido lançado em 1978, em plena era da discoteca, era completamente retrô.
Isso porque se ambientava no final dos anos 1950, quando a juventude americana vivia um sonho de amor e rebeldia embalada pelo rock'n roll. Tudo, claro, regado com músicas milimetricamente compostas para embalar essas aventuras, figurinos caprichados e toda uma ambientação que evocava a nostalgia da época.
A música é, definitivamente, um dos personagens centrais de "Grease..."
A trilha sonora traz vários clássicos da época em releituras feitas, na maioria das vezes, pelo grupo Sha-Na-Na.
E a música-tema que toca na abertura é de autoria dos Bee Gees, apesar de ser cantada por Frankie Valli, um dos ícones dos anos 50 e 60. Foi feita sob encomenda do produtor Robert Stigwood aos irmãos Gibb.
No musical, Travolta se dá bem cantando 'Greased Lightning' (a coreografia é antológica e se inspira muito no 'Jailhouse Rock', de Elvis Presley [✰1935/✞︎1977]) e outra balada também lindíssima e emocionante 'Sandy' (quando leva um fora da namorada no drive-in).
Olívia sola a bela balada 'Hopelessy Devoted to You', também composta especialmente para o filme por John Farrar. Os dois duetos que Travolta e Olívia protagonizam são antológicos, seja nas coreografias, seja nas canções em si.
'Summer Nights', que virou outro grande hit (daqueles impossíveis de se ouvir, sem bater os pés), é de uma pureza tão singela, que mesmo quem não viu o filme acaba se identificando com ela.
E o que dizer de 'You’re The One That I Want', na cena em que Sandy se veste como femme fatale para conquistar de vez o coração de Danny e ele, por sua vez, se caracteriza como bom rapaz para convencer a amada. Tudo isso conquistou uma enorme legião de fãs, dentre os quais, está este que vos escreve.
Faixas
A trilha do filme foi lançada em disco duplo, o que era uma tendência na época do auge dos discos de vinil.
Disco 1 – Lado A:
- 1. 'Grease' – Frankie Valli – 3:24
- 2. 'Summer Nights' – John Travolta / Olivia Newton-John & Cast – 3:36
- 3. 'Hopelessly Devoted to You' – Olivia Newton-John – 3:00
- 4. 'You're The One That I Want' – John Travolta / Olivia Newton-John – 2:47
- 5. 'Sandy' – John Travolta – 2:30
Disco 1 – Lado B:
- 1. 'Beauty School Dropout' – Frankie Avalon – 4:02
- 2. 'Look At Me, I’m Sandra Dee' – Stockard Channing – 1:38
- 3. 'Greased Lightnin'' – John Travolta – 3:12
- 4. 'It's Raining on Prom Night' – Cindy Bullens – 2:57
- 5. 'Alone At The Drive-In Movie' (Instrumental) – 2:22
- 6. 'Blue Moon' –Sha-Na-Na – 2:18
Disco 2 – Lado C:
- 1. 'Rock n’ Roll Is Here To Stay' – Sha-Na-Na – 2:00
- 2. 'Those Magic Changes' – Sha-Na-Na – 2:15
- 3. 'Hound Dog' – Sha-Na-Na – 1:23
- 4. 'Born to Hand Jive' – Sha-Na-Na – 4:39
- 5. 'Tears On My Pillow' – Sha-Na-Na – 2:06
- 6. 'Mooning' – Louis St. Louis & Cindy Bullens – 2:12
Disco 2 – Lado D:
- 1. 'Freddie, My Love' – Cindy Bullens – 2:40
- 2. 'Rock n'Roll Party Queen' – Louis St. Louis – 2:08
- 3. 'There Are Worse Things I Could Do' – Stockard Channing – 2:18
- 4. 'Look at Me, I’m Sandra Dee (Reprise)' – Olivia Newton-John – 1:20
- 5. 'We Go Together' – John Travolta / Olivia Newton-John & Cast – 3:14
- 6. 'Love Is a Many-Splendored Thing' (Instrumental) – 1:23
- 7. 'Grease' (Reprise) – Frankie Valli – 3:24
Assenção de uma estrela
A atriz e cantora Olivia Newton-John, que ficou mundialmente famosa pelo filme "Grease...", morreu na segunda-feira (8/8) aos 73 anos. Ela foi diagnosticada com um câncer de mama em metástase.
Olivia Newton-John fez sucesso no começo da década de 70 quando participou da competição musical "Eurovision", na qual ficou em quaro lugar. O auge da carreia veio no filme "Grease — Nos Tempos da Brilhantina", em que a atriz contracenava com John Travolta.
"Minha querida Olivia, você fez nossas vidas serem muito melhores. O seu impacto foi incrível. Eu te amo tanto",
homenageou o astro, que postou uma foto antiga da amiga, pelo Instagram.
Como cantora, vendeu mais de cem milhões de discos e ganhou vários prêmios com hits como a polêmica e sensual (ou seria, "sexual"?) 'Physical', em 1981, e a já citada acima 'Hopelessly Devoted To You'.
Conclusão
O longa foi um dos últimos musicais que provocaram longas filas nas portas do cinema.
Não à toa, a trilha sonora do filme foi o segundo disco mais vendido de 1978, só atrás do disco de "Os Embalos de Sábado à Noite".
Atualmente, poucos musicais conseguem causar o mesmo furor de "Grease...". O gênero mudou bastante como, por exemplo, com "La La Land" (2017) e "Mamma Mia" (de 2008, o celebrado musical com a trilha sonora do icônico grupo sueco ABBA).
Creio que o segredo do sucesso, nesse caso, foram a entrega e a identificação que os dois atores e o elenco tiveram com a história. E quem tiver alguma dúvida, vale rever o filme em DVD ou streaming e, claro, ouvir a trilha (eu a tenho na minha playlist e ouço sempre), que também está disponível nas plataformas de streaming. Claro que vai levar meu seleto carimbo de:
- Escrevi artigo específico sobre o filme "Grease..." ➫ aqui.
[Nação Música, por Katiely Valadão]
Ao Deus Perfeito Criador, toda glória.
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade.
E nem 1% religioso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário