sexta-feira, 11 de março de 2022

DIRETO AO PONTO — A QUAL PADRÃO VOCÊ SE AMOLDA?

    • O texto deste artigo é baseado em uma pregação feita por mim, no culto dominical realizado no salão congregacional do Ministério Evangélico Gilgal, onde sirvo ao Reino como um dos pastores, em 28 de novembro de 2021.
"Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus" (Romanos 12:2 — NVI).
A palavra amoldar em grego συσχηματιζω
  • No léxico de Strong — Origem: é um derivado de "para a moda", ou seja, de acordo com o mesmo padrão (figurativamente) = conformar-se. Conformar-se a si mesmo (ou seja, a mente e o caráter de um) com o padrão do outro (à moda, de acordo com.
  • No léxico de William D. Mounce — Moldar de acordo com; conforma-se a, assemelhar-se a.
Veja que a palavra, amoldem, ou em outras versões, conformeis, tem significados bem amplos. Então o início ali do versículo ficaria assim, de forma ampliada: 
"Não se amoldem a moda deste mundo, não andem de acordo e no mesmo padrão do mundo, não se conforme com o caráter ou forma de pensar do mundo, não seja semelhante ao mundo." 
Em outras palavras a Bíblia diz, não use o mundo como seu modelo, não se encaixe nele, não siga seu padrão e suas regras, mas transformem-se pela renovação da sua mente. 

Entende que nós somos diferentes e isso é o natural para nós? Vejo muitos amados cristãos tentando se encaixar nos padrões dessa Terra, pois têm a necessidade de fazer parte, de pertencer, de ser aprovado, têm receio da rejeição ou de ser tachado de estranho ou algo do tipo.

A busca pelo padrão que devemos ter


Como vimos acima, um padrão é algo usado como base de comparação, um modelo para se definir o que é aceitável. Em sociedade, muitas pessoas tentam se guiar por padrões para definir como agirão.

Atualmente, muitas pessoas procuram viver com base em padrões mundamos, que são fundamentados em aparência e bens materiais. Em meio a tantos padrões criados pelo ser humano, alguns cristãos se esquecem do padrão de vida que Deus quer que eles tenham.

Deus também tem padrões e eles são os mais apropriados para os seres humanos, pois Ele não diminui, não despreza nem agride ninguém, mas é justo e valoriza a todos.

Abrindo o nosso Manual


Em uma meditação disponível nas Escrituras, há reflexões e aprendizados sobre, por exemplo, o registrado no livro de 1 Reis. Nesse episódio, encontramos o exemplo de Simei, que era um homem inconsequente e que errava ao se aproveitar das pessoas. Por isso, seu final foi a morte como colheita do que plantou.
"Disse mais o rei a Simei: 'Bem sabes tu toda a maldade que o teu coração reconhece, que fizeste a Davi, meu pai; pelo que fizeste a Davi, meu pa: pelo que o Senhor fez recair a tua maldade sobre a tua cabeça" (2:44).
Ou seja, quando vivemos com base nos padrões de Deus não podemos aceitar pessoas como Simei em nossas vidas, pois diminuímos o nosso valor ao tê-las por perto.

Simei desrespeitou a ordem dada e esse seria o começo de muitos outros problemas, pois uma pessoa assim fica testando os limites dos outros. Hoje isso acontece as pessoas, como, por exemplo, essas seguidoras dos tais "influenciadores digitais", cujas vidas são uma inalcançável utopia.

"Sede meus imitadores, como eu sou de Cristo" 

(1 Coríntios 11:1).


Interessante fazer uma análise sobre esse conhecido versículo. Nele, o apóstolo Paulo, ao escrever sua primeira carta à igreja em Corinto — igreja essa que enfrentava sérios problemas causados por erros doutrinários gravíssimos —, ele deixa bem claro aos irmãos que tinha um padrão, um modelo, um parâmetro, um protótipo ao qual seguia: Cristo! Ao mesmo tempo, ele, de maneira bem ousada, orienta àqueles irmãos a imitá-lo no que ele imatava a Cristo. Ou seja, Paulo estava dizendo que:
"Olha, irmãos, não a despeito de minhas limitações, imperfeições e debilidades, eu tenho o compromisso pessoal de ser um imitador de Cristo. No que eu conseguir imitá-lO, seja também o que deve fazer vocês!"
Corajoso o apóstolo, não?! Pois este continua sendo o desafio de todos nós! 

Temos que ter um padrão em nossas amizades, em nossa casa, em nosso trabalho, em nosso local de estudo, na rua, na chuva, na fazenda ou numa casinha de sapé!

E tudo aquilo que tentar baixar nosso padrão, devemos resolver e não aceitar porque se aceitarmos estaremos diminuindo o nosso padrão.

Aquele que realmente está em Cristo tem o padrão bem definido conforme a imagem que ele quer passar e o que aceita, vivendo de conforme a vontade e Imagem dEle.

Por exemplo, nós, que servimos a Deus, usamos roupos discretas e vivemos de forma diferente da deste mundo, pois o padrão de um cristão é totalmente diferente do que o mundo apresenta e a cada dia Deus nos vai dando para aperfeiçoarmos na Fé na Sua vontade.

Os padrões dados por Deus são altos, o que muitas vezes vai contra a vontade do ser humano. Entretanto, eles são os melhores para aqueles que querem viver na Sua direção. Eles nos fazem pessoas melhores, então temos que tê-los em tudo: no trabalho, em casa, nos relacionamento (pessoais e interpessoais), nas amizades e nossos comportamentos.

"Estranhos no ninho"


Amados, nós somos estranhos mesmos, somos seres de outro planeta. Verdadeiros ETs! A palavra nos orienta que devemos transformar nossa forma de pensar pela renovação da nossa mente, e veja que essa atitude é o oposto de se conformar com a forma de pensar do mundo. 

Renovamos a mente pela palavra de Deus. Então a coisa é mais simples do que parece. Estamos no mundo mas não somos dele, e se não somos dele, ele não é nosso padrão de conduta. Somos seres celestiais por isso nosso padrão é a palavra de Deus. Agora olha que interessante, a parte b do versículo com o qual abri este artigo diz:
"...façam dessa forma para que sejam capazes de EXPERIMENTAR E COMPROVAR, a boa, agradável e perfeita vontade de Deus".
Ou seja, a única maneira de viver essa experiência incomparável, é nos permitir ser moldados à originalidade da imagem e semelhança de Deus (Gênesis 1:26a). Sobre isso, disse Jesus:
"Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo. Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal. Não são do mundo, como eu do mundo não sou. Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade. 
Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo. E por eles me santifico a mim mesmo, para que também eles sejam santificados na verdade. 
E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela tua palavra hão de crer em mim; Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste"
(João 17:14-21 — grifos meus).

Conclusão


Por que hoje muitas pessoas não tem acessado essa realidade? Por que muitos nem experimentam e nem comprovam essa ÚNICA vontade boa, perfeita e agradável? Porque se conformaram com o mundo, seguiram seus padrões e moldes e perderam de vista a vontade de Deus para suas vidas. 

Andam sem saber quem são ou para onde estão indo, estão vivendo, mas não sabem qual seu propósito ou chamado, e por conta disso são presas fáceis para o maligno e seus agentes que andam ao derredor buscando a quem possa tragar (1 Pedro 5:8). 

Amados, o mundo não é o nosso modelo, Cristo é, sua Palavra é; entende que se não compreendermos isso não seremos capazes de experimentar a boa, perfeita e agradável vontade de Deus em nossas vidas? 

Abra mão de querer fazer parte daquilo que está em desacordo com a Palavra de Deus, somos seres celestiais, nossa natureza mudou, fomos transportados para outro Reino e esse mundo — por mais glamouroso e atraente que possa parecer — não é e jamais será nosso modelo.

A Deus toda glória.

Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade.
E nem 1% religioso.
O uso correto da máscara não precisava ser obrigatório, por se tratar de uma proteção individual extensiva ao coletivo. É tudo uma questão não de obrigação, mas de consciência.
Respeite a etiqueta e o distanciamento sociais e evite aglomerações. Não confuda avanço na vacinação e flexibilização com o fim da pandemia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário