domingo, 1 de março de 2020

LIVROS QUE EU LI - "CRISTIANISMO PURO E SIMPLES", C. S. LEWIS

Não me recordo de já ter lido um livro cujo título sintetizasse tanto o seu conteúdo quanto este. "Cristianismo Puro e Simples" honra o nome que tem, pois versa sobre os mais diversos assuntos intrínsecos ao cristianismo, mas que rotineiramente passam batidos por nossas conversas e reflexões. Talvez seja esse o segredo do imenso sucesso dessa obra, visto que as ideias nela contida são analisadas pelo próprio autor pelos mais diferentes ângulos.

Mais que uma simples leitura, uma experiência


Enquanto lia, me sentia transportado pela argumentação bastante sincera de Lewis, que antes fora ateu convicto, e agora, rendido à necessidade de admitir a existência do Criador que se revelou por meio de Jesus, explica como sua mente absorveu a realidade tal como o cristianismo a pode revelar a um ser pensante.

A obra é recheada de citações que circulam hoje pela internet. Além da existência de Deus, aborda também a moralidade cristã, a natureza divina, o pecado e sua fonte original na natureza humana, entre outros temas muitíssimo interessantes.

Dessa forma o coração do leitor não é arrebatado e sim a sua razão, seus pensamentos, suas certezas, suas convicções e opiniões. Logo, por meio da leitura nossa mente viaja pela racionalidade existente na maior das religiões, a qual tem sido fortemente obscurecida pela hipocrisia. Portanto, um livro que transforma e/ou complementa nossa visão acerca do cristianismo e da religião em si. Um livro subversivo, crítico e sem dúvida muitíssimo inteligente.

Depois de lê-lo, você deve obter uma visão muito mais ampla da vida cristã; sem o uso de clichês e apelação para obviedades, propõe um raciocínio muito mais claro para ter certeza do porquê o cristianismo faz mesmo todo o sentido, e terá argumentos muito mais sinceros para manter sua fé em Cristo. 

Princípio da empatia


Outro benefício para mim, foi ter sido ajudado quanto ao preconceito com outros cristãos que pensam diferente de mim. Acho que esse livro me ajudou a procurar ouvir melhor, me colocar no lugar do outro pensante e tentar entender o porquê essa pessoa raciocina dessa forma.

Sobre o autor


Clive Staples Lewis, (C. S. Lewis1898-1963) foi um autor e escritor irlandês, conhecido por seu trabalho sobre literatura medieval, palestras, e escritos cristãos. Mais conhecido pela série de livros "As Crônicas de Nárnia". 

C. S. Lewis nasceu em Belfast, na Irlanda, no dia 29 de novembro de 1898. Em 1916 foi admitido na University College de Oxford. Entre 1917 e 1918 serviu nos campos de batalha da França durante a Primeira Guerra Mundial. De volta a Oxford se graduou em Línguas e Literaturas Clássicas. Lecionou nas universidades de Oxford e de Cambridge

C. S. Lewis foi ateu durante muito tempo, mas com 31 anos converteu-se ao cristianismo e se tornou membro da Igreja Anglicana. Durante a Segunda Guerra Mundial, suas palestras eram transmitidas pela BBC de Londres, sendo chamado "apóstolo dos céticos", especialmente nos Estados Unidos.

A religião foi um tema constante em suas obras, como em "Cartas de Um Diabo ao Seu Aprendiz"(1942), "Milagre" (1947), e nos sete livros da série "As Crônicas de Nárnia" (1950-1956), que virou filme do Walt Disney Studios. C. S. Lewis faleceu em Oxford, Inglaterra, no dia 22 de novembro de 1963.

Sobre o entendimento do escritor... que deve ser o de todos nós


O cristianismo está ao alcance de todos, mas nós vivemos numa cultura que não apenas não é cristã, como investe pesado na construção de barreiras para nos impedir de compreender a fé cristã pelo que ela realmente é: um caminho verdadeiro para a vida. 

Todos nós temos uma vida espiritual, uma vida que não é meramente biológica. Esta cultura nos faz pensar que para ser a favor de uma devemos ser contra a outra. Nenhum sistema de crenças é tão rejeitado pelo mundo moderno quanto o cristianismo puro e simples, e uma das melhores formas de rejeitar a fé é associá-la com o que há de pior no homem.

Antes de tudo, devemos entender duas coisas sobre C. S. Lewis e seu objetivo com esse livro: 
  • 1. Lewis não está pregando para atrair membros para sua igreja, ele está falando de como é a vida sob a perspectiva da fé cristã, em contraste com a vida fora da fé cristã. 
  • 2. O sentido do termo "cristão" deve ser descritivo e não um simples elogio. No sentido profundo, não podemos julgar quem é realmente cristão e quem não é. Você pode ser um não-cristão cheio de qualidades, ou um cristão com poucas qualidades. O que importa é estar disposto a compreender o sentido da fé cristã para sua vida e a viver de modo consistente com suas crenças.

Sinopse


Durante a Segunda Guerra Mundial, a BBC convidou C. S. Lewis para fazer uma série de palestras pelo rádio. Foram programas que, ao final, deram um sentido novo à vida de milhares de adultos de todas as classes e profissões. 

O livro "Cristianismo Puro e Simples", que colige essas preleções legendárias, veio a ser considerado a mais popular e acessível de todas as obras de Lewis, lembrando-nos daquilo que é mais importante na vida e apontando-nos o caminho da alegria e do contentamento. 

Esta edição de quinquagésimo aniversário nos recorda de uma ocasião em que C. S. Lewis foi capaz de dar conforto e consolação a milhões de pessoas num tempo de guerra e de incertezas; mas suas palavras são tão pertinentes agora quanto em qualquer outra época.

O livro


Separado em 4 partes (Livro I, Livro II, Livro III e Livro IV), Lewis apresenta tudo que é de mais essencial e profundo na cosmovisão cristã, sem perder "a graça" ou precisar que o leitor tenha cursado Filosofia ou Teologia. Poderia ser intitulado tranquilamente como "Cristianismo para Leigos" [for Dummies] ou "Por que ser Cristão é a melhor escolha".

Começando pelos temas filosóficos mais essenciais e discussões comuns acerca da moralidade, do certo e errado, da existência de Deus e etc., Lewis caminha com o leitor ao longo do livro para temas cada vez mais elevados. É impressionante perceber, já no Livro IV, sobre a maneira magistral que se foi levado a considerar e refletir acerca dos temas ali apresentados. Estou me segurando para não revelar spoilers.

Como ex-ateu, Lewis consegue se identificar com as questões mais íntimas do leitor agnóstico e levá-lo a considerar o cristianismo como racional e plausível; como cristão, ele chama seus irmãos a, de uma vez por todas, entenderem o cristianismo, em sua essência, enquanto filosofia de vida, enquanto verdade e suas implicações práticas (e eternas!).

A cada capítulo é um novo insight do autor, que justamente requereriam um bom tempo para reflexão; logo, mais grifos com o lápis que precisa ser apontado e mais pessoas à mente que precisa presentear com esta pérola.

Conclusão


Por fim, minha última opinião acerca deste clássico da literatura cristã é a de que C. S. Lewis sabia do que estava falando quando expôs seus pensamentos e ideias. A leitura criou em mim a impressão de que o autor falou de Deus com propriedade de conhecimento, como quem fala de alguém com quem se convive; como quem enaltece alguém por quem o amor que se sente é indescritível. 

Além disso, a forma como o autor fala sobre a vida eterna é maravilhosa, quem dera se víssemos todos os cristãos anunciando com clareza e obstinação o fato de existir um céu e uma vida eterna, uma vez que a queda do homem nos custou uma breve vida aqui, mas a graça, felizmente, nos possibilitou fazer desta vida apenas uma peregrinação e não um fim. 

Minhas considerações


Muito, mas muito difícil destacar algum conceito ou capítulo específico, haja vista que o livro ficou praticamente todo amarelo de tantos grifos que fui "obrigado" a fazer. Entretanto, sinto-me impelido a registrar aqui o impacto que os capítulos sobre a ' (10 e 11, Livro III)' e 'O tempo além do tempo (3, Livro IV)' – sem contar os capítulos 6, 7, 8 e 9 do Livro IV – causaram-me ao lê-los. Repito que tende ao impossível selecionar preferências; toda a obra é por demais primorosa para ser injustamente classificada num ranking.

O ponto fora da curva "justificável"


Faço apenas uma observação, de cunho criacionista e por consequência bíblico: o autor, infelizmente influenciado pelo forte crescimento da filosofia naturalista da época, ainda que revestida de "ciência" (como ainda podemos ver hoje), acabou levando-se pelos equívocos da teoria da evolução [lê-se macroevolução], quando que por alguns momentos utilizou-se deste meio para exemplificar alguns conceitos (no capítulo 11, Livro IV, que termina belamente, porém o início do capítulo é comprometido pelas comparações com a teoria evolucionista).

Em defesa do autor, como cidadão do início do Século XX, ainda que um abençoado cristão e sobremaneira culto, foi exposto à má ciência evolucionista da época, da qual hoje há material vasto para ser refutada, seja no campo da teologia, filosofia ou da ciência. Fica fácil enxergar, através de uma leitura leal e compassiva, que Lewis fala dentro de seu conhecimento disponível para seus dias e que, em nenhum momento, duvida do poder criador e mantenedor de Deus.

Por fim, acredito que todo cristão de alguma forma deve representar o cristianismo. Contudo, nem sempre representamos o verdadeiro cristianismo e, creio eu, sinceramente, que esse livro seja uma excelente ferramenta para nos ajudar nessa empreitada chamada de vida cristã, não sobrepujando a Bíblia, claro, mas em consonância com ela. 

Portanto, eu o indico sem medo de errar. Se você é cristão leia esse livro! Se você é ateu leia esse livro, talvez você veja o cristianismo com outro olhar depois da leitura. Se você não sabe no que acreditar em relação a Deus, então leia esse livro! Sim, pode parecer que estou fazendo propaganda, mas não é isso que fazemos quando falamos sobre algo de que muito gostamos? Creio eu que sim e é por isso que indico Cristianismo Puro e Simples explicitamente, dou não somente
mas também meu seleto carimbo de 
  • Título: Cristianismo Puro e Simples
  • Autor: C. S. Lewis
  • Editora: Wmf Martins Fontes
  • Páginas: 328
  • Edição: 2009
A Deus toda glória.
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blog https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização diária dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade. 
E nem 1% religioso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário