segunda-feira, 2 de março de 2020

ROUPA NOVA, "GOSPEL"?

Roupa Nova em novo clipe
Os apreciadores da música gospel, principalmente os acima de trinta anos, conhecem muito bem um grupo chamado Novo Som. O grupo é um dos mais conhecidos desse segmento no Brasil. Originou-se no Rio de Janeiro, gravando seu primeiro álbum no ano de 1988, se tornando, então, um dos mais conhecidos e premiados.

Mesmo passando por várias alterações com a saída e entrada de integrantes, além da perda, em 1994, do tecladista Ney, que compunha a primeira formação, o Novo Som segue firme na ativa, lançando discos inéditos e com shows em todo o Brasil, hoje como um trio, Alex Gonzaga (vocal, desde a formação), Mito (teclados, entrou após o falecimento do Ney), Geraldo Abdo (bateria, desde a formação) e ainda tem uma extensa legião de fãs. Mas uma das características marcantes no Novo Som são suas semelhanças na sonoridade e estilo com um outro grupo muito famoso e conhecido em todo o Brasil: o Roupa Nova.

História


Roupa Nova é um grupo de soft rock brasileiro formado na década de 1980 no estado brasileiro do Rio de Janeiro. Ainda hoje encontra-se em plena atividade. A banda surgiu em 1980, formada por Paulinho (percussão e vocal), Serginho (bateria, voz e vocal), Nando (baixo, voz e vocal), Kiko (guitarra, violões e vocal), Cleberson Horsth (teclados e vocal) e Ricardo Feghali.

Surgiu devido mudanças ocorridas após 1978 no grupo chamado Os Famks, e desde aí mantém até hoje a formação. São os atuais recordistas em trilhas sonoras de novelas (são dezenas de temas no total), sendo "Videogame" a trilha sonora do Jornal da Manchete, na extinta emissora de mesmo nome. Estrearam seu selo próprio em 2004, o "Roupa Nova Music".

Uma das principais bandas brasileiras, o Roupa Nova começou, no Rio de Janeiro, tocando em bailes e gravando vinhetas. Após a formação, nunca mais se separaram. Eles tiveram como padrinho ninguém menos que o cantor-ícone da MPB Milton Nascimento e o diretor musical da Rede Globo Mariozinho Rocha e já nos primeiros discos eles estouraram. 

Suas músicas, sempre embaladas pelo amor, já rendeu ao grupo mais 18 milhões de cópias vendidas, mais de 50 hits de sucesso. São deles também o "Tema da Vitória", usado nas transmissões das corridas de Fórmula 1 sempre que o piloto Ayrton Senna (1960/1994) era campeão. Esse é só o começo da história dessa banda que agora em 2020, completa 40 anos de existência.

Um disco atrás do outro


Com a ajuda de Milton Nascimento e Mariozinho Rocha, a banda enfim começa a conquistar o espaço que tanto deseja, assina com uma gravadora e em 1981 sai o primeiro disco da banda com o nome 'Roupa Nova'. À partir daí, o grupo nunca mais parou de lançar discos, entre os chamados de carreira, coletâneas, especiais e ao vivo , todos com hits radiofônicos já consagrados. Vários artistas também gravaram músicas compostas pelo Roupa Nova. 

História em livro


Para coroar todo o sucesso, em 2003 o grupo também ganha uma biografia chamada "Tudo de Novo - Biografia Oficial do Roupa Nova", do grupo editorial Record. No livro, a jornalista Vanessa Oliveira, conta em detalhes, desde quando a música entrou na vida de cada um dos integrantes até os dias atuais. Todas as referências da banda, depoimentos dos integrantes e de cantores importantes para a carreira do icônico grupo. 

Inovação


Apesar de ser manter fiel ao estilo que o consagrou, o Roupa Nova tem a inovação como uma de suas marcas registradas e sempre aparece com uma novidade para a alegria de seus milhares de fãs. Pois foi o que fez no final do ano passado com a gravação da famosa canção gospel 'Noites Traiçoeiras' como novo single do grupo. 

Entrando em 2020, ano em que comemoram 40 anos de carreira, e como forma especial pelas bodas de esmeralda, o Roupa Nova presenteou os fãs e admiradores com esse clássico da música cristã contemporânea, que ganhou novos arranjos modernos, e ainda assim, souberam manter a dinâmica apresentada pelo padre-cantor Marcelo Rossi. A faixa também ganhou um videoclipe especial, gravado em São Paulo (SP)

Sob o comando da equipe DIG-JAM, produção executiva da Urban Beats e apoio da Techline, as imagens foram captadas em um cenário 3D, que os "mergulhou" em um céu estrelado e transmitiu a paz da canção. O novo sucesso do grupo Roupa Nova, está disponível nas plataformas digitais via ONErpm.

Por meio do Instagram, o grupo compartilhou os bastidores da gravação de 'Noites Traiçoeiras'. Além disso, convidaram os seguidores assistirem o lançamento. 
"Depois disso, aproveita e vai lá no Youtube, clica para assistir o clipe e da seu like!", 
escreveram.
NOITES TRAIÇOEIRAS 

'Noites Traiçoeiras'


A música conhecida como 'Noites Traiçoeiras', que também já foi chamada de 'Deus Esta Aqui', gerou muitas controvérsias sobre a sua autoria, pelo simples fato de diversos cantores evangélicos e padres já a terem regravado.

A autoria dessa música é atribuída à cantora, compositora e pedagoga, Simone Telésforo. Contudo, alguns dizem que o verdadeiro autor é o pastor Carlos Papae. A letra é realmente linda e bem interpretada nas vozes de Padre Zeca, da banda Anjos de Resgate e mais recentemente por Marcelo Rossi, Padre Antônio Maria e Padre Fábio de Melo, além de dezenas de cantores evangélicos.

Apesar de ter ficado mais conhecida depois da gravação do Padre Marcelo Rossi, eu gosto da versão gravada pelo grupo mineiro Além do Louvor, o ministério de louvor da Igreja Quadrangular de Venda Nova - BH, como faixa do primeiro cd "Terra do Avivamento", lançado em 2002.

Conclusão


O último trabalho inédito do Roupa Nova havia sido lançado em 2018. Com 40 anos de história e mais de 20 milhões de discos vendidos com músicas que embalaram os corações de muitas pessoas, o Roupa Nova decidiu tomar um passo ousado na carreira ao gravar uma música gospel. Mas não é de hoje que há esse flerte do grupo com o segmento gospel. Dentre os integrantes, Serginho e Cleberson Horsth são evangélicos. Ao lado de Feghali, Horsth produziu cinco álbuns de Aline Barros. Um deles é "O Extraordinário Amor de Deus" (aquele que tem o hit 'Ressuscita-me', escrevi um artigo especial sobre ela ➫ aqui), que rendeu o quarto Grammy Latino à cantora em 2011.
  • Confira no clipe abaixo, como ficou a versão do Roupa Nova para a canção 'Noites Traiçoeiras', que já se tornou mais um sucesso computado na carreira do grupo.


A Deus toda glória.
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade. 
E nem 1% religioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário