sábado, 15 de novembro de 2025

PAPO RETO — NOVEMBRO AZUL: A SAÚDE DO HOMEM, SOB UMA PERSPECTIVA CRISTÃ

Neste mês de novembro dedicamos nossa atenção à saúde do homem, em especial à prevenção do câncer de próstata.

A campanha Novembro Azul — Mês de conscientização sobre a saúde do homem — nos lembra do valor de cuidarmos da saúde e da importância de fazer exames preventivos.

É este o tema de mais um capítulo da nossa série especial de artigos "Papo Reto" (fique à vontade para validar o trocadilho 🤭🫣).

Como cristãos, sabemos que o corpo é templo do Espírito Santo, como está escrito em 1 Coríntios 6:19-20:
"Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo, que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus? 
Vocês não são de si mesmos; foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o seu próprio corpo."
A Bíblia nos ensina a importância de cuidar não só do espírito, mas também do corpo e da alma. Em 1 Coríntios 6:12, Paulo escreve:
"Tudo me é permitido, mas nem tudo é proveitoso. Tudo me é permitido, mas eu não me deixarei dominar por nada."
Isso nos lembra que, embora tenhamos liberdade em Cristo, devemos usar essa liberdade para glorificar Deus, inclusive cuidando do corpo e saúde.

Com o dedo na ferida


O câncer de próstata é um dos principais problemas de saúde entre os homens, especialmente após os 50 anos.

No entanto, com a prevenção e o diagnóstico precoce, é possível combater essa doença.

Para isso, TODOS NÓS, HOMENS, precisamos fazer exames regularmente a partir dos 50 anos, ou antes, caso tenha histórico da doença na família; buscando ter uma alimentação saudável, rica em frutas, legumes e grãos, usando menos açúcar, sendo possível, dar preferência a açúcar mascavo ou demerara; praticando atividade física regularmente e buscando controlar o estresse, que é um grande catalizador de enfermidades.

Essas são as recomendações dadas por médicos nutrólogos e especialistas na saúde do homem.
Como servo no Reino do Altíssimo, afirmo eu, cuidar da saúde é também honrar a Deus. Saúde é coisa séria e ficar com espiritualização vazia não é prova de santidade e sim de burrice, de imbecilidade! 
A visão cristã sobre o Novembro Azul enfatiza que o cuidado com a saúde do homem é uma forma de honrar a Deus e cuidar do corpo, visto como templo, seguindo princípios bíblicos como descanso, alimentação saudável e exercício físico.
Os artigos cristãos abordam a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, superando o preconceito e o medo de procurar ajuda médica, e destacando que a saúde física e a espiritual caminham juntas.

Homens cristãos ainda morrem por falta de informação e por tabus. Principalmente em relação ao exame de toque retal.

Bíblia e saúde


É possível unir a linguagem bíblica à medicina e prática pastoral? Sim e tal união, quando bem feita, gera conteúdo que convence, inspira e tira os homens cristãos da inércia.

É preciso nos conscientizar que como nosso corpo é templo do Espírito, portanto, nossa família precisa que estejamos saudáveis.

A obediência a esse princípio em passos práticos de autocuidado, exames e hábitos saudáveis, sem alarmismo, com esperança e responsabilidade, promove uma vida menos propensa ao oportunismo das patologias.

Fundamentos bíblicos e princípios de cuidado

  • Corpo como templo
O corpo é visto como um templo de Deus, e cuidar dele é uma forma de demonstrar respeito e gratidão pela vida que Ele nos deu, como ensinado em 1 Coríntios 3:16,17 e 6:19,20.
  • Prudência e mordomia
Cuidar da saúde é uma responsabilidade (mordomia) e demonstra prudência, ajudando a permanecer saudável para cumprir os propósitos de Deus em nossas vidas e na vida de nossos entes queridos.
  • Exemplo e amor ao próximo
Cuidar da saúde é um ato de amor a si mesmo e aos outros, pois permite estar presente de forma plena por mais tempo com a família e a comunidade. A parábola do Bom Samaritano, por exemplo, ressalta o cuidado com o próximo.

Superando barreiras: preconceito e medo


Encorajamento — É enfatizado que a busca por ajuda médica é um ato de coragem e responsabilidade, e não deve ser impedida pelo preconceito e pela vergonha.
  • Apoio — Incentiva-se a busca por apoio profissional e a quebrar os tabus que impedem os homens de cuidar da sua saúde, lembrando que a fé pode fortalecer para enfrentar os desafios.
  • Comunidade e apoio — A Igreja, os familiares e outros homens têm um papel fundamental em motivar e apoiar o cuidado da saúde, mostrando que o homem não está sozinho.

Ação prática — do autocuidado à prevenção

  • Hábitos saudáveis — A vida cristã incentiva a prática de hábitos saudáveis como descanso, alimentação equilibrada (Provérbios 23:20), exercícios físicos (1 Co 9:27) e cuidados com a saúde mental para uma vida plena e saudável.

Prevenção


O Novembro Azul serve como um alerta para a importância de exames regulares para o diagnóstico precoce, especialmente o câncer de próstata, o que aumenta as chances de cura.
  • Educação — É fundamental ensinar os meninos sobre autocuidado desde cedo, mostrando a importância da expressão de sentimentos e da busca por ajuda como parte de um autocuidado saudável.
Muitas vezes, nós, homens, resistimos a fazer exames ou visitar o médico. Podemos achar que somos fortes o suficiente para lidar com qualquer coisa, sozinhos; mas, precisamos entender que, reconhecer nossa fragilidade é sinal de sabedoria e força.

Em Provérbios 4.20-22, somos lembrados de que as palavras de Deus trazem vida e saúde a quem as encontra:
"Meu filho, escute o que lhe digo; preste atenção às minhas palavras. Nunca as perca de vista; guarde-as no fundo do coração, pois são vida para quem as encontra e saúde para todo o seu ser."
Além de ser uma expressão de obediência a Deus, cuidar da saúde traz inúmeros benefícios:mais disposição para realizar as atividades do dia a dia, maior bem-estar emocional, capacidade de estarmos presentes nas vidas de nossos familiares e amigos, e força para sermos ativos na obra do Senhor.

Lembra-se, a saúde não é apenas física, mas também espiritual. Em 3 João 1:2, está escrito:
"Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma".
É necessário que não somente a alma esteja bem, mas que o corpo e o espírito também se encontrem saudáveis.

Tenha um tempo de descanso. Deus nos ensina a importância do descanso em Êxodo 20:8-11.

Tenha uma alimentação saudável e equilibrada (Pv 23:20).

Exercite-se, em 1 Coríntios 9:27 Paulo nos orienta a subjugar o corpo, tornando-o seu servo e não satisfazendo sua vontade por prazer rápido, imediato.

Cuidar do corpo e da saúde é uma forma de honrar a Deus e de viver uma vida plena e saudável.

É uma demonstração de amor para aqueles que ama, pois assim, estará buscando dias longevos para estar junto aos seus, de forma plena. Viva longos anos e viva-os bem.

Não ignorem a importância do Novembro Azul e da prevenção do câncer de próstata. Façam exames regulares, cuidem da sua alimentação e do seu estresse.

Conclusão


A prevenção permite que possamos desfrutar de mais momentos com nossa família, oferecendo-lhes nossa presença plena e saudável, e ainda fortalece nossa mente e corpo para enfrentar os desafios.

Cuidar do corpo é uma forma de respeitar o presente que o Senhor nos deu. Precisamos estar bem para cumprir o propósito que Deus tem para nossas vidas, tanto no lar quanto na comunidade.

Cada um de nós tem um papel importante na vida de nossos filhos, de nossas esposas e daqueles que amamos.

Não negligencie os exames e encoraje outros homens a fazer o mesmo.

Que este novembro azul nos inspire a ser mais diligentes em cuidar de nossa saúde, fortalecidos pela Palavra de Deus e seguros de que a busca pela prevenção é um ato de amor consigo mesmo e com aqueles que dependem de nós.

Que o Senhor nos conceda saúde, força e sabedoria para continuar sendo instrumentos da Sua vontade.

Ao Deus Todo-Poderoso e Perfeito Criador, toda glória.
Fique sempre atualizado! Acompanhe todas as postagens do nosso blogue https://conexaogeral2015.blogspot.com.br/. Temos atualização frequentes dos mais variados assuntos sempre com um comprometimento cristão, porém sem religiosidade.
  • O blogue CONEXÃO GERAL presa pelo respeito à lei de direitos autorais (L9610. Lei nº 9.610, de 19/02/1998), creditando ao final de cada texto postado, todas as fontes citadas e/ou os originais usados como referências, assim como seus respectivos autores.
E nem 1% religioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário