sábado, 12 de março de 2022

PAPO RETO — O CRISTÃO E A "SÍNDROME DA FALTA DE TEMPO"

"Voltei-me, e vi debaixo do sol que não é dos ligeiros a carreira, nem dos fortes a batalha, nem tampouco dos sábios o pão, nem tampouco dos prudentes as riquezas, nem tampouco dos entendidos o favor, mas que o tempo e a oportunidade ocorrem a todos. 
Que também o homem não sabe o seu tempo; assim como os peixes que se pescam com a rede maligna, e como os passarinhos que se prendem com o laço, assim se enlaçam também os filhos dos homens no mau tempo, quando cai de repente sobre eles" (Eclesiastes 9:11,12).
Um dos maiores problemas atuais é a falta de tempo. E ele é tão grande que chega a ser como uma "doença". Andamos sempre correndo — fazemos um monte de coisas e nunca sobra tempo para fazer tudo que queremos. 

E sobra ainda menos tempo para dedicar às coisas de Deus. Sem dúvida, temos problema com o tempo… Deus criou tudo que existe, incluindo o tempo cronológico — o chamado kromos. Os seres humanos são totalmente dependentes do kronos e tudo que fazemos está amarrado a ele.

Por outro lado, muita gente pensa que Deus também tem seus próprios problemas com o tempo, pois, frequentemente, dá a impressão de demorar a agir. E, nesse caso, o problema está em nosso imediatismo, ou seja, pensamos que Deus seja "obrigado" a nos dar a resposta que queremos no tempo em que queremos. Medonha pretensão, não é mesmo?

Quando não há tempo suficiente


Vivemos num mundo onde há muitas informações, muitas escolhas possíveis e muitas decisões a tomar. São muitos os compromissos, muitas as tarefas a serem desenvolvidas, muita demanda e pouco o tempo disponível. Vivemos com quase nenhuma margem de folga, em constante estado de sobrecarga. São tantos os compromissos que são agregados, que a situação chega a ficar insuportável. Com isso vem a ansiedade, o estresse e o sentimento de cansaço e abatimento físico, mental e espiritual.

Agora, é parte do sintoma dessa "doença" as pessoas sentirem que estarão desperdiçando suas vidas se sua agenda não se mantiver cheia — muitos são os que gostam de ostentar suas agendas sempre lotadas. Assim, elas, sempre que podem, assumem novos compromissos para "aproveitar" bem o seu tempo. E aí o problema só se agrava e a agenda delas fica cada vez mais carregada.

No contexto espiritual, a falta de tempo para fazer aquilo que Deus espera de nós ocorre quando o kronos é insuficiente para atender o kairós — nome dado ao tempo de Deus. Já a nossa percepção que Deus está atrasado aparece na situação contrária: quando o kairós vem depois do kronos.

O bem mais escasso para o ser humano é o kronos, pois a vida é finita — cedo ou tarde ela acaba. O tempo disponível, portanto, é o que limita o que cada pessoa pode fazer na sua vida.

Há um sentimento geral que a vida moderna está ficando cada vez mais corrida. Que há cada vez mais coisas para fazer em menos tempo. E é fácil explicar porque isso acontece.

A sociedade moderna é controlada por uma busca constante pela eficiência: É preciso fazer cada vez mais usando cada vez menos recursos. E como o recurso mais precioso é o tempo, é preciso sempre economizá-lo.

O paradóxo cronólogico: 

Sobra muito tempo para não fazer aquilo que não há tempo


E se você prestar atenção no mundo à sua volta verá muitos sinais dessa tendência. Por exemplo, as cadeias de "fast food" e os aplicativos de comida tornaram possível comer em poucos minutos — fato que ficou mais evidenciado com o advento da pandemia —, os eletrodomésticos com cada vez mais recursos tecnólogicos tornaram as tarefas domésticas mais rápidas e os meios de transportes tentam proporcionar deslocamentos mais velozes.

Agora, como as pessoas começaram a fazer tudo mais rápido, elas passaram a ter mais tempo disponível. E o que elas fizeram com esse tempo adicional? Assumiram mais tarefas, para se tornaram mais "produtivas", aproveitando melhor o seu tempo, porém, paradoxalmente, essas mesmas pessoas continuam com a mesma reclamação da falta de tempo. E essa é outra tendência que domina a sociedade moderna.

E a vida das pessoas tornou-se mais complexa e exigente. Antes, elas estudavam ou trabalhavam. Agora, muitas trabalham e estudam ao mesmo tempo. Antes, tinham um emprego só e agora é comum pessoas com mais de um emprego. Antes, as pessoas tinham poucas atividades de lazer e agora têm muitas. E assim acontece em quase todos os setores da vida humana.

Aconteceu com o tempo o mesmo que com o salário — quando passam a ganhar mais (suponhamos, por causa de uma promoção), as pessoas rapidamente liquidam com a folga que passaram a ter no orçamento simplesmente consumindo e gastando mais.

Em resumo, como as pessoa não têm tempo suficiente para fazer tudo que gostariam, elas estabelecem prioridades, reduzindo o tempo disponível para determinadas coisas. Por exemplo, diminuem o tempo gasto para comer, chegando a se alimentar até andando.

Infelizmente, como não sabem escolher suas prioridades, falta para as pessoas tempo para olhar o por do sol e as estrelas, curtir as pessoas amadas e, principalmente, fazer a obra de Deus. E o grande paradoxo disso tudo é que são essas coisas, muitas vezes esquecidas, que dão sentido verdadeiro à vida humana.

Tempo, uma barreira para o crescimento espiritual


A falta de tempo cria uma barreira para o desenvolvimento espiritual das pessoas. Elas simplesmente alegam não ter tempo para fazer, para se dedicar às questões espirituais. Por isso é muito mais fácil conseguir que muitas pessoas contribuam financeiramente para a obra de Deus do que doem do seu próprio tempo.

Crescimento e amadurecimento espiritual requerem mudança de vida e isso requer tempo para meditar, analisar a própria vida, orar, estudar a Bíblia, cultivar relações com o próximo, trabalhar na obra de Deus e assim por diante. 

E como as pessoas estão tão sobrecarregadas por tantas coisas, acham que não têm tempo para fazer tudo isso e acabam se conformando com uma vida espiritual medíocre, rasa, sem conteúdo e assim, se tornam mais vulneráveis e suceptíveis aos ataques de satanás e aos apelos da carne.

Acredito que a medida mais importante que você possa tomar agora mesmo para melhorar sua vida espiritual é abrir folga na sua agenda para Deus. Talvez você pense que não pode fazer isso, pois seus compromissos atuais são muito importantes e inadiáveis.

Aí cabe uma importante decisão: você quer, ou não, crescer espiritualmente? Se quiser, vai precisar encontrar tempo para essas coisas, caso contrário vai continuar com dificuldades para avançar na vida espiritual.

O papel das disciplinas espirituais


Depois que você encontrar tempo de qualidade para as coisas de Deus, o passo seguinte é decidir o que fazer com esse tempo — afinal, você nunca terá tempo para fazer tudo que poderia ou gostaria fazer. É preciso priorizar suas atividades.

Aí entram as chamadas “"disciplinas espirituais" (ou devocionais). Eu não gosto muito desse nome, pois "disciplina" é uma palavra que gera pensamentos desagradáveis — parece se referir a uma coisa que não é muito boa, mas somos obrigados a fazer. Um nome melhor seria "hábitos espirituais", mas o nome adotado pelos teólogos foi "disciplinas espirituais" e não tenho muito como fugir dele.

Seguir algumas disciplinas espirituais é muito importante. Não se trata de fazer sacrifício e sim de prioriar, criar alguns importantes hábitos. Esses hábitos são tão bons e produtivos que podem se tornar um "oásis" dentro do imenso deserto desse mundo complicado no qual vivemos — as práticas esportivas têm exatamente esse papel para muitas pessoas.

Por exemplo, quando comecei a manter este blog, precisei me disciplinar para conseguir escrever, escrever, atualizando com uma frequência constante o conteúdo, seguindo um ritmo constante, de modo a conseguir publicar sempre material novo para meus seguidores/leitores. 

Comecei escrevendo um texto novo a cada três dias e hoje faço uma nova publicação no máximo a cada dois dias. No começo foi meio difícil, pois não tinha esse hábito, mas com o passar do tempo, escrever constantemente acabou se tornando parte da minha vida — hoje faço isso com prazer. Chego a escrever dois textos num dia só, dependendo da inspiração. Escrever, criar conteúdos, se tornou um "oásis" na minha vida e já foram várias as vezes em que fiquei até alta madrugada escrevendo e editando um artigo.

E o mesmo pode acontecer com você. Se você se esforçar por incluir algumas disciplinas espirituais na sua vida, elas vão frutificar e você acabará encontrando grande prazer nelas. Elas se tornarão um "oásis" na sua vida. E, através delas, sua vida espiritual vai se desenvolver e amadurecer.

Aí vão três exemplos de disciplinas espirituais simples mas que podem ter grande impacto na sua vida:
  • Comunhão com Deus — Periodicamente, procure um lugar onde você possa ficar quieto(a) por algum tempo. Se não for possível fazer isso em casa, vá a um parque público, a uma praça (aqui em Belo Horizonte, o Parque Municipal e a Praça da Liberdade, são exemplos de dois espações públicos que nos dão essa condição) a uma biblioteca ou ainda a uma congregação (fora do horário de cultos — a contemplação espiritual no interior de um templo vazio é uma experiência enriquecedora e que muitos ignoram ou desprezam, pois, associam esses locais especificamente aos ajuntamentos). 
Sente-se, desligue o celular (Esse detalhe é fundamental!) e afaste-se de qualquer outra fonte de distração — afinal, o mundo não vai acabar na próxima hora. E concentre-se em Deus e nas suas coisas. Tente ouvir sua voz interior. Deixe seu pensamento rolar, sem muita preocupação de seguir um roteiro pré-estabelecido. Pense em coisas como para onde sua vida parece estar indo e se esse é um bom caminho para você seguir, as bençãos que Deus tem lhe dado às quais você nunca agradeceu (por exemplo: saúde, trabalho, família, livramentos...) e assim por diante. Simplesmente fale com Deus, ou ouça-O — apenas abra seu coração e diga o que sente.
  • Louvor — Procure aprender algumas músicas que lhe falem ao coração pelo significado espiritual da sua letra. E se acostume a cantá-las, baixinho, onde estiver: na condução, em casa, no trabalho, onde for possível. Quanto pior estiver indo o seu dia, mais você deve cantar. Louvar a Deus quando você não sente vontade de fazer isso (a Bíblia chama isso de "sacrifício de louvor"), pode mudar muito seus momentos ruins — posso dar testemunhos pessoais disso (Paulo e Silas, também — (Atos 16).
  • Ajuda ao próximo (empatia) — A organização dos escoteiros tem um lema: cada pessoa deve fazer pelo menos uma boa ação por dia. Crie você também um hábito desse tipo. Pode ser ouvir os problemas de um colega de trabalho, de um irmão em cristo, dar alimento para um morador de rua, telefonar para alguém que esteja doente e assim por diante. Infelizmente, os relacionamentos estão cada vez mais frios e distantes, inviabilizando um dos princípios que é um dos pilares de sustenção da Fé Cristã: a comunhão!

Conclusão


Seguir algumas disciplinas espirituais mudará sua rotina — talvez você passe a sair de casa mais cedo ou ver menos televisão, fazer menos acessos à internet e às suas nem sempre saudáveis e produtivas redes/mídias sociais para ter mais tempo. Mas pode ter certeza que as recompensas serão enormes: você vai crescer espiritualmente e se aproximar de Deus. E isso trará frutos maravilhosos.

Como sair desse dilema? A resposta é simples: Entregue seu tempo cronológico para Deus. Sei que isso é mais fácil de dizer do que fazer, mas é a única solução. E a experiência mostra que quando as pessoas colocam Deus no controle do kronos, duas coisas acontecem. Primeiro, parece que o tempo delas rende mais, pois tudo passa a fluir melhor.

Depois, o Espírito Santo irá orientar a pessoa a escolher melhor suas prioridades, concentrando esforços naquilo que realmente importa. E assim sempre vai haver tempo para fazer o que precisa ser feito.

Um exemplo simples explica bem o que acabei de falar. Todos concordam que a televisão brasileira não tem boa qualidade, mas muitas são as pessoas que  gastam, em média, 6 horas por dia na frente dela; há muitos ditos cristãos que conseguem maratonar temporadas concecutivas de séries  — é como se vivessem um vício —, mas não conseguem ler sequer um capítulo inteiro da Bíblia. 

Mas, Deus pode mudar isso, sem qualquer sofrimento para a pessoa e orientá-la a usar esse tempo de forma melhor — por exemplo, eu praticamente quase não vejo mais televisão hoje em dia e não sinto nenhuma falta e, quanto a internet, procuro fazer uso dela como uma ferramenta na edificação de minha vida espiritual, social e profissional, entranto, ela em absoluta me controla, mas sim está sob meu controle, pois é assim que tem de ser. Ela é quem está ao meu dispor e não eu ao dela. Pode ter certeza que não haverá forma melhor de investir seu tempo.

[Desafio de Ser Cristão, por Vinícius Moura]

A Deus toda glória.

Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade.
E nem 1% religioso.
O uso correto da máscara não precisava ser obrigatório, por se tratar de uma proteção individual extensiva ao coletivo. É tudo uma questão não de obrigação, mas de consciência.
Respeite a etiqueta e o distanciamento sociais e evite aglomerações. Não confuda avanço na vacinação e flexibilização com o fim da pandemia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário